03/10/22

Derrota patética

















O Botafogo até começou na frente, mas não conseguiu segurar o Palmeiras e foi derrotado de virada (1 a 3), aumentando a péssima marca atuando no Niltão.

Apesar do golaço do Tiquinho, em momento algum conseguimos sequer equilibrar o confronto. Foi um massacre palmeirense desde o primeiro minuto. Seja na técnica, tática ou física, os caras sobraram.

E apesar de reconhecer que um bom time também se faz por conta do entrosamento, eu afirmo: Olhe os dois elencos e me diga se, nome a nome, não seria um duelo bem parelho? 

Sim, amigos. Eu insisto que maior do que a diferença entre os times/elencos, é a entre os treinadores.

O Abel é muito bom e sabe tirar o máximo do seu grupo. Já o Luis Castro, me desculpe quem gosta, mas é péssimo, burro e caro demais para esse trabalho pífio.

Houve sim, erros individuais de jogadores, mas tudo começou com a péssima escalação, demora nas mexidas (tendo voltado do intervalo com o mesmo time) e uma zona completa no segundo tempo. Nem mesmo com 25 minutos atuando com um atleta a mais, conseguiu se impor ou pressionar o rival.

Se estamos onde estamos, se deve aos jogadores. 

De técnico, estamos pessimamente servidos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

João disse...

Se esse Botafogo do Barroca português jogar 100 vezes com esse Palmeiras do Abel, vai perder as 100. Não existe possibilidade alguma de jogar futebol sem meio campo. O Abel anulou o Jeffinho e o vagabundo do treinador não fez nada. O trabalho desse sujeito é muito pobre. Dava pra contratar qualquer um por 1/3 do valor e ter os mesmos resultados.

Esse tal de Gabriel Pires me lembra o Lúcio Flávio, mas ainda mais lento e com menos qualidade. Eu espero não ver mais o Saravia e o Hugo com a camisa do Botafogo em 2023.

Cada um pensa e acredita no que quiser, mas acho que a torcida deveria ser mais realista. O nosso campeonato é pra não cair.

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Trata-se de um ótimo esquema para o Manchester City e PSG, jogando contra o Barnemounth e o Sochaux.
Não pra campeonato brasileiro, muito menos pro Botafogo.
Joga com um meio de campo totalmente aberto, não fecha espaços, não é compacto. E aposta em jogadores sem a menor condição física (Gabriel Pires é exemplo clássico, pesado e sem nenhuma mobilidade).
Time pra jogar fechado, compactado, explorando contra-ataques.
Nos próximos 3 jogos deve fazer 1 ou 2 pontos no máximo.
Paulo de Poa

keven disse...

Que jogo ruim de assistir, vamos vê se acontece um milagre no campeonato , pq o Luís castro já está garantido em 2023( só se ele pedir pra sair , aí será diferente).
Só algumas ponderações.
1- o tiquinho é craque tem uma noção de jogo impressionante, fornece movimentação,passe,chute. Foi notório que a zaga do Palmeiras bateu cabeça um pouco com ele.
2- está na hora de testar o suaer nesse time jogando ao lado do Eduardo.
3- saraiva não dá é um horror defendendo, até hoje não fez uma partida boa na defesa. Que Rafael jogue o próximo jogo.
4- Gabriel Pires precisa pegar uma banco.
Abs e SA!

Marcio disse...

No Post antes do jogo, escrevi que seria um jogo onde o Botafogo deveria disputar com inteligência, dedicação e contração, pois o adversário obviamente é o melhor trabalhado.
No 1º tempo, o Botafogo não teve a bola e em uma grande jogada do Saravia, saiu à frente do placar com T. Soares.
Entretanto a vantagem não pode ser utilizada, pois G. Pires cometeu uma penalidade tola e o Saravia foi uma completa nulidade na marcação, no lance que saiu o 2º gol do adversário.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com a mesma formação… Passaram 5, 10 e o meio de campo agravou o seu repertório de problemas, sem que o L. Castro tomasse uma providência. O resultado é que o G. Pires voltou a falhar duas vezes, onde na segunda sofreu o 3º gol.
O Palmeiras teve um jogador expulso, L. Castro fez as suas loucas substituições, terminou com 4 atacantes enão ameaçou o gol adversário.
Observações:
L. Castro tem se mostrado limitado na preparação para os jogos e na leitura do que ocorre durante os jogos. Foi com um 4-3-3 insano-suicida frente a um adversário melhor preparado taticamente e fisicamente, que além disso faz um bloqueio muito forte no meio de campo com 5 jogadores, mantendo apenas o Rony no ataque.
Com uma equipe desfalcada no lado esquerdo da zaga, poderia ter sido conservador e escalar 4 jogadores no meio de campo e posicionando um mais fixo à frente da zaga para permitir aos zagueiros uma “melhor” proteção aos zagueiros.
L. Castro não entendeu que não tem jogadores com qualidade técnica e tática para jogar contra qualquer adversário na mesma formação. Isso é insanidade.
Agora, os erros do L. Castro não anulam os erros individuais do Saravia e os 2 do G. Pires, que foi o pior em campo disparado.
A derrota, sinceramente, era possivel por tudo que o adversário produz, mas não justifica alguns equívocos cometidos pela comissão técnica, que também fez o Botafogo perder muitos outros pontos que daria uma tranquilidade muito maior no campeonato.
Em resumo, o Botafogo poderia estar melhor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, João. Muito por conta da diferença gritante entre os técnicos também.

É isso, Paulo. Mas a gente não recebe R$1,5 milhão por mês para essa conclusão. Quem recebe se mostra incapaz.

Keven, é uma zona completa.

Marcio, inteligência é tudo que eu não consigo imaginar e/ou esperar do LC.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Time grande contra time pequeno.
Resultado normal.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, foi por aí mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Palmeiras perdeu apenas 6 jogos em mais de 60 na temporada, disputando todos os títulos nacionais e internacionais nos últimos anos time pronto e muito superior ao do Botafogo, cujo time joga junto há uns 6 meses. Botafogo é time para o meio da tabela, simples. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Isso é fato. Mas analisando os elencos, nome a nome, daria para ter mais equilíbrio. Foi 7 a 1 no agregado. Levando goleadas e banho tático.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, lembrando que não aceito o argumento de que o L. Castro precisa entender o futebol brasileiro.
Os estudiosos do futebol afirmam que não faltam ferramentas que "sabem" tudo sobre qualquer time e jogadores.
Penso que está faltando muito de humildade ao L. Castro.
E um dos segredos do sucesso do Abel Ferreira está no fato de que não deixa de organizar a sua equipe de acordo com as necessidades que se apresentam.
Basta ver como ele organiza a sua equipe quando joga contra o Flamengo, que tecnicamente é superior.
Isso é virtude.
Em resumo, salvo alguma ocorrência extraordinária, repito que não acredito no trabalho do L. Castro.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Marcio. Até porque, ele está há mais de 6 meses e, em tese, vive de futebol. Nunca vi outra profissão que exija tanto tempo para se "adaptar ou entender" o seu mercado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Como escrevi, a derrota era possivel e não se trata de tornar isso um desastre, mas se a equipe tem dois desfalques importantes na linha de defesa e justamente contra o melhor time do campeonato, não custa ser mais conservador, o que não significa ter medo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e nós, que não ganhamos sequer 1/99 do salário do LC, falamos sobre isso em uma postagem dias atrás, lembra?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, bem lembrado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E mais uma observação, o Palmeiras jogou com M. Rocha na lateral direita, mais à frente o Mayke, lateral direito de origem, e ainda tinha o Scarpa se aproximando muito por aquele lado. Ou seja, tudo pelo lado onde os titulares não estavam e ainda encaixotou o Jeffinho, que foi vigiado de perto e em momento algum mudou de lado para tentar criar uma instabilidade na defesa adversária.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, daí o que eu disse: A diferença entre treinadores é muito maior do que a dos elencos.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

O time estava dominado e ele não mexia no time.
Já era para ter voltado com 3 mexidas o Abel colocou 2 laterais em cima da marcação do jefinho e anulou o lado com o péssimo Hugo e a fraqueza do kanu
Ele é técnico que não lê os jogos parece que veio de outro planeta.
Olha ele tinha um banco mais nada adianta.
O raciocínio desse técnico é de tartaruga.

PAULO FERNANDO disse...

Discordo categóricamente!
Comparar o melhor time da América, há 3 anos jogando junto, único técnico e um jogador como o Scarpa, com um time com 120 dias no máximo juntos, com um técnico que chegou em um país e cidade novos há 7 meses em um clube decapitado em reestruturação é muito injusto. Aplaudi nosso time hoje e estamos no caminho certo. Falta reposição ao melhor lateral esquerdo do campeonato - Marçal - a um dos melhores zagueiros - Cuesta - e um pensador como Scarpa. Feito isso e com tempo, passaremos a disputar a parte de cima da tabela. Quis o destino enfrentarmos o poderoso Palmeiras sem esses 2 baitas jogadores.

Eduardo Samico disse...

Até quando se dá beo Botafogo se lasca, e passo a explicar. Que pena o Corinthians não ter levado a melhor na disputa pelo LC. O português pode ser fantástico como gestor de todas as divisôes de um clube de futebol, um CFO (Chief Football Officer). O Botafogo pode vir a ganhar muito com ele, nesse aspecto. Agora, no que concerne à montagem, organização e funcionamento de UM time de futebol o gajo é muito fraco. Muito limitado, muito engessado.
Não cairemos, a concorrência pelo Z4 é forte. Mas poderíamos estar muito melhores na tabela não fosse o LC.
E ou o Gabriel Pires está acima do peso e completamente fora de forma ou se encontra na divisão errada: deveria estar no time de masters. Cheio de estilo, tenta passes desconcertantes, que não acerta, lento e facilmente marcado.
E do Saravia eu nào falo mais nada.
Elogios ao Adryelson e T. Soares, ótimas contrataçôes.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, ele errou desde a escalação inicial.

Paulo, respeito, mas nessa pensamos bem diferente mesmo. Que o Palmeiras é melhor treinado e tem conjunto, é fato. Mas quando o nosso técnico facilita (escalando pessimamente) nos dois jogos contra eles eu acho bizarro. Me recuso a aplaudir o que LC fez mais uma vez.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Eduardo. Por essas que eu não consigo aplaudir ou achar normal a forma como perdemos. Quando o treinador potencializa a dificuldade, é sinal de que é fraco. Caso do LC.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Rodrigo, o primeiro jogo no primeiro turno foi Golias x David com anemia. Esse jogo de hoje com Cuesta e Marçal seria outra história. Talvez até perdêssemos, já que os caras tem um timaço. Não falo individualmente, mas elenco, coletivo, estrutura, projeto de longo prazo. Mas se completo nosso time seria mais difícil de bater. Sempre digo que o tempo e a paciência serão nossos maiores aliados. Abs.

Rodrigo Federman disse...

Aí está, Paulo: Se você não tem Marçal e Cuesta, desculpe, não pode entrar com Hugo e manter só o Tchê na marcação. Não pode ter o Rafael e deixá-lo no banco. Não pode voltar do intervalo com o mesmo time e formação...
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Não analiso o jogo de ontem. Estamos muito longe do Palmeiras. É fato. Não temos como competir com ele no curto e médio prazo. Só por causa de um vacilo o Palmeiras não está final da libertadores em igualdade de condições contra o Flamengo. E vai faturar a série A com várias rodadas de antecedência.
Minha preocupação é que não vejo evolução tática no time. LC é fraco. E sem Marçal perdemos muito força. Um técnico competente faria esse time ser mais competitivo. Esse elenco tem potencial para ficar fácil no G8, podendo beliscar o G6.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mesmo reconhecendo isso, eu insisto: Nome a nome, o elenco do Palmeiras é melhor, mas a diferença nem é tão gritante. A diferença grande é mesmo no banco de reservas, comandando os times.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Rodrigo, infelizmente JT escolheu o técnico errado e perdeu grande chance de ver o time ir muito mais longe em 2022. Isso é fato. Resta agora batalhar por 9 pontos para tranquilidade e tentar algo mais, se possível. Triste é saber que temos elenco para muito mais e ficarmos o tempo todo com medo da Z4.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Penso o mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Que segundo gol do Palmeiras foi aquele? Nem em pelada de solteiros x casados o zagueiro leva aqueles dribles que o Saravia levou. Muito fraco na marcação.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, achei tão ruim quanto a bola perdida no terceiro gol.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Separando as enormes diferenças, o caso de ontem me fez lembrar o Felipão em 2014.
Sem o seu melhor jogador, Neymar, e enfrentando uma seleção tradicionalíssima, Alemanha, que contava com alguns jogadores de qualidade técnica superior, basta verificar as escalações, Felipão foi para um 4-3-3 insano-suicida com Hulk, Fred e Bernard...
A Alemanha foi com apenas o Klose originariamente atacante... O meio de campo foi com Schweinsteiger, Kroos, Müller, Ozil e Khedira; todos com conhecimento e domínio de meio de campo e boa chegada ao ataque.
O resultado foi o maior vexame já visto na história do futebol.
Não se desafia a lógica nessas proporções.
E mesmo quando se tem superioridade, praticar a cautela é uma boa atitude...
Como deveria ter ocorrido em 1982, onde de fato a seleção da cbf era muito boa tecnicamente, mas a Itália não era fraca como alguns ousam relatar, embora tenha enfrentado algumas dificuldades na 1ª fase.
Jogando pelo empate, quando virou o 1º tempo em desvantagem e empatou lá pelos 25 do 2º tempo, não precisava achar que iria fazer o 3º ou 4º gols... O jogo já tinha dado mostras de que estava complicadíssimo.
Nos dois casos, uma cautela não significa jogar com medo, por uma bola, nada disso, e sim atender as exigências de momento.
Voltando ao jogo de ontem, não sou maluco de dizer que o Botafogo tinha alta probabilidade de vencer, mas o L. Castro poderia ter escolhido uma forma melhor do time entrar em campo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. É exatamente isso que penso também.
Abs e SA!!!