20/10/22

Falou tudo





















Um dos grandes zagueiros do Botafogo em todos os tempos, o Gottardo falou sobre a "joia" Matheus Nascimento, que por enquanto não mostrou suas qualidades entre os adultos e está em vias de renovar o seu contrato por mais cinco anos:

"- Não tem que entrar e resolver. Tem que entrar e jogar. É difícil, não o conheço no dia a dia, como é a personalidade dele, se é acanhado, tímido, introvertido, estou vendo de fora. Eu com 17 anos estava no profissional jogando uma Segundona em São Paulo, não existia falta naquela época, batia e apanhava (risos). Depois fiz teste no Guarani com 18 anos. O que falta ao Matheus Nascimento é posição, assume. O tenista começa a carreira com 5, 6 anos, com 20 já é veterano, pensando em desistir. Depois ficam feras, a fisiologia mostra que podem ir além. Atleta de futebol não, tem que mostrar. Com 18 anos ele já é adulto para jogar bola, tem que virar a chave. Não sei quem é o empresário dele, como a família o trata, tudo tem que ser avaliado. É um profissional, tem bola para jogar, mas tem que fazer por onde. Tem que ver também se o treinador está orientado da forma como tem que ser, como estruturar o Matheus Nascimento no jogo. Tem 18 anos, pegou Seleção de base, podia estar um pouco mais adiantado, até beliscando início de partida também".

Perfeito! Finalmente alguém do meio (e com conhecimento de causa) falou a real.

Homem de 18 anos já é considerado adulto na vida. Se recebe salário de gente grande, tem fama adquirida na base e toda estrutura para desempenhar seu trabalho, deve ser cobrado como tal. Chega de passar mão na cabeça, chamar de "menino" e esperar o desabrochar da rosa quando assumir a "maioridade aos 30 anos".

Parabéns, Gottardo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Patinhas disse...

Rodrigo.

Não querendo contrariar os que entendem de futebol, mas eu nunca ví bola nessa cabeluda. Aliás, esse tipo de jóia vc encontra com facilidade naquelas bancas de camelo ali na rua Uruguaiana. O sempre vejo é ele sempre ajeitando o arco naquele cabelo horroroso em campo. Jogador de futebol é um privilegiado, tem sempre alguém passando pano na cabeça.

Quem sabe da vida dele é o velho Jocob, que nunca foi bobo. rsrsrsr

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Patinhas, sim. É um jogador absolutamente normal.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O pronunciamento do Gottardo apenas confirma que a conversa de que os jogadores de ontem não atuariam hoje é uma lorota daquelas.
O trecho "(...)não existia falta naquela época, batia e apanhava(...)" é uma verdade inconteste.
Os grandes jogadores do passado foram forjados em grandes dificuldades, não tinham tantos aparatos científicos à disposição, como ocorre atualmente com esses caras que entregam quase nada dentro de campo.
E um outro grande zagueiro, Mauro Galvão, aos 18 anos era titular do Internacional na campanha do título invicto de 1979.
E sobre tenistas, outro dia o Federer se aposentou, aos 41 anos... Iniciou a carreira entre os profissionais em 1998, com 17 anos e em 2000 já fazia a sua 1ª final.
Em resumo, todos sabemos que nem todos chegarão a ser os supercraques, mas o futebol está se excedendo na filosofia, no excesso de cuidados que acabam por retirar o pouco de confiança que o profissional necessita ter.
Para terminar, volto a repetir o que já escrevi aqui no Blog em 359 oportunidades.
Esses jogadores de hoje teriam sido devidamente engolidos se estivessem na conhecida Batalha de Rosário, como ficou conhecido o confronto entre Brasil e Argentina pela Copa de 1978.
Finalmente alguém para falar o que de fato acontece.
Meu desprezo total ao futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Total, Marcio! O Gottardo falou tudo. Essa babaquice de "menino", "vamos valorizar os pratas da casa", "joia"...tudo coisa de torcida tiktoker, geração Neymar.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Perfeito o Gottardo. Sempre costumo dizer que um cara de 18 anos pode ir para a guerra, logo é adulto e jogar futebol é bem menos complicado que encarar um campo de batalha.
Espero estar errado, mas até agora o Matheus Nascimento não justificou ser chamado de jóia, pelo menos nos profissionais. Domingo contra o Internacional por exemplo ele entrou e não conseguiu sequer dominar uma bola. Teve um lance na grande área que se ele tivesse um mínimo de capacidade conseguiria concluir para o gol, mas falta aquele toque. Tomara estar enganado e que seja um craque, embora não acredite. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Sergio! Chega de frescura. O muleque ganha muito bem e já passou da hora de mostrar o mínimo do que sempre cantaram a seu respeito.
Abs e SA!!!