25/04/23

Repensar o meio de campo














Autor do gol da vitória de ontem, o Tchê Tchê falou sobre a disputa por posições no meio de campo:

"- Fico feliz pela vitória. É uma concorrência muito boa, não tem muita vaidade, torcemos independentemente de começar jogando ou não. Todo mundo quer jogar, não posso ser hipócrita e falar que não. Quando tem a oportunidade tem que entrar e tentar resolver, fico feliz de acontecer hoje. Já tinha marcado na última partida, é sempre bom marcar".

Sempre falamos que o Tchê Tchê era melhor tendo mais liberdade e atuando como segundo volante. A (boa) entrada do Danilo acabou obrigando o Luis Castro a usar o camisa 6 na sua posição de origem e ele tem correspondido.

E se temos opções interessantes para o meio, será que não existe possibilidade alguma de ao menos tentar um esquema que deixe o setor mais povoado e dinâmico? 

Por que não Danilo, Lucas, Tchê e Eduardo...
...com Tiquinho e mais um na frente?

Pode até ser o Jr. Santos, já que é o querido do treinador. Deixa ele livre para correr por todo o ataque e obriga o Tiquinho a ficar fixo sem voltar tanto. E o meio de campo rodando o tempo todo.

Ainda acho que poderia dar caldo...

O que não dá, hoje, é deixar qualquer um dos meio campistas citados de fora do time titular.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso me lembra o Zagalo em 70. Eram 22 cracaços, todos titulares mas co,o arranjar espaço no time pra todos? Agrande maioria jogava mo mês,o espaço pequeno do campo: o 1/2 de campo. Como colocar todos os cracaços do 1/2 de campo jogando todos no mesmo time ao mesmo tempo? Deu no que deu: Piaza virou zagueiro, Rivelino virou ponta, Tostão virou pivô em todos os lados do ataque e Pelé o Rei teve liberdade total pra sua magia.
Mas Zagalo, não LC.
Treinador e treineiro, simples assim.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai! Os melhores precisam jogar sempre. O esquema é montado de acordo com o que tem de característica no plantel e não o contrário.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Antes de chegar ao debate sobre o meio de campo e as suas possibilidades de escalação, inicio apontando o que entendo ser o maior problema do time.
Como todos sabemos, o estatutário 4-3-3 é o esquema preferido do L. Castro, mas há um problema que nem tanto na escolha do esquema e sim nas características dos jogadores que o executam,; principalmente os pontas.
Os pontas do Botafogo, que dependem da conjunção dos astros para fazerem um bom jogo, tem entre as funções fechar o meio de campo quando o time é atacado e fazer uma linha de 4 jogadores; Eduardo fica um pouco mais adiantado.
O problema é que eles não possuem técnica suficiente para após a recuperação da bola, ajudar a construir. A única coisa que sabem fazer é correr, correr e correr. E aí está o problema, não são os pontas avançados, de chegada forte ao ataque e nem são um Zagallo, aquele que ajuda no meio de campo.
deste modo, entendo ser melhor deixar apenas um corredor em campo com liberdade de movimentação e colocar alguém que consiga ajudar na construção do jogo.
Não faltam exemplos de equipes que eram nomeadas em um 4-3-3 e os pontas eram jogadores que sabiam também atuar no meio de campo ou era originários do setor.
Deste modo, o meio de campo seria D. Barbosa, Tchê², D. Fernandes ou Sauer ou outro, e Eduardo;
No ataque, V. Sá ou Jr. Santos ou L. Henrique ou Segovia 2º, correndo até cansar, e T. Soares.
E com os laterais sendo mais conservadores, atacando quando possivel e de forma intercalada.

E como disse o C. Ancelotti:

“O bom treinador é aquele que adapta o jogo às características dos jogadores. Se tenho Modrić ou Kroos não posso esperar pressionar muito. Vou dar um exemplo: se tenho o Cristiano Ronaldo na frente, estudo com afinco como levar a bola até ele. Outro exemplo: no Real tenho o Vinícius que tem um motorzinho debaixo dos pés. Eu seria um incapaz se não usasse o contra-ataque. Vejo treinadores que acham que o futebol é uma 'ciência', mas para mim é o jogo mais simples do mundo: você joga e se adapta de acordo com o que tem.”

E o L. Castro, o que pensa sobre?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é capaz do LC falar que o Ancelotti não sabe o que fala e que os seus jogadores são muito dignos e ele fica P da vida quando vê críticas ao seu trabalho, afinal, já demonstrou em uma mesa de botões estáticos como se vence o Real Madrid em plena capital espanhola! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, ontem ele mais uma vez veio com esse tipo de argumentação paternalista ao falar da concorrência no elenco.
Todo e qualquer profissional recebe criticas todos os dias, só no mundo do L. Castro é que os ditos profissionais só querem criticas positivas...
SA!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Eu li logo após o jogo e conseguiu me deixar com raiva, mesmo com a vitória! hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.

presidente do Fluminense:

"Nunca houve intransigência de não flexibilizar para Vasco e Botafogo, mas desde que se lembre que o Engenhão também deveria ser flexibilizado e que deveríamos ser ouvidos se um dos principais estádios do Rio de Janeiro deveria ter gramado sintético ou não "

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/presidente-fluminense-quer-flexibilizacao-nilton-santos-botafogo-reclama-deveriamos-ser-ouvidos-gramado-sintetico/

Deveria isso, deveria aquilo...
É uma piada?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, patético. Aliás, como o clube que ele preside.
Abs e SA!!!