01/10/22

Os companheiros sabem
















Acredito que 100% da torcida botafoguense concorda que o Marçal é absoluto na lateral esquerda e anos luz melhor do que o Hugo ou Carlinhos, né?

E se o cara que é o dono da posição diz que o elenco tem um atacante (que por coincidência joga muito pelo seu lado) que é acima da média, só ratifica o que comentei na postagem da última quarta-feira: O Jeffinho não pode ser reserva de Victor, Junior, Piazon ou qualquer outro. 

Nesse elenco alvinegro, não. Nunca. Jamais.

Palavras do Marçal sobre o seu companheiro:

"-  Jeffinho é um jogador peculiar, com qualidade gigantesca. Temos certeza que vai ter ascensão muito grande. Joguei com muitos jogadores lá fora, mas com poucos jogadores com essa qualidade".

É isso.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Marcio disse...

E o Marçal ainda complementou a respeito do Jeffinho:

"(...)Já falei que preciso que ele esteja fresco para atacar, mas dê uma força aqui quando estiver dois contra um, depois lanço a bola para ele(...)"

O que confirma o que sempre escrevemos por aqui, que uma coisa é ajudar na marcação, não permitindo que um adversário receba uma bola limpa, se colocar no caminho de um possível passe, outra completamente diferente é ter mais preocupações defensivas do que ofensivas.
Como disse o Marçal, é preciso que o Jeffinho esteja fresco para atacar. que é ou deveria ser a sua obrigação principal.
E quem emitiu a opinião é quem tem por obrigação principal defender bem.
Tudo isso me dá cada vez mais a certeza de que esses técnicos estão demasiadamente preocupados em forçar os jogadores se adaptarem as suas preferências do que entender as capacidades do elenco e criar a melhor tática e potenciar as referidas capacidades.
E mesmo quem não vive diariamente no Botafogo, entende bem a qualidade do Jeffinho... Rivalidades à parte, li que o Júnior Capacete comentou que o Jeffinho não pode ser reserva, porque é o único que faz alguma coisa diferente.
Não posso deixar de reconhecer que o Júnior não foi um jogador qualquer e que dentro de campo viu de perto alguns dos melhores jogadores que este pais já formou.

E terminou o Marçal:

"É um moleque top durante o dia a dia, conversamos bastante, combinamos jogadas, ele é acima de tudo inteligente, pensa o jogo, não é só com a bola no pé."

Ou seja, não me parece ter um comportamento de "estrela" e espero que ter ido ao banco não tenha ocorrido por prevenção de uma situação futura hipotética baseada em experiências anteriores do técnico.
Jeffinho é titular!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Isso só mostra que o LC não conseguiu ou não quer aproveitar todo o talento e potencial do Jeffinho.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Jefinho tem tudo para ser um baita jogador, acho que ele precisa melhorar o fôlego, quando começa jogando o rendimento físico dele cai muito. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas isso também se explica porque o treinador pede para ele ficar indo e voltando o tempo todo. Com o seu talento, ele deveria focar e jogar livremente por todo ataque.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Jefinho já valeu por todo o projeto do Botafogo B e deve vir mais gente do Botafogo B
Projeto interessante!

Sergio disse...

Dirceu fazia isso, Zagallo, Sérgio Manoel, até o PC Caju. Não vejo o Jefinho ajudando tanto assim na marcação, no último jogo por exemplo mesmo entrando no segundo tempo não vi ele voltando tanto. Naquele time da Holanda de 74 todo mundo ajudava na marcação, era uma correria louca. Acho que o jogador bem condicionado fisicamente aguenta ajudar na marcação e não precisa ser o tempo todo. Lembrando que na final 57 o Saldanha mandou o Quarentinha colar no Telê para que ele não pudesse criar problemas, ou seja, atacante ajudar na marcação não é de hoje. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, eu não vou a tanto. Nem ao céu, nem ao inferno.

Sergio, os tempos eram outros. O futebol e condicionamento físico, idem. O Jeffinho entrou no segundo tempo justamente para atacar também. Enfim, eu acho que ele tem sido mal aproveitado pelo LC. E acho que ele poderia ser muito mais útil.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Zagallo foi um dos que melhor representou um jogador avançado que ajudava na marcação.
Entretanto, nem todos têm essa capacidade de fazer em nível bem aceitável duas ou mais funções.
Trago um exemplo recente, o Gabriel Jesus na Copa de 2018.
Uma matéria de 2 de julho de 2018, trazia o seguinte:

"O atacante Gabriel Jesus ainda não balançou a rede na Copa do Mundo, mas tem sido importantíssimo no esquema tático da seleção brasileira de Tite. Os números provam isso. De acordo com informações do site “FootStats”, ele é o atacante com mais desarmes e interceptações do Mundial. Além disso, é o terceiro em rebatidas de proteção lá na defesa."

https://extra.globo.com/esporte/copa-2018/ainda-sem-gols-gabriel-jesus-o-atacante-com-mais-desarmes-interceptacoes-na-copa-22844163.html

Dia de 2 de julho foi a data das oitavas, confronto com o México; em 6 de julho a seleção da cbf foi eliminada pela Bélgica, onde no segundo tempo a bola rondou a área e não teve um único pé para colocá-la para dentro. Ressalto que o técnico da Bélgica montou uma excelente estratégia para o confronto.

De nada valeram esses tais números positivos do G. Jesus.
Melhor seria, ter feito um gol/jogo, embora uma tarefa dificílima para qualquer atacante.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essa é a questão. E o Gabriel, apesar de ser mais jogador (no todo), não tem metade da habilidade do Jeffinho.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Não acho que o Jefinho tenha que fazer o que o Zagallo ou o Dirceuzinho faziam, e nem acho que o Jefinho nem tem sido tão sacrificado assim, contra Goiás nem ajudou tanto na marcação, mas o futebol atual há necessidade não digo que o atacante tenha que ficar correndo atrás do adversário, mas colaborar na marcação é uma necessidade.
Concordo que os tempos são outros, hoje o condicionamento físico é superior, põe isso mesmo é necessário uma participação maior dos jogadores, e não acho que o Jefinho tenha sido barrado por não ajudar na marcação, foi barrado porque contra o Coritiba não acertou nada e ainda foi fominha. Quanto a ir pro banco, se até o Ronaldinho Gaúcho que prá mim foi um gênio ficou no banco num jogo quando jogava no Barcelona, por que não o Jefinho? Um banquinho muitas vezes faz um bem danado. ABS e SB!

Marcio disse...

Terminou a possibilidade de mais uma vaga na Libertadores 2022 através do brasileiro, pois o São Paulo perdeu a final da Sul-Americana frente ao Independiente Del Valle.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas se o RG um dia foi para o banco, tudo bem que o substituto não era tão bom quanto, mas certamente era um bom jogador. No Botafogo, os outros pontas são muito inferiores ao Jeffinho.

Valeu, Marcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que me recordo é que naquela época, o Barcelona tinha Eto'o, Larsson, Giuly, Messi bem no inicio de carreira, todos que jogavam no ataque junto ao Gaúcho.
E no meio de campo ainda tinha no banco Thiago Motta, Iniesta e o Xavi, já que Deco, Edmilson e Van Bommel eram os titulares.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso que tô falando, Marcio. Tinham um gênio e muitos craques para suprir de vez em quando. Nós temos o bom e promissor Jeffinho e Junior Santos, Piazon e Sá de opções. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eu entendo a argumentação do Sérgio, mas no meu entendimento o Jeffinho está com uma nota média de 6 a 7 em suas atuações, ainda mais se considerarmos ser um jogador inexperiente.
Tem jogador no Botafogo que "reclama" readaptação ao futebol nacional enquanto Jeffinho, acho, não fez um jogo interestadual até chegar ao Botafogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso o mesmo, Marcio.
Abs e SA!!!