30/11/22

Nova joia?














Ainda não dá para afirmar, mas eu arrisco a dizer que o Matheus Nascimento não será metade do jogador que sempre foi pintado na base do Botafogo.

É novo e ainda pode dar caldo? Com certeza, mas já não é mais garotinho e está com o elenco profissional (sem mostrar nada) há mais de uma temporada.

Enfim, eu não acredito!

Eis que agora "surge" uma nova joia pelos lados de General Severiano: Bernardo Valim (16 anos), que, inclusive, viajou com o grupo para Londres.

Palavras do auxiliar-técnico do sub-17 do clube, Pedro Palacios:

"- As principais características dele são a boa capacidade de passe, é um jogador que dá muitas assistências, tem boa passada e também é um bom finalizador. O que mais me chama a atenção nele, e que o torna mais diferenciado, é enxergar o que a maioria não consegue. Ele antecipa o jogo, conseguindo tomar mais decisões adequadas".

Que assim seja...
...mas calma...muita calma nessa hora.

O fato é que se for o tal "craque", mesmo com 16 ou 17 anos, mostrará suas credenciais.

Aguardemos...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Marcio disse...

M. Nascimento pode evoluir? Pode!
O trabalho do Telê junto ao Cafú é um grande exemplo.
Um outro exemplo é o Adriano, que segundo as informações disponíveis, fez toda a base como lateral até o Carlos Alberto Torres o colocar como atacante.
De atacante que chutava forte, ao jogar na Itália, trabalhou com o Cesare Prandelli, que se dedicou a ensina-lo a arte de fazer gols.
O Roberto Dinamite, com 17 anos iniciou a sua trajetória de goleador, fez mais de 700 gols.
E marcou o 1º gol no 3º jogo.
Mas a sua maturidade à época já era grande, como disse em entrevista naquela época, logo após o seu 2º jogo:

"Vou me matar em campo para fazer o gol que estou devendo à torcida. Domingo a defesa do Atlético não me deixou andar, acabei cansando de tanto fugir da marcação. Agora será diferente, o (Admildo) Chirol me instruiu bastante sobre passar pela defesa do Internacional."

"Mesmo se não fosse essa a situação, não posso jogar mal e decepcionar os torcedores, que estão curiosos para me ver jogar. Não sou o salvador do time, nem quero que atirem tudo sobre meu ombro, essa responsabilidade. Mas prometo fazer tudo para corresponder"

https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/ha-50-anos-dinamite-explodia-no-maracana-com-o-primeiro-de-seus-708-gols-pelo-vasco.ghtml

E o Dinamite é de uma época em que os gramados eram ruins e se jogava em todo e qualquer estádio, o equipamento de jogo obviamente não era como os atuais, os zagueiros desciam a madeira sem pena...
E nem vou citar o Reinaldo, A. Mineiro e o PC Caju, que chegaram jovens e dominando com a mais alta capacidade técnica.
Um dos problemas que de longe vejo no M. Nascimento é o fato de parecer tímido para quem é centroavante.
Ele pode precisar de mais tempo do que outros para se estabilizar, pode precisar de trabalho para que isso ocorra, mas precisa ser cobrado enquanto jogador profissional que é.
Quanto ao Bernardo Valim, não conheço e não posso fazer qualquer avaliação; mas espero que seja o que de fato dizem ser.
Entretanto, sempre fico meio desconfiado, já que a cada temporada surge alguma joia e se eu não estiver enganado, o último da base com técnica um pouco acima que foi revelado foi o Djair.
Enquanto torcedor, penso que o Botafogo precisa parar de alardear que tem joias na base.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o problema maior é que logo criam craques que na hora do vamos ver não vingam. Tomara que seja diferente com esse rapaz.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, no passado os jogadores de futebol eram apenas jogadores de futebol e não havia todo esse marketing envolvido, tanto o pessoal quanto o institucional.
Hoje os caras precisam vender camisa, caneca, caneta, chaveiro, entre outras bugigangas.
Deste modo, quando aparece alguém que faz duas embaixadinhas, já começam a preparar o terreno para "vender" o craque.
Obviamente que entendo que os tempos mudaram, mas o futebol atual está cheio de craques apenas carimbados como tal.
Qualquer garoto com 17 anos, já utiliza chuteiras coloridas, cabelo estiloso e muita marra.
Nada mais do que isso!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Você vê agora, um Matheus Nascimento que sequer mostrou nada na carreira já tem até comemoração de gol personalizada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Segundo informações, o SBT transmitirá o amistoso do Botafogo frente ao C. Palace.
Amistoso esse que ocorrerá no dia próximo dia 3 às 9h30.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio. Eu vi isso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Blá blá blá... nem conheço esse jogador (esse papo de chá,ar de menino já encheu o saco). Portanto, se não o conheço de opinar. Meu blá blá blá é dirigido a essas opinões técnico-embasadas de pessoas da equipe técnica ou de especialistas-comentadores-jornalistas que já querem formar prévia opinião pública.
A mais recente foi a do MN que de jóia só tem o barro da Várzea do que é feito. Foi assim com aquele Luiz Henrique (lourinho), Matheus Fernandes, o atual porcaria Luiz Henrique e a lista não termina nunca.
Deixa o cara jogar e cada um de nós que construa a sua própria opinião.
De ídolos “jovens egressos da base” feitos de barro já tô de saco cheio. Pega um velho rodado como o Tiquinho e o Marcão e o Lucas Fernandes e o Eduardo e vamo que vamo.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai!
Abs e SA!!!