03/05/23

Duelo equilibrado















Ontem o Botafogo conheceu o seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil: Athletico/PR, com o GLORIOSO viajando primeiro para o PR e decidindo no RJ.

Sobre o confronto e ordem dos jogos, o Diretor de Futebol, André Mazzuco, falou:

"- Você já vem com o resultado de fora e aí já sabe o que fazer. Em casa, ainda tem o apoio da torcida do Botafogo que sempre aparece. É uma vantagem para nós decidir em casa porque nós vamos estar com a nossa torcida. Tem que fazer um bom resultado na primeira partida para ter uma boa situação de classificação".

Em tese, está correto.

O problema é se voltarmos para o Rio com uma derrota e precisando recuperar. O Botafogo não sabe atuar de maneira propositiva e enfrentando adversários fechados. Nosso melhor futebol é atuando com velocidade na recuperação de bola e deixando os rivais buscarem mais o jogo.

Portanto, será muito difícil, mas precisamos atuar com coragem e sem deixar o Athletico sufocar em Curitiba.

Duelo bastante equilibrado, com uma leve vantagem para o adversário. Pelo simples motivo de, nos últimos anos, ser um time muito mais copeiro e acostumado com grandes decisões.

É, amigos...o mundo dá voltas e, hoje, inegavelmente, o Athletico/PR está sim, na prateleira que anos atrás nos pertencia. Depois de anos e anos se "apequenando" e sendo pessimamente administrado, cabe ao Botafogo recuperar o seu lugar de direito.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marcio disse...

Confesso que não tenho uma opinião definitiva sobre se é melhor fazer o 1º ou o 2º jogo em casa.
Se eu não estiver enganado, o único confronto pela Copa do Brasil frente a este adversário foi em 1999, vencemos em casa por 2 a 1 e na volta, em Curitiba, perdemos por 2 a 1 e vencemos na disputa das penalidades..
O certo é que o sorteio é apenas uma "formalidade", pois nesta etapa da competição não se escolhe adversário e todo confronto se inicia complicado.
Para terminar, penso que esta Equipe não tem de carregar o histórico do Botafogo nesta competição ou em qualquer outra; precisa jogar o que o jogo exige e utilizar a experiência que os jogadores possuem em jogos decisivos feitos em suas agremiações anteriores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu até prefiro, mas é mais na linha de um "placebo", sabe? Na prática, o que vale mesmo são os 180 minutos...e o jogo de ida é o determinante para o cenário da volta. rs
Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Como o Botafogo vai jogar nem desconfio, só sei que passou por dois adversários que sempre nos dá muito trabalho, mesmo com uma série de coisas que me deixa apreensivo acho que não vai deixar barato esse jogo mesmo sendo fora

Marcio disse...

Entendo, Rodrigo.
Um outro componente a ser considerado é o nível da equipe, pois quando o time é bom, a ordem dos confrontos tem menor relevância.
Apenas como exemplo, o Boca Juniors foi campeão da Libertadores em 2000, 2001, 2003 e 2007, fazendo o 2º jogo fora de casa.
Em 3 oportunidades (200, 2001 e 2007) contando com o Riquelme, o que tornou a tarefa menos difícil.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Jorge! Tomara!

Sim, Marcio! Tem esse "pequeno" detalhe também! rs

Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Antes com o gramado sintético da baixada que sempre fez vantagem para eles hoje como estamos com gramado sintético acho o time do botafogo melhor mais é um jogo de 180 minutos tem que saber jogar mata mata é diferente.
Marcos

Marcos Antonio disse...

A saf em um ano realmente o Botafogo já é outro.
Ganhamos 2 partidas do mulambo já está se tornando normal qualquer jogo do botafogo contra qualquer adversário bom sinal.
Antes lembro que quando ganhavamos do mulambo parecia uma coisa do outro mundo.
Que bom ver nosso botafo.go longe dos coveiros que apequenaram o.clube
Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, mas ainda acho que ganhar dos caras parece coisa de outro mundo. Ainda não sinto toda essa mudança.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Mas, em outros tempos saberíamos que a derrota seria certa, como foi contra o América-MG ano passado, quando eu não tinha a mínima esperança. Precisamos fazer um grande jogo lá em Curitiba, temos potencial para isso. Eu diria 45% x 55% nossas chances. O Athlético/PR é favorito, mas 45% não é possibilidade baixa.

Rodrigo Federman disse...

Concordo com o percentual de achismo, Klaus.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, faço uma observação, se me permite.
Acho um erro tratar o Flamengo como sendo "o adversário"; acho que devemos valorizar como deve ser feito em todos os clássicos.
Essa "importancia" pode dar a eles uma vantagem psicológica, ser o maior rival de todos os outros.
Claro que vencer clássicos é importante, mas o foco deve ser o campeonato, levantar taças.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Até concordo, apesar de inegavelmente ser aquele rival que mais fazemos questão de vencer! rs
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Bom dia irmãos de camisa!
Rodrigo, entendo quando você fala que você não vê tanta mudança, no final o que conta é o resultado dentro de campo.
Nós torcedores do Botafogo estavamos vivendo simplesmente do passado longínquo do Fogão, consiguiram tornar esse time de muita tradição menor de Goiás, Avai entre outros... nossos jogadores não tinham aonde teinar, quem pagava os salarios dos funcionarios por varias vezes eram os jogadores fazendo vaquinha entre eles...
Não preciso falar o que já foi feito de um ano para cá, mas posso te dizer que a mentalidade do time mudou, e esse ano será diferente para nos torcedores na faixa de 40 anos, nós só temos na nosso lembranças fraguimentos de lampejos de uma temporada ou outra, mas repito, esse ano será diferente.
ABS e SD!!

Rodrigo Federman disse...

Ronaldo, que assim seja, amigo! Que assim seja!
Abs e SA!!!