08/09/22

Não pode ser objetivo. É obrigação














O técnico Luis Castro falou sobre o planejamento traçado quando foi contratado:

"- A temporada foi claramente projetada para viver uma transformação no elenco e essa transformação não afeta aquilo que é nossa ambição no Brasileirão. Temos o objetivo de ficar na Série A e, ao mesmo tempo que isso é feito, tentar um novo olhar sob a academia, projetar um novo centro de treinamento e isso será o futuro do Botafogo como organização. O modelo de futebol do Botafogo é formar jogadores e desenvolvê-los. Tudo isso está ainda a ser feito de uma forma inicial. Nosso objetivo é ficar na Série A e se possível ainda conseguir uma Sul-Americana, estamos a dois pontos, então está tudo em aberto. Já falei que olhamos para cima e é nesse caminho que vamos continuar".

Tudo bem que a mudança foi/é bem grande, mas com o elenco disponível, dá sim, para excluir o primeiro objetivo (ficar na Série A). 

Isso é obrigação. 

E que não seja comemorado ou vangloriado como meta alcançada nesse primeiro ano de trabalho.

Buscar uma Sul-Americana, ok...
...mas permanecer na Série A, repito, é obrigação e não meta a ser cumprida.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marcio disse...

Sempre observo com cautela esses objetivos colocados para a temporada, pois ao final podem dar tratamento maior do que de fato merece.
No brasileirão 2021, por exemplo, apenas o Juventude 16º colocado, não se classificou para uma competição Sul-Americana. A regra de classificação para as competições internacionais vai do 1º ao 12º colocado, mas esse número pode ser ampliado se brasileiros vencerem as competições internacionais, do campeão da Copa do Brasil e as suas respectivas colocações na série A.
Aliás, hoje o Botafogo 13º lugar, estaria na Sul-Americana 2023, considerando as posições de Flamengo e A. Paraense na série A e que são finalistas na Libertadores e também dos semifinalistas da Copa do Brasil, onde somente o São Paulo está em uma posição imediatamente abaixo. Na Sul-Americana, em uma das semifinais estão São Paulo e A. Goianiense, que como os paulistas, está abaixo na classificação.
E a campanha do Botafogo até o momento é apenas razoável.
Deste modo, penso que o planejamento deve ser dinâmico, obedecer as ocorrências de momento; deste modo, se observassem o momento e não apenas o contexto geral, o Botafogo poderia estar em uma colocação ótima sendo pragmático em confrontos contra determinados adversários onde poderia pontuar 100%.
Ao final, avaliaremos todo o contexto.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio. Eu só espero que não comemorem permanência na série A.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Se o time encaixar nós próximos jogos como foi domingo pode até pensar numa pré Libertadores, porque as vagas para essa competição serão aumentadas.
Concordo contigo, ficar na série A é obrigação. ABS e SB l!

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Sergio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Apesar de todas as dificuldades que a nova gestão do futebol do Botafogo herdou após séculos de amadorismo e incúria dos ditos "gestores" do clube, a permanência na série A nem deveria ser discutida.
Estamos com folha salarial superior a de boa parte dos participantes do Brasileiro, dispomos de recursos financeiros, não convivemos com atrasos salariais nem com perdas inesperadas de jogadores (se o Botafogo opta por emprestar seu artilheiro e traz um bonde do Japão é por escolha própria).
Agora mesmo soube que o América MG perdeu o Pedrinho, atacante arisco que estava emprestado pelo Bragantino, que o negociou com sei lá qual time de algum lugar da Europa.
Então penso que uma meta plausível para o Brasileiro seria obter a classificação para a Sula - o que vem quase a dar no mesmo, visto que a quase totalidade dos times que escapam do Z4 logram conseguir uma Sula da vida...
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu acho a mesma coisa. O objetivo deve ser a SA e não apenas permanecer na série A.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No dia 3 passado, Cuesta falou sobre o momento do Botafogo de forma bem precisa:

"Temos que confiar no nosso grupo. Sabemos da nossa qualidade. O tempo está passando, temos que nos recuperar rapidamente. Precisamos começar uma sequência de vitórias. Para isso, o único caminho é o trabalho e a confiança"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/09/6478095-victor-cuesta-ve-botafogo-encorpado-com-reforcos-mas-pede-reacao-tempo-esta-passando.html

Ele provavelmente pode ter comentado com os outros jogadores sobre a importância de reagir no campeonato, pois o tempo está passando. Tudo isso sem deixar de frisar a necessidade de trabalhar e ter confiança.
A fala dele eu a dimensão do senso de urgência, o que o constante discurso do "longo prazo" pode fazer parecer que hoje os resultados não são "necessários".
Em que pese algumas falhas cometidas no último jogo, senti um clima positivo no time, sendo a vitória que mais me agradou.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, precisamos aproveitar o bom (último) jogo e a possível casa cheia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Botafogo precisa sair desse quadro depressivo, de desconfiança, o mais breve possivel.
Precisamos exorcizar os nossos fantasmas, criar um clima organizacional altamente positivo
E vamos conseguir essa situação a partir do momento em que emplacarmos vitórias óbvias e vitórias a fórceps; os títulos serão consequência.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Urgência máxima, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, fora do tópico. Viu isso?

O CEO Jorge Braga está deixando o Botafogo e processando a SAF do clube e John Textor na Justiça, alegando esvaziamento de sua função, falta de autonomia e pagamento de salários, informa o Blog do Lauro Jardim, do “O Globo”.
De acordo com a coluna, uma decisão da Justiça na última terça-feira liberou o executivo de cumprir o seu contrato, entendendo que ele teve seus poderes diminuídos e, por isso, não tinha mais condições de desempenhar suas funções.
Agora, será na discutida na Justiça a questão sobre os pagamentos que Jorge Braga está cobrando da SAF alvinegra.

Fonte: https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/ceo-jorge-braga-deixa-botafogo-e-processa-saf-e-john-textor/

---------------

AC

Rodrigo Federman disse...

Ixi, AC. Não vi isso não. Era só o que faltava.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre essa questão do J. Braga, acho, já que não sou da área, que ele precisava "comprovar " algum motivo para pedir essa rescisão indireta e ficar livre do pagamento de eventuais multas.
E o Botafogo e mais a SAF terão o direito claro de defesa.
Em ultima análise, todo fato tem uma versão, outra versão... E a verdade, aquilo que de fato importa.
Resta-nos aguardar o desenrolar dos fatos.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, vamos aguardar o outro lado responder sobre.
Abs e SA!!!