16/05/23

Baixar a bolinha














Marçal é um bom jogador?

Inegavelmente, para o nível do futebol brasileiro, sim.

Eu diria que é um lateral nota 6. 

Longe de ser um cabeça de bagre, mas também está longe de ser um craque como alguns torcedores pensam. 

Na verdade, no elenco botafoguense, ele naturalmente se torna uma sumidade, pois não há reserva aceitável para a posição (desculpem, mas eu não gosto do Hugo).

Diante desse cenário, acho que o Marçal tem horas que se sente seguro demais. Inclusive, para levar cartões estúpidos com frequência. 

Contra o Goiás, foi mais um na conta. 

Sem pensar muito, lembro de um contra o Santos (em cobrança de escanteio), o da "caça ao drone", contra o Flamengo, ontem...

Enfim, uma sequência imperdoável de advertências burras. Principalmente quando lembramos que o lateral é o capitão do time.

Acho que passou da hora do Marçal baixar a bolinha. Só que para isso acontecer, o Luis Castro precisa intervir, mesmo que não possa dar um "susto" na titularidade do atleta.

Em um elenco que tem o Cuesta e até o Adryelson, não dá para o Marçal ter essa moral toda.

Pelo bem do futebol dele, inclusive.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

João disse...

De fato, pro futebol brasileiro ele é um lateral ok. Tem um bom cruzamento nos escanteios e creio ser importante pro grupo. Mas é só também. E como finaliza mal pro gol...

Luiz Antônio disse...

Concordo plenamente. Infelizmente o jogador de futebol pensa primeiramente nele depois nele só pra depois pensar no clube. Aí faz cagada e quem sofre as consequências é o clube. Além de não ter um treinador. Mas um paneleiro. Só sai é entra os mesmos.

Marcio disse...

Em um mesmo dia o Rodrigo mandou duas postagens...
Uma sobre o NILTON SANTOS, ENCICLOPÉDIA, e outra sobre o Marçal, que também joga de lateral esquerdo e por aí termina a comparação.
Sobre o Marçal, que é um lateral aceitável, pois atualmente não existem mais laterais por excelência, peca não somente nos cartões amarelos desnecessários que recebe; um outro fato que que tenho observado é que em algumas oportunidades quer bater na bola de forma muito estilosa, o mesmo erro que comete o G. Pires, sem que isso traga um resultado positivo.
O melhor jogador é aquele que prima pela simplicidade e também pela objetividade, a jogada de "efeito" deve ser guardada para desequilibrar o adversário e ganhar vantagem.
E sobre a faixa de capitão, há muito eu não vejo no Botafogo alguém com essa capacidade, vejo falarem que o elenco tem vários lideres, mas acho que é algo apenas para constar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, nem sei mensurar a importância dele para o grupo. Em qual sentido? Todo jogador é importante. Heheheh

Exatamente, Luiz Antônio.

Sim, Marcio. Ele está com uma máscara um pouco pesada demais. Isso é se sentir confortável sabendo que não tem concorrência.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mudando de assunto...

L. Castro:

"Sabemos que há algumas posições em que estamos um pouco deficitários, não é novidade para quem analisa. Temos por exemplo na posição o 9 o Matheus Nascimento que foi para a Seleção e que é opção ao Tiquinho. O Janderson é um menino que estava no time B, embora tenha qualidade, não está pronto(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-lacunas-elenco-diz-botafogo-nao-vai-priorizar-qualquer-competicao-quero-atras-tudo/

Pois bem, L. Castro entende haver carência na posição 9 e eu concordo com tal análise.
Entretanto, volto a 2022 e lembro esta declaração do técnico sobre o empréstimo do Erison que era o artilheiro da equipe na temporada.

"Não podemos ter duas verdades. Não podemos ter a verdade que há um mês vocês (imprensa) diziam que era bom contratar um 9 e hoje a verdade já ser outra. A honestidade intelectual deve fazer parte de nós. É verdade que há um mês atrás dizia-se que precisávamos de um 9, que o Erison não estava produzindo, não tinha isso, aquilo… Essa era a análise. A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo. Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo, a Europa poderia dar isso a ele e aqui poderia ter esse risco de ele não ter esse tempo de jogo."

https://www.lance.com.br/botafogo/luis-castro-comenta-saida-de-erison-do-botafogo-ha-um-mes-diziam-que-era-bom-contratar-um.html

Também era verdadeiro que havia necessidade de contratar mais um atacante em 2022.
Hoje o mesmo técnico que alegou ser demasiado para qualquer equipe do mundo ter quatro noves e por isso entendeu ser melhor emprestar o Erison, agora reclamar da falta de atacantes, quando no retorno do mesmo Erison, não resolveu fornecer-lhe nova oportunidade, seja lá por qual motivo.
Chegando mais adiante na análise, entre os centroavantes citados pelo L. Castro em 2022, estava o Jr. Santos, que hoje, pelo visto, não é mais considerado centroavante...
E sem contar que o Botafogo poderia ter negado a ida do M. Nascimento ao tal mundial sub-20...
Flamengo, Palmeiras e A. Paranaense, segundo as noticias, negaram a liberação de M. Francça, Endrick e V. Roque, respectivamente.
Faltam questionamentos lógicos sobre as declarações do L. Castro para que possamos entender o que ocorreu de agosto de 2022, quando do empréstimo do Erison, até hoje, maio de 2023.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essas coisas ninguém tem coragem de questionar ao LC.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, infelizmente hoje não há mais questionamentos e os "entrevistadores" permitem que o entrevistado faça os seus comunicados.
Só para recordar, em 1987 o então presidente da cbf, Otávio Pinto Guimarães esteve em uma mesa redonda liderada por Januário de Oliveira, na TVE, onde estavam como debatedores, Achilles Chirol, Roberto Porto, Sergio Cabral, Sergio Noronha, José Ignácio Werneck, Ruy Porto e Washington Rodrigues; Zico também estava como convidado.
Discutiam o mal momento da seleção à época...
Sei que o clima ficou quente em alguns momentos, onde questionaram firmemente o OPG e ele retrucou de forma veemente também.
Outros tempos...

Link: https://www.youtube.com/watch?v=eym3CA_o0ak

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Tempos de coleguismo e corporativismo.
Abs e SA!!!