18/11/22

As carências
















De acordo com alguns sites esportivos, o técnico Luis Castro identificou as posições que precisam ser reforçadas no ano que vem.

São elas: Goleiro, lateral direito, zagueiro e ponta direita.

Dessas, eu concordo principalmente com a lateral direita. E em minha opinião, para ser titular. Das outras três, creio que para composição de elenco, já que, no gol, creio que o Perri mostrou ter qualidades suficientes...
...não esquecendo que considero ainda mais importante do que um outro zagueiro, um reserva imediato para o Marçal e outro para o Tiquinho.

Sem contar um "camisa 10".

O que os amigos acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Marcio disse...

Penso que independente da quantidade, os contratados devem ter capacidade técnica para brigar pela titularidade; contratar para composição de elenco pode levar a busca de jogadores de nível mais "baixo" do que aqueles que o Clube considera titular.
Não podemos ter no elenco quem se entenda eterno reserva, pois em algum momento será chamado a atuar e isso pode ser fatal.
Em 2021, por exemplo, sem poder contar com o Fernández, o Botafogo foi buscar o D. Borges, que não foi bem, e quem felizmente segurou a situação foi o "3º na hierarquia", D. Loureiro.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Opa, salve, Rodrigo.
Vamos lá. O Perri não assustou, o que, na atual conjuntura, é grande coisa. Deixa eu me explicar: sim, mostrou qualidades, mas foram bem poucos jogos. Ao menos não se mostrou um Douglas Borges, Diego Loureiro, Saulo... Precisamos de outro goleiro, talvez no nível dele, para brigar pela posição. Com o Gatito fora, não sei por quanto tempo, não tenho idéia de como ele retornará, restam-nos o Douglas Borges e o Igo Gabriel - que pouco mostrou até agora.
Lateral direito é incontestável. É alguém de peso, para ser titular. Para reserva, já dispomos do "eterno reserva", o Rafael.
Zagueiro... zagueiro? Temos o Cuesta e Adryelson, ótimas contratações, dupla titular. O P. Sampaio dá para o gasto. Que o Kanu siga seu caminho, será que não tem nenhum júnior aproveita´vel? Ou então que encontrem algum jovem de potencial perdido por aí. Mas de zaga acho que estamos bem.
Ponta direita, concordo. Não temos nenhum. E espero que o Junior Bonde não permaneça.
Concordo com os reservas indicados, Rodrigo. Nem Marçal nem Tiquinho dispõem de reservas confiáveis.
Quanto ao "camisa 10", só a título de ilustração, pois ainda não captei muito bem, seria tipo quem (é só exemplificativo) ? De Bruyne, Arrascaeta, Ganso (este me parece mais um camisa 8, meio-campista mesmo), Scarpa, Leroy Sane (Bayern Munique) ? Acho que Eduardo e Lucas Fernandes poderiam jogar juntos, formando uma meiúca com Tchê² e, sei lá, o tal Danilo, deixando no ataque Tiquinho e Jeffinho. Ou, insistindo-se no indefectível 4-3-3, Tchê², Eduardo e LF, um ponta-direita, Tiquinho e Jeffinho.
Mas é claro que se viesse algum meio-campo/atacante (talvez o antigo ponta-de-lança) talentoso, de peso, eu iria adorar.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso é importante! Que não sejam reforços apenas para compor elenco. Que venham para titularidade.

Sim, Eduardo. Do nível do Perri. Mas, a princípio, acho que dá para iniciar a campanha com ele. Não sendo o Douglas, está ótimo! rs. O lance do 10 pra mim é vital! Não temos esse cara que para, olha, pensa e dita o ritmo.

Abs e SA!!!

Keven disse...

Precisamos de um armador, a gente só tem "8" elenco, precisamos de alguém para criar as jogadas para o tiquinho e precisamos de um atacante pelo lado direito.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Keven! Um time cheio de "oitos".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Gatito parece que vai fazer uma cirurgia e ficar um bom tempo afastado; então sim, precisamos de outro goleiro para brigar pela titulariedade com o Perri. Precisamos também de, na minha opinião:
- Lateral direito para disputar a posição com o Rafael.
- Lateral esquerdo para reserva do Marçal.
- Zagueiro não vejo necessidade no momento.
- Atacante para reserva do Tiquinho Soares.
- Ponta direita, para ser titular.
- E, finalmente, um camisa 10 extra-classe, aquele que numa ou mais jogadas individuais decida a partida.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, só discordo um pouco do Rafael. Para mim, precisamos de alguém para ser titular absoluto, já que o Rafael não faz a menor questão disso! Decepção!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Sobre o Jeffinho...

"(...) Nos 24 jogos em que esteve em campo neste Brasileirão, o camisa 47 deixou seus marcadores para trás 74 vezes. Foi o segundo maior volume de fintas certas na competição e a segunda maior média por 90 minutos de atuação - 4,1. Apenas o jovem Ângelo, do Santos, ficou à sua frente nos dois rankings."

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/cobicado-jeffinho-foi-o-segundo-maior-driblador-do-brasileirao,eabe45e9f541f5f174e3898fbd147d4empgbxfy7.html

"Quem me ajuda muito e me ajudou foi o Marçal, por jogar ali do meu lado. Ele me dava confiança, falava que não precisava voltar muito para marcar, ele queria que eu fosse para o ataque e decidisse, tudo que eu queria escutar (risos). Mas eu não podia ficar só esperando a bola, tinha que voltar, até porque ele (Luís Castro) é muito rigoroso com o sistema tático"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/jeffinho-destaca-ajuda-de-marcal-para-se-destacar-em-primeiro-ano-no-botafogo-ele-so-pedia-para-eu-atacar-e-decidir/

Sobre ser o 2º melhor driblador, considero que o importante é a região onde os dribles ocorreram e em quais circunstâncias, já que nem sempre o drible é a melhor opção.
Entretanto, é inegável a capacidade do Jeffinho para o drible e no meu entendimento, com margem para desenvolver esta e outras capacidades.
Já sobre o que falou sobre o incentivo do Marçal, sobre não precisar voltar muito para marcar, concordo plenamente.
Como sempre escrevo por aqui, uma situação é impedir um caminho para o passe, impedir que alguém receba a bola livremente, outra completamente diferente é jogar de auxiliar de lateral.
Vai descer 1, 2, 3 vezes e não por 90 minutos.
O futebol passa pela parte tática, coletiva, mas andam esquecendo que estas duas situações devem existir para maximizar o talento.
Que o L. Castro não faça do Jeffinho um jogador tático-comum.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é isso. Que dele seja aproveitado o que tem de melhor.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Na minha opinião, o Botafogo precisa de:
1) um goleiro. O Gatito não dá! Pode ser um bom pegador de penaltis, mas seus reflexos são apenas medianos, não sai bem do gol e sua reposição de bola é ruim (ele tira a maioria das opções de contra ataque do time retendo a bola por muito tempo com as mãos e passando muito tempo no chão com a bola nas mãos). Não tenho como opinar sobre o Lucas Perri pois pouco vi ele jogar, mas já deu para perceber que ele repõe a bola bem melhor do que o Gatito, tanto com os pés como com as mãos, e tem boa envergadura.
2) um, talvez dois laterais direitos (dependendo do que tivermos na base). O Daniel Borges até tem bom passe, mas falta-lhe qualquer tipo de ambição ofensiva, ele sempre prefere dar um passe mais seguro para trás, do que tentar uma enfiada de bola. Ele não se posiciona bem nem no ataque (não procura os espaços, no máximo tenta passar correndo pelas costas de quem estiver na nossa ponta direita), nem na defesa (marcando muito a distância, talvez por falta de velocidade, e só se aproximando do opositor quando ele já dominou a bola).
3) Um zagueiro central. O Adryelson se mostrou muito bom nas bolas aereas não dando facilidades para o atacante as dominar, e nas bolas cruzadas; mas também é muito fraco na hora de sair jogando. Dá inúmeros passes nas costas de nossos jogadores de meio campo, forçando-os a parar e se virar para poder dominar a bola. Muitas bolas perdidas pelo Patrick, Gabriel Pires, Lucas Fernandes e etc perto de nossa área são devidas à esses mal passes. Outra péssima característica é dar passes paralelos à linha de fundo em frente ao nosso gol, o Cuesta, Marçal e até mesmo o Patrick, precisaram se virar de qualquer jeito em alguns destes lances.
4) Talvez um reserva para o Marçal, embora eu ache que com tempo e treino o Hugo e o DG possam suprir a carencia.
5) Um reserva para o Tiquinho.
De resto, gosto do potencial mostrado em nosso meio de campo com o Tchê-Tchê e Gabriel Pires. Acho que o Lucas Fernandes precisa jogar a frente destes dois, com mais liberdade para armar as jogadas, e só me preocupo com a durabilidade dele. O Eduardo pode ser um quarto homem de meio de campo, jogando mais pela direita.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu discordo principalmente da lateral esquerda. Não espero nada de Hugo. É horrível.
Abs e SA!!!