24/11/22

Virar a chave














Em uma publicação recente, debatemos sobre o sarrafo que deverá ser mais alto para 2023.

No que diz respeito às metas, depois da mediocridade nesse primeiro ano de transição, não podemos mais aceitar papel de coadjuvante. Precisamos virar protagonistas, daqueles não favoritos, mas que eventualmente serão lembrados como potenciais forças.

Para quem ainda tinha dúvidas e/ou gostou de terminar com uma vaga na Sul-Americana (que apenas 6 dos 20 clubes participantes não alcançam), o ano que vem será diferente. 

Na expectativa e cobrança. 

E o próprio Marçal, meio que "prometeu" essa virada de chave:

"- Pelo que fizemos, dá para se esperar algo muito bom para o próximo ano. Vamos entrar fortes em todas as competições. Se vamos lutar pelo título do Campeonato Brasileiro, isso o mercado vai nos dizer. Mas, com certeza, somos candidatos a terminar entre os cinco primeiros colocados".

Aí sim! Terminar entre os cinco no Brasileirão e brigar por título na Copa do Brasil e Sul-Americana...
...é o que eu espero.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Marcio disse...

É natural que favoritos sejam apontados antes do campeonato começar; com a bola rolando, fazer uma nova análise do cenário é obrigatório.
Além disso, cabe ao Botafogo estar preparado para praticar um futebol consistente, saber ser pragmático quando necessário e também saber aproveitar eventuais tropeços desses favoritos iniciais.
Imprevisibilidade do futebol à parte, é preciso saber em quais resultados são "admitidos" em cada rodada.
Além disso, claro, estar sempre bem colocado no campeonato, sem contar a necessidade de boas contratações.
Sobre a vaga na Sul-Americana 2023, penso que não se deve tomar como uma grande conquista, pois apenas Coritiba e Cuiabá, 15º e 16º lugares, saíram somente com a permanência na série A.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio! Comemorar SA, quando apenas dois clubes (fora os 4 rebaixados) não alcançam é bizarro! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Tenho visto comentários afirmando que o nivel técnico da copa não está tão elevado e também a que "não existe mais bobo no futebol".
Como não estou acompanhando, não vou me atrever a fazer um comentário mais elaborado.
Entretanto, mesmo tendo como certo que o "jogo é jogado e o lambari é pescado", entendo que a possibilidade do nível técnico, caso seja verdade, estar um pouco abaixo é a ausência de craques em maiúsculas.
Para quem já teve a possibilidade de ver em uma mesma Copa craques com história muito bem definida na história do futebol, talvez seja complicado ver alguns craques criados via muito marketing.
Que o futebol em alguns países evoluiu, eu não tenho dúvidas, pois possuem muitos jogadores atuando no exterior.
Entretanto, acho que uma das causas desse nivelamento está no fato de praticamente todos adotarem os mesmos princípios táticos, abandonando algumas características naturais de cada escola.
Hoje não há mais o confronto entre as antigas diversas escolas, é tudo igual e essa igualdade trouxe para baixo algumas seleções.
"O jogo é jogado e o Lambari é pescado", mas não pode a Alemanha enfrentar nas copas de 2018 e 20122, Suécia, Coreia do Sul, México e Japão e levar 3 porradas.
Tivemos o NILTON SANTOS criando a surpresa ao avançar, quando lateral algum fazia isso; teve o Zagallo criando o 4-3-3 ao sair em determinados momentos da ponta esquerda para jogar no meio de campo, conferindo superioridade numérica no setor...
E sem contar o Garrincha, que tinha o "próprio esquema tático"
E esquema tático sempre existiu, não foi inventado agora, apenas ele era adaptado às características dos jogadores.
E no nosso Botafogo temos o Jeffinho, driblador que tem deficiência no último passe e finalizações... Por iniciativa própria contratou alguém para ajudar nas finalizações...
Posso estar enganado, mas a preocupação maior da comissão técnica talvez fosse em fazê-lo melhorar taticamente, ser auxiliar de lateral.
O futebol tem andado muito chato.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sobre a Copa, nem estou assistindo. Confesso não me interessar por esse torneio.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Se ficarem estudando o mercado até o meio do próximo ano como em 2022, não dá para sonhar muito, Saravia Piazon Patrick e CIA diz tudo

Rodrigo Federman disse...

Jorge, isso também é uma verdade. Não dá para ficar mapeando para julho. Precisamos de reforços logo.
Abs e SA!!!