14/11/22

Técnico de uma nota só















Palavras do técnico Luis Castro, após a decepcionante derrota de ontem:

"- Concordo com você, os primeiros 20 minutos foram bons, controlamos o jogo, mas depois não conseguimos mais achar oportunidades de gols. Até os 20 minutos a gente tinha uma boa união entre Jeffinho, Tiquinho e Marçal, estávamos conseguindo criar o jogo por ali, mas o Paranaense se fechou, começaram a nos bloquear, e começaram a ganhar bolas que nos fizeram ficar desequilibrados no momento ofensivo deles".

"- Penso que ficamos com receio de continuar fazendo o que estávamos fazendo, e então ficamos sem saídas pelos lados. Nosso lado direito não estava conseguindo criar, e o Athletico Paranaense tomou conta do jogo. Não soubemos lidar com a pressão de ter que fazer dois gols em um ambiente como esse. O Athletico em geral foi melhor, temos que dar os parabéns e saber que eles foram melhores".

Se analisou e percebeu isso após o jogo, por que não tentou mudanças táticas ou técnicas durante os 90 minutos? Por que viu o time sendo engolido? Por que voltou com a mesma formação no segundo tempo e assim permaneceu até depois do gol sofrido?

Para mim, apesar de querer soar "professoral", o Luis Castro apenas atestou o quão limitado é como treinador.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Keven disse...

Falei que não ia falar mais nada do Botafogo ontem kkk. Mas, não tem jeito!
A respeito do jogo sem comentários.mas, não entendi esse amistoso que vai ser feito dia 03 de dezembro na Inglaterra.e os jogadores só vão sair de férias depois desse evento. Enquanto os outros times do país já estão de férias hoje. E voltam dia 14/12.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, aí é de interesse comercial do dono. Não tem muito o que se fazer.
Abs e SA!!!

João disse...

Não comentei nada nem antes nem depois do jogo porque já sabia o que iria acontecer e não queria pagar de pessimista ou de estraga prazer. Em todos os jogos onde o Botafogo precisou se impor contra um time com uma dificuldade maior, levou porrada. O jogo contra o Santos foi meio mentiroso, pq o time dos caras é fraquinho, fraquinho... Então o resultado de ontem foi meio que "normal".

E o modus operandi é sempre o mesmo. É massacrado pelo adversário, leva um gol, e enche o time de atacante. Sinceramente, não sei se 2023 vai ser muito diferente.

Rodrigo Federman disse...

João, as declarações dele me assustam ainda mais do que o decorrer dos jogos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

"(...)mas o Paranaense se fechou, começaram a nos bloquear, e começaram a ganhar bolas que nos fizeram ficar desequilibrados no momento ofensivo deles."

Após o jogo frente ao Internacional:

"(...)A única justificativa que encontramos são as estratégias adotadas pelos adversários que nos roubam mais espaços quando estão no meio-campo e nos obrigam a desequilibrar aqui e ali. O gol do Inter sai de um desequilíbrio nosso."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/10/16/luis-castro-lamenta-nova-derrota-em-casa-elogia-postura-do-botafogo-e-fala-em-sabor-de-injustica.ghtml

Após o jogo frente ao A. Mineiro:

" Sabíamos que o Atlético-MG iria povoar muito o meio de campo e isso aconteceu. Jogou claramente com muita gente no corredor central e nós tínhamos que fazer frente a esse conjunto de pessoas numericamente. Infelizmente, no primeiro tempo não conseguimos fazer e depois no segundo conseguimos controlar o jogo e a alteração do sistema se mostrou certa no segundo tempo, enquanto no primeiro tinha se mostrado errada."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/11/07/luis-castro-elogia-segundo-tempo-do-botafogo-jogadores-interpretaram-o-que-pretendiamos.ghtml

Neste jogo frente ao A. mineiro, faço a observação de que o Cuca abriu o meio de campo com as substituições que fez no 2º tempo, passando a jogar em um 4-3-3.

Isso ocorre porque o L. Castro joga em um insano 4-3-3 e modifica para um 4-2-4 ainda mais insano.
É natural que o adversário tente ganhar o meio de campo e os 2 ou 3 jogadores no setor tenham muitas dificuldades em marca, fazer cobertura, entre outras situações que são exigidas.
E acreditar que enfrentando todo e qualquer adversário com a mesma tática, sem ter condições de imposição técnica, não é a melhor alternativa.
O Carlo Ancelotti antes do último clássico frente ao Barcelona, disse o seguinte:

"Não quero inventar, nunca inventei. Os inventores não existem no futebol. Na temporada passada tratei de inventar e tomamos um pau. Quero um time com uma ideia muito clara do que fazer em campo. É um jogo de alto nível."

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2022/10/15/ancelotti-lembra-ultimo-classico-contra-o-barcelona-tentei-inventar-e-tomamos-um-pau.ghtml

O Ancelotti, um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol, 4 UCL na bagagem, que treinou Milan, Juventus, Bayern e hoje treina o Real Madrid, aposta na simplicidade e entendeu que quando tentou fazer algo fora da curva, foi mal... E o L. Castro insiste em cometer sempre os mesmos erros.
Para terminar, pode ser que em 2023 o L. Castro apresente um grande desempenho e vou torcer por isso, claro, mas na avaliação da temporada, penso que o seu trabalho é de mediano para fraco e se dependesse da minha opinião, seria demitido.
Está comprovado em seus discursos que ele conhece as vulnerabilidades da Equipe, mas, talvez por vaidade, continua aplicando a mesma tática.
Isso é insanidade!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso tudo só comprova o quão limitado é o LC.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

Treinador que ganha 1 milhão e não consegue tomar uma simples decisão, trocar quem não está bem no jogo. Ao invés desmantelou o time e agora está dando desculpas. Vamos passar muita raiva ainda.

Rodrigo Federman disse...

Luiz, o custo benefício dele é muito alto. Não vale.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E lembrando que nós Torcedores sabemos que não se monta um grande Time em um estalar de dedos, ainda mais quando o elenco conta apenas com jogadores, digamos, medianos.
O que se discute são as decisões do L. Castro enquanto técnico...
Jogar com apenas 2 jogadores de origem no meio de campo é decisão individual.
Apenas como exemplo, não podemos jogar na conta do desentrosamento de um time um gol perdido por um centroavante em chance clara ou um frangaço de um goleiro.
Todos falam desde sempre da dificuldade em enfrentar o A. Paranaense em seus dominios, os chamados melhores times quando vencem por la, geralmente é por placar apertado...
L. Castro parece ter ignorado essas estatisticas.
O problema, entre aspas, nao foi a derrota e sim a forma como ocorreu.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o LC ignora tudo para manter suas convicções.
Abs e SA!!!