17/11/22

O melhor e o pior

















Findado o Brasileirão, uma publicação rápida para debate: Quem foi o melhor jogador alvinegro e o pior ou grande decepção?

As minhas escolhas são:

Melhor: Cuesta - chegou e tomou conta da quarta zaga. É forte, rápido, técnico, raçudo e tem personalidade para comandar os companheiros e intimidar os adversários.

Pior/Maior decepção: Rafael - Tirando a grave contusão no início do ano, retornou e sempre foi relacionado para o banco, mas nunca garantiu a titularidade absoluta, sendo, muitas vezes, preterido por Saravia ou Daniel Borges. E mais irritante é que jamais demonstrou insatisfação com a suplência, aceitando-a passivamente...
...talvez porque tenha menos cobrança.

Um cara que chega com status de craque, camisa 7 e não consegue ser titular de Daniel Borges e Saravia para mim é uma fraude.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que a impressa portuguesa falou dele, esperava mais do Gustavo Sauer. Eles até exageraram ao dizer SE TRATA DE UM JOGADOR PRONTO, PODEM ESPERAR MUITO DELE. Assim foi o ano, só no departamento médico e atuações pífias. Adryelson pra mim fez uma bela dupla com o Cuesta, mais entrosados tem tudo pra renderem mais.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, até porque a estreia do Sauer foi boa. Depois caiu até se machucar.
Abs e SA!!!

João disse...

Victor Sá, Sauer, Piazon... A disputa é acirrada. O Rafael eu nem considero. O melhor eu considero o Lucas Fernandes, deu outra dinâmica pro meio campo.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, João! O LF foi uma grata surpresa também.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Escolher a maior decepção é uma tarefa complicada, pois muitos decepcionaram. Para mim o pior de todos foi PK. Contratação mais cara da história, chegou com status de jogador diferenciado e que seria a referência do time. Um fracasso total.Não entregou nada que se esperava dele.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, o PK realmente tá na mesma leva do Rafael (para mim), pois além de muita expectativa, em momento algum se inconformou de não estar atuando. Os dois!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para cravar apenas um nome para cada questionamento, acho complicado, mas vou tentar explicar o que penso, considerando os nomes que terminaram a temporada.
Entre os melhores eu coloco o Cuesta e o Adryelson,
Sendo que o Adryelson, que eu não conhecia, também entra no grupi das boas surpresas, ao lado do Jeffinho que é o único jogador capaz de algo diferente.
Entre os bons e regulares, coloco o Tchê Tchê, L. Fernandes e Marçal.
Entre os ruins, Saravia.
Entre as decepções, coloco o P de Paula, M. Nascimento e Rafael.
P. de Paula tem talento, mas precisa fazer valer tal fatot dentro de campo, viveu de lampejos e isso é muito pouco.
M. Nascimento, que afirmam ter talento, me pareceu muito acanhado e sem os necessários faro e fome de gols.
Aos dois, como são jovens, contam com o tempo para correções.
A decepção maior é o Rafael, contusoes à parte, deveria, pelo menos, ter ido a campo no último e decisivo jogo do brasileiro.
Com a vivência de M. United, onde esteve em grandes jogos, deveria ser titular, mesmo fira de forma.
Os concorrentes eram Saravia e D. Borges...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo total com a observação ao Rafael, principalmente. Quanto ao Saravia, acho que penso diferente da imensa maioria. Achei uma temporada nota 5. Ou seja, passa de recuperação e no meu grupo, ele seria o reserva em 23, dispensando os outros dois.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Estou estranhando ainda não ter lido nenhuma menção ao Eduardo.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, vi o Eduardo como muito mais importante taticamente do que partidas exuberantes. Ele é importantíssimo para o time, mas para mim, Cuesta e Adryelson foram incríveis.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, em relação ao Saravia, o vi quase sempre muito ruim em campo e por isso discordo da sua opinião.
Lembro que você disse que era um bom lateral e que chegaria para ser titular... Deste modo, entendo que você acompanhou uma boa quantidade de jogos do argentino anteriormente e pode até ter percebido os motivos dele não ter rendido por aqui.
Eu mesmo, quando contrataram o Pablo Zeballos em 2014, entendi ser uma contratação que agregaria, pelo que havia assistido dele em algumas Libertadores. O paraguaio foi mal por aqui, embora aquele Botafogo faria até o NILTON SANTOS ter enormes dificuldades.
Independente de tudo, ainda bem que nem sempre há unanimidade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O que vi dele no Inter, gostei bastante. E mesmo convicto de que não foi o mesmo, considerei a passagem dele aqui como razoável (faltando bastante de orientação do treinador) e infinitamente melhor aos dois que continuarão.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Objetivamente, o melhor, Cuesta. Pior, difícil, talvez o Daniel Borges. Haveria candidatos caso estivessem ainda no Botafogo, tais como aquele lateral esquerdo Jonathan Silva e o Diego Loureiro.
E maior decepção, incontestavelmente, na minha opinião, o PdeP. Chegou sendo a contratação mais cara da nossa história, com fama de "esse escolhe camisa", nunca entregou sequer parte do que dele se esperava, andou falhando e terminou sendo reserva.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, valeu, amigo. De fato, o Patrick foi irritante. Ele e o Rafael são dois caras que não se incomodam em serem reservas. Isso é mediocridade demais.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Lucas Fernandes e Victor Cuesta foram as melhores contratações da primeira janela. São titulares absolutos com os jogadores atuais, e em condições de brigar pela vaga entre os 11 mesmo quando qualificar mais o elenco.
Victor Sá bem antes de se lesionar, apenas um jogador tático (marcador de lateral) quando voltou.
Sauer não dá pra avaliar, mais tempo no departamento médico do que em campo.
Patrick de Paula e Luis Oyama no meu pensamento inicial seria a dupla de volantes titulares, mas hoje são apenas reservas, LO até já saiu.
Piazón e Saravia são exatamente o que eu imaginava que fossem, o primeiro com relativa técnica, mas muito lento e pouco vertical. Tbm esperava mais finalizações de fora da área. O segundo um kamikaze rs, voluntarioso, driblador, pega relativamente bem na bola, mas fraquinho na marcação, por isso não ficou no Inter, lá já era uma avenida. Sua saída era iminente.
Philipe Sampaio e Tchê Tchê achei boas contratações na época, reservas do nivel que times campeões tem, Sampaio numa defesa pouco vazada na França e Tchê Tchê se não como titular, sempre compondo grupos vencedores. Acabaram assumindo a posição de titular (PS perdeu posteriormente) mais por causa da incompetência dos concorrentes, em especial PdP e Kanu. Tchê Tchê cresceu demais com a chegada dos jogadores da segunda janela e hoje é titularíssimo.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos. Só acho que ninguém foi bom marcador na direita. Logo, talvez também possa ter problema na orientação do comandante.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Na segunda janela, a "barra subiu".
Adryelson, Marçal, C. Eduardo e T. Soares entraram no time titular e a partir da estreia do camisa nove o Botafogo fez a 4a. melhor campanha do brasileirão. Alguns, como Marçal, tomaram conta da posição.
Perri e Jr Santos com bom nível também, podem compor o elenco.
Os volantes Danilo Barbosa e Gabriel Pires difícil analisar, um machucado, outro fora de forma, parece o caso de ver seus desempenhos após uma pré temporada. Mas esperava mais, principalmente do GP.
Já Montes e Luis Henrique sem condições de fazer parte de um elenco de ponta, com todos que entram sendo importantes.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Dos que já estavam no clube, destaque positivo obviamente pro Jeffinho, pinçado do time B, e Gatito como sempre, quando está disponível.
E negativo para Rafael, atrapalhado pelas lesões, além de má fase técnica.
Daniel Borges apesar do baile na última rodada, foi útil em alguns jogos. Kanu não esteve bem, Carli e Diego Gonçalves maior parte do tempo no Dep. Médico.
Entre os garotos, Del Piage médio, Hugo e M. Nascimento mal.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, nem sei quem é Del Piage de tão ruim.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Destaques: Cuesta, Marçal e Tiquinho.
Decepções: P.Paula, Saravia e M. Nascimento

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo!
Abs e SA!!!