04/09/22

Surpreendente Botafogo

















Futebol é apaixonante.

O Botafogo, mais ainda.

Quando o time está embalado e a torcida cantando junto, sempre tem um vacilo em jogo que consideramos fácil. Mas quando está desacreditado, bagunçado e enfrenta um rival em bom momento, geralmente aprontamos.

E foi o que aconteceu na tarde deste domingo, ao aplicarmos 3 a 1 no Fortaleza em pleno Castelão para quase 60 mil torcedores.

Era difícil imaginar sequer um empate, mas conquistamos três pontos importantíssimos.

Quando quase levamos um gol com 13 segundos, temi, gelei. Era questão de tempo. Mas à medida que os minutos passavam, o time se acertava em campo e passava a dominar a bola e atuar com inteligência. A partir daí, o primeiro tempo acabou controlado e com a excelente vantagem parcial de 2 a 0.

Na segunda etapa, um susto parecido. Desta vez, pênalti defendido pelo Gatito, que novamente deixou os companheiros calmos para buscarmos o terceiro gol.

A partir daí, foi só se defender (apesar de um gol sofrido por bobeira) e garantir o triunfo.

Respiremos, amigos!

Agora, dois jogos daqueles considerados "mais simples" em casa...
...veremos qual Botafogo entrará em campo!

Tem que ser o deste domingo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

João disse...

Resultado muito importante, apesar do Mezenga, que já é ruim de zagueiro, imagina de lateral. O time é todo aberto e quase leva um gol com 10 segundos de jogo. Mas ainda bem que o time aproveitou as chances que criou.

O Gatito hoje lembrou os tempos áureos. Tche² pra mim vem jogando muito, um dos jogadores mais importantes hoje. E o tal do Tiquinho mesmo fazendo uma partida correta me parece ser o titulas natural.

Ah, e entre a "joia" e o bonde japonês, fico com o primeiro, pq pelo menos dá pra ganhar um troco.

Marcio disse...

O Botafogo foi a campo no estatutário 4-3-3…
Entretanto, diferente dos outros jogos, brigou pela posse de bola e foi bem mais objetivo do que em outras jornadas.
E a presença do T. Soares permitiu um bom desafogo para o setor de meio de campo, pois se deslocou para ser opção de passe e quando recebeu a bola, soube segurá-la para esperar a aproximação do meio de campo e em outros momentos partiu para a definição, como ocorreu em duas ocasiões, e se posicionou sempre para impedir uma saida de bola tranquila da zaga adversária.
Assim, saiu merecidamente em vantagem de 2 a zero no 1º tempo, gols do Eduardo, que além de ajudar na organização do jogo, mostrou uma presença de área muito forte.
E tudo isso com o Mezenga improvisado na lateral direita, no lugar do Rafael que sofreu uma contusão na face.
No segundo tempo, o panorama não se modificou e o Botafogo criou algumas oportunidades até chegar ao 3º gol, em uma bela finalização do Marçal.
Depois disso, uma penalidade tola cometida pelo Mezenga e que o Gatito Fernández teve a oportunidade de mais uma vez mostrar a sua melhor qualidade. Duas defesas em sequência, na cobrança da penalidade e no rebote.
Depois disso o adversário fez um monte de modificações para colocar o time para frente e finalmente o L. castro mostrou-se preocupado com o resultado ser “mais importante” do que preferências táticas e fez as subetituições necessárias para não permitir desvantagem numérica no campo de defesa. O Fortaleza fez um gol, um mau posicionamento do Mezenga e depois apenas mais uma defesa do Fernánedez e não sofreu até o apito final.
Talvez a melhor partida do Botafogo com o L. castro.
Umas observações:
A dupla Adrielson e Cuesta jogaram uma enormidade; Marçal fez uma partida em excelente nivel; Rafael enquanto esteve em campo deu sinais de que pode entregar um bom futebol e o Mezenga eu não vou apertar na crítica pelo fato de estar improvisado e em um lado que o adversário é forte.
No meio de campo, Tchê² subiu bastante de produção; L. Fernandes foi bem ao deixar a tarefa de chegar mais na área para o Eduardo, que já comentei acima.
No ataque, T. Soares mostrou que sabe o que é jogar de centroavante, como expliquei anteriormente, Jefinho foi vigiado de perto (essa é a tendência), mas na chance que teve deu o passe para gol e V. Sá pouco criou, mas foi importante no auxilio ao improvisado Mezenga.
L. Castro hoje fez as substituições adequadas às demandas do jogo, embora eu tenha cogitado que ele fosse fazer mais uma substituição quando da contusão do Rafael, ou seja, o Mezenga e alguém no lugar do V. Sá que vinha apagado.
Dos demais que entraram no jogo… Esse Jr. Santos…
Que em casa seja mantida a postura e obviamente com 3 pontos na conta.
SA!!!

Damião disse...

O técnico tem que repetir esse time que iniciou o jogo, talvez com a entrada do Saravia como única modificação. Mas, o LC fez uma péssima substituição colocando o Mezenga em lugar de Rafael, quando o escolhido deveria ser o Kanu. De resto o time teve bom desempenho coletivo, destacando-se Gatito, Adryelson, Cuesta, Marçal , Tchê Tchê, Eduardo ,Tiquinho que mostrou qualidades, e o Victor Sá, que desempenhou bem o seu papel tático, Valeu muito Fogão!!!

Rodrigo Federman disse...

João, o problema parece ser as segundas etapas. Sempre caímos muito.

Marcio, concordo com quase tudo, mas eu ainda não me sinto confortável com as mudanças do LC no decorrer dos jogos. Mas hoje vencemos, isso que importa.

Damião, o time que iniciou hoje merece uma sequência mesmo.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Muito boa partida do time. Tirando o susto aos 15 s de jogo, o Botafogo foi bem, ligado, brigador.
Como é bom ter centroavante. T. Soares, em sua 1a apresentação, nos peemite tee esperanças de dias melhores. A lamentar termos aberto mào do Erison para trazer esse traste do Junior Bonde.
A dupla de zaga muito bem, idem o Marçal, Tchê Tchê é outro que vem melhorando. Gatito decisivo, L. Fernandes e Carlos Eduardo bem no jogo.
É manter a pegada e ganhar do América no próximo domingo.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Eduardo. Temos um atacante, enfim. Mas Jr. Santos no elenco é bizarro mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Cuesta insuperável, Adry (não sei escrever) grande parceiro, Rafael ia mto bem (coitado), Marçal (grande aquisição), Tchê deu grande melhorada, Lucas incansável, Eduardo adiantado melhorou bem, Soares 9 de vdd, Jeffinho JÓIA. Sem mais comentários.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, entendi as mudanças como saudáveis pelo que estava ocorrendo no jogo.
As chances do Botafogo em um 4-3-3 construir um contra-ataque, perdendo em números de jogadores a partir do meio de campo para a defesa, seria muito difícil.
Obviamente que podemos discutir a escolha pelo G. Pires e principalmente do péssimo Jr. Santos.
O Vojvoda no segundo tempo colocou o Hércules que é volante de mais de posse no lugar do defensivo Zé Wellison; Lucas Lima no lugar do Sasha que é volante; Otero que é meia no lugar do Titi que é zagueiro; trocou os dois atacantes, romarinho e Robson por Pedro Rocha e Silvio Romero.
Ou seja, ele pensou em ganhar o meio de campo com Hércules, L. Lima, Otero e Galhardo, que desce para ajudar na construção e mais as subidas dos laterais.
Com isso, teria a chance de aproveitar dentro da área o Romero, P. Rocha e a chegada do Galhardo que poderia anular uma possivel sobra.
Pelo menos eu acho que foi nessa linha de pensamento as ocorrências do jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quando colocou vários zagueiros, eu tentaria deixar um cara de velocidade pros contragolpes. Insistir com Piazon, Junior, Gabriel ainda pesado...do meio para frente, cansamos. Ainda bem que o Fortaleza se jogou todo para frente. Mas enfim, excelente vitória.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E não é que terei de engolir umas palavras, pelo menos por enquanto?
Pensei que o jogo fosse às seis da tarde. Não assisti. Carteado com os amigos na fria Petrópolis.
Vi agora.
Adiante… faltam quinze pontos.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, e foi uma grande vitória.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o banco não tinha lá muitas opções...
Talvez o L. Henrique ou o M. Nascimento e não o Jr. Santos, que desperdiçou duas chances muito boas de gols.
O Kanu e não o Mezenga no lugar do Rafael...
Como já comentaram João e Damião.
Para o meio de campo o L. Castro só tinha as opções Piazon e G. Pires...
Claro que estou tentando entender o contexto do jogo e as discordâncias são naturais.
SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, realmente o BOTAFOGO também me surpreendeu hoje. Até o BORDUEGA, que tanto critico, pareceu-me mais ligado e realmente comandando o time à beira do gramado.
Lamento apenas mais essa contusão do RAFAEL, pois esse jovem que entrou em seu lugar é um zagueiro muito fraco e, improvisado de lateral, foi difícil de aguentar.
Quem indicou ao JT esse péssimo jogador, cujo nome é JÚNIOR SANTOS, mas poderia ser conhecido como JÚNIOR BONDE?
As duas próximas partidas são teoricamente mais fáceis e poderemos conquistar mais 6 pontos, para desafogarmos de vez.
Espero que o PATRÍCIO faça o time jogar o "feijão com arroz" e não invente nada de novo.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim, era melhor o LH ao invés do bonde. Mas ok, deu certo. Hoje não tem porque reclamar.

Jota, essas duas próximas partidas que me preocupam mais. Hehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Gostei do time hoje, aliás no meu comentário no post anterior disse que o Botafogo ganharia o jogo. Gatito monstro bom lateral e fez um golaço, Cuesta e Adryelson formam uma boa zaga. Eduardo muito bem, idem Tchê Tchê e LF, e a verdadeira jóia é o Jefinho.
Realmente o Rafael é muito azarado, mas espero que se recupere e espero nunca mais ver esse alucinado do Saravia em campo.
Finalmente temos um centro avante que sabe o que é ser centro avante, pois apesar do Erison ser o artilheiro do time na temporada, fosse minimamente inteligente o Botafogo poderia ter tido uma produção melhor em temos de ataque, uma vez que o Erison jogava enfiado entre os zagueiro e ia na base do bumba meu boi, ou melhor do bumba meu touro. Apesar disso preferia que ele tivesse ficado, bem trabalhado pode crescer.
Tirando o Mezenga que entrou por pura necessidade, mas falhou no gol e fez um pênalti desnecessário. Alguém comentou que seria melhor entrar o Kanu, porém o Mezenga entrou como lateral em um jogo que não me recordo e foi razoável, talvez por isso o LC tenha optado por ele.
Excelente vitória e tomara que seja a primeira de uma sequência de muitas vitórias. ABS e SB!

PAULO FERNANDO disse...

Alguém pode tirar o urubú de cima do Rafael???
Fora isso esse é o time titular do Botafogo. O 2Tchê foi gigante campo. Marçal jogou muito. Eduardo sem comentários e Lucas Fernandes muito bem. Gatito sendo Gatito e dupla de zaga uma parede. Animadora estreia do Tiquinho e só penso onde escalar o Pires que me parece um excelente jogador, talvez trocando pelo Victor Sá...não sei. Esse é meu time titular.

PAULO FERNANDO disse...

P.S. achei que o Castro mexeu bem hoje. Fechou bem o time na hora que deveria e tanto o Pires qto o Piazon que entraram cadenciaram bem o jogo junto com o Lucas bem fechado num 5x4x1.

Marcio disse...

Rodrigo, deixo claro que não retiro o que disse sobre não mais confiar no trabalho do L. Castro, acho que tem um excesso de poder em mãos.
Entretanto, não posso deixar de emitir uma opinião favorável quando acreditar que ele teve méritos.
Por mais restrições que eu tenha ao trabalho dele até o momento, continuarei na linha de criticas positivas e negativas conforme as ocorrências, como é o costume de todos os frequentadores do seu Blog.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, também gostei do time hoje.

Paulo, eu ainda tentaria um 442 clássico, de repente com o Gabriel na vaga do Victor e dando toda liberdade para o Jeffinho no ataque.

Isso aí , Marcio. Aqui não torcemos para ou contra o LC. Torcemos apenas para o Botafogo.

Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Melhoramos um tiquinho. kkkkkkkkkkkkkkkk

Marcio disse...

Sérgio, o Mezenga jogou de lateral contra o A. Mineiro, no Nilton Santos, e contra o Corinthians em SP.
Só que nos dois casos, atuou pela lateral esquerda.
pelo menos é o que me recordo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, um tiquinho que fez grande diferença. Rs

Marcio, fato que esse Mezenga é horrível. Hehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Hoje o Botafogo jogou como o Nenêm Prancha preconiza: "disputar a bola como se fosse um prato de comida". ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Foi mesmo, Sergio.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Luis Castro e a torcida do Botafogo ficam felizes com essa novidade. Cabe ressaltar que Gustavo Sauer foi uma das principais contratações realizadas por John Textor no mercado da bola. Desta forma, ele será uma grande opção para o time na sequência da temporada.

Existe a possibilidade de Gustavo Sauer passar a ser relacionado pelo Botafogo a partir do fim do mês. Ao atingir seu melhor condicionamento físico, o meia-atacante tem grandes chances de conquistar a titularidade. Desta maneira, ele fica muito perto de se tornar mais uma opção para o time de Luis Castro

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, até lá, o campeonato desse ano acabou. rs
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

A minha "corneta" continua tocando alto. A vitória foi maravilhosa, principalmente porque ninguém acreditava.
Apesar de tudo isso, continuo achando esse portuga uma draga. Pra mim o único mérito dele até agora, foi barrar o Kanú Real Madrid !!!
Mas as vezes ele surta e coloca esse peladeiro em campo.
Vamos ver qual o Botafogo entra em campo no próximno jogo. rsrsrsr

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, mas me arrisco a dizer que o Mezenga consegue ser ainda pior! ehhehe
Abs e SA!!!