23/09/22

Garimpando













Notícia retirada do GE:

"Botafogo amplia área de scouting e monitora jovens na América Latina".

Palavras do Alessandro Brito, um dos profissionais do setor:

"- Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco (presencialmente). Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração 'in loco', que traz uma sensibilidade além das ferramentas".

Fato é que o Textor investiu bastante no setor. Agora não há mais desculpas, pois além de uma equipe robusta, estão oferecidas as melhores ferramentas e condições para esse garimpo. 

E gostei muito do foco aqui no futebol dos hermanos, pois financeiramente são mais acessíveis e revelam talentos à rodo. Melhor ainda é saber que a avaliação não será apenas baseada em números frios e sim na análise in loco. Aí sim, sabemos se o cara é bom de bola ou não.

Que venham gratas surpresas a partir de 2023.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Eduardo Samico disse...

Sem dúvida, Rodrigo, uma notícia alvissareira. Tive impressões bem parecidas com as suas: satisfeito por irem acompanhar presencialmente os jogos - acaba a farra do DVD! - e, principalmente, pelo foco no futebol argentino.

Isso, mais um CT decente, permite-nos ter esperanças de dias melhores e de finalmente progredirmos de forma consistente e constante.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Eduardo! Que apareçam e venham grandes jogadores.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Li isso ontem e realmente é algo muito interessante que a médio prazo vai trazer bons resultados. Finalmente o Botafogo está entrando na era do profissionalismo, e isso nos trás a esperança de dias melhores com times de ponta disputando títulos importantes.
Para os que criticam a SAF, o que precisa e ter paciência pois a reconstrução do clube está sendo muito bem feita, principalmente se levarmos em conta o pouco tempo em que ela foi implementada. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o que mais gostei foi de saber que agora teremos pessoas in loco acompanhando os jogadores. Chega de dvd´s editados.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Com tanta gente no setor, os resultados precisam sair mais rápidos e mais certeiros.
Uma outra situação a ser considerada é o Botafogo possuir estrutura física para alojar esses jovens encontrados.
Um fato importante e que poderia ser aproveitado pelo Botafogo é que os jogadores argentinos e uruguaios são muito ligados aos seus clubes de origem e invariavelmente retornam para encerrar as suas carreiras; assim, poderia aproveitar aqueles que passaram por aqui e trazê-los para ajudar nessa captação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito boas observações, Marcio! É isso mesmo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o que o Sérgio escreveu em relação às criticas feitas à SAF.
Sou da opinião que as criticas são válidas, o que não pode é achar que tudo está ruim ou que tudo está ótimo, de acordo com preferências iniciais.
Há matérias relatando "crise" na SAF, sobre atrasos em algumas situações.
Em agosto, Fernando Pereira renunciou ao cargo de membro do Conselho Fiscal da SAF Botafogo e segundo a matéria do GE, que teve acesso ao documento enviado um aos dirigentes, Durcesio Mello (associação) e Thairo Arruda (empresa), teceu criticas ao processo.
O problema, no meu entendimento, não está no fato dele ter renunciado e muito menos ter feito cobranças as quais acreditou pertinentes... Mas o que me chamou a atenção foi a resposta que deu ao ser contatado pelo GE:

"Fico triste que uma carta interna tenha vazado. Meu estilo de cobrança é assim mesmo, mas sempre de forma construtiva. Fiz críticas, mas sei que a SAF está aí apenas há quatro meses e é um processo muito novo. Minha intenção sempre foi construir e não destruir. Ficarei triste se utilizarem minha saída com fins políticos. Torço para que todos os envolvidos na SAF e no Botafogo possam ajudar a que voltemos a nosso passado Glorioso"

"As discussões e cobranças existem, mas não foram estas a razão da minha renúncia ao Conselho Fiscal. Entrei nisso para ajudar o Botafogo. Minha intenção era ficar três meses, porque Conselho Fiscal não é muito a minha praia. Não sou de olhar pormenores, não tenho experiência na área. Saio com o coração partido e espero que o clube indique um cara capacitado."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/08/19/executivo-explica-saida-do-conselho-fiscal-da-saf-botafogo-e-explica-cobrancas-em-carta.ghtml

Se há algo em um caminho fora do padrão, os ajustes devem ser cobrados e feitos, mas isso não impede de observar que o Fernando Pereira deixou claro que o documento não deveria ter vazado e que embora tenha feito as criticas, entende que o processo é novo; além de que a sua saída não se deu por insatisfação e que não tem experiência em Conselho Fiscal.
Em resumo, mesmo que hajam ajustes a serem feitos e não tenho dúvidas que existam, não vou deixar passar batido que o vazamento da carta não deveria ter ocorrido.
Se há necessidade de de informações ao público externo, estas devem ser feitas de forma institucional.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Marcio.
Abs e SA!!!