05/05/23

Fraco e previsível
















Palavras do Luis Castro, após o irritante empate de ontem:

"- O que se deve fazer nessas situações era fazer um ataque mais paciente. Um ataque com mais bola no último terço, com paciência para furar a última linha deles. Muitas vezes ter na cabeça que queremos ganhar o jogo, nos perturba a paciência. Hoje fomos perturbados por aquilo que queríamos do jogo: que era ganhar de forma rápida. Tenho a convicção que se o jogo tivesse um gol no primeiro tempo ou nos minutos iniciais, seria um jogo totalmente diferente. Infelizmente o zero foi até o final. O adversário se sentiu confortável com o empate. Portanto, é um resultado que a equipe adversária procurou e foi a estratégia deles. Vamos com tudo com aquilo que temos até o fim e tentar o apuramento de forma direta".

Ele diz que o adversário se sentiu confortável com o empate...

Uma obviedade que qualquer leigo foi capaz de identificar com menos de 15 minutos de jogo. E o que o próprio LC fez para mudar a postura ou cenário?

Assistiu passivamente o primeiro tempo inteiro sem qualquer orientação ou mudança. Depois, na segunda etapa, esperou os 15 minutos para fazer as primeiras alterações. Elas, para variar, foram as de sempre. Ou seja, "seis por meia dúzia", sempre mantendo o esquema tático engessado.

E não ficou por aí...

Estádio lotado, necessidade da vitória, time acéfalo (com jogadores importantes em noite para ser esquecida) e faltando uns 10 minutos ele muda volante por volante. 

Um Botafogo horrível e mal treinado, como em quase 80% das partidas comandadas pelo Luis Castro.

Quando os (poucos) talentos individuais não estão inspirados, nada acontece. Na área técnica não tem um comandante capaz de buscar alternativas e soluções.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Klaus disse...

LC é muito fraco e previsível. Ele vai para qualquer jogo com apenas uma carta na manga, se não funcionar, nada muda. Qualquer técnico consegue dar um nó nele. Parece que ele só entende o que aconteceu no jogo (quando entende), depois dos 90 minutos. Sempre que a torcida empolga, o Botafogo trata logo de dar uma ducha fria.

Junior disse...

Rapaz, a partida do Eduardo foi horrível, ele se escondeu do jogo e errou tudo. Não entendi o Luís Castro mantê-lo em campo até o final, assim como o Danilo fez um péssimo primeiro tempo e voltou pro segundo, quando Lucas entrou o time melhorou. Se temos opções no banco tem que pôr se o cara tá mal, não temos nenhum Neymar que tem que deixar em campo msm se arrastando pq pode decidir. Era pra ter entrado Marlon, Rai ou até o Gabriel Pires.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Para ele, independente do adversário, local, situação, etc. Ele só joga de uma forma. E só faz as mesmas trocas em peças das mesmas posições. Limitadíssimo!

Junior, nem acho que ele se escondeu. Até penso que ele tentou, mas realmente esteve em uma noite terrível...e mesmo assim o técnico manteve durante 90 minutos. Agora, desculpe, mas não dá para contar com Gabriel em situação alguma.

Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

O time do LC apenas voltou a ser a cara do LC

Rodrigo Federman disse...

Jorge, o domingo passado foi uma exceção à regra.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Aqui no Blog, quando do sorteio da Sul-Americana e análise do Mazzuco sobre o grupo, Rodrigo fez o seguinte Post em 29 de março:

"Enfim, se impor"

http://www.cantinhobotafoguense.com/2023/03/enfim-se-impor.html

Eu que não tenho formação alguma em futebol não sou apologista do tal futebol moderno, fiz um comentário e em determinado trecho escrevi:

"(...)Deste modo, mesmo sem ainda saber como as outras equipes estão atuando e considerando como o Botafogo tem atuado, no estatutário 4-3-3, arrisco-me a dizer que a chance de ocorrer muitas dificuldades da equipe do L. Castro nessa 1ª parte da disputa é bem grande.
Além disso, apenas o 1º colocado no grupo tem vaga direta para a fase seguinte; o 2º colocado precisará passar pela repescagem para poder prosseguir na competição.
Deixando um pouco de lado o péssimo futebol que o Botafogo tem apresentado, me parece que não se pode pensar em deixar pontos contra Universidad César Vallejo e Magallanes e cuidar muito bem do jogo frente a LDU lá no morro(...)

E eu não sou pago para fazer qualquer análise, mesmo rasteira como a que fiz, os "cuidados necessários".
E sou "obrigado" a ler o L. Castro dizer que o adversário sentiu-se confortável com o empate...
Mesmo que a pontuação fosse a mesma, ainda assim a LDU confiaria no jogo em casa e jogaria pelo empate aqui no NILTON SANTOS, imaginem com a vantagem na pontuação.
E mais, o Botafogo deveria ter trabalhado para um placar ainda mais elástico frente ao C. Vallejo.
E, L. Castro, contra um time fechado, apenas tocar a bola com paciência, no caso é correspondente a sem objetividade, não resolve.
É preciso uma boa dose de audácia de algum jogador, um drible, como fez o Tchê² frente ao Flamengo e o Jeffinho na temporada passada.
Há o planejamento para o jogo, claro, mas é preciso tentar confundir o adversário; a LDU veio para o jogo sabendo o que deveria fazer e você foi incapaz de criar o chamado "fato novo", que fosse uma simples troca de posição dos jogadores dentro de campo.
O futebol não premia os burocratas e o Botafogo foi extremamente burocrático, acomodado, no jogo de ontem.
E a lógica aponta para muitas dificuldades lá no morro...
Qual será a sua alternativa, L. Castro, se tiver de vencer o jogo por lá?
Em resumo, declarações que mostram que análise alguma foi feita.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito bem lembrado, Marcio! Impressionante como nós, leigos e "não professores" de futebol, conseguimos fazer análises que nos soam tão básicas, né? E que aquele que recebe 1,5MM não consegue ou não quer enxergar. Talvez ele seja limitadíssimo e bom apenas em embromar e levar alguns nas palavras difíceis, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, ele não precisa enxergar nada, pois esse tipo de discurso é endossado até por parte da Torcida.
Há quem esteja justificando a atuação de ontem na exigência emocional que foi o jogo frente ao Flamengo... A minha reclamação não se dá pelo empate e sim por aquilo que não foi feito no jogo por parte do Botafogo, já que em momento algum pressionou minimamente o adversário.
A maioria de nós sabe que não se faz uma equipe campeã da noite para o dia, mas não dá para ficar arrumando desculpas para aliviar o trabalho de um profissional.
E sobre o planejamento, alguém imagina "deixar" para decidir uma classificação frente ao Boca Juniors, no 2º jogo, lá dentro do La Bombonera?
Real Madrid lá no Bernabéu?
Ou é melhor o Manchester United no Old Trafford?
Obviamente não é uma regra definitiva, os desafios estão para serem encarados, mas é preciso se atentar as variáveis desfavoráveis e trabalhar para minimizá-las.
O meu, digamos, inconformismo se dá pela sensação de que não entenderam as dificuldades em enfrentar a LDU lá no morro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio! Não a toa, teve gente aplaudindo o patético empate de ontem. Devem ser os que caem das ladainhas do LC.
Abs e SA!!!

jota disse...

RODRIGO, pare de criticar o trabalho do nosso excelente treinador, pois os "amiguinhos do BORDUEGA" não gostam quando criticamos o TDM LC, rsrsrs.
Um bom final de semana aos amigos do CB.

Marcio disse...

Rodrigo, e por falar em cansaço físico/mental...
Pensei no LeBron James, 38 anos, que na temporada 2022/23 já participou de 64 do total de 91 jogos do Lakers (70,3%), com média de 36 minutos/jogo.
Será que tem muita exigência para ele?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, a parte da imprensa que elogia o LC (e falo apenas do treinador) é justamente a que não merece crédito algum.

Marcio, imagina o LC treinando ele? Hehehe

Abs e SA!!!

Patinhas disse...

O jogo de ontem foi lamentável. A LDU veio com o propósito de empatar e o Botafogo fez de tudo pra não vencer. Lento, dispersivo, sem garra e com os tradicionais toques laterais e pra trás. Esse treinador obtuso que entende tanto de futebol, quanto eu entendo que foguete pra marte, parece que não treina esse time. A falta batida pelo Eduardo foi risível e vergonhosa pra um profissional. Mas a torcida vocifera que ele é craque ! O Luiz Henrique foi um peso morto em campo, era pra ter saido no intervalo. E pensar que a torcida vibrou quando alguns paroleiros disseram que o Botafogo havia dado um chapéu no "framengo." Eles devem estar rindo de orelha a orelha desda patuscada. Patinhas.
.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Patinhas. Concordo total com o amigo.
Abs e SA!!!