30/01/23

Deveria ter sido informado














Assim que o clássico de ontem terminou, o técnico Luis Castro falou sobre a saída do Jeffinho, com quem ele contava na temporada:

"- Eu não fui consultado sobre a situação, nem tenho que ser. Minha função é treinar a equipe e o elenco que tenho nas mãos, não tenho que tomar parte nas decisões da administração. É aquilo que eu disse há um mês atrás, que era bom o Jeffinho continuar conosco mais um ano, porque estava num processo evolutivo. Há um ano atrás estava no Resende e eu achava aquilo pela minha experiência. A verdade é só uma, não tenho como dizer outra coisa".

Mais ou menos...

Acho que o treinador não pode ter a palavra final...mas consultado? Deve sim. Até para um parecer técnico, que deve(ria) ser somado às questões financeiras antes de uma decisão como essa, de um dos principais jogadores (e da maneira como aconteceu).

Querendo ou não, o planejamento deles (dirigentes e comissão técnica) fala em Libertadores. Sem o Jeffinho, certamente fica muito mais difícil. Simples. Só por isso, o Luis Castro poderia ao menos ser consultado.

Nessas horas eu questiono qual o real papel do Mazzuco em General Severiano? Só ficar apresentando jogadores em coletivas?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia amigos, há algum tempo apenas leio diariamente as matérias do CANTINHO, não tinha me motivado a tecer nenhum comentários, para não correr o risco de também ser RANZIZA, kkkk. No caso do atleta emprestado, entendo que o traineira não tem que ser consultado sobre, avusado sim. Essa é uma decisão que somente cabe a administração do clube. No caso de Jogador chegando, sim, o treinador deve ser ouvido. a Propósito parece que estamos falando de um novo Pelé. Um jogador de 23 anos que fez mais de 20 partidas e 2 gols... O jogador que veio do América por empréstimo tem, a meu ver tanto ou mais potencial, além de ser mais novo. 80 milhões por Jeffinho? Graças a Deus, dá pra trazer bons reforços... 27 milhões por 6 meses? Ótimo negócio.

Hugo Correia disse...

Mandei um comentário como anônimo, desculpem mas gostaria de ver publicado.

Rodrigo Federman disse...

Hugo, publicado. Mas eu discordo. Como responsável direto pelos jogadores, acho que o LC deveria sim, ser ao menos consultado (mesmo que sua opinião não tivesse peso decisivo). Quanto aos valores, eu duvido bastante.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia!


O estranho nessa transação da ida do Jeffinho para o Lyon é o valor do empréstimo: 5 milhões de euros por 6 meses!! Estou começando a achar que não passa de uma manobra para o Textor injetar dinheiro no caixa do Botafogo. Se for isso, daqui a 6 meses o Jeffinho volta.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, exato. Da forma como foi divulgado, é mentira. Tem coisa aí, mas a comunicação não está transparente e verdadeira.
Abs e SA!!!

João disse...

Vamos lá... a respeito do treinador ser consultado, concordo. Mas acho que se a informação dos valores fosse uma mentira divulgada pelo Botafogo, a reputação do Textor iria por água abaixo. Afinal, estamos falando de um empresário que sabe fazer dinheiro.

Partindo da premissa que os valores são esses, reitero meu comentário anterior. Estamos falando do Jefinho, um jogador já com os seus 23 anos que pode dar certo. Eu mesmo já me irritei com o rapaz em diversos jogos no ano passado. E ele conseguindo se firmar no Lyon (o que acho difícil de acontecer, mas torço por isso) é muita grana entrando no cofre do clube.

Agora, com grana em caixa, espero que o mesmo treinador que não foi consultado sobre o empréstimo, possa ter peças melhores para o ataque.

Eduardo Samico disse...

Meu caro Rodrigo, divirjo do amigo. O LC é um empregado da sociedade anônima de futebol, tem lá sua função definida, aliás como ele muito bem explicitou na entrevista, a ele não cabendo participar em decisões estratégicas da companhia. E como ele também reiterou na entrevista, ele já havia manifestado o desejo/necessidade dele, como treinador, em manter o Jeffinho até o fim do ano. Ou seja, o(s) controlador(se) da SAF já tinha(m) pleno conhecimento dos aspectos, digamos, técnicos do negócio. Quero crer que levaram em consideração estes aspectos e depois ponderaram com as questões econômicas e financeiras. Torço para que seja assim, e que o Botafogo não seja transformado em mero entreposto comercial de jogadores com destino à Europa.

Isto posto, insisto: a comunicação do Botafogo, seja de FR, seja a SAF, é uma lástima! Nota bisonha, provoca uma verdadeira cataclisma na torcida em véspera de clássico, depois vem com informações que suscitam desconfiança, uns valores estratosféricos, enfim, um carnaval na zona!

Abs.

Marcio disse...

Entretanto, trecho do que disse o mesmo L. Castro sobre o empréstimo do Erison:

"(...)A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo. Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo,(...)"

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/luis-castro-comenta-saida-de-erison-do-botafogo-ha-um-mes-diziam-que-era-bom-contratar-um-9,4954e04113b22a11cc3646a4ec860f71j3ru1spa.html

Textor, outro dia, afirmou sobre contratações:

(...)A equipe técnica já encontrou as necessidades do elenco(...)É importante dizer que o (André) Mazzuco não toma decisões, nem o (Alessandro) Brito. Sou eu. Estou cercado por pessoas que me trazem oportunidades e conselhos para a minha decisão.(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/textor-traca-planos-investimento-botafogo-mira-janela-pos-europa-fevereiro-2023/

L. Castro, quando da saída do Erison, não deixou na sua fala o entendimento de que não foi consultado... Agora diz que não foi e nem deveria...
Outro dia, Textor afirmou que as pessoas lhe entregam oportunidades e conselhos e que a decisão final é dele.
Ou seja, a fala do L. Castro sobre não tomar parte das decisões da administração se encontra com a declaração do Textor, que afirmou assumir as decisões.
Entretanto, para o Mazzuco e o Brito identificarem as necessidades do elenco, me parece claro que o L. Castro foi ouvido, mesmo que a palavra final seja do Textor, o que encontra apoio na declaração do próprio Castro quando do empréstimo do Erison. "Quatro 9 para uma equipe é demasiado", segundo a análise efetuada.
Quando todos falam sobre um assunto, a chance de problemas na comunicação é gigantesca.
Além disso, a declaração do V. Sá, de que soube da saída do Jeffinho no grupo de WhatsApp, que ele já estaria a caminho da França, mostra como tudo foi feito de forma atropelada.
Em última análise, algumas decisões de fato não devem ser tomadas pelo L. Castro, mas o seu trabalho é aquele que está ligado diretamente ao que é entregue ao público, o que permite receber proporcionalmente críticas positivas e/ou negativas.
O L. Castro é pago para encontrar soluções, mas não pode ser surpreendido por "problemas" criados pela própria organização.
Agindo assim, a capacidade de cobrança ao L. Castro serão menores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, a questão é que não sabemos do real valor (se realmente teve), pois o próprio Botafogo não confirmou oficialmente a informação.

Eduardo, respeito a opinião do amigo. Eu ainda acho que mesmo sem peso decisório, seria interessante e inteligente consultar o LC para uma análise técnica e mais importante: Informá-lo antecipadamente que o planejamento sofreria uma alteração sensível, afinal, tratamos do jogador mais talentoso e com quem o LC contava desde sempre.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um detalhe nessa situação do Jeffinho está sendo meio que ignorada.

Quem "revelou" os valores foi o GE, mas o Botafogo, através da assessoria, negou que os termos estivessem corretos.

"(...)Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa do Botafogo informou que os termos da negociação não procedem."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/01/29/botafogo-vai-receber-cerca-de-r-27-milhoes-pelo-emprestimo-de-jeffinho-ao-lyon-veja-a-operacao.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. O LC não ser sequer ouvido é estranho, já que supostamente é quem mais entende de campo e bola entre todos lá, né?
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, no mundo das "negociatas" nem tudo é o que parece ser por diversos motivos que só interessam aos próprios negociadores.
Sei como a "banda toca", por conhecer um pouco desse mundo cão, por isso não acredito em nada do que é dito ou publicado na mídia.
Pelas ligações do LC com o JT é claro que ele soube do empréstimo antecipadamente, mas por questões óbvias disse que não sabia e nem foi avisado. Como sempre brinco, "historinha do boi tatá", acredita quem quiser.
Os que usam o futebol como investimento não o fazem para perder. Para a maioria, com raríssimas exceções, nós torcedores somos apenas um detalhe, fáceis de manobrar e manipular, simples assim como o amigo fala.

Rodrigo Federman disse...

Pode ser mesmo, Jota. Afinal, não consigo acreditar que ele não sabia dessa negociação, né?
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

PARTE 1

Não acho que existam informações já confirmadas que permitam uma real avaliação do que aconteceu e o que estamos presenciando são diversos comentários na base do achismo e simpatia pró e contra o Luis Castro e o Textor.
O que não se está falando, ou especulando, até o momento é o posicionamento do Jeffinho. Afinal ele está, ou estava, contundido? Ou não, e tudo tratava-se de uma estratégia para "forçar" uma saída? Existem comentários, confirmados ou não, de que havia interesse nele por parte de clubes da Inglaterra e Alemanha.
Com relação ao jogador, apesar de reconhecer potencial de crescimento nele, acho que se fez uma badalação muito grande em torno de um jogador que produziu somente 2 gols e quatro assistencias. No brasileiro de 2013, o Vitinho produziu muito mais e, na minha opinião pessoal, sua saída pode ter nos custado um campeonato brasileiro. Não acredito que a saída do Jefinho, ainda mais por empréstimo, e se for pelas cifras divulgadas, nos implicará tamanho prejuízo. Lembrando que o Vitinho foi para a Europa, voltou para o Brasil e ainda está por aí, sem nunca ter realmente conseguido se firmar em time algum. Quando saiu do Botafogo, estava cotado a ser convocado para a seleção.

Marcelo disse...

PARTE 2

Outra situação que precisava ser vigiada, é a do Lucas Fernandes. Que contusão é essa que ele está tratando? Quando que ocorreu? Ele está no Botafogo por empréstimo e seu contrato se encerra agora no meio do ano. Tenho dúvidas sobre o condicionamento clínico do jogador, pois não engrena sequência de jogos no Botafogo, mas acho que a sua plena recuperação, caso ocorra, merece a contratação definitiva. Estando 100%, considero sua efetivação no time, mais importante do que a permanencia do Jefinho. Idem com relação ao Eduardo.
Com relação ao Carlos Alberto, tanto ele como o Jefinho, como o Erison, precisam aprender que se um companheiro de time se dispõe à, no segundo tempo de uma partida, dar um pique de quase 60 metros para se posicionar para receber a bola, em condições de chute. É OBRIGAÇÃO do condutor da bola a dar o passe, nem que seja para que o corredor a jogue na arquibancada, mas que pelo menos se sinta recompensado pelo esforço da corrida. O Carlos Alberto, está repetindo o erro que os outros dois cometeram diversas vezes no ano passado.
Existe uma corrente de raciocínio, da qual concordo, que afirma que o Luis Castro considerou o Erison, um jogador, com muitos vícios (jogar olhando para o chão, sem procurar os companheiros, chutes de distancias e angulos extremamente improvaveis tendo companheiros mais bem colocados, dificuldades no controle e domínio corretos da bola, etc...) decorrentes de não ter feito preparação em uma base adequada. Somados a uma certa resistência em seguir as orientações para que mudasse, provavelmente decorrentes de uma imaturidade abastecida pela sensação de idolatria por parte da torcida. Por isso, tentou-se enviá-lo para uma localidade aonde ele se veria obrigado a tentar modificar seu comportamento. O que, aparentemente, também não deu certo. Amargou reserva em time pequeno de Portugal, mesmo tendo marcado gols em sua chegada. Que nem aqui.
Não vou dizer que goste de tudo o que estou vendo acontecer no Botafogo, mas estou longe de concordar com muitos dos comentários que leio e vejo e que parecem estar baseados em conceitos pré-estabelecidos com relação a certos indivíduos, opiniões repetidas vindas de terceiros.
Embora talvez não devesse, vou direcionar um comentário ao Marcio, cujas opiniões sigo já a alguns anos aqui, muitas das quais eu concordo, mas sinceramente eu não consigo enxergar esse tal de 4-3-3 tendo Piazon e Vitor Sá como ponteiros. Os times escalados do Luis Castro, na minha opinião podem até vir no papel, como se fosse um 4-3-3, mas se apresentam em campo de uma maneira longe disso. O Gabriel Pires, de quem eu gosto, joga mais avançado do que os supostos ponteiros do time, inicia a marcação no ataque e muitas vezes volta para marcar na nossa defesa.
Último comentário: Fiquei surpreso com a velocidade mostrada pelo Vitor Sá, não tinha percebido isso nele e acho que abre situações interessantes para o time. Está correndo muito mais rápido do que esta versão do Luis Henrique.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, apenas comentei sobre o que o próprio LC falou: que não foi consultado. Se realmente não foi, continuo achando um erro. No caso do LF, será post de amanhã. Já está escrito e programado automaticamente. Já sobre o esquema, eu penso igual ao Márcio. Vejo o 433. E um 433 bastante engessado e cada um no seu quadrado.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Rodrigo, experiência de vida. Já fui empresário, sócio de uma empresa de família, aonde eu podia questionar de tudo o que acontecia na empresa, apesar de não ter o cargo mais elevado. Depois que me desliguei da empresa de família, fui para uma empresa nova, como funcionário graduado, responsável por todo o escritório do RJ. Pesou e muito a minha experiência como gestor de uma empresa, para a obtenção do cargo. Meu patrão adorava, quando me via "enquadrando" outros funcionários, até do escritório matriz em SP. Isso durou até o dia em que comentei a minha discordancia com uma decisão da empresa, que me afetava e da qual não fui consultado. Pouco depois fui dispensado, sem nenhum aviso prévio, pela secretaria da empresa. O chefe, que vivia me elogiando como exemplo para os demais funcionários, nem se despedir e desejar-me sorte, ele fez. Então .....
O Luis Castro merece alguma consideração pela sua chefia. Ele já havia comentado de público, sua opinião sobre a permanencia do jogador. Portanto a gestão já sabia. A decisão final é da gestão. Se me disserem que o Luis Castro tomou ciência da transferencia pelos jornais, aí é outra coisa.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcelo. A decisão é do JT. E está certo, mas se o LC é consultado tecnicamente, de repente poderia ter sido pensado alguma outra alternativa. Vai que o LF convence que o Jeffinho ficando ele desenvolveria e acabaria valendo ainda mais? Só trabalhando com conjecturas, claro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marcelo, aceito com tranquilidade a sua discordância em relação ao 4-3-3 estatutário, conforme repito por aqui, e agradeço pela paciência em ler os meus comentários.
O fato do G. Pires por vezes se apresentar mais avançado do que os ponteiros, no meu entendimento, se dá pelo fato de uma variação ou tentativa de um 4-2-3-1.
Tchê² e P. de Paula formam a dupla; Piazón, G.Pires e Sá o trio; T. Soares o mais avançado.
Nessa condição, cabe ao G. Pires a aproximação ao T. Soares, o mais avançado; aos dois restantes que jogam pelo lado, Piazon é Sá , obrigação de chegar ao fundo, formar a linha no meio de campo pelos seus lados e ajudar aos próprios laterais para não sofrerem com as triangulações dos adversários.
L. Castro disse outro dia que a posição 10 foi trocada por dois 8; no caso, entendo que tenta fazer com que o G. Pires faça por vezes o jogo do 10.
Uma outra hipótese é entender um 4-4-2 considerando o Piazón um meia... Mas sendo meia, precisaria que houvesse um lateral direito com boa capacidade ofensiva, o que está longe de ocorrer, ou até que outros jogadores pudessem se aventurar pela extrema e o próprio viesse no jogo pelo centro.
Mas, vejo o Piazón sempre se posicionando como ponta e somente ponta quando o Botafogo organiza uma jogada... Mas acho que ele não contribui nem, como ponta e nem como meia. Talvez por ter muitas atribuições, não consegue entregar uma delas com eficácia.
Repito que respeito as opiniões divergentes, mas vejo um 4-3-3 mal arrumado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Marcio. Até porque, se fosse meio, eu esperaria o Piazon com uma movimentação igual do Ganso ou até do Iago (aproveitando o jogo de ontem). Eles não vigiam feudos. Se movimentam por todo setor e lados.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Será que a saída do Jeffinho tem a ver com isto aqui?

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/botafogo-tem-r-42-milhoes-penhorados-pede-prazo-30-dias-regularizar-pagamentos-rce/


AC

Rodrigo Federman disse...

AC, como a comunicação é falha, acho que jamais saberemos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Botafogo pede novo prazo para pagamento de parcelas de janeiro e fevereiro do RCE

"O Botafogo pediu um novo prazo para quitar as parcelas de janeiro e fevereiro do Regime Centralizado de Execuções (RCE). O clube alega que penhoras feitas por fora do regime além de verbas previstas e não-repassadas complicaram o fluxo de caixa. O tribunal responsável pelo intermédio do RCE agora ouvirá os credores antes de dar uma resposta ao Alvinegro."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/01/30/botafogo-pede-novo-prazo-para-pagamento-de-parcelas-de-janeiro-e-fevereiro-do-rce.ghtml

O Botafogo, enquanto SAF, precisa deixar as entrevistas aleatórias de lado e se concentrar em sanar essas situações estranhas que estão ocorrendo.
Falar menos, trabalhar muito e apresentar os respectivos resultados, tudo comunicado de forma clara e objetiva.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio.
Abs e SA!!!