13/01/23

Um time de "oitos"














O técnico Luis Castro já deixou claro que o seu esquema tático é imutável e continuará com três homens no meio de campo. Ponto final. Também reforçou que não faz questão de um jogador com características de armação, daqueles talentos que colocam a bola no chão, olham ao redor, pensam e acham espaços que outros têm muito mais dificuldades para encontar:

"- Qual foi o 10 da Copa? Messi, quem mais? A posição 10, que tanta gente fala, foi trocada por dois 8 que chegam à frente e chegam atrás e têm grande volume de trabalho, porque os times não podem se permitir a ter um 10 que seja um jogador largado na frente e não entre na fase defensiva. Isso é impensável hoje em dia, a não ser que tenhamos um Messi. Como não temos um Messi, é melhor jogar com dois 8 e um volante, com esses dois 8 tendo a missão de chegarem à frente e atrás. A Copa nos mostrou isso como tendência".

Por que não podemos pensar em achar um "Messi" (obviamente, uma figura de linguagem)? Por que não podemos tentar encaixar esse tipo de jogador no esquema? Custa tentar? Ou melhor, custa ao menos buscar um "10" para ter como opção?

O Arrascaeta é 8? O E.Ribeiro é 8? O Scarpa, Veiga, Nacho, Ganso...? 

Não precisa ser um atleta que fique parado na região central do campo. Isso é o básico. Todos os citados acima (talvez, exceto o Ganso) são caras que se movimentam, até jogam pelos lados...
...mas todos são clássicos, pensadores, construtores, responsáveis pelos últimos passes para os atacantes. Quantos gols o Gabriel, Cano, Dudu, Rony, Hulk e outros não fizeram com passes deles?

No Botafogo, para mim, está claro: Temos vários bons "camisas 8", mas nenhum tem a característica e classe do último toque. E aí, pergunto: Quantos foram realmente os grandes jogos do time no ano passado? Vamos continuar insistindo em algo que precisa de um tempero (que nem que seja apenas como alternativa)?

Então tá... em minha opinião, só aumenta a pressão para o Luis Castro fazer o time jogar muito mais bola, afinal, ele está convicto de que o Botafogo não necessita de uma "cabeça pensante" dentro das quatro linhas. 

Tomara que esteja certo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

João disse...

Aposto uma nota de zero reais que se os resultados não forem bons ele vai falar lá pelo meio do ano que precisa de um jogador pensante.

E essa história de que a copa nos mostrou isso é balela, vi vários times jogando no 4-4-2 e o campeão usou pelo menos 3 esquemas diferentes durante a competição.

Keven disse...

Estava só esperando o posto.
É àquela história, temos que ter o 10 que joga de 08 e não o 8 que tem que jogar
de 10. Tem uma diferença nisso que ele cita.
Abs e SA!

Tiago Almeida disse...

O Luiz Castro tá certo,hj no futebol moderno infelizmente não tem mais espaço pra esse tal camisa 10 que fica parado no meio campo só dando passes ,os grandes times do mundo hj tirando o Manchester city que tem o De Bruine nenhum tem esse cara

Fatos disse...

LC falou bobagem.

Rodrigo Federman disse...

João, acho que só ele não faz questão de ter um "camisa 10" clássico no elenco. hehehe

Perfeito, Keven!

Tiago, quem disse que camisa 10 tem que ficar parado. Você leu os nomes que citei como exemplos? Eles ficam parados? Só o Ganso. E ainda faz muita diferença.

Bastante, Fatos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mesmo os grandes camisas 10 não ficavam largados lá na frente...
Vou dar o exemplo de um jogador em duas oportunidades:
O golaço do Maradona contra a Inglaterra em 1986, onde recebeu a bola pelo lado direito do grande circulo em seu campo de defesa e arrancou driblando a todos até fazer o gol.
A jogado do Maradona para o gol do Caniggia contra o Brasil em 1990, onde recebeu a bola no grande círculo ainda no campo de defesa e o resultado todos sabemos.
Indo mais além, o 10 quando bom, participa do momento defensivo ao obrigar o adversário a vigiá-lo de perto.
E retornando ao Maradona, por "descansar" para poder decidir, sempre procurou se posicionar para ser opção de passe.
E por último, repito o que escrevi sobre esse assunto no Post anterior:
E por que não tem um Messi?
Será que não existem pessoas com talento natural para a função ou os professores, os burocratas da bola, por preferência, escolhem os voluntariosos?
Indo mais além, me irrita profundamente essa situação de que um fato tático ocorrido seja acompanhado por todos os técnicos...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esses professores estão matando os talentos natos do futebol. Uma pena!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, veja que da mesma linha de que no futebol moderno não cabe um 10, também afirmam que não cabe um 9 de área.

E essa modernidade do futebol apregoada por esses professore em suas falas rebuscadas nada mais é do que um engana trouxa.
O grande Neném Prancha, falecido em 1976, já afirmava:

"Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende."
"Quem pede tem preferência, quem se desloca recebe!

Essas duas máximas deixam claro que o futebol já era muito bem pensado à época.

SA!!!

JorgeFs disse...

Talvez eu não tenha entendido o texto,
Mas uma seleção com quatro camisas 10 que atuavam em seus times, foram campeões invictos, Jairzinho Pelé Tostão e Rivellino, tendo qualidade, até como goleiro!
O Uruguai pagou o preço por ter deixado o Arrascaeta no banco, deixem o Adryelson no banco, que o desespero bate lá atrás

Rodrigo Federman disse...

Marcio, são os tais jogadores modernos ou polivalentes! hehehe

Jorge, esses craques do passado não jogariam com os professores de hoje em dia. Dá para imaginar isso? rs

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Palmeiras tem esse cara, flamengo tem esse cara, Galo tem esse cara, Athletico-PR tem esse cara....

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Fatos. Mas tem torcedor que acha que concordar e bater palmas para tudo significa ser mais botafoguense.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Há um detalhe que não devemos esquecer sobre o Messi, citado pelo L. Castro.

O Guardiola centralizou o Messi em 2008, para que não recebesse marcação individual e por consequência, tivesse liberdade para criar.

“Messi jogava muito deslocado na lateral e eu sabia do potencial que ele tinha. Tinha claro que era nosso melhor atleta. Um jogador com suas características devia jogar no centro, porque é necessário que toque a bola quantas vezes seja possível”

https://trivela.com.br/espanha/guardiola-explica-como-messi-se-tornou-o-melhor-do-mundo/

Foi centralizado e passou a fazer o falso 9; o Messi de hoje é uma adaptação as circunstancias naturais, não tem mais 20 anos e passou a jogar em uma zona "mais confortável" do campo.
Se não fosse o Guardiola, talvez o Messi continuasse na ponta, sendo marcado e marcando o lateral.
Guardiola potencializou as capacidades do Messi.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bem lembrado, Marcio. Só prova que muitos dos atuais professores não se esforçam para sair da mesmice.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, separadas as diferenças colissais de capacidade técnica em relaçao ao Messi, Jeffinho, o com melhor capacidadede cruar ofensivamente, é obrigado a descer para marcar.
Quem o "restringe" a luberdade de ação?
Inclusive o Marçal já comentou sovre a capacidade do Jeffinho.
Pata encerrar esse aasunto, para provar suas teorias, os técnicos fazem qualquer coisa, até emprestar o artilheiro do time, como se o objetivo do futebol nao fosse o gol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, como odeio esse futebol moderno. E os torcedores-focas que aplaudem tudo sem nenhum senso crítico.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é Rodrigo.
Obviamente que todo e qualquer profissional tem de buscar o aperfeiçoamento, estudar, mas essa tentativa de querer transformar o futebol, especialmente o trabalho do técnico, em algo da NASA eu não compro.
Ainda mais que muitos se utilizam de um vocabulario de efeito para explicar o nada.
É extremamente irritante.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Agora vamos ver se o LC então parará com tantas desculpas e começará a fazer o time jogar, já que não faz questão de um "10".
Abs e SA!!!