26/09/22

Vai dar em quase nada
















Notícia retirada do FogãoNet:

"Real Madrid não tem interesse por Matheus Nascimento, do Botafogo, e mais três jogadores brasileiros especulados, diz jornal espanhol".

Para quem acreditava que a tal joia renderia milhões e milhões, sinto muito. 

Obviamente torço para que vingue, mas o MN não me mostrou nada de diferente nas inúmeras oportunidades que recebeu (inclusive contra adversários fracos). Acho que, em breve, será mais uma negociação financeira absolutamente normal.

Com 18 anos e meio já poderia ter mostrado 10% do que tanto falaram a seu respeito.

Até agora, nada.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Marcio disse...

Honestamente, pode até ser que com o passar do tempo e trabalho árduo, o M. Nascimento se torne um atacante aceitável... Tempo ele tem para fazer acontecer.
Hoje está muito abaixo, pois não mostrou até o presente momento ter o chamado "cheiro de gol" e, pior, também não apresenta a ambição dos goleadores.
E o M. Nascimento não está assumindo o lugar do Roberto Miranda, que poderia explicar alguma oscilação.... O Botafogo há muito não tem um CENTROAVANTE.
Vejam o caso do Santos, onde todo ano algum jovem é vendido, outros surgem e vão jogando sem a menor cerimônia...
Fico imaginando se o Haaland surgisse no Botafogo, como seria adjetivado.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim, pode ser. Mas se um dia ele transformar em um atacante aceitável, duvido que valerá metade do que tanto se falou que "supostamente" o Botafogo colocaria como mínimo para venda.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, na verdade ele hoje já não vale o que dizem valer, pois praticamente não mostrou lampejos do que eventualmente dizem que pode produzir.
Claro que cada individuo tem o seu próprio tempo de amadurecimento, cada caso é um caso, mas não vejo as tais credenciais do jogador especial que dizem ser.
Com trabalho sério, ele pode ser um Cafu, um jogador absolutamente regular, mas longe de ser craque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.
Abs e SA!!!

keven disse...

Não se se os amigos lembram daquele Luiz Henrique que estreou na sérieB de 2015 e tinha seus 17 anos e arrebentou. E o que aconteceu depois? Niguem lembra mais dele. Está lá no futebol filandes. A mesma coisa vai ser o MN.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, mas acho que o oba-oba no MN é infinitamente maior (desde muito mais cedo) do que o feito no LH. Mas o seu exemplo foi muito bom mesmo.
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Fala Rodrigo!
Tenho um certo cuidado com as comparações, comparar nossa base com qualquer outra do futebol brasileiro é no minimo covarde, hoje não temos nada, o MN nem foi o Batafogo que revelou na verdade.
Concordo que ele já poderia ter monstrado algo diferente até agora, mas acredito na sua evolução, passando pela maturação normal e jogando em um time que ajude o jogo do menino, ele vai crescer, podedo até virar o craque que a maioria fala.

Abs e SA!!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Ronaldo. Sim, por isso caio de malho quando o próprio clube fala em base forte. Ela pode ser tudo, menos forte! rs
Quanto ao MN, confesso que o que vi não animou nada (pensando em evolução mínima para se tornar 1/3 do que tanto falam a seu respeito).
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Acho que oM tem até certo talento, mas muito longe de ser uma jóia daquelas que encanta os torcedores. Entretanto, eu acho que apesar de não ter demonstrado aquele futebol que gostaríamos de ver, acho necessário dar um tempo para ele e uma maior preparação, e aí quem sabe se ele cresce. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Já vi jovens muito piores. Só que ele me passa uma imagem de indolência, preguiça, marra desproporcional ao seu futebol e/ou talento.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Bom frisar que a mesma matéria cita que o clube madrilenho também não tem interesse nos mais midiáticos Vítor Roque (Athletico-PR) e João Gomes (Flamengo). Nem mesmo em Pedro, também do rival.
De acordo com a mesma, apenas Endrick (Palmeiras) desperta interesse.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, sim. Apesar do Pedro não se encaixar nesse grupo, pois já tem mais idade (apesar de também ser jovem). O JG também já tem seus 20,21 anos. Mas o próprio Vitor Roque, mais novo que o MN e já mostrou muito mais!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Reconheço as dificuldades da base do Botafogo quanto a estrutura, mas entendo que o craque mostra os sinais seja lá onde for.
Fato também é que por mais que se tenha estrutura, ela será controlada por pessoas e estas precisam ter competência para detectar um grande talento.
E se vendem o M. Nascimento como muito talentoso, um jogador ímpar, não há nada de errado em compará-lo aos que têm idades semelhantes e estão também buscando os seus espaços.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Se o cara é diferenciado (como sempre falaram do MN), em campo bom ele mostra seu valor, mesmo que tendo uma base difícil. O MN está devendo. E devendo muito!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda sobre o M. Nascimento, faço umas considerações.
O ex-técnico italiano Arrigo Sacchi afirmava que “Não sabia que, para ser jóquei, era preciso ser cavalo antes”, quando era questionado sobre não ter sido um jogador profissional.
Não sou eu que vou contestar aquele que comandou um das maiores equipes do Milan, que ganhou tudo de 1987 a 1990.
Já trouxe outro dia a declaração do Adriano (Imperador), sobre ter aprendido a fazer gols com o Cesare Prandelli, seu técnico no Parma.
Após o término dos treinos, Prandelli segurava o Adriano e o "ensinou" como deveria proceder quando de frente ao goleiro.
Prandelli foi jogador de meio-campo e atuou na Juventus com nada mais, nada menos, do que Paolo Rossi, goleador nato.
Cafu, sempre citado, teve em Telê Santana quem lhe trabalhasse os segredos da bola; claro que o seu empenho pessoa ajudou a ser o jogador reconhecido que é.
Telê foi de uma geração de jogadores absurdamente magníficos.
Volto ao Sacchi, que entendo ser uma das exceções à regra, para questionar se no Botafogo há alguém com conhecimento de futebol dentro de campo para corrigir os "defeitos" do M. Nascimento.
Quem poderá ser o Cesare Prandelli para o M. Nascimento?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e resta saber se ele (MN) vai saber, aceitar, reconhecer e correr em dobro também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.

Luis Castro:

"(...)Agora, há uma coisa que para mim é fundamental. É o treino. Eu sou adepto do treino, sou o profissional que não olha só o jogo, mas também o treino. O jogador conquista seu espaço pelo que faz ao longo da semana. O futebol analisa muito o que foi feito no passado, eu penso no que foi feito no presente. Eu não vou ficar preso ao último jogo. O passado não tem futuro, o que tem futuro é o que trabalhamos no presente."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/09/26/luis-castro-defende-mentalidade-vencedora-da-base-ate-o-profissional-do-botafogo.ghtml

E o Mestre Didi?
Jamais teria vaga no time do L. Castro.
Eu não descarto a importância do treinamento, entretanto, por mais que exigências sejam feitas e elas devem ser feitas, a tal intensidade, não reproduzirá jamais a atmosfera de um jogo.
E indo direto ao exagero, se o Messi treinar mal durante a semana, vai colocá-lo na reserva de quem treinou melhor?
Essas situações me trazem à lembrança a decisão da Copa do Brasil de 1999, onde o Gilson Nunes sacou o Bebeto do jogo onde precisava "apenas" de um único gol para o Botafogo ser campeão; sacou o jogador mais acostumado com decisões e com capacidade de decidir.
O próprio Bebeto revelou que fez um sacrifício danado para estar em campo, pois tinha uma lesão, e não queria sair do jogo.

"(...) Eu tinha tido uma lesão no adutor, foi uma luta para jogar, tomei até infiltração para poder jogar. Falei com o doutor que não podia ficar fora. Faltando dez minutos para terminar o jogo o (técnico) Gilson Nunes me tirou. Eu não queria ter saído nunca, fiquei revoltado com o treinador. Fiz tudo para poder jogar. Quando subiu a placa, falei “não é possível que ele vai me tirar”

E o Gilson Nunes mandou a campo no lugar do Bebeto o centroavante Felipe Conceição, fatalmente baseado no que ocorreu nos treinamentos da semana.

Essas filosofias desses técnicos quebram o bom andamento do futebol.
E para terminar, L. Castro, se o Saravia tem treinado bem para apresentar o futebol que tem apresentado, fico imaginando quando começar a treinar mal.

SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

VR já mostrou mais sendo mais novo, já o JG não tinha mostrado nada quando tinha a idade do MN.
O que quero dizer é que não é porque não tem o selo de qualidade do Real Madrid que o jogador não presta!

SA!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, mas ninguém conhecia o JG antes de aparecer do nada. O MN não...é dito como joia preciosa e quando chegou nos adultos, não mostrou nada.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, por menos professores e mais técnicos de futebol novamente. Hehehe
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Mas MN não era tido como "joia preciosa" a troco de nada, os números dele na base são realmente expressivos. No profissional, selo de qualidade do RM a parte, espero ainda ver o garoto brilhar.

SA!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu torço, mas pelo que vi dele, não espero nada. E se nas próximas oportunidades continuar demonstrando preguiça e sem jogar bola, tomara que vendam logo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo as informações, L. Fernandes poderá ser desfalque no jogo frente ao Goiás e também contra o Palmeiras.
Uma contusão muscular que dizem ser "importante" é a causa.
O interessante é que o jogo contra o Coritiba foi dia 17, sábado, e depois os jogadores ganharam 3 dias de folga.
O L. Fernandes saiu no intervalo do jogo e o L. Castro na entrevista não deu sinais que alguma das substituições feitas ocorreu por motivos médicos.

"(...) Assim como no outro jogo eu achei que tinha que fazer duas substituições e não fui além, dessa vez fiz três no intervalo em função daquilo que é minha consciência e minha análise de jogo(...)"

E ontem, dia 26, noticias deram conta sobre a ausência do L. Fernandes no campo de treinamentos....
Será que "levaram" 9 dias para descobrirem a tal lesão?
Se descobriram imediatamente após o jogo, L. Fernandes curtiu a folga ou ficou em tratamento?
Claro que sabemos todos que uma contusão pode ou não ser curada de forma mais rápida, mas essa forma do Botafogo comunicar ou de não comunicar as ocorrências internas criam muitas dúvidas e assim permitem muitas especulações.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bizarro demais, Marcio! Tem caroço nesse angu.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, outro dia o Coordenador médico do Botafogo, Gustavo Dutra, explicou os motivos da não divulgação:

"O futebol é o único lugar que você espalha o diagnóstico para todo mundo. Essa postura hoje que temos de não dar o diagnóstico, salvo as cirurgias, é correto, porque você expõe a vida do jogador. Por que eu tenho que dizer que o jogador teve uma lesão muscular grave? Aí vem um clube que quer negociá-lo, e pensam: “Não, não vamos mais ali não porque tem uma lesão grave”. Não estou dizendo que foi por isso… Mas, quando você vai no meu consultório, eu não falo o seu diagnóstico para ninguém."

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/coordenador-medico-botafogo-explica-opcao-nao-detalhar-lesoes/

Eu posso até fazer um esforço para entender a justificativa, mas acredito que o Coordenador fez comparações com situações completamente distintas.
Há uma diferença no interesse sobre o diagnóstico médico de um cidadão anônimo com o de um cidadão que tem a atenção de um público.
Querendo ou não, qualquer atleta de um clube desperta o interesse do torcedor; este mesmo torcedor que compra produtos do clube que em muitas situações estão atrelados a um jogador de destaque.
Essas situações mexem com o ânimo do torcedor antes de um jogo importante, inclusive.
O caso mais emblemático de má explicação sobre as ocorrências médicas é o caso do Ronaldo Fenômeno na final da Copa de 1998.
Penso que pior do expor a vida do jogador é escolher um mau momento de divulgar as ocorrências e assim permitir que se criem especulações.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu vi essa declaração e achei patética. Não há como comparar as situações. Eles querem posar de diferentes e só geram desconfiança.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Essa mesma exposição pública permite aos jogadores contratos indiretos milionários.
Se não fosse importante o público que esses caras atingem, contratavam qualquer um em uma esquina para anunciar qualquer produto.
Os próprios jogadores possuem assessoria para tudo e assim trabalham a sua imagem junto ao público, utilizam as suas plataformas sociais e arrastam milhares de seguidores... E na hora da contusão vem com essa de privacidade... Não força!
Eu particularmente não dou importância ao que fazem ou não em suas vidas particulares, mas sei que muitos entendem diferente.
E se comparou o jogador ao cidadão "comum", deveria o Clube não divulgar os bastidores após as vitórias.... Eu nunca vi mostrarem um vendedor de carros comemorando uma venda.

E outra coisa que disse o Coordenador: Aí vem um clube que quer negociá-lo, e pensam: “Não, não vamos mais ali não porque tem uma lesão grave”.

E os famosos exames que o eventual contratante exige dos jogadores antes do fechamento de um contrato?
Tanto que o Tiquinho se apresentou com uma contusão, que provavelmente o Botafogo fez os exames para saber qual a gravidade.

Não nos tirem como otários porque não somos otários.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!