09/10/22

Sabor de goleada
















E o Botafogo segue subindo no elevador do Brasileirão.

Hoje, com muita chuva, venceu (1 a 0) o São Paulo em pleno Morumbi e entrando de vez na briga por uma vaga na pré-Libertadores de 2023.

Para as condições de jogo, vitória com V maiúsculo do GLORIOSO, que segue com aproveitamento superior a 50% em jogos fora do Rio de Janeiro.

Com o gramado encharcado, a prática de um bom futebol era algo impossível. Logo, precisávamos vencer na vontade e superação. E foi o que aconteceu, mesmo com um primeiro tempo bem acovardado, só querendo se defender.

Bastou retornar do vestiário com uma postura mais dominante, o alvinegro equilibrou por completo e diante de poucas oportunidades para ambos os lados, tudo indicava o empate...
...até que o Tchê-Tchê (partida monstruosa) foi agarrado na área e o árbitro marcou pênalti,

Tiquinho (outro monstro) na bola...e gol.

Três pontos incríveis e o Botafogo muito vivo.

Domingão terminando da melhor maneira possível.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

35 comentários:

João disse...

Dai a César o que é de César. Hoje o Luiz Castro foi bem, apesar de ter colocado o Gabriel Pires, que perdeu uma bola patética aos 52 e quase me faz ter um piripaque rsrs. Inverteu jogadores, tirou jogador que não estava rendendo, improvisou... Enfim, fez algo diferente. Todo o mérito pra ele.

Tche ao quadrado é fundamental nesse time. Desarma, dá passe, arruma pênalti. Me lembra muito o Sérgio Manoel, se mata em campo e joga pro time.

Tiquinho, Marçal, Cuesta, Adryelson são bola demais. Hoje é dia de comemorar.

Sergio disse...

Amigo, essa segunda janela fez com que o Botafogo tivesse realmente um time. Parabéns aos jogadores pela luta e pela sensacional vitória. Hoje foi um misto de waterpolo e pouco futebol, mas a garra do time do Botafogo foi impressionante. Valeu Fogão! ABS e SB!

Anônimo disse...

Domingo, centro histórico de Petrópolis, desci do meu apartamento para jogar um carteado com os amigos.
Cheguei atrasado, fiquei de reserva, esperando a dupla perdedora para entrar no jogo…
Resolvi abdicar da canastra.
Foda-se. Vou assistir ao jogo do Botafogo.
Esperava derrota, mas se há algo de que gostei, foi a entrega, a luta, o tempo inteiro. Não sei se as condições do relvado fossem mais favoráveis, a peleja seria outra, ou mesmo o resultado…
Parabéns pela luta aguerrida e pela vitória!
Sem medo de incorrer em erro, Adryelson e Marçal foram as melhores contratações do ano.
Levi

Rodrigo Federman disse...

João, apesar do sistema tático, hoje funcionou sim. Nas mudanças, ainda bem que não inventou. Exceto pelo Gabriel, que ao meu ver, não tem condição alguma de jogar.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, verdade. Agora precisamos buscar mais 1 ou 2 titularíssimos e reforçar o elenco.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, disse tudo. O time lutou muito. Merecedores do parabéns hoje. Eu acrescento o Cuesta nessa lista, amigo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma vitória, muito por mérito do time em campo do que pelo trabalho do técnico, sem esquecer, claro, do péssimo estado do gramado, castigado pelas fortes chuvas.
No primeiro tempo não teve jogo por parte do Botafogo, não organizou o jogo com o seu meio de campo, não teve presença no ataque e pouco ameaçou, embora não tenha sido ameaçado também.
V. Sá e o péssimo Jr. Santos estavam mais preocupados em marcar do que serem marcados. Qual a Lógica?
Não seria melhor ter mais gente no meio de campo?
E ainda perdeu o Rafael contundido e o Kanu Real Madrid foi para o jogo.
No segundo tempo o panorama não se modificou até que em uma jogada na área, Tchê² sofreu penalidade máxima e que o T. Soares cobrou com tranquilidade e colocou o Botafogo à frente no placar. Lá pelos 18 já tinha colocado em campo o D. Barcelos no lugar do L. Fernandes.
Depois do gol, L. Castro fez as substituições pra segurar a vantagem. P. Sampaio, G. Pires nos lugares do V. Sá e Tchê², respectivamente.
Observações:
1) Mais um jogo impecável do Adryelson, chega em todas as bolas, excelente sentido de posicionamento... Responsável direto pela diminuição dos gols sofridos. Muito bom!
2) Não entendo o porquê do Jr. Santos ter ficado os 90 minutos em campo.
3) Continua o técnico ignorando a importância do meio de campo.
4) Com o campeonato na reta final, não há como o Botafogo apresentar o jogo que acredito que deveria apresentar; assim, que venham as vitórias.
SA!!!

Klaus disse...

Não foi um jogo de futebol, foi uma batalha aquática. Mostramos garra e merecemos a vitória. Fora de casa só o Palmeiras tem mais pontos que o Botafogo. Mas, dentro de casa, estaríamos à beira da Z4. Temos que pegar uma vaga na libertadores, esse time tem que jogar em casa sem medo.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo bastante, apesar de hoje aliviar para o LC. Mesmo assim, eu também não teria mantido o Junior o tempo todo e me irrito com esse esquema em que os pontas são defensores e não atacantes.
Abs e SA!!!

Damião disse...

O Botafogo tem chances reais de conquistar uma vaga entre os oito times que vão disputar a Libertadores, bastando manter a pegada, não ter problemas de contusão e o LC, continuar acertando nas substituições, exceto a entrada do Gabriel Pires, hoje, que está bem acima do peso ideal. Aguardar mais uma semana para o próximo clássico. Vamos lá Fogão. S.A.




Rodrigo Federman disse...

Klaus, é hora de termos equilíbrio entre os jogos dentro e fora de casa.

Damião, ou repensar o esquema de acordo com o adversário e condições de jogo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eu desde sempre sou contra a esse 4-3-3 onde os pontas são obrigados a marcar.
Para ter o Jr. Santos e o Sá jogando dentro da linha intermediária defensiva, entendo que seria melhor ter mais um jogador de meio e tentar dar um refresco ao ponta que estivesse em campo, junto ao T. Soares.
Os pontas jogando nessa posição defensiva, fica quase que impossível uma jogada mais rápida às costas da defesa adversária e eles também não possuem a qualidade de quem ajuda a organizar... Não dá para correr 80m durante 90 minutos.
SA!!!

João disse...

Rodrigo, não precisa aprovar esse comentário. Como sugestão de post, pergunta pra galera se vale a pena pagar ou não pagar a participação do Cuesta no próximo jogo.

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Marcio.

João, já está na pauta para terça-feira. Rs

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vitória de muita vontade, mas revela algumas certezas: Gatito, Adryelson, Cuesta, Marçal, 2Tchê e Tiquinho fazem uma base definitiva pra 2023 e são fundamentais para essa sequência positiva. Lucas Fernandes, Rafael e Gabriel muito fora de forma. Estão em um nível físico abaixo do resto do time. Quanto ao Junior, apesar de destrambelhado, era um jogo pra ele ficar o jogo todo mesmo, pois sua força e explosão seguravam o ímpeto do S.PAULO. Eduardo foi importante também pela questão física, tanto quanto Kanú e Danilo. Vitória de superação.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, hoje foi na raça mesmo. O Eduardo eu acho que poderia ter saído antes também, mas não comprometeu. Agora, a avenida na direita continuou e o Kanu deu uma segurada quando entrou.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vale dizer que um time que pretende disputar títulos é forjado além dos jogos em que se apresenta bem e vence.
Jogar bem aproxima da vitória, claro, mas vencer quando está mal no jogo, vencer a fórceps, faz parte do contexto.
Hoje lamento um pouco a falta de pragmatismo em alguns jogos, onde pontos importantes escaparam.
O curto prazo poderia ter sido melhor dimensionado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Como por exemplo 8 pontos perdidos em casa para Goiás, Avaí e Juventude.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Parece que o Botafogo joga no 4-5-1, com os 2 pontas compondo a defesa pelos lados do campo. Aí, quando retomamos a bola eles estão muito distantes do ataque. Sem contar que um jogador como o Junior Bonde não demonstra ter jeito para marcação. Enfim...
Era jogo para atuar com muita garra e inteligência. E o Botafogo assim fez.
TT, não é de hoje, vem jogando muito. Adryelson é outro monstro! Que zaga, ele e Cuesta. Marçal e Tiquinho também ótimos e sempre bem.
E acabou sendo um bom jogo para perdermos o Jeffinho. Com o campo encharcado penso que o jogo dele acabaria bem comprometido.
Dá-lhe, Botafogo!
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, até isso deu certo. Perdemos o Jeffinho no jogo ideal.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Não é de hoje que o 2Tchê tem jogado muito, o motor do time, sem ser somente físico, mas com uma presença tática impressionante e uma boa técnica. Se apresenta para o jogo o tempo todo, se posiona tão bem que parece mesmo ser 2 Tchê em campo Será esse o motivo do seu estranho nome?

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Paulo. E olha que ele pode render ainda mais como segundo volante.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Fala Rodrigo e amigos! Eu já teria entrado com o Danilo no primeiro tempo. O SP estava ganhando todas. Quando ele entrou deu uma organizada e deu liberdade pro TT chegar mais a frente. Eu não estava gostando do TT, mas ele tem feito bons jogos. Mas eu ainda jogaria com 2 volantes pra dar mais proteção a zaga.

O JS é um bonde, não pode ser titular nesse time. Já que o LC insiste nesse esquema, tem que ser Jefinho, VS e tiquinho (baita jogador).

Hj temos uma espinha dorsal pro ano que vem. Se conquistar a libertadores, o time irá melhorar. Agora tem que achar um meio campo que saiba jogar. Pois o tiquinho não aguenta ir e voltar o tempo todo.

SA...

Rodrigo Federman disse...

André, também teria colocado o Danilo por conta do campo pesado e jogo físico. O LC arriscou e hoje teve sucesso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Tchê² sofreu com a depressão enquanto atuava no São Paulo.

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/09/09/tche-tche-revela-depressao-antes-de-chegar-ao-botafogo-tirou-toda-vontade-de-viver-meu-sonho.ghtml

Nem sempre um mau desempenho profissional é ocasionado por desleixo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, hoje lembrei-me dos meus tempos de jovem quando participava de jogos de polo aquático, rsrs.
A partida deveria ter sido interrompida e só recomeçá-la quando o campo estivesse melhor. No primeiro tempo não houve futebol e sim uma "peladobol" na água.
O importante foi a vitória e ALVÍSSARAS, nem acreditei quando O juiz foi ver o VAR e marcou a penalidade, pois normalmente o VAR funciona quase sempre contra nós.
Sobre a partida e atuações os amigos já disseram tudo e não vou chover no molhado.
Uma boa semana para todos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Jota, pelas condições, o empate estaria de ótimo tamanho. Mas acabou sendo melhor ainda. Rs
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Pena Patrick de Paula ter sido uma péssima contratação, se ele entregasse metade do que se esperava dele, estaríamos mais competitivos.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, pode dar a volta por cima ainda.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Aos trancos e barrancos estamos caminhado ! O jogo não foi bonito de se ver, mas ganhando 3 pontos pra que se importar com isso ? Somente a entrada do Kanú e suas pixotadas me deram preocupação. Esse cara faz a minha pressão subir !

Creio que se não fosse a incapacidade desse portuga, poderíamos estar mais a frente. O Botafogo tem uma enorme dificuldade em fazer gols, mas pelo menos com a chegada do Adryelson, mais o Cuesta e o Marçal estamos bem. só falta conseguir um lateral.

Agora o meio campo com Gabriel Piazon Pires, Lucas Pires Piazon e Danilo de tal, fica difícil. Aliás, quase impossivel.

Boa semana a todos os amigos.

Marcos Antonio disse...

Estou alegre e que continuamos ganhando.
Agora temos peças que não podemos perder Marçal cuesta tiquinho não temos substituto a Altura.
E digo mais o se não joga,mais as derrotas para flamengo ausência de tiquinho contra o Palmeiras cuesta e Marçal a sorte destas partida poderia ter sido outra

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, sim, poderíamos estar bem melhores.

Marcos Antônio, exatamente. Alguns não tém substitutos. Precisamos reforçar bem o elenco.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o P. de Paula, parece que ele mesmo já identificou o que fazer para melhorar a performance:

"(...)De acordo com o jornalista Venê Casagrande, Patrick de Paula tem tido acompanhamento de com nutricionista para ter a melhor forma física, profissional especialista em mobilidade, osteopata, preparação física e ainda possui um coaching mental para saber lidar com a pressão e cobranças. Além disso, o atleta vem fazendo treinando ainda mais que os outros no Botafogo(...)"

https://onefootball.com/pt-br/noticias/patrick-de-paula-investe-mais-de-20-mil-reais-para-voltar-a-ser-usado-por-luis-castro-no-botafogo-35962768

E já que o Botafogo investiu uma grana forte em sua contratação, precisa fazer o máximo esforço para que o jogador retorne o que dele se espera.
Um dos problemas na contratação do P. de Paula é que veio com um impacto que ainda não tem, dificilmente um jogador de 22 anos terá tamanho suficiente para liderar uma equipe.
O Botafogo pagou caro muito mais pela possibilidade do que pela realidade.
Penso que o importante no momento é trazê-lo a uma certa normalidade de participação dentro do grupo e a partir da próxima temporada iniciar o processo de recuperação dentro do campo e, espero, rapidamente ultrapassar os limites médios.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo integralmente!
Abs e SA!!!