04/02/23

Camisa 10 faz toda diferença













Notícia retirada do FogãoNet:

"Comentaristas elogiam ‘jogo direto’ do Botafogo de Luís Castro, mas falta de criação no meio preocupa: 'É a grande carência".

Palavras do jornalista Alexandre Lozetti:

"- A grande carência deste momento do Botafogo é criativa. Lucas Fernandes e Eduardo estão fora ainda. Ontem tínhamos três jogadores que flutuam muito pelos trechos do meio campo, mas não são exatamente construtores ou criativos. Pela carência, até estimula tentar um jogo mais direto".

Bom, concordo que as ausências do LF e Eduardo são muito sentidas. Mas não os vejo como esses "pensadores/criativos". São dois excelentes "camisas 8". Aliás, sobre ess questão (somada à reportagem), não custa lembrar o que o Luis Castro falou no dia 12/01, né?

"- Qual foi o 10 da Copa? Messi, quem mais? A posição 10, que tanta gente fala, foi trocada por dois 8 que chegam à frente e chegam atrás e têm grande volume de trabalho, porque os times não podem se permitir a ter um 10 que seja um jogador largado na frente e não entre na fase defensiva. Isso é impensável hoje em dia, a não ser que tenhamos um Messi. Como não temos um Messi, é melhor jogar com dois 8 e um volante, com esses dois 8 tendo a missão de chegarem à frente e atrás. A Copa nos mostrou isso como tendência".

Repito o que disse à época: Como só existe um Messi no mundo, podemos, então, decretar a extinção do "camisa 10" no futebol mundial, né? Pelo visto, nenhum clube sente falta mais desse tipo de jogador...

Precisamos avisar ao Abel que o Veiga não pode ser titular no Palmeiras. Ou o E.Ribeiro e Arrascaeta no Flamengo. Nem mesmo o Ganso no ECTD.

É difícil encontrar esse tipo de jogar? Evidentemente...
...mas não podemos nos dar ao luxo de abdicar da ideia e/ou procura.

Por mais Marlons Freitas e menos Veigas no futebol!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

4 comentários:

JorgeFS disse...

O número da camisa é o que menos importa, desde que faça o que um bom camisa 10 faz, será que Pelé notaria alguma diferença?

Rodrigo Federman disse...

Jorge, sim, mas não adianta esperar algo diferente de quem não é diferenciado. É melhor buscar esse jogador.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O chamado dez não mais existe por causa desse pensamento dos "professores"; esses caras selecionam pela parte física, tática e outras.
A técnica não é importante...
Por isso esse futebol de linha de produção.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, cada vez mais o gol é apenas um mero detalhe.
Abs e SA!!!