05/10/22

Deixados de lado
















Pelo visto, problemas médicos à parte, o Patrick de Paula também não fez por onde para conquistar a confiança do técnico Luis Castro:

"- Ele estava aquém dos jogadores que jogam na posição dele. Jogador é um todo. Ou pode jogar, ou não pode jogar, ou pode ter um grande desempenho, ou pode não ter. Não pareceu estar em condições. Enquanto não estiver em condições, não vai para o jogo comigo, só isso, mais nada. Pode estar todo mundo falando do Patrick, do Antônio, do José… Eu trabalho com ele, eu que sei se estão ou não em condições. Para mim, a semana de trabalho é sagrada. Respeito e dignidade no trabalho para mim são valores fundamentais".

Bom, apesar de eu achar um desperdício abrir mão de um potencial técnico como o Patrick, respeito a decisão do LC, afinal, ele está lá todo dia e sabe o que acontece nas internas. Só espero que não deixem o volante recebendo milhares de reais a toa. Tentem negociá-lo (mesmo assumindo um baita prejuízo) ou conversem seriamente para entender o que acontece e o que o clube pode fazer por ele.

Agora, se a situação do PP está clara, gostaria que o Luis Castro falasse sobre o Luis Henrique. 

Outro que chegou, já está há mais de dois meses e não entra em campo nunca. Em situação alguma.

Neste caso, o que acontece?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

João disse...

Que requisitos são esses que indicam que o Patrick de Paula não tem condições de jogo, e que o Gabriel Pires tem?

Rodrigo Federman disse...

João, acredito que o PP esteja fazendo corpo mole e o Gabriel não. Se for isso mesmo, é sim, caso sério e que merece repreensão, com certeza.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Pelo que me consta, o PP encontrava-se afastado do elenco principal do Palmeiras, quando foi negociado com o Botafogo. Parece que ele tem uma cabecinha inversamente proporcional ao suposto talento futebolístico que tem.
Já o LH, pouco mostrou, pouco jogou. Despontou como bom jogador, isto é fato. Mas o mesmo ocorreu, por exemplo e para ficar com um contemporâneo dele no Botafogo, com o Luiz Fernando. Parecia ser bom jogador, uma boa aposta, que nunca se concretizou. Tanto é que o Grêmio interessou-se pelo ponteiro e depois devolveu-o ao Botafogo.
Não à toa, o LH foi para a França, nada arrumou por lá, teve que voltar para tentar conseguir uma vaguinha por aqui.
Mistérios...
Abs.

keven disse...

Muita gente nos bastidores internos do Palmeiras comemorou a saída dele, justamente pelo comportamento .
Abs e SA!

Marcio disse...

P. de Paula é da mesma idade do Jeffinho e o L. Castro em entrevista ao referir-se aos jovens jogadores, disse:

"(...)Tem uma coisa aos jovens que é muito perigoso: quando tem qualidade, é muito acarinhado pelos torcedores, imprensa, pelos pais, agentes, amigos, e quando se dá toda essa envolvência ele pensa que é uma estrela(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-fala-sobre-cuidados-especiais-com-xodo-do-botafogo-tive-muitos-jeffinhos-na-minha-mao-e-uma-tarefa-facil/

Os "problemas" apresentados pelo P. de Paula se encaixam na análise feita pelo L. Castro em relação aos jovens talentosos?
Um pouco mais adiante, é de estranhar que um clube onde o médico argumenta não detalhar problemas médicos para não expor o jogador e desvalorizá-lo, dê publicidade a esse situação do P. de Paula, onde entendo ser um assunto que deveria ser debatido internamente e que se fora do alcance do L. Castro, ser resolvido pelo Mazzuco. Onde está o Mazzuco?
Deste modo, posso entender a decisão do L. Castro, mas posso contestar a forma como foi comunicada a não utilização do jogador, pois poderia ser feita de uma maneira mais amena e assim não desvalorizar um "ativo", como costumam se preocupar e dizer os dirigentes.
E dentro desse contexto de desvalorização, o Erison, artilheiro da equipe, foi emprestado ao Estoril porque entenderam que não mais teria espaço, não concordo, e o Textor disse o seguinte:

"(...)Mas nós não estamos em um negócio de queimar um ativo de US$ 10 milhões no banco. Quando você tem um ativo de 10 milhões que não vai jogar, ele provavelmente se tornará um ativo zero. Então, nós queremos vê-lo jogando(...)

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/john-textor-confirma-emprestimo-erison-nao-estamos-em-negocio-queimar-ativo-us-10-milhoes-banco-botafogo/

Me parece claro que o Botafogo tem um problema de comunicação, pois não está determinado globalmente o que pode ou não ser divulgado e como ser divulgado.
Se o fato do P. de Paula não jogar já é um fator natural de desvalorização, a declaração do técnico joga ainda mais o valor para baixo, se chocando frontalmente com o que um investidor deseja.
Além disso, claro, tal declaração do técnico não ajudará em nada no trabalho de recuperação, caso haja.
Para terminar, quando no Palmeiras, já haviam noticias dando conta de problemas com o P. de Paula...

Em 16 de março:

"Como Patrick de Paula passou de joia e protagonista à última opção e negociável no Palmeiras"

https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/como-patrick-de-paula-passou-joia-protagonista-negociavel-palmeiras-1/

Mesmo assim o Botafogo foi e contratou o jogado por um belo valor.
Ou seja, é preciso que quem teve a ideia de contratá-lo, quem aprovou e quem contratou apareça e assuma a sua parte no problema.
Haviam elementos disponíveis suficientes para uma boa tomada de decisão.
E deixo claro que achei uma boa contratação, pelo que havia demonstrado dentro de campo, mas é verdade que não tenho poder e nem dever de decidir nada.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. Esse nosso papo sem certeza alguma é gerado por causa desse silêncio e informações que não são claras ao torcedor.

Possa crer, Keven. Era algo que o Botafogo, imagino eu, já sabia. Logo, se contratou, deveria ter um plano de ação.

Marcio, falta comunicação efetiva e mais transparência. O torcedor tem o direito de saber o que acontece de verdade.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Parece que o Patrick está jogando sua carreira fora, e isso desde os tempos do Palmeiras. Seria o PP um novo estilo tipo Jobson? Uma pena! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Uma pena, Sergio. Talento ele tem de sobra.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Pegando carona no comentário do Márcio, quanto ao problema de comunicação que o Botafogo demonstra ter, e com o qual eu concordo, talvez fosse o caso de contratar uma assessoria de comunicação.
Definitivamente, não se deveria deixar nas mãos do CFO (Chief Football Officer) LC ou do médico ou diretor de futebol a comunicação institucional do negócio profissional do futebol do Botafogo.
Uma boa assessoria de comunicação, feita por profissionais e em consonância com a visão e os objetivos do Botafogo, deveria informar os interessados, em especial à torcida botafoguense, evitando ruídos e mal-entendidos e, ao mesmo tempo, zelando pelo patrimônio da SAF, no caso específico, os jogadores e as instalações do clube.
Informar, sim. Expor desnecessariamente o Botafogo, não.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, concordo. Hoje, a comunicação é incompleta e não transparente. E digo mais: estranhamente, continua sendo amadora, privilegiando sempre alguns influencers que não criticam nada em troca de furos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo as noticias, P. de Paula foi relacionado para os confrontos frente ao Avaí (quinta-feira) e São Paulo (domingo).
Assim, sou obrigado a questionar onde foram parar a "sagrada semana de trabalho e os fundamentais respeito e dignidade no trabalho"
P. de Paula não estava em condições para o jogo de segunda-feira e está para o de quinta?
O que ocorreu ontem e hoje durante os treinamentos?
Por isso ressalto a importância de se comunicar bem com o público de interesse e assim evitar eventuais especulações.

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/10/05/botafogo-divulga-relacionados-para-jogos-com-avai-e-sao-paulo.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sério? Se sim, mais uma vez não foi combinado os discursos entre a comunicação do clube e o LC. Tem muito caroço nesse angu.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o problema é que quando tentam explicar os questionamentos surgidos, não fazem de forma simples e objetiva.
Se o L. Castro tivesse apenas informado que no seu entendimento o P. de Paula está rendendo menos do que aqueles que foram escolhidos, considerando o que ele propõe de jogo para o Botafogo, nada disso estaria sendo debatido de forma mais especulativa.
Entretanto, quando ele parte para análises elaboradas, "semana de trabalho é sagrada" e "dignidade no trabalho como valores fundamentais", permite e muito a ampliação do debate. E após o retorno imediato do "criticado" ao grupo relacionado, qualquer justificativa plausível torna-se questionável.
Ou dirá que houve um trabalho de recuperação "elaborado pela NASA" ou que o P. de Paula apareceu ontem, 3ª feira, treinando feito o Franz Beckenbauer?
Os técnicos precisam deixar de fazer tantas elucubrações quando em entrevistas sobre futebol. Ele sempre foi simples e assim deve continuar.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

P. de Paula e LH relacionados para os dois jogos. O grupo viaja para Floripa, joga amanhã e parte para SP, onde joga contra o tricolor paulista no domingo, dia 9.

Do Fogaonet:
https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/botafogo-relaciona-27-jogadores-para-viagem-para-duelos-contra-avai-e-sao-paulo-com-voltas-de-lucas-fernandes-e-patrick-de-paula/

Goleiros:
Douglas Borges, Gatito Fernández e Lucas Perri

Zagueiros:
Adryelson, Carli, Kanu, Philipe Sampaio e Victor Cuesta

Laterais:
DG, Marçal, Rafael e Saravia

Volantes:
Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Patrick de Paula e Tchê Tchê

Meias:
Eduardo, Gustavo Sauer, Jacob Montes, Lucas Fernandes e Lucas Piazon

Atacantes:
Jeffinho, Júnior Santos, Luis Henrique, Matheus Nascimento, Tiquinho Soares e Victor Sá

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Difícil não ficar com a impressão de que alguém está mentindo e fazendo onda com a cara do torcedor.

Valeu, Eduardo. Devem ter treinado muito bem nessas últimas 24 horas. Hehehehe

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, está faltando homeostase de pronunciamento ao Botafogo.

SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Possibilidade do melhor Botafogo da temporada em campo contra o Avaí:
Gatito, Rafael, Adryelson, Cuesta e Marçal, Tchetchê, Lucas Fernandes e Eduardo, Sauer, Tiquinho e Jeffinho. Concordam?

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Muita, Marcio.

Paulo, vamos ver se o LC fará isso hoje.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Concordo com essa escalação proposta pelo Paulo Fernando, pois com o Sauer em campo, variar entre o 4-3-3 estatutário e o 4-4-2, que eu penso ser a melhor escolha para esse elenco, é uma possibilidade interessante.
Embora eu não acredite que o L. Castro pense em um 4-4-2...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Também concordo, Marcio. Desde que, o Sauer não fique apenas pela ponta direita, pois já basta o desperdício de deixar o Jeffinho preso pela esquerda.
Abs e SA!!!