24/10/22

Diferença gritante

















Palavras do técnico Luis Castro após o decepcionante empate de ontem:

"- A equipe esteve bem até o gol do Fluminense, teve mais domínio, estava controlado. Teve uma mudança tática do Diniz. A partir desse momento foi o Júnior Santos que passou a fazer o papel que o Jeffinho estava a fazer. Ele demorou um pouco em seu posicionamento e foi fatal para nós porque o lance não foi bem analisado. Sabíamos que o Fluminense faria uma pressão muito alta. Mas estou muito satisfeito com a equipe".

Quanta diferença entre os treinadores, né?

Enquanto o tricolor tirou zagueiro, jogou volante para a defesa e colocou um meia, o botafoguense fez apenas trocas de lados entre os ponteiros. E usou apenas duas substituições por questões físicas, afinal, o time estava muito bem, correndo a beça e buscando o terceiro gol o tempo todo, né?

Ainda bem que dinheiro não é problema para o Textor, pois queimar R$1,5 milhão por mês é luxo para poucos.

Pena que o Botafogo que paga o pato.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Sergio disse...

O que mudou o jogo foi o pênalti inventado pelo juiz. Até aquele momento o time do ectd não teve nenhuma chance de gol clara. O Diniz é tão bom que conseguiu tomar três porradas seguidas, sendo uma delas a humilhante virada do Atlético Goianiense que perdia por 2X0 e virou para 3X2. O Diniz conseguiu ser eliminado de todas as competições inclusive um baita goleada do Corinthians com um time montado há muito mais tempo que o Botafogo com um time montado para disputar um LA , também devidamente eliminado na pré LA.
Fora isso, o Botafogo perdeu 3 jogadores importantes do meio campo, Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Danilo Barbosa; o elenco do Botafogo é a conta do chá, o time completo é um bom time, desfalcado o banco não supre as necessidades mínimas em relação aos titulares.
Não se pode desconsiderar a saída do Eduardo que mexeu no meio o Del Piage entrou muito mal.
Uma pergunta simples: quais os reservas do Botafogo que tem condições de melhorar o desempenho do time? Piazon, Luís Henrique, Diego Gonçalves!
Esse time que jogou ontem mesmo desfalcado não tem nem 3 meses. Acho que deve ser muito fácil dar padrão de jogo para um time em tão pouco tempo.
Ninguém constrói um time da noite pro dia, os exemplos são claros. O grande time do Botafogo de 67/68 começou a ser construído em 63/64. Quanto tempo o Flamengo levou para montar um grande time, ou o Palmeiras? Posso estar errado, mas grande parte das críticas ao treinador me parece mais burra pessoal, uma antipatia desde que o cara assumiu.
Foi falado desde de o princípio por todos que estão trabalhando no clube, esse é um ano de reconstrução, o primeiro objetivo é se manter na série A, esse objetivo foi cumprido, o que vier depois disso é lucro. O problema que uma torcida carente como a nossa que nesse século XXI especialmente viu o time cair 3 vezes, viu um clube a beira de ser fechado, vislumbra uma pequena melhora, acha que vai ter um time para ser a seleção húngara de 54, como se referia a grandes times o Nelson Rodrigues. Longe disso. Mesmo tendo o sexto elenco mais caro do campeonato ainda está longe de ter condições de brigar pelas primeiras posições.
Para treinar, não conheço nenhum grande time que tenha sido montado quase no meio da temporada e sendo que o Botafogo ao longo do campeonato teve 3 times distintos e não conseguiu repetir o mesmo time pelo menos 4 vezes seguidas.
Bom se o atual maior investidor do clube tá satisfeito com os resultados e pretende elevar o nível do time ano que vem, prá mim isso basta. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Discordo, Sergio. O que mudou foi a forma do time se comportar em campo. Deu 15 minutos do segundo tempo e o time morreu. O senhor LC via o ECTD dominando a posse de bola e alugando nosso campo (mesmo sem tantas chances claras). E mesmo nesse cenário, nada era feito do lado alvinegro. Só aconteceu por questões físicas, nas habituais trocas seis por meia dúzia.
Por fim, discordo também em relação ao se o investidor está satisfeito, basta. O dinheiro é dele. O comando do clube, ídem. Mas eu, como torcedor, me reservo o direito de não aceitar passivamente quando tenho motivos (meus, é claro) de algo que me incomoda relacionado ao clube que torço.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vi outro jogo. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Tranquilo, Sergio! Essa é a graça de torcer. Assim como eu, muitos concordam com minhas observações e outros tantos com as suas. Eu sou partidário à saída (que não vai acontecer) do LC e você não. Tudo nosso!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Trecho do que disse o L. Castro e replicado no Post de hoje

"(...)Sabíamos que o Fluminense faria uma pressão muito alta(...)"

Contra o Internacional, após o jogo, afirmou o L. Castro:

"(...)A única justificativa que encontramos são as estratégias adotadas pelos adversários que nos roubam mais espaços quando estão no meio-campo e nos obrigam a desequilibrar aqui e ali. O gol do Inter sai de um desequilíbrio nosso."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/10/16/luis-castro-lamenta-nova-derrota-em-casa-elogia-postura-do-botafogo-e-fala-em-sabor-de-injustica.ghtml

Ou seja, está ficando cada vez mais claro que o L. Castro identifica a situação problema e não tem soluções para anulá-la ou mitigá-la.
O L. Castro, além de se preparar para o jogo e suas possíveis variáveis, precisa estar preparado para as ocorrências inesperadas, pois qualquer técnico iniciante, em tese, tentará preparar algo que possa surpreender o seu oponente.
Infelizmente, parece que o técnico português adota o futebol de manual, segue as instruções, como se tudo estivesse "combinado com os russos".
Para terminar, continuo com a mesma sensação que comentei anteriormente, sobre não acreditar que o L. Castro seja capaz de fazer o time evoluir ao ponto que acredito ser ideal.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, pois é. Se ele identifica e nada faz, em minha opinião significa atestar incompetência.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Entendo que a montagem de um time precisa de tempo e muito trabalho, mas acho que debater como esta se dando esse trabalho é possivel.
Sem debater capacidade técnica, o Real Madrid, joga em um 4-3-3, V. Jr., Benzema e Valverde. Entretanto, o uruguaio Valverde é originalmente jogador de meio de campo...
O Palmeiras, joga com Rony e Dudu como atacantes de origem;
O Flamengo joga "apenas" com G. Barbosa e Pedro, pois o outro que é mais avançado, E. Ribeiro, é originariamente jogador de meio campo;
O River Plate em seu último titulo de Libertadores, jogava com Pratto e Borré, depois com Matias Suárez e Borré... Dependendo do adversário, jogava com 2 atacantes de movimentação ou um de área, no caso o Pratto.
O meu questionamento é tentar entender porque o L. Castro em um trabalho ainda incipiente, quer jogar no 4-3-3 com os de frente originariamente atacantes, se não tem uma equipe com capacidade técnica para ser dominante.
Claro que existem equipes que adotam o sistema com 3 atacantes originais e são vitoriosas, mas o Botafogo não tem jogadores para esse sistema.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. E vou além: Incapaz de pensar e/ou tentar outras alternativas.
Abs e SA!!!