26/10/22

Finalmente!

















Milagre!

Finalmente o Botafogo voltou a vencer dentro de casa.

Hoje, um importantíssimo 2 a 1 sobre o Bragantino.

Resultado que nos leva (pelo menos até amanhã) ao oitavo lugar no campeonato.

Só por isso, valeu demais. Afinal, dissemos ao longo da semana que este confronto seria daqueles em que 1 a 0 já seria goleada. 2 a 1 então...

Não chegamos a levar sufoco em momento algum da partida, mas quase complicamos um duelo que estava fácil, tamanha a quantidade de chances desperdiçadas na primeira etapa.

Quando os caras empataram no segundo tempo, cheguei a temer por outro fracasso...
...até que o Tchê-Tchê nos garantiu os três pontos.

Partida ok, sem tantos brilhos, mas longe de ter sido horrível como em alguns compromissos recentes.

Ufa! 

Continuamos vivos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Klaus disse...

Valeu pela vitória. LC mexeu bem ao colocar PK e soltar mais Tchê Tchê. Os dois foram muito bem hoje. Agora é ir pra cima do Cuiabá no Niltão e lutar por um vaga na pré-libertadores.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Klaus. E ainda bem que deu certo, pois essa mudança eu acho que deveria ter sido feita ainda quando estava 1 a 0.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Agora que lateral fraquinho esse Daniel Borges uma tremenda avenida no 1ccontra 1 é mole para o adversário
Esse treinador gosta de fortes emoções.
O buraco na defesa era em cima do Daniel Borges.
Jogo fácil e quase complicaram.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, eu acho pior o Rafael. Explico: A gente critica tanto o Saravia e Daniel...e quando está em condições físicas (sem se machucar), o Rafael não entra em campo. É a grande decepção desse elenco.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No primeiro tempo o Botafogo foi escalado com 4 jogadores originais de ataque, onde pressionou bastante, explorou as bolas longas, já que não teria como jogar com o seu meio de campo e teve sucesso ao marcar o gol por volta dos 17 minutos.
E poderia até ter ampliado se houvesse um pouco mais de inteligência de jogo do V. Sá e do Jr. Santos.
Para compensar a ausência de jogadores originais de meio de campo, Jeffinho pela esquerda e V. Sá pela direita desceram muito para fazer a compensação, o que entendo desperdiçar a capacidade de drible do Jeffinho.
Por volta dos 30, baixou um pouco o ritmo, mas não foi ameaçado.
No segundo tempo o Botafogo voltou com a mesma escalação e tentando retornar a pressão de boa parte do primeiro tempo; como é um esforço físico é muito grande, fica difícil manter o ritmo e assim o adversário começou a ficar mais com a bola e chegou ao empate pelos 18 minutos em uma bola que o excelente Adryelson não conseguiu cortar.
Neste exato momento, L. Castro procedeu a 1ª substituição, P. de Paula no lugar do ruim V. Sá.
E logo aos 25 minutos, o P. de Paula lançou uma belissima bola para o Jr. Santos, que devolveu para a área, a bola resvalou em algum adversário e sobrou para o valente Tchê² marcar o 2º gol, que deu números finais ao placar.
Depois o ainda entraram Piazon no lugar do Jeffinho aos 34 e D. Gonçalves no lugar do Jr. Santos aos 43… Não sofreu grandes ameaças até o fim do jogo.
Observações:
1) O Time se entregou durante os 90 minutos;
2) É preciso encontrar uma maneira de recuperar o P. de Paula, pois é inegavelmente talentoso.
Hoje, entrou no jogo mais recuado e posicionado entre os zagueiros nas saídas para o ataque;
3) Não gosto quando o Botafogo “abdica” de jogar com o meio de campo e o L. Castro demorou um pouco a entender a necessidade de povoar e dominar o setor. Corre um risco por vezes desnecessário.

De qualquer forma, o importante nesse momento é que o Botafogo tem mais 3 pontos na conta.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Concordo com tudo. E acrescento: Não dá para o Tiquinho continuar tão isolado só recebendo bolão pelo alto para brigar igual pivô. Ele tem muito talento e pode ser melhor explorado.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pra mim, no meu campeonato de 46 pontos já conquistei pra relaxar. Então, terminado meu campeonato faço as segtes avaliações: Gatito, Adryelson, Cuesta e Marçal, EXCELENTES. Eduardo e Lucas Fernandes e Tchê MUITO BONS. Tiquinho, EXCELENTE. Jr Santos e Victor, bons. Jeffinho, MUITO BOM. Rafael, infelizmente urubu cagou na cabeça dele. Decepção (nem tanto) a bijuteria que não soube aproveitar inúmeras chances e mostrou que não passa de uma aposta em pagaré. Treinador, não me convenceu mas, lógico, melhor que os trejeitos brasileiros da dança das cadeiras. 23 será bem melhor.
Jacob

Marcio disse...

Rodrigo, penso que essa situação do Tiquinho se dá por dois motivos:
1) A falta de mais um jogador de meio de campo;
2) Por consequência da falta de mais um de meio de campo, os pontas estão obrigados a descer para ajudar na marcação.
Ou seja, na bola longa, o Tiquinho precisa se virar para dominar e esperar a chegada dos pontas e/ou de algum de meio de campo.
Deste modo, acho que um volante mais fixo, permitiria ao Eduardo (não joga mais nesta temporada), L. Fernandes e até ao Tchê² se aproximarem do Tiquinho de forma mais constante, já que precisariam percorrer uma menor distancia.
Veja que o Tchê², Eduardo e G. Pires já fizeram gols nessa situação de chegar à área adversária...
Além disso, mais descansado, Tiquinho obviamente se torna um atacante bem mais perigoso e o ponta, seja lá qual for, com liberdade de ação.
Entretanto, quando a jogada não sai, o contra-ataque adversário quase sempre é perigoso.
Para terminar, o elenco do Botafogo não é de "nível A", mas acredito que está em um rendimento um pouco abaixo das suas possibilidades e inclusive a colocação na tabela poderia ser bem melhor com um pouco mais de objetividade em alguns jogos.
Acho que o elenco montado não se encontra com o esquema de jogo preferido pelo Castro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, sim. Para mim, já temos titulares absolutos para o ano que vem: Gatito, os dois zagueiros, Marçal, Tchê, Lucas e Tiquinho. As outras 4 vagas precisamos de titulares também e desse elenco aproveitar uns 70% para composição de grupo.

Penso igual, Marcio.

Abs e SA!!!

João disse...

Quando eu vi que o Botafogo entrou numa espécie de 4-2-4, confesso que xinguei o treinador.
Esse time do Botafogo tem qualidade técnica, mas quando chega no tal do terço final, devolve a bola pro adversário.

Hoje depois do empate do Bragantino achei que novamente a vaca iria pro brejo, pois rolou um apagão e o treinador não mudava. De todos os jogadores, o Tche-Tche mereceu demais esse gol.

O time precisa aprender a matar jogos e parar de botar o adversário novamente na partida.

Rodrigo Federman disse...

João, quando eles empataram eu também temi pelo pior. Ainda bem que não foi assim hoje. Rs
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Rodrigo e amigos, vendemos sem tomar sufoco. O time se portou bem e se dedicou o jogo todo. Hj temos uma base: Gatito, zagueiros, Marçal, tche2, Jefinho e tiquinho. Temos que encontrar um volante de marcação e um cara no meio campo que pense o jogo. Se essa pré libertadores realmente vier, podemos encorpar mais o elenco.

Sobre o PK tem futebol, mas tem que ter cabeça. Se recuperado, pode fazer diferença nesse meio campo do time.

SA.

keven disse...

Se não fosse os pontos bobos perdidos estaríamos no G6 com muita tranquilidade.isso mostra que o time não é ruim .mas,precisa de uma meia atacante bom para fazer dupla com tiquinho ( está na hora de testar o GS por ali, quando estiver disponível).

Parabéns a diretoria por terem trazido o Marçal, o adryelson e o tiquinho.otimos achados titulares indiscutiveis.

Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

André, gostei da entrada do PP.

Valeu, Keven.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Críticas são necessárias, mas admitir que o Castro foi muito bem hoje é também verdade. Entrou com um time no 4x4x2 por necessidade (muitos lesionados no meio: Eduardo, Lucas F e Sauer). Fizemos um primeiro tempo muito bom e merecíamos sair com um placar mais elástico. O Barbieri, que de bobo não tem nada, observou os espaços que nosso esquema dava no meio e montou bons cruzamentos nas costas do Adryelson. O primeiro que quase foi gol foi idêntico ao segundo que foi fatal. Novamente mérito do Castro que resolveu a questão com a excelente entrada do PP.
Acho até que o time que terminou a partida deve ser mantido com o PP no lugar do decepcionante Victor Sá.
Agora uma pergunta aos amigos, além do Victor Sá que esqueceu o que é jogar bola, e o Luiz Henrique hein??? Esqueceu também? Veio à passeio? Parece que sim...do jeito que está acho que será devolvido.

Marcio disse...

Sobre o L. Henrique, penso que de ponta promissor, passou a ser trabalhado para também ser tático e ficou no meio do caminho...
Nem tático e nem de desequilíbrio.
Com as gigantes diferenças respeitadas, nem todos os jogadores conseguem fazer exemplarmente duas funções em campo; nem todos são o Zagallo.
Aliás, sobre quem joga nas pontas e precisa de evolução, cito o Jeffinho... E a evolução que entendo ser necessária para ele está na escolha do último passe e também nas finalizações e não no retorno na marcação, o que não significa fechar uma linha de passe.
Acho que no Brasil, poucos jogadores têm a capacidade de drible que o Jeffinho tem, tanto em velocidade quanto com a bola dominada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. E ele está um rinoceronte!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, quando um jogador recebe uma proposta de outro clube, a análise não pode ser apenas financeira, embora importantíssima.
É preciso tentar entender a cultura de futebol do clube e também quem está no comando técnico, cruzar essas informações com o seu próprio estilo de jogo e tomar a "melhor" decisão.
Infelizmente os jogadores em sua grande maioria entrega a decisão aos empresários, que não entram em campo.
Veja o caso do Antony do Manchester United.... Segundo as informações ele também tinha propostas do Bayern e do Liverpool; não sei os motivos da escolha, entretanto não descarto que pode ter sido motivada pelo fato do seu ex-técnico no Ajax, Ten Hag ter ido ao clube de Manchester.
Embora esteja muito longe de afirmar que qualquer escolha fosse ruim. Liverpool, United e Bayern?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Muitas vezes eles são pessimamente assessorados.
Abs e SA!!!