18/09/22

Vai perder a vaga


















Algo me diz que o Jeffinho perderá a titularidade no próximo jogo...

Palavras do Luis Castro, após a vitória de ontem:

"- Eu tive um período em que trabalhei como diretor de um clube que formava clubes para a Europa e que muitos estão na seleção de Portugal e nos melhores clubes da Europa. Tive muitos Jefinhos em minha mão ao longo da carreira. E tratar do Jefinho, assim como dos colegas, é uma tarefa do treinador. Mas é uma tarefa fácil, não é uma tarefa complexa para quem, como eu, já esteve em processos de formação. Ele tem muito caminho para andar, muita coisa para crescer em vários níveis e em vários momentos do jogo: ofensivo e defensivo".

"- Tem que saber muitas coisas, assim como outros têm que fazer. Há uma coisa em volta dos jogadores jovens. Os jogadores jovens devem ser carinhados por todos e quando há toda essa envolvência, ele pensa que é uma estrela. Estrela só precisamos de só uma, que é o sol. Não há mais estrela nenhuma. A estrela tem que ser a equipe. E todos têm que perceber isso aqui dentro".

Considerando que o treinador é arrogante, ele vai querer bancar o Jr. Santos na direita e o Victor Sá na esquerda. Fato é que o Victor, realmente atua muito melhor no lado esquerdo. Já o Junior, boa partida a parte, continuo com a impressão: Não é jogador para o Botafogo.

Tomara mesmo que o LC trabalhe com meritocracia e não resolva punir ou podar quem tem talento nato.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Preocupação agora é o Junior Santos ser visto como "salvador da pátria" pela partida de ontem. Como ninguém vingou do lado direito até agora, pode se alternativa para alguns jogos, onde se requer um jogador de mais força física por aquele lado, mas nunca titular absoluto, até porque como você disse, não é jogador para equipe que almeja algo grande.

Sobre o Jeffinho: o rapaz é bom de bola, mas necessita amadurecer em certos pontos. Para esse ano, ainda não merece ser bancada pelos atuais companheiros, mas é preciso ir atrás de outro atleta para posição, até porque para mim Victor Sá é bem mediano.

Gabriel

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, negócio é: quem são os concorrentes do Jeffinho? Na esquerda o Sá dá conta. Mas na direita, manter o Jr. seria/será bizarro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Em nome de um "equilíbrio nas fases defensivas e ofensivas", o técnico prefere sacrificar a maior virtude do Jeffinho, que é desequilibrar o adversário através dos seus dribles.
O Jeffinho vai ajudar a marcar, uma duas vezes, não o jogo inteiro e consequentemente não terá a força necessária para utilizar a sua melhor virtude.
E a fala do L. castro, no meu entendimento, traz implícito que ele não gosta de ter um protagonista em suas equipes... "(...) A estrela tem que ser a equipe. E todos têm que perceber isso aqui dentro", disse o técnico.
Sem uma "estrela", todos os elogios irão desembocar exclusivamente no trabalho do técnico...
Quem eram os técnicos do grande Santos, do Botafogo, das seleções de 1958, 1962 e 1970, do Bayern tricampeão da UCL?
Poucos conseguirão responder, mas muitos sabem quem são Pelé, Coutinho, Mengálvio, Zito, Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, Rivelino, Gérson Canhota, Beckenbauer, Gerd Muller, Paul Breitner e Sepp Maier.
Esses técnicos modernos não gostam dos craques, preferem os medianos que seguirão cegamente as suas orientações.
Ou alguém acredita que dos nomes que citei acima, todos iriam ter obediência cega?
Como o L. Castro iria lidar com o Maradona, sendo técnico do Napoli?
Como ele iria lidar com Paulo Roberto Falcão, sendo técnico da Roma?
Como o L. Castro entenderia que da meia-direita para a ponta direita o esquema tático era o Garrincha?
Uma das obrigações do técnico é organizar a equipe e fazê-la orbitar um craque se ele estiver disponível.
E esse craque tem de entender o seu tamanho e importância dentro da equipe e se preparar para decidir, os outros precisam entender que todos ganham em ter quem decida ao seu lado.
Por isso que o Botafogo patina, pois provavelmente sofre com a supressão da criatividade em nome do "equilíbrio coletivo".
Jeffinho, independente do que venha a ocorrer, é uma das poucas boas novidades desse time; e está sendo mal aproveitado
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, a impressão que passa, é que o LC não permite que alguém seja estrela...a não ser ele.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na minha visão ele soube moldar o Jr Santos na direita e o Jeffinho é bom jogador e vai ser craque, mas agora é pra segundo tempo, é muito fominha e não ajuda na marcação, realmente acha que é jogador raio x e vai passar de todo mundo, ontem após ele não tocar a bola em situação clara de gol, quase tomamos no contra ataque, tá merecendo um pouco de banco e retomar a titularidade depois, e ontem o mérito da vitória do Botafogo é do Luis Castro, botou o Jr Santos na direita que meteu duas bolas na trave e melhorou o time na segunda etapa com as modificações, temos que dar o mérito pro cara qnd for justo!
Abraços
André

Rodrigo Federman disse...

André, eu discordo. O Jeffinho era nossa única válvula de escape nas últimas muitas rodadas. E esse Jr. fez bom jogo, mas não tem bola para ser titular de Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jeffinho é o único que possui capacidade, através dos dribles, de enfrentar os marcadores.
E nesse marasmo que é o futebol atual, deu passe para o gol de empate frente ao Juventude, marcado pelo G. Pires, deu passe para o 1º gol frente ao Fortaleza, marcado pelo Eduardo... E marcou o seu contra o A. Paranaense.
Obviamente que erra em alguns lances, mas o técnico não precisa colocá-lo no banco, embora não seja garantido que isso ocorrerá, para orientá-lo de forma a entender o que fazer em cada momento ofensivo.
Jeffinho tem vaga cativa? Não! Desde que o substituto seja melhor.
No caso, por isso fui e continuo sendo contra à saída do Erison, que errou bastante, mas garantiu muitos dos pontos que estão ajudando ao L. Castro a atingir o objetivo rasteiro, permanecer na 1ª divisão.
Jeffinho tem mais pontos positivos do que negativos, embora, claro, respeito as opiniões divergentes.
SA!!!

João disse...

Post interessante, estava pensando sobre isso ontem. Gosto de jogadores estilo Jeffinho, pois remete às características do futebol brasileiro clássico.

Mas considerando o esquema merda que o treinador quer forçar, creio que o Jeffinho de fato não seja a melhor escolha, pois é individualista e tem peso nulo na marcação. Ultimamente tem tido muita dificuldade em concluir jogadas, optando pelas escolhas erradas.

Vamos ver como serão os próximos jogos, mas tem se mostrado um jogador útil, principalmente se entrar no segundo tempo com o adversário já cansado.

Sergio disse...

Jefinho ontem foi muito mal, ele o Saravia foram as barangas do jogo, sendo que este espero que o Rafael volte logo e o Saravia nunca mais jogue, é um alucinado, marca mal, não ganha uma no mano a mano, erra passes simples, tenta dribles e sempre perde, não sei como esse cara chegou a jogar na seleção Argentina.
O Jefinho pode vir a ser grande jogador, tem talento, mas concordo com que o André escreveu, o Jefinho foi muito fominha e quer resolver sozinho, por isso achei correta também a colocação do Castro, um banquinho fará bem pro garoto
Quanto ao Júnior Santos prefiro aguardar mais alguns jogos, mas pelo que vi, se repetir a atuação de ontem,tem bola para ser titular, aliás não só eu mas dezenas de comentários de torcedores botafoguenses. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.

João, não acho que o talento tenha que ser sacrificado. Se o cara é habilidoso, dever do técnico e tirar o melhor dele. Manter Junior para tirar Jeffinho será absurdo.

Sergio, ontem foi uma partida boa do Jr., que não começou bem. Acho doideira nego cogitar manter esse bonde.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O Jeffinho é um talento, isso é fato. Por acaso meu primo é um dos investidores dele (que coisa isso hein, investimento em parte de jogador?). Na minha opinião ele vai amadurecer, mas precisa muito trabalhar a sua finalização que é ruim e a fome do último lance. Na partida de ontem errou em algumas decisões de última jogada por fome ou, talvez, por não ampliar seu campo de visão. Mas tem sido nossa válvula de escape do ataque. Mas acho também que o Victor Sá não se adaptou na direita e deves sim ser a opção na esquerda para mudanças de estilo durante os jogos ou até mesmo contra determinados adversários. Outra coisa é voltar a dar ritmo ao Luiz Henrique que era um ótimo atacante em sua primeira passagem.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas se o próprio LC já disse que o que melhor se adapta à direita é o Jeffinho, por que não faz um teste lá e com o Sá na esquerda, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A diferença de um grande técnico para os comuns:

GUardiola em 2013, explicando como o Messi se transformou em melhor do mundo:

“Messi jogava muito deslocado na lateral e eu sabia do potencial que ele tinha. Tinha claro que era nosso melhor atleta. Um jogador com suas características devia jogar no centro, porque é necessário que toque a bola quantas vezes seja possível”

https://trivela.com.br/espanha/guardiola-explica-como-messi-se-tornou-o-melhor-do-mundo/

Robben sobre o tempo em que trabalhou com Guardiola:

"Quando o Pep chegou, eu já tinha 30 anos. Nessa idade, você só quer se manter constante e não piorar. Mas, sob seu comando, fiquei melhor. De repente, passei a jogar em posições que nunca pensei que jogaria"

https://www.lance.com.br/futebol-internacional/robben-aponta-guardiola-como-seu-melhor-tecnico-explica-razao.html

Obviamente que o Jeffinho não é o Robben e está muito distante do Messi, mas é o jogador mais talentoso do ataque do Botafogo... E joga exclusivamente preso à ponta esquerda, sem a mínima liberdade de movimentação.
O técnico espanhol elevou a performance de um ponta ainda muito promissor e melhorou a performance de um jogador consagrado que "apenas" desejava manter o nível de atuação.
E como seria se o caminho do Messi não cruzasse com o do Guardiola?
Como seria para o Robben se em seu inicio de carreira encontrasse o Guardiola?
Hoje p Jeffinho é o jogador diferente no Botafogo e deve ser aproveitado como tal.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Digo isso desde sempre também: Deixar o Jeffinho preso na esquerda é burrice e desperdício de talento.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Pela andar da carruagem e a fala verborrágica e professoral do mister. O Jefinho será a próxima vitima !
Tá difícil aturar esse portuga destrambelhado e incompetente.

Patinhas disse...

Rodrigo.

https://youtu.be/x-CBIXiO-40

Dê uma olhada nesse link. Depois de algumas pixotadas e lances bisonhos, o possante Jr. Santos foi considerado o melhor em campo.

Cada vez mais me convenço que os tempos mudaram !!!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, pois é...nego esquece o que o Jeffinho já fez e aceita 60 bons minutos de Jr. Santos.
Abs e SA!!!