13/04/23

Eterno início de temporada
















Ok, estamos todos felizes com a importante vitória de ontem. Definitivamente, não era o esperado (pelo menos para mim) e dá uma excelente vantagem para o jogo de volta no Rio de Janeiro.

Mas mesmo assim, não dá para aceitar algumas declarações do Luis Castro. Nem mesmo após esses triunfos.

Ontem, ao falar sobre o confronto diante do Ypiranga, o treinador falou:

"- Confiança e validação daquilo que é o nosso trabalho faz sempre através de resultados. E resultados no futebol são fundamentais para nós continuarmos no nosso caminho. Em uns países mais do que noutros. Concretamente no Brasil é fundamental ter estes resultados. É bom estar há 7 jogos sem saber o sabor da derrota. É bom termos vindo a crescer com a equipe, embora estejamos aqui e ali com alguma instabilidade própria de início de temporada".

Claro, resultados positivos são o que mantém treinadores empregados, torcida feliz e dinheiro nos cofres. Mas, pô, vamos colocar os pés no chão e parar de exaltar invencibilidade contra Brasilienses, Audaxes, Portuguesas e Ypirangas, né? Tomara que o LC e seus comandados fiquem assim, imbatíveis, a partir do sábado...na primeira divisão. Ali sim, teremos adversários consideráveis e que darão um parâmetro do estágio que nos encontramos.

Se bem que, esqueci que ainda estamos no início de temporada...

Na metade de abril, porém, início de temporada.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Klaus disse...

O discurso da toupeira é repetitivo e nojento. Em 2022 jogamos mal em quase todos os jogos, mas a sorte e lampejos individuais ocasionais nos salvaram. Estamos na mesma em 2023, só que diante de times da 4ª divisão ou sem divisão alguma. Jogamos mal em todos os jogos, não importa contra quem ou onde for.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Klaus! Como continuaremos a jogar mal (com ele não tem outro jeito), que ao menos continuemos vencendo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Volto a 2021 para comprovar que esse discurso do L. Castro serve para nada.
Marcelo Chamusca foi contratado para conduzir o Botafogo de volta à serie A e logo de cara as noticias davam conta que:

"Mais do que isto, Chamusca terá, a partir de agora, dedo em todas as contratações que o Botafogo fizer - ou tentar. Eduardo Freeland tem consigo uma imensa lista de nomes que foram oferecidos para diversas posições. Os jogadores serão avaliados pelo novo treinador."

https://www.lance.com.br/botafogo/chamusca-chega-rio-comeca-trabalhar-pelo-tera-dedo-escolha-reforcos.html

Pois bem, Chamusca fez um péssimo carioca, onde não se classificou para as semifinais, foi eliminado pelo ABC na Copa do Brasil e foi mal nos 16 jogos em que comandou o time na série B.
O discurso, mecânica aqui e acolá, troca de pneu com carro andando, falta de pré-temporada e o foco era a série B, tudo isso era constante e, inclusive, contando com o apoio fortíssimo do Freeland, que foi voto vencido quando da demissão.
Na busca por outro técnico, Lisca era o preferido e a sua recusa, ainda bem, abriu caminho para o E. Moreira.
Pois bem. E. Moreira assumiu e mesmo com os jogadores que foram aprovados pelo Chamusca, considerando as noticias verdadeiras, logo colocou o time em um caminho bom; se não apresentava um jogo vistoso, era eficiente e eficaz. Assim o Botafogo retornou à serie A.
Em 2022 o Enderson estava no comando, não foi lá muito bem no carioca e fez cobranças públicas por reforços, entre outras reclamações sobre a impossibilidade de contratar no período de transição para a SAF.
No meu entendimento foi um erro, pois embora legitimo o desejo por reforços, todos querem, deveria ter feito internamente.
O E. Moreira acabou demitido, já que o Textor entendeu não ter o estilo que ele desejava para o Botafogo; o que está dentro do contexto.
Veio o L. Castro!
Tenho todas as criticas possíveis ao trabalho do Chamusca e bem poucas ao Enderson Moreira, não deixo de lembrar que os dois encontraram e trabalharam em condições muito inferiores ao que tem o L. Castro e com uma situação bem importante; a obrigação de ficar entre os 4 primeiros colocados, enquanto o Castro não precisava ficar entre os 4 últimos.
E o L. Castro participou da montagem do elenco, como foi noticiado:

"O Botafogo ainda não assinou com Luis Castro, mas o técnico português já participa da montagem do elenco que terá à disposição no clube. O treinador que, atualmente está no Al Duhail, do Qatar, indicou, por exemplo, a contratação de Lucas Piazon."

https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/mesmo-sem-contrato-luis-castro-ja-participa-da-montagem-do-elenco-do-botafogo/blt283a3088872785b9

Ou seja, ele tem oferecido os mesmos resultados dos técnicos anteriores mesmo tendo uma vantagem importante. Dinheiro para contratar e contratar com a sua aprovação.
E ainda conta com o tal time B, que deveria fornecer mais recursos humanos ao principal.
Se contrataram mal é outra conversa.
Por isso continuo reputando o trabalho do Castro como um dos piores do Botafogo desde a época do Emil Pinheiro, pois lá a estrutura não era boa, mas havia dinheiro e contratações.
Se vangloriar de uma invencibilidade de eme, classificação à Sul-Americana... Só pode ser sacanagem!
Eu não compro e nem participo da opinião de que ele precisa de tempo para traaalhar.
E se o Chamusca não fosse demitido e recebesse o tal tempo que o Freeland queria conceder?
O que vale para o Chamusca em condições piores, foi demitido por resultados ruins, vale muito mais para o Castro.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e tempo é o que ele mais tem/teve até agora. E o reflexo do time em campo é muito ruim, independente dos resultados em campo.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos do CB, todo bom goleiro tem que ter sorte e, particularmente, ser um grande amigo das traves, que o diga o famoso ex goleiro tricolor "SÃO CASTILHO", que além de ser muito bom, contava sempre com as traves quando não era possível defender as bolas bem colocadas, rsrsrs.
O atual goleiro alvinegro é bem parecido com ele, pois além de ser muito bom, também conta com uma boa dose de sorte em algumas jogadas. Acredito que o GATITO perdeu a posição de titular.
Até quando teremos que aturar o BORDUEGA e as suas baboseiras ditas para a mídia esportiva após as partidas?
Vamos aguardar o início do BRASILEIRÃO, pois pelo que tenho visto até agora, tirando o PALMEIRAS e mais uns dois ou três times, o nível é muito baixo.

Rodrigo Federman disse...

Jota, sou fã do Gatito e acho incrível ele continuar no grupo, mas hoje, inegavelmente o Perri é titularíssimo! No gol, não temos problemas! Quando o paraguaio voltar, serão dois grandes arqueiros.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Hoje não há como o Perri perder a titularidade, só se cometetem mais uma insanidade na tomada de decisão.
Inclusive, no meu entendimento, a atual performance do Perri é superior à do Fernàndez em seus ultimos jogos.
Via no Fernández uma certa hesitação, talvez fruto do tempo de inatividade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Rodrigo até pode ser fã do Gatito, também do Loco Abreu, mas ninguém superará o Tomas Bastos.

E por falar em Tomas Bastos, esteva em campo pelo Ypiranga o João "Ganso com fome" Pedro, com aquele futebol constante, ou seja, sempre ruim.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, TB é inigualável. Hehehe
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Essas declarações de LC são um pe no saco… As vezes fico pensando se ele fala isso de sacanagens ou na inocência de não conhecer o futebol brasileiro… Ontem gostei da reestreia do Júnior Santos apesar de não ter uma tecnica refinada o cara pelo menos tem disposição.

Ezieljr

Marcio disse...

O Samico me corrigiu em um Post anterior sobre o "Ganso com Fome", que também é João e só não é Pedro; é Gabriel.
Outro dia eu também confundi o Danilo Barbosa com Diego Gonçalves... Escrevi D. Gonçalves como desfalque no lugar do D. Barbosa; o Samico também fez a devida correção.
É muito craque com nomes meio parecidos, além de ter a família Borges e agora a família Segovia.
De qualquer forma, indico ao Rodrigo nomear o Samico como revisor oficial do Blog, em edição extra do DOCB (Diário Oficial do Cantinho Botafoguense).
Valeu, Samico!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, é tão absurdo que eu não consigo acreditar que ele fale isso naturalmente. É para provocar sim.

Marcio, o nível é tão alto que confundimos muitos desses craques. Principalmente agora que, de acordo com a normativa do futebol moderno, jogador tem que ser chamado pelo nome composto.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Honestamente, essas declarações do L. Castro, sobre invencibilidade, "cultura" de resultados do futebol brasileiro me parecem revelar uma insatisfação; ele não deve entender os porquês de não estar sendo aplaudido pelo trabalho desenvolvido.
Ainda mais que ele conseguiu aquilo que foi colocado como meta para ele, não ser rebaixado e classificar à Sul-Americana, como disse o próprio Textor:

"(...)Tive dois objetivos no primeiro no ano, não voltar para a Segunda Divisão e classificar para a Sul-Americana."

https://www.lance.com.br/botafogo/textor-explica-metas-do-botafogo-para-as-proximas-temporadas-e-quer-titulo-grande-em-2025.html

O Textor pode definir os objetivos que bem entender aos seus subordinados, mas um detalhe é muito importante; o Torcedor não é obrigado a comprar o que eles decidem em suas salas de reuniões.
Obviamente que há quem ache que está tudo dentro do contexto e isso é um direito natural, mas o que a SAF deve achar como ideal seria toda a torcida concordando com tudo bovinamente.


SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Marcio, e sabendo que tirando os 4 rebaixados, quase todos se classificam para a SA, insisto que esse objetivo foi extremamente medíocre.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

LC estreou no Nilton Santos com derrota para o Corinthians por 3x1 Brasileiro de 2022 pouca reclamação todo mundo empolgado !! Estreia contra o SP 2023 no Nilton Santos. Se o resultado for negativo ? A paciência será a mesma ??

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, a situação e momento são bem diferentes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, também vejo o objetivo como medíocre.
O que não podemos descartar é a possibilidade de terem definido tal objetivo rasteiro de forma proposital e assim, ao final, venderem o trabalho como de excelência.
Tudo parte de uma estratégia
E as declarações do técnico vão nesse caminho...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Hahahahaha!!!!!, Valeu pela indicação, Márcio!

Cara, eu fui pesquisar sobre o "Ganso com fome" pois eu sabia que aquele João Pedro tinha passado pelo Botafogo, sabia que era mais outra draga, mas já não sabia se era a tal ave esfomeada ou um outro meio-campista horroroso que jogou em 2020. No fim das contas confundi tudo - exceto quem era o tal "Ganso...".

Eu estava pensando no Luiz Otávio (no fim das contas nem era João Alguma-coisa), mais outro jogador de empresário que o depauperado Botafogo aceitou expor desfilando nos gramados com o outrora glorioso uniforme.

Além dos nomes parecidos, sobrenomes iguais, são muitos nomes compostos e em altíssima rotatividade, então fica impossível não se confundir.

O João Gabriel, o renomado "Ganso com fome", esteve por aqui em 2014. O João Pedro, de quem o Rodrigo lembrou que veio do Athletico PR, foi em 2018. E o Luiz Otávio, este sim, foi em 2020.

Recomendo este link, para dirimir as dúvidas acerca dos "cracaços" de bola que vestiram as nossas cores: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_futebolistas_do_Botafogo_de_Futebol_e_Regatas_por_ano

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Pô, Eduardo! Esse link com esses nomes não é recomendado para quem acabou de almoçar! rs
Abs e SA!!!