01/05/23

Expulsão injusta


















Vitorioso no clássico, o técnico Luis Castro não poderá comandar a equipe do banco de reservas na próxima rodada, diante do Atlético/MG.

O comandante alvinegro falou sobre a sua expulsão:

"- A árbitra comanda a equipe dela e eu comando a minha. Eu tinha dito que não queria substituição na bola parada porque o jogador que ia retirar de campo é alto, o Junior Santos, e ia colocar um jogador mais baixo em campo. O futebol tudo pode acontecer, e nesse momento o jogo do canto (escanteio), imagine que era gol a favor do Flamengo, e toda a mídia diria que eu era maluco porque tinha feito uma substituição naquele momento do jogo. Mas nem só por isso, era uma decisão minha naquele momento e informei à equipe de arbitragem que não queria a substituição naquele momento, portanto não era para ser feita. Não permito que ninguém intervenha na minha equipe, não admito isso".

Perfeito! 

Sou crítico ferrenho ao trabalho do LC, mas nunca vi o que fizeram ontem. Todo treinador segura a substituição até o momento que deseja, mas ontem praticamente forçaram a troca no Botafogo em um momento crítico. E por mais que eu diga que, como comandante e experiente, o Castro deveria ter se controlado, entendo a perda da paciência.

Tentaram, tentaram...
...e nem assim conseguiram.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, concordo que foi uma expulsão injusta. Pareceu-me que a juíza estava doida para que o time da "grobulixo" fizesse um gol.
Você sabe que não gosto do LC por outros motivos que não nos interessa falar aqui.
Repito que nunca torci contra ele como treinador, pois o mais importante é o bem do nosso BOTAFOGO. Atualmente, vejo que ele, no geral, tem feito um trabalho aceitável.
O que o prejudica é aquela história que já contei daqueles "BORDUEGAS" que se acham os tais, particularmente aqueles que têm um nível superior de ensino.
Meus patrícios, quando os visito na terrinha, e digo :"fulano tem complexo de vira lata", eles riem muito e eu tenho que explicar do que se trata, rsrsrs.
Nada como uma vitória sobre o LIXÃO, a semana fica mais tranquila e quase não se vê pano de chão nas ruas do Rio de janeiro.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Também não gosto do LC como treinador, mas aqui somos sempre coerentes e tentamos ser o mais justos possível. Ontem ele foi bem e foi sacaneado pela arbitragem.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Quando fizemos 2x0, eu apostei que haveria intervenção da arbitragem no jogo. Os critérios passaram a ser diferentes, se Rafael mereceu ser expulso, o mesmo valeu para Thiago Maia. E olha que o VAR indicou a expulsão, mas a sopradora de apito, claramente favorável ao Flamengo, ignorou. A intervenção dela nas decisões de LC foi um ato evidente de má-fé.

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Klaus.
Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Bom, o tema proposto na coluna foi se a expulsão do Luis Castro foi justa ou não. Minha resposta simples seria que foi. O árbitro, sendo a autoridade do campo, não pode ser tratado da forma como o Luis Castro fez. Inclusive saindo da área técnica dele e invadindo o espaço da área técnica do adversário.

Agora, se formos discutir a situação como ocorreu, acho que tem muita coisa a ser explicada.

Primeiro, o Luis Castro tem razão quando afirma que quem manda no time é ele, e que se ele deseja postergar o momento da substituição para um outro instante mais favorável, ele tem razão. O quarto árbitro errou. Mas outros erraram também: O Junior Santos e o DiPlacido ambos assistiram a disucussão que estava havendo e mesmo assim prosseguiram, um para sair de campo e o outro para ficar. O caso do DiPlacido me pareceu ainda pior, porque o vídeo mostra o Luis Castro botando a mão no ombro dele, logo no início do problema, como quem diz "fique aqui", "não faça nada", "não se mexa" e o DiPlacido não pareceu obedecer.

Por outro lado, o Junior Santos, nem pareceu estar olhando para o que estava se desenrolando. Como se já estivesse fora do jogo e simplesmente cumprindo a tarefa de retirar o seu corpo do campo. Ele se desligou completamente.

Como os jogadores, procederam a substituição, a postura do Luis Castro ficou ainda pior.

A árbitra deu o cartão amarelo e pareceu ter botado a mão no ouvido, como que para ouvir o ponto eletrônico de alguém (o 4º árbitro?) passando alguma informação. Aí, ela parou e voltou para a beirada do campo e deu o vermelho.

Portanto, apesar de ter achado justa a expulsão. Acho que houve outras circunstancias "estranhas" no comportamento de diversos dos participantes dos acontecimentos.

No mais, a expulsão do Rafael foi correta. Os dois cartões recebidos foram devido a ações completamente desnecessárias. O grande erro da juiz, foi não ter expulsado o jogador do Lixo quando deu o pontapé no DiPlacido, e outro possível erro dela foi em não amarelar o Marçal que ficou impedindo, acintosamente, a caminhada dela em direção do Rafael. Alguém precisa puxar o Marçal para o lado e dar uma enquadrada nele, porque todo o jogo importante ele parece implorar por levar cartão.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, entendo que o LC se exaltou, mas teve fundamentos. Ele foi prejudicado e não quiseram ajudar. Para corroborar, apesar do gestual, nem a súmula relatou ofensas. Mantenho a opinião de injustiça na explosão, mas gostei bastante das suas observações.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

"- A árbitra comanda a equipe dela e eu comando a minha."

Xiiii! Das duas, uma: ou a flapress levantará suspeita, dizendo que o Luis Castro poderia ter se referido à "equipe dela" como o framengo, ou então vão dizer que ele é machista!

Lá vem gancho!!!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, ele se referiu claramente à equipe de arbitragem. Não vejo motivo algum para pena maior.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

No lugar dele, sabedor do acervo do qual sou constituído, eu teria reagido da mesma forma. Não dá para julgá-lo. Há momentos em que se torna impossível adotar comportamento diverso do que normalmente se espera em situações limítrofes.
Quem deveria ter agido com um mínimo de inteligência e não o fez, foi o jogador torcedor (gosto que ele torça para o Botafogo). O cretino deveria ter ido ao chão quando sofreu a carga de fulano de tal que trajava uma camisa feia… ao revés, o mentecapto foi pra cima do outro fulano de camisa feia e pisou no referido. Burro!
Sorte que o Botafogo resolveu jogar como um gigante diante de um desprezível número dois…
Levi

Anônimo disse...

Corretíssimo! Pensei o mesmo quando o Botafogo fez o segundo gol. Piada já velha, só faltou levantarem a placa dos acréscimos com os dizeres “até o desprezível empatar”, em vez de ONZE MINUTOS!! Vencemos, mesmo tendo sido roubados, mais uma vez!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Exato, Levi! Estamos falando de um jogo que mexe com emoções e por mais que eles sejam pagos para estarem preparados, tem horas que estamos vendo roubo descarado e não há como aceitar passivamente.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

A vitória sobre a mulambada foi heroica ! O time todo esteve bem, exceto esse destrambelhado Rafael que deveria tirar a camisa do time e vesti a camisa da torcida, já que se diz botafoguense! Eu já estava me preparando para o pior, quando o caneludo fez o terceiro gol e me acalmou um pouco. Mas vamos combinar, o caneludo fez o gol, mas o mérito foi todo daquela arrancada fabulosa do Tchê Tchê que amontoou a defesa do framerda e deu o passe na bandeja. Eu daria nota 10 pro caneludo se ele tivesse feito aquele gol quase do meio campo. Ontem estava no sítio e sem internet não pude dar a minha palinha. rsrsrsr.

Em tempo: Leví, não precisa pedir licença, vc é de casa e tem toda liberdade!

Anônimo disse...

Postei um comentário é não sei se foi.

Em tempo: Levi não precisa pedir licença. Vc é de casa e tem toda liberdade !

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Grande, Patinhas! Amigo, eu adoraria mais 20 caneludos igual ao Tiquinho no time. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu tenho várias restrições ao trabalho do L. Castro, mas a sua expulsão me pareceu muito injusta.
Nessa mesas redondas, onde a maioria sabe de de nada, focaram na possibilidade do L. Castro não conhecer a regra...
Podemos divergir de tudo do l. Castro, menos que não é uma pessoa com capacidade de conhecimento e entendimento das regras do jogo.
Me pareceu que ele foi impedido de abortar momentaneamente a substrução e isso é intolerável.
E mais, a arbitragem gastou mais ou menos 5 minutos para analisar o óbvio e mesmo assim decidiu o errado, cartão amarelo no jogador adversário...
Fosse o Saldanha o técnico, a reação seria pior.
Essa imprensa parcial de "M", está analisando os porquês da derrota deles; entretanto, essa vitória passa e muito pelo trabalho do L. Castro e isso não se relaciona com o que eu acho do trabalho dele desde 2022.
Nesse jogo ele foi muito bem.
Agora, o fato do Botafogo ter vencido não invalida as criticas sobre a arbitragem... A arbitragem brasileira é uma merda!
Por isso, gol da Alemanha, gol da Bélgica e gol da Croácia.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

Sou crítico e continuarei sendo até que eu veja evolução no trabalho dele. (Aliás os jogadores evoluíram). Demorou a troca do Rafael, o jogo rolando ele dando instruções ao Diplacido. O flabosta colocou o Everton Ribeiro, Demorou a fechar o meio campo. Já tínhamos sofrido 2 ataques e o nosso goleiro salvou.
A expulsão dele poderia ter sido evitado.

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, vou nessa mesma linha de pensamento. As vitórias continuam vindo mais por talentos individuais do que por influência do treinador.
Abs e SA!!!