04/10/22

Nada explica














Ao final do jogo de ontem, o técnico Luis Castro falou sobre ainda não efetivar o Rafael no time titular:

"- O time vinha tendo um bom comportamento ao longo dos jogos. Nos últimos quatro jogos tínhamos somados 10 pontos enquanto equipe, não foi jogador A, B ou C. E entendemos que deveríamos dar continuidade ao time a não ser aquelas substituições que achamos que eram normais, como trocar um zagueiro do lado esquerdo por outro, como o Kanu, o Hugo na lateral e a volta do Eduardo".

Bom, de cara, lembro que penso diferente de quase toda a torcida no que diz respeito ao Saravia. Não acho um engodo como muitos consideram. Mas, mesmo assim, se você tem um Rafael (por todo oba-oba e carreira) no banco, liberado pelo DM...
...e não o escala, desculpe o treinador, mas tem que dar maiores explicações.

Sabidamente o Rafael é mais jogador. Logo, nada justifica mantê-lo no banco. 

Vou além: Seria ainda melhor tê-lo improvisado lá pela esquerda do que o péssimo Hugo. 

E digo mais: Se ele quis dar continuidade ao time, por que tirou o Victor e voltou com o Jeffinho? Por que manteve o Jeffinho o jogo inteiro, mesmo atuando pessimamente?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Damião disse...

O erro de LC, foi enfrentar o melhor time brasileiro na atualidade, sem fortalecer o sistema defensivo, na ausência do Cuesta e Marçal. Se pelo menos tentasse escalar 3 zagueiros, talvez obtivesse um resultado melhor. Essa derrota, como muitas outras, entra na conta do LC. Porque não entrou com Victor Sá, que poderia ajudar o fraco Hugo pelo setor esquerdo e manteve o Jeffinho jogando pessimamente?

Rodrigo Federman disse...

Damião, isso que contesto. O cara recebe 1,5MM. É obrigação dele pensar em alternativas, formas de jogo, outras opções e estudar os adversários. E não tentar, à forceps, impor o seu estilo preferido, independente do rival, situação, etc.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, o pior de tudo é que simpatizantes do LC na mídia esportiva, o defendem como se fosse um gênio e criticam aqueles que não concordam com o seu modo de ser.
Quando o JT o indicou e li alguns elogios ao treinador feito por um jornalista muito convencido e petulante, que se acha o dono da verdade, procurei saber com os meus patrícios quem era a figura. Lamentavelmente, pelo menos até agora os meus conterrâneos tinham razão em seus comentários sobre o treinador.
Não gosto dele como pessoa, mas sempre disse aqui que torceria para que desse certo, pois o importante para nós é o nosso BOTAFOGO.
Como você bem disse, NADA EXPLICA escalar o time sempre da mesma forma, ontem com desfalques importantes na defesa, contra o líder e melhor time da atualidade.
A meu ver isso é típico de pessoas que se acham acima de tudo e de todos.
Vida que segue e peço ao JT que avalie melhor as suas opções para treinar o GLORIOSO.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Ele tem todo direito de gostar de esquema A ou jogador B, mas precisa analisar os seus adversários e saber quem está ou não à sua disposição. Insistir na mesma maneira de jogo independente de qualquer situação é algo que não pode acontecer. Principalmente de um funcionário que custa 1,5MM/mês.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Tinhas opções poderia ter entrado com 3 zagueiros e tiquinho e jefinho ns frente
Agora meu amigo esse técnico teve várias semanas cheias e ainda não descobriu que o Hugo tem de ser imediatamente liberado para o time molenbevk
O cara tem um defeito.nao sabe marcar o segundo a jogada foi toda em cima do.saraiva mais o Hugo ficou perdidinho pode olhar.ele deixou o atacante livre parecia que estava no mundo da lua.
O Palmeiras é tudo isso ou nosso time entregou de presente os gols.
Veja o gool do tiquinho e os gols que tomamos todos de falhas individuais
Não vem com esse papinho não perdemos pelos nossos erros


Marcio disse...

Essa declaração do L. Castro...
Considerando que para justificar o Jr. Santos no jogo frente ao Coritiba, ele falou da importância dos treinamentos, das concorrências por posições, vale dizer que em boa parte do tempo o Saravia não teve concorrência, pois Rafael se contundiu frente ao Fortaleza em 04/09 e D. Borges foi abduzido no caminho para o departamento médico, desde 13/08.

Disse o L. Castro:

"Há vários jogadores que lutam. Eles trabalham intensamente ao longo da semana e em função daquilo que é a semana, e não só o rendimento em jogo(...) A vocês pode surpreender porque a última coisa que viram foi o jogo. Mas entre um jogo e outro há seis, sete treinos."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/09/17/luis-castro-afirma-nao-sentir-alivio-com-vitoria-do-botafogo-em-paz-com-nossa-consciencia.ghtml

Uma pergunta: Se ele não colocou o Rafael porque o time vinha bem nos últimos 4 jogos, somando 10 pontos enquanto equipe, para justificar a permanência do Saravia, que já falhou 485 vezes nesta temporada, por que sacou o Jefffinho frente ao Goiás?

Já pode colocar o L. Castro no rol dos incoerentes ou ele ainda caminha para tal?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcos Antônio. E a gente ainda falou sobre essa situação e necessidade dias antes do jogo. Não é possível que o profissional que receba para ao menos pensar em situações não tenha conseguido. Ou sequer tentado.

Marcio, esse cara é arrogante ao extremo. Acha que consegue enrolar falando difícil. É incoerente demais.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.

L. Castro sobre o P de Paula:

" Patrick não estava com condições para vir ao jogo. O Patrick está aquém de quem podia vir ao jogo. Na vida é isto, ou se está em condições ou não está. E o Patrick já não estava em condições há tempos. Comigo, se não estiver em condições, não vai a jogo. Para mim, a semana de trabalho é sagrada. Respeito e dignidade no trabalho para mim são valores fundamentais"

https://extra.globo.com/esporte/botafogo/respeito-dignidade-no-trabalho-sao-fundamentais-explica-luis-castro-sobre-ausencia-de-patrick-de-paula-25583560.html

"Respeito e dignidade no trabalho são fundamentais", disse.
Cada caso é um caso e não sei exatamente qual o caso do P. de Paula, mas quando falava do Jeffinho e jovens, L. Castro disse o seguinte:

"Quando nos referimos a jogadores jovens, devemos ter muito cuidado, com nossos atos e palavras com eles. É um perigo muito grande lançar na equipe A sem sustentar e sem perceberam em que mundo estão. Porque rapidamente são envolvidos pelo que é o mundo do futebol e perdem consciência do que é o dever diário, quer em treino, no jogo ou na vida fora do jogo."
"É um perigo idolatrar jogadores, porque muitas vezes não tem estrutura para aguentar. Sabemos cuidar deles, dos nossos meninos, ainda têm muito a caminhar.

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-prega-cuidado-jovens-botafogo-equipe-nao-me-deixo-iludir-vitoria/

"(...)Tem uma coisa aos jovens que é muito perigoso: quando tem qualidade, é muito acarinhado pelos torcedores, imprensa, pelos pais, agentes, amigos, e quando se dá toda essa envolvência ele pensa que é uma estrela(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-fala-sobre-cuidados-especiais-com-xodo-do-botafogo-tive-muitos-jeffinhos-na-minha-mao-e-uma-tarefa-facil/

P. de Paula e Jeffinho são de 1999, o primeiro de setembro e o segundo de dezembro.
Embora o P. Paula tenha surgido mais cedo, considerando a sua idade e o que se referiu o L. Castro, pode ser que ainda possa se enquadrar nesse contexto.
Atravessando esse tema específico, me causa estranheza o L. Castro fazer essa referência, que pode sugerir talvez uma apatia do P. de Paula, quando o clube, através do médico, não revela quase detalhe algum dos contundidos.
Vale dizer que tal atitude na parte médica de não detalhar o quadro clinico não partiu do L. Castro, segundo afirmou o Dr. Gustavo Dutra.

Disse o Dr. Gustavo Dutra:

"O futebol é o único lugar que você espalha o diagnóstico para todo mundo. Essa postura hoje que temos de não dar o diagnóstico, salvo as cirurgias, é correto, porque você expõe a vida do jogador. Por que eu tenho que dizer que o jogador teve uma lesão muscular grave? Aí vem um clube que quer negociá-lo, e pensam: “Não, não vamos mais ali não porque tem uma lesão grave”. Não estou dizendo que foi por isso… Mas, quando você vai no meu consultório, eu não falo o seu diagnóstico para ninguém"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/coordenador-medico-botafogo-explica-opcao-nao-detalhar-lesoes/

Repito que desconheço o que ocorre com o P. de Paula durante os trabalhos no Botafogo e a sua não utilização pode ser causada por diversos fatores, mas considerando tudo o que citei acima, sobre as falas do L. Castro, a opção do departamento médico em não revelar detalhes dos contundidos, penso que o Botafogo enquanto instituição precisa determinar uma norma determinando o que pode ou não ser divulgado.
E se algum clube desejasse contratar o P. de Paula?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sobre o Patrick (inclusive), já escrevi e programei o post de amanhã! Caixa de pandora em General Severiano.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

O Bahia derrapando... demitiram Enderson Moreira e Freeland chamou o Barroca. Vixe! Isso serve de consolo para todos nós. E nisso aí que estaríamos agora se não fosse a SAF.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Li o comentário do Klaus, sobre o Bahia...
É incrível como os clubes brasileiros rodam os mesmos nomes o tempo todo.
E, convenhamos, essa lista restrita de técnicos não ajuda em rigorosamente nada, pois o cara sabe que após deixar um clube, logo será chamado em outro, mesmo que tenha resultados pífios.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Eterno 7 a 1.
Abs e SA!!!