01/01/23

Ideias para o CB


















Primeiro dia de 2023 e uma pausa de 24h das notícias do Botafogo.

Entretanto, pensando em algumas coisas aqui para o CB...

O que vocês acham da ideia de criar um grupo (seja no WhatsApp ou Telegram)? 

Além disso, pensando também em eventualmente tentar fazer um ou outro vídeo por semana. Só que para isso, precisaria - e gostaria - muito de contar com alguns amigos no projeto.

Por fim, queria tentar dar uma cara nova ao CB, mas não entendo nada de sites e tal. Se alguém tiver tempo, disponibilidade e boa vontade, me avisa? 

É isso...que o GLORIOSO nos dê inúmeras alegrias na temporada.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Marcio disse...

Todas as ideias são boas, Rodrigo.
Sobre o grupo, penso que será preciso um certo controle de todos para não ter um excesso de mensagens.
Sobre os vídeos, enquanto completo leigo, gostaria de saber se você pensa em fazer a tal "live"... Qual o caminho que o amigo pensa em seguir, debate, informativo.
Não lembro exatamente quem foi, peço desculpas por isso, que comentou algo sobre voce fazer videos no YouTube ou algo semelhante.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim...tem que ser tudo bem pensado, pois sou completo leigo também, amigo. Em tudo. E confesso que não sou dos maiores fãs de grupos e tal. Mas é algo a se pensar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia amigos!
Primeiramente, feliz ano Novo.
Gostei muito da ideia do Whatsapp.
Também não entendo muita coisa de sites, mas podíamos tentar os vídeos no grupo de Whats e se tiver boa adesão subir para o YouTube.

Filipe

Rodrigo Federman disse...

Filipe, vou pesquisar como funciona essa questão de grupo então.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, tem o chamado "podcast" que também é uma opção.
De qualquer forma, creio que o melhor é você determinar o que deseja e depois determinar o melhor meio.
Meu nobre, uma coisa é certa: Se vocês já tem uma paciencia gigantesca em ler as minhas considerações, sei que axagero nas linhas, imagine em outras mídias...
O orimeiro a ser controlado sou eu.
Rsrs
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, pelo contrário: os seus comentários são sempre bem-vindos e necessários.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Longe de Pindorama e também do CB por um tempo, passando para expressar meu desejo de um bom ano para todos!, apesar de … deixa pra lá… rsrs
Gostei da ideia a sobre mudanças e do aprimoramento do blog. A despeito de não ser expert nos assuntos concernentes às mídias, empresto sim, meu apoio no que estiver ao meu alcance.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Grande, Levi. Desde já agradeço demais e desejo um excelente 23 ao amigo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Opa, Rodrigo, respondendo, por partes...

Sobre grupos de wapp ou telegram, sou contra. Sei que vou na contramão dos tempos atuais, em que o povo usa e abusa desses tipos de grupos, mas os considero muito ruins para debater idéias. Como as mensagens vão sendo "empilhadas" à medida que são enviadas, inexiste qualquer possibilidade de discussão acerca de temas, assuntos, idéias.

Não sei se isso ainda existe, mas um meio que considerava muito bom era no yahoo, aquelas listas de discussão, e disso eu entendia alguma coisa. Para quem não conhece, e em síntese, funciona assim: a pessoa envia um email para o endereço da lista; esse email enviado tem um "assunto"; quem está cadastrado na lista receberá o email; qualquer um pode responder àquele email.

Então existem as "discussões". Sei lá, eu envio um email falando de patrocínio master. O Márcio envia outro email tratando da alteração estatutária do 4-3-3 para 4-4-2. São emails independentes. Que, a critério dos demais participantes da lista, podem ou não ter seguimento e boas discussões. Lembrando que os participantes da lista respondem aos emails, mantendo-se um fio da discussão existente.

Nos grupos de wapp isso não é possível, fica uma zona! Eu escrevo sobre patrocínio, logo abaixo da minha mensagem entraria a mensagem do Márcio falando das táticas empregadas, as mensagens acabam até se perdendo...

Mas sei que sou um dinossauro, refratário a grupos de wapp, falando aqui de coisas que talvez nem existam mais como lista de discussão do yahoo.

De resto, Rodrigo, eu já havia pensado em algum tipo de contato com os amigos do Cantinho, para tratar única e exclusivamente das coisas do Botafogo, que fique bem claro, seja no Nilton Santos, seja virtualmente (só não vale participar deitado e de pijamas, tal qual um certo dirigente amador).

Finalmente, eu não entendo nada de sites, vídeos, nada dessas modernidades, mas topo tentar ajudar com conversas e sugestões, seja aqui para o site, seja para criação de um canal num youtube da vida.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Grande, Eduardo! Informações bastante úteis! Esse lance do Yahoo eu confesso não lembrar. De repente o Whatsapp ou Telegram, de modo que seja sem tema proposta. Um canal livre para discussão sobre Botafogo, jogos, xingamentos e elogios! hehehe. Algo nessa linha! Mas acho válidas todas as contribuições aqui!O lance do vídeo é o que menos me empolga, pois não curto muito. Raramento vejo esses podcasts de influencernalistas botafoguenses, por exemplo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, eu lembro bem dos e-groups do Yahoo pois era um dos moderadores de um grupo desses que tratava de questões profissionais, com gente do Brasil inteiro. E, talvez fosse quase um modismo à época, tipo grupos de wapp/telegram atualmente, eu participava de vários outros grupos. Tinha um que era ligado às coisas do Botafogo, o criador do grupo chamava-se Manuel Alberto, acho...

Os e-groups do yahoo permitiam diversas configurações. Neste em que fui um dos moderadores tínhamos os devidos cuidados para admitir as pessoas no grupo. Mas uma vez que a pessoa entrava no grupo, não havia moderação para as mensagens enviadas. Já o grupo do Botafogo, se não me engano, todas as mensagens tinham que ser aprovadas pelo dono do grupo/moderador. Como acontece aqui no Cantinho.

Um "canal livre", sem moderação sua ou de quem queira colaborar, preocupa-me, pois periga virar uma terra de ninguém, um twitter da vida. Muita lacração e pouca discussão.
Vídeo também não me anima, não. Sei lá, fica um lance muito sem troca, sem interação. Uma pessoa falando, o restante assistindo.

Agora, poderíamos pensar em algo como uma "mesa-redonda do Cantinho". Sei lá, estou viajando aqui na maionese, mas podia se tentar marcar um encontro virtual e o povo que estivesse presente papearia.
À consideração dos amigos...
Abs.

ps. depois vou acessar o yahoo, verificar se ainda existem os e-groups. De repente cria-se um Cantinho Botafoguense por lá- pode deixar que este nome é seu.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, então, esse lance de mesa redonda que sempre pensei. Mas infelizmente teria que ser remoto e aí que morre toda ideia que me aparece! Como cresci acompanhando aquela mesa redonda da TVE e depois o Linha de Passe, me encanta a prposta. heehhe
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Cara, com a pandemia fomos todos forçados a usar ferramentas do tipo Zoom ou Teams para fazer reuniões virtuais - minha filha cantava em um coral que teve ensaios remotos, vê se pode!

Então seria algo assim, acabou o jogo, galera se encontra no Teams ou Zoom ou sei lá qual outro. Quem puder comparecer, beleza. É só chegar. Quem não puder, paciência. E podia deixar gravado para o caso de alguém querer ver depois.

De certa forma, já rola um bate-papo acalorado por aqui nos pós-jogos.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. Eu também, no trabalho. Passamos a usar o Teams e assim ficou! É uma boa ideia também! Pode ser. Mas aí teríamos que ver se todos têm baixado, etc. Mas gostei da ideia.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que o Eduardo colocou bem mas penso que apesar da ferramenta blog já ser algo dinossauro ainda atende nos moldes atuais. Concordo que grupos de whats etc viram uma zona tb.
Penso que abrir uma conta no Twitter (apesar do Musk) seria uma oportunidade de dar maior visibilidade ao blog.
Ponto negativo: o subscritor (Rodrigo) teria que ficar escravo do Twitter pra interagir, pois, a proposta do Twitter é facilitar a interação de forma imediata.
Talvez abrir uma conta no Twitter (telegram e congêneres não pegou) pra postar a MANCHETE do dia. Aí o cara viu a manchete, clica e já entra no blog e lê/posta seus comentários etc.
O Twitter seria uma ferramenta pra dar maior visibilidade ao blog e incrementar a base de visualizações.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai. Já faço isso no Facebook. Só reposto o link das publicações, mas realmente não interajo. Não conseguiria, já que isso é só hobbie.
Abs e SA!!!