26/04/23

Segurar três peças















Apesar da boa vantagem, a fatura ainda não está liquidada na Copa do Brasil.

Por esse motivo, sou contra a ideia (que alguns andam comentando) de escalar um time misto no jogo de amanhã contra o Ypiranga.

Mas considerando a margem que temos para administrar, o clássico contra o Flamengo no domingo e a "decisão" diante da LDU na próxima semana, eu descansaria três dos principais jogadores de linha: Cuesta, Eduardo e Tiquinho. 

De resto, o que tiver de melhor disponível. Por exemplo: Perri, Rafael, Sampaio, Adryelson e Segovia; Danilo, Tchê, Lucas Fernandes e Sauer; L.Henrique e Jr. Santos.

E os amigos fariam como?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Marcio disse...

Com a possibilidade de 5 substituições com a bola rolando, as possibilidades de gerenciamento da equipe se ampliaram demasiadamente.
Considerando as condições, pode poupar 5 jogadores por 45 minutos e outros 5 por 90 minutos, entre outras combinações possíveis; claro que "descansando" no banco de reservas, pois o andamento do jogo pode exigir que alguns sejam acionados.
Deste modo, começando pela defesa. deixaria o Adryelson de fora, pois foi substituído no intervalo do último jogo, o que indica ter ocorrido algum problema.
Escalaria o Segóvia na lateral e voltaria com o Rafael para a direita; deixando a possibilidade de no 2º tempo colocar um lateral na esquerda (mesmo que seja o Rafael) e sacar o Cuesta, obviamente trazendo para a zaga o Segovia.
No meio de campo, pela vantagem existente, adiantaria o Tchê² ou L. Fernandes ou Sauer para a posição do Eduardo, assim seria "poupado" , manteria o D. Barbosa de volante e escalaria também o M. Freitas. Abriria a possibilidade de no 2º tempo o D. Barbosa ser poupado.
No ataque, trocaria os pontas e manteria o T. Soares. Ou seja iniciaria com L. Henrique no lugar do Sá e o Sauer ou L. Fernandes, com liberdade de movimentação, no lugar do Jr. Santos.
Considerando até um jogo no 4-4-2...
No 2º tempo o T. Soares poderia ser poupado, com a entrada do Jr. Santos, que foi contratado como centroavante (ou será demasiado?)
Em resumo, na saída do jogo estariam poupados Adryelson, Eduardo, Jr. Santos, Sá e Di Plácido (este apenas para constar, já que não acho que faça falta).
No 2º tempo a possibilidade de poupar o Cuesta, D. Barbosa e Tiquinho.
Nessa misturada, 8 jogadores ficariam de fora por pelo menos 45 minutos...
Para terminar, reconheço que o Botafogo ainda tem problemas enquanto time,; entretanto, me parece claro que o elenco oferece algumas boas alternativas ainda não exploradas pelo técnico.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, no atual momento, sabendo que não existe substituto para o Tiquinho e Eduardo, acho arriscado colocá-lo de imediato amanhã. Erro de planejamento dá nisso. Ficamos sem Tiquinho e Marçal e não tem quem colocar. Torcer para ele não se machucar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Isso é verdade, Rodrigo.
Mas creio que o T. Soares tem experiência suficiente para evitar desgastes desnecessários no jogo e o L. Castro pode colaborar fazendo um esquema onde tenha menos sacrifícios.
A questão no meu entendimento está no esquema tático imutável com jogadores com características diferentes; como escrevi no meu comentário anterior, há possibilidade de alternativas não exploradas.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, considerando a excelente vantagem obtida no jogo de ida, nos domínios dos gaúchos, e por serem jogadores, digamos, essenciais ao time, acompanho o relator e pouparia, sim, Cuesta, C.Eduardo e Tiquinho. E vou além: pouparia também o Adryelson, uma vez que ele tem a inglória missão de cobrir a lateral direita, sempre preocupante, não importando quem por lá esteja.

Não sou da área de saúde, fisiologia, preparação física, sou apenas e tão somente torcedor do Botafogo, mas vendo um ou outro jogo na telinha tenho observado que praticamente todos os times - que vi, bem entendido - vem poupando jogadores. Fortaleza, em jogo da Lampion´s League em que perderam para o Bahia, se não me engano, Palmeiras, o time da beira da lagoa, Flu, S.Paulo, Atlético MG, entre outros de que me lembro agora.

Deixa os citados sentadinhos no banco só na torcida. O jogo correndo bem, sem sustos, poupa os caras e evitamos riscos desnecessários.

Temos uma sequência de jogos difíceis e um em cima do outro. Não dá para dar chance ao azar.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, claro! Mas o azar bate na porta sempre. Andando, um trote que seja, pode contundir e aí perdermos ele em um jogo que, em tese, temos boas chances de classificar mesmo sem o Tiquinho, eu seguraria amanhã.

Eduardo, sim, tem o Adryelson também. Mas aí obrigaria o Segovia na zaga e continuaríamos com algum dos 3 péssimos laterais direitos improvisados na esquerda. ehhehe

Abs e SA!!!

Damião disse...

Eu escalaria logo de início: Perri - Di Plácido (até aprender a jogar futebol) - Sampaio - Segóvia e Rafael - Marlon Freitas - Tchê Tchê - Lucas Fernandes - G. Sauer - Tiquinho (primeiro tempo), Jr. Santos (segundo tempo) ou vice versa - L. Henrique.
Tomara que o L.C. não escale de cara o Piazon e o Pires, seria crueldade demais com a torcida alvinegra.
Danilo Barbosa, Cuesta, Adrielson, Marçal (se tiver condições físicas), Eduardo, Tiquinho e Jr. Santos, terão de que ser poupados. O ideal seria um time alternativo, mas com este plantel, tem que entrar com time misto. Esta é minha modesta opinião.

Rodrigo Federman disse...

Damião, esquece...o Di Plácido nunca aprenderá a jogar. Não faz parte da sua natureza.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem esquecer também, considerando apenas a questão física, que os jogadores podem "descansar" nos treinamentos , não entendo ser prejudicial ficar de fora em de alguma sessão.
O JJ disse quando estava no Brasil:

"Minha cultura não é essa. E os jogadores provam domingo a domingo. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta, sábado… Domingo é para correr. Se tivermos jogadores com sinais de lesão, é outra coisa,"

Como o L. Castro sempre faz referência à importância dos treinamentos para a escalação para os jogos, precisará muito cuidado na programação
Um exemplo é a dupla Adryelson/Cuesta, não será uma perda de uma sessão de treinos no campo, que alterará o nível de performance.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! Isso mesmo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Hoje é aniversário do lendário goleiro Manga, completa 86 anos.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, toda felicidade do mundo ao grande Manga.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Relacionados para o jogo contra o Ypiranga.

Goleiros: Douglas Borges, Igo Gabriel e Lucas Perri;
Zagueiros: Adryelson, Carli, Luis Segovia, Philipe Sampaio e Victor Cuesta;
Laterais: Daniel Borges, Hugo e Rafael;
Volantes: Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê;
Meias: Eduardo, Lucas Fernandes e Raí;
Atacantes: Gustavo Sauer, Janderson, Júnior Santos, Luis Henrique, Matheus Nascimento, Matías Segovia, Tiquinho Soares e Victor Sá.

O Di Plácido será poupado por 90 minutos. E também nos poupará...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Marcio. Estranho poupar só o Di Plácido. Tudo muito estranho no Botafogo. Aliás, e o Marçal? Ninguém sabe realmente o que aconteceu até hoje e como está o desenvolvimento, projeção, estimativa de retorno, etc...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, uma observação sobre o que escrevi sobre descansar os jogadores em alguma sessão de treino...
Segundo as noticias, G. Pires não foi relacionado porque faltou, de forma justificada, a um dia de treino.
Sendo muito sincero, não acredito que esse um dia de treino que perdeu e de forma justificada, afete o rendimento do G. Pires ou de qualquer jogador profissional que cumpra rigorosamente as suas obrigações durante a semana.
A outra questão que gostaria de saber é se o G. Pires não seria relacionado por causa dessa falta, se jogasse futebol de Zidane.
Eu não discordo da importância dos treinamentos, claro, mas a importância equiparada ao jogo que esses técnicos têm dado a ele me parece um tanto exagerada.
Essa premissa de exigir tudo nos treinos para determinar quem vai ao jogo vai acabar por fazer o Botafogo perder os jogadores durante os jogos, ou seja, as contusões poderão ocorrer mais pelo desgaste nos treinamentos.
Não custa lembrar que Adryelson sentiu desconforto muscular e saiu no intervalo do jogo frente ao Bahia;
Que Marçal saiu com desconforto muscular com 10 minutos de jogo frente ao Ypiranga;
Hugo foi substituído por volta dos 20 do 2º tempo no jogo frente ao Audax em 09 de abril e apenas agora volta a ser relacionado, jogo frente ao Ypiranga; não sei se a ausência é por motivos musculares, deixo claro.
Por isso concordo com o JJ, dia de correr é no jogo e seria um absurdo ter desfalques por causa de exigências em treinamentos.
SA!!!

Anônimo disse...

Pela péssimas e humilhantes campanhas na copa do Brasil.tem que colocar todo mundo o Ipiranga não é uma galinha morta o grêmio que o diga.
Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcio, jamais saberemos, mas aposto que tem caroço nesse angu. Pior: renovaram o empréstimo desse cara recentemente.

Marcos, pela vantagem obtida, acho que dá para administrar.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, parece que o G. Pires teve algum problema familiar, o que fez com que perdesse o dia de trabalho...
Na parte do campo e bola, pelo futebol que apresentou até o presente momento, G. Pires não faz falta e nem deveria ter o contrato de empréstimo ampliado; a questão é que de forma geral, um dia de treinamentos perdido não pode ser justificativa para deixar um jogador fora da lista, salvo se fosse um problema constante.
A ausência é para justificar a importância exagerada dada pelo técnico aos treinamentos na definição da equipe.
Ou alguém precisa ver os treinos do Perri para saber que hoje ele é titular absoluto, por tudo o que tem apresentado nos jogos? O Douglas Borges treina menos do que o Perri?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo 100% contigo, Marcio!
Abs e SA!!!