15/11/22

Metas medíocres



















O diretor de futebol, André Mazzuco, fez uma análise sobre a posição final do Botafogo no Brasileirão:

"- Foi um ano que tivemos a nossa primeira meta batida, que foi a permanência na Série A e depois uma segunda meta da Sul-Americana. É por termos um trabalho extremamente importante de todos os envolvidos no projeto que nós tivemos o direito de lutar por uma Libertadores na última rodada. Isso foi possível porque nós conseguimos realizar mais ainda esse ano do que o esperado".

Eu tento, mas não consigo aceitar tal declaração patética e metas medíocres.

Permanecer na Série A (tendo Juventude, Cuiabá, Goiás, Avaí, Coritiba, Ceará...) não pode - NUNCA - ser uma meta. Isso deve ser OBRIGAÇÃO!

E sobre a Sul-Americana, porra, exceção feita aos rebaixados, apenas dois clubes não têm/tiveram acesso. Vamos comemorar uma vaga que obrigatoriamente até o décimo quarto colocado conseguiu?

Repito o que falei sobre a permanência na elite: Sul-Americana já seria OBRIGAÇÃO.

Uma Libertadores, ok, valeria sim, parabéns e registro positivo. Fora isso, desculpe quem bate palmas para a mediocridade, mas eu tô fora. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

Klaus disse...

É triste ver o Fortaleza, bem treinado, pegar um foguete e ficar no G8, enquanto o Botafogo, com elenco mais caro, ficar amarrado por LC e festejar a 11º colocação.
Se o elenco fosse aquele que terminou o 1º turno, tudo bem. Seria motivo de festejar. Mas com o que LC teve em mãos durante todo o segundo turno, foi um fracasso, principalmente após a nova sova que tomou do "poderoso" Cuiabá.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, o problema é que, pelo visto, não foi só o LC que achou o resultado final muito bom.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Considerando apenas o que disse o Mazzuco, posso considerar o discurso dentro do contexto.
Entretanto, algumas análises mais específicas podem ser feitas, considerando a exposição.
1) O Mazzuco, ao afirmar que a 2ª meta era a classificação à Sul-Americana, parece desconsiderar o contexto interno e externo do futebol brasileiro atualmente.
Externamente, o futebol nacional tem sobrado em relação aos rivais e entram como quase favoritos absolutos nas competições continentais e ao conquistá-las, mais vagas internas se abrem no ano seguinte.
Internamente, tem um grupo de equipes que largam com uma certa vantagem na disputa pelas 4 vagas iniciais, via brasileiro, para a Libertadores e que brigam também pelo título da Copa do Brasil, que assegura uma vaga para a mesma Libertadores.
Apenas para ilustrar, em 2020 o Palmeiras ganhou Libertadores e Copa do Brasil, apenas o 15º e o 16º ficaram de mãos vazias para 2021;
Em 2021, Palmeiras ganhou a Libertadores, A. Mineiro o brasileiro e Copa do Brasil, A. Paraense venceu a Sul-Americana e somente o Juventude, 16º, ficou de mãos vazias para 2022.
Agora em 2022, Flamengo venceu a libertadores e Copa do Brasil e se o São Paulo tivesse conquistado a Sul-Americana 2022, ocorreria o mesmo cenário de 2021, onde apenas o Juventude, 16º colocado, não jogou em 2022 uma competição internacional.
Ou seja, quem escapa do rebaixamento, corre sério risco de jogar uma competição internacional...
Nesse contexto, não necessariamente uma classificação para a Sul-Americana representa um grande feito.
2) O outro fator a ser considerado é que o Botafogo teve um investimento muito maior do que os seus "concorrentes" à permanência na série A. Inclusive fazer ajustes na 2ª janela de contratações.
Claro que a situação sem o investimento feito poderia ser pior, mas em alguns jogos faltou um pouco mais de pragmatismo, já que teoricamente falando, os outros poderiam ter um melhor entrosamento.
Para terminar, o Mazzuco, claro, precisa vender bem o seu trabalho e não está errado por isso, mas a 2ª meta, classificação à Sul-Americana, nem deveria ter sido objetivada.
Talvez fosse melhor determinar, por exemplo, uma colocação por volta do 8º, 10º lugar.
SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, medíocre, além das metas estipuladas, é ter um treinador apadrinhado por diversos motivos, dirigindo o nosso clube.
Meus patrícios tinham total razão quando me alertaram sobre a vinda do LC e eu, sem saber de certos detalhes dos motivos daqueles que o enalteciam, achava que poderia dar certo e até torci para que meus conterrâneos estivessem errados.
O amigo deve ter captado os motivos da turma que enaltece o BORDUEGA, pois eles se acham acima do bem e do mal, os demais torcedores são incultos, só dizem bobagens, etc, etc.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o que mais me espanta é ele encher o peito para falar que as metas foram atingidas.

Concordo, Jota.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, vendeu todos os sorvetes no bairro de Bangu em pleno mês de Janeiro e por volta das 12 horas.
Ou seja, precisaria fazer muita força para nada vender.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. É isso, Marcio. Perfeita analogia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

De qualquer forma, o que está feito não pode ser modificado e agora o que espero é que estejam fazendo uma avaliação plena das ocorrências da temporada, deste o topo da pirâmide, para corrigir os eventuais erros e melhorar o que foi positivo.
Diferente de outras temporadas, o Botafogo não precisará montar uma nova equipe.
Que tenham as necessárias competência e sabedoria.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, que haja inteligência e sabedoria para tiros certeiros.
Abs e SA!!!