05/09/22

Foi correto e responsável














O Rafael precisa urgentemente de um trabalho de boa benzedeira.

Pela segunda vez, quando iniciaria sua trajetória como titular da lateral botafoguense, uma contusão grave atrapalhou os planos.

Foram aproximadamente oito meses da estreia no campeonato estadual até o jogo de ontem. E depois de alguns minutos, um choque forte na cabeça que ocasionou em rápido apagão e necessidade de uma pequena intervenção cirúrgica.

Pelo menos mais 30 dias afastado.

Mesmo assim, foi legal ver a vontade do Rafael em permanecer em campo após "acordar". Esse é o espírito que queremos. Porém, a contusão foi séria e abro espaço para parabenizar bastante o doutor Gustavo Dutra, que impediu o retorno do jogador e bancou a substituição.

Em primeiro lugar, a saúde e integridade física, sempre.

Quanto ao Rafael, é coisa rápida! Logo estará apto para voltar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Dá pra ver claramente que esse cara é botafoguense de verdade.

E assim como o Botafogo, esse garoto é azarado pra kcete.

Que volte logo e que o nosso time afaste de vez esse azar tbm.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos, não duvido nada do botafoguismo dele, mas não acho que ele demonstrou interesse em continuar por causa disso. Demonstrou porque é profissional e nenhum jogador de nível quer deixar de jogar. Principalmente com o histórico recente (de azar) dele.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E com uma porrada daquelas e a forma como apagou momentaneamente, por certo estava sem noção do que de fato havia ocorrido. O médico agiu corretamente, dentro do seu dever, evitando assim a possibilidade de ocorrência de algo ainda mais grave.
Essas pancadas na cabeça sempre me trazem à lembrança o Vágner Bacharel, que veio a óbito por causa de um traumatismo craniano, alguns dias após ter um choque em uma partida pelo Paraná Clube.
Aliás, em 2020 a fifa havia adotado um protocolo experimental sobre concussão, onde uma substituição extra seria permitida nesses casos... Não sei como ficou tal situação.
Penso que está na hora de estudarem um meio de proteção aos jogadores neste tipo de disputa; ainda mais agora que a utilização do braço como proteção está limitada, já que dependendo do tipo de contato pode gerar uma expulsão. Os próprios clubes deveriam fazer uma mobilização, pois este tipo de situação está acima de disputas dentro de campo.
Fazendo uma comparação, Cuesta voltou com 27 dias, sofreu a contusão em 10 de julho, frente ao Cuiabá (16ª rodada), e retornou em 6 de agosto contra o Ceará (21ª rodada).
Lembrando que em 17 de julho foi confirmado que o Cuesta iria passar por cirurgia, ou seja, 7 dias após a contusão.
Obviamente que o mais importante no momento é o Rafael se recuperar completamente, mas se o Cuesta que é zagueiro, retornou com 27 dias, utilizando a proteção facial, pode ser que o Rafael possa retornar com o mesmo período ou um pouco mais cedo, caso se adapte bem a uma possivel utilização da mesma proteção.
Tudo isso, óbvio, é uma especulação de minha parte, já que nada entendo de medicina.
De qualquer modo, essa situação é de uma falta de sorte daquelas e como a vida é feita de momentos positivos ou não, o momento de colher bons frutos por certo virá.
Ele estava bem motivado no jogo e inclusive me surpreendeu ao chegar junto do péssimo árbitro logo no inicio do jogo para questionar uma situação ocorrida.
Que se recupere e volte melhor.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Se fosse um médico bundão, jogaria água na cara e aceitaria o "parecer" do jogador, que estava visivelmente fora de si na hora.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Quando eu vi o Rafael depois do chique ficar meio zonzo, pensei comigo, caraca, que cara azarado assim como o Botafogo, são muitos problemas de contusões sérias em um período tão curto. Ainda que o médico do Botafogo não deixou o Rafael voltar apesar da insistência dele em voltar a campo, poderia ser um risco para ele. Tomara que não seja grave e que possa voltar logo, mas uma coisa é certa, o Rafael precisa urgentemente descobrir o porquê dessa urucubaca, tá complicado. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, exato. Na queda já deu para ver que a parada foi feia na hora. Mas parece que acabou não sendo tão grave.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Muito azar de Rafael. Mas faz parte de um esporte de contato. Fazer o tratamento e ficar apto para voltar com segurança.
Quanto ao jogo, foi fantástico, 3 pontos com imponência. Mas fiquei preocupado com as recorrente falhas, por exemplo:
1) 13 segundos de jogo e quase leva um gol. Time dormindo.
2) Pênalti absurdamente desnecessário. E no rebote ninguém cobriu, Gatito teve que fazer milagre.
3) Em torno dos 35 da etapa final, um jogador do Fortaleza baixou a cabeça, saiu driblando todo mundo e não fez um gol por milagre.

Isso tem que ter um fim. LC precisa estruturar um equipe sólida em todos os setores. Poderíamos ter jogado os 3 pontos no lixo.

Sergio disse...

Parece que o Rafael vai ter que passar por uma cirurgia, houve um afundamento na face, não tão grave quanto a do Cuesta, mas vai ficar fora de ação por pelo menos uns 2 jogos. Ficou parado 7 meses com uma grave contusão no calcanhar, volta e começa a entrar em forma e novamente uma contusão grave, que grande azar desse jogador. Melhoras para o Rafael e muita força nessa hora difícil. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Melhorou bastante, mas ainda tem alguns pontos a serem corrigidos.

Sergio, pois é. Similar a do Cuesta. Se for, algo para 1 mês de afastamento.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Rodrigo, a contusão do Rafael é menos grave que a do Cuesta, parece que só afundou um pedaço. Que jogador azarado o Rafael. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, azar demais. Mas, menos mal que não teve a mesma gravidade do Cuesta então.
Abs e SA!!!