18/05/23

Segue o festival de desculpas
















Palavras do petulante Luis Castro, após a derrota de ontem:

"- Tivemos dois dias para este jogo e teremos mais dois para o Fluminense. Temos que fazer a gestão dos jogadores. Vai ser mais um jogo em que nós não temos tempo. É quase impossível termos aquilo que nós idealizamos em determinado momento da temporada. Veremos os jogadores que saem daqui com problemas".

Parece estar reclamando dos muitos jogos, né?

Curioso que em maio do ano passado, o próprio treinador falou sobre esse tema:

"- Para mim, que joguei Champions, Liga Europa e tive jogos seguidos, as minhas equipes jogam mais quando jogam no meio da semana. E rendem mais porque a competitividade aumenta. Muitas vezes o que queremos ver nas equipes acontecem pelo volume de jogos".

Fora isso, por que não vemos os outros treinadores reclamarem tantas vezes sobre o calendário (que eles sempre souberam que seria assim)? Por que não vemos alguns "jogadores medíocres" como Gabriel Barbosa, Everton Ribeiro, Dudu, Gustavo Gomez, Ganso, Cano, André, Nino, Suárez, Roger Guedes, Hulk, Paulinho e outros sendo poupados jogo sim, jogo não? 

Só os nossos craques guerreiros parecem sofrer de tal mal. Ao ponto do incrível Marçal, capitão, líder, cheio de marra, aceitar passivamente ser poupado em um jogo como o de ontem, decisivo. 

Eu bato sempre na tecla: Esses caras ganham centenas de milhares de reais por mês apenas para jogar bola. Além disso, têm médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, roupeiro, massagista, avião fretado, hotel de alto padrão...tudo à disposição. 

E mesmo assim, tem torcedor que cai nessa ladainha. Ok, respeito. E digamos que o LC esteja certo nesse ponto. Mas aí vem outra questão: Ele fala, com a soberba que lhe é peculiar, em gestão dos jogadores, certo?

Como esse pulha explica uma gestão que coloca todos os titulares em um jogo de sexta rodada de Brasileirão contra o Goiás e em um mata-mata de Copa do Brasil contra o forte Athletico, resolve poupar meio time?

Não ferra!

Atestado de trouxa eu não passo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Keven disse...

Essas escalações, não dá para entender o LC é perdido, é torcer para os jogadores jogarem como estavam jogando.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, um ano inteiro com esse cara insistindo em um único esquema e fazendo trocar seis por meia dúzia. Ao custo de R$1,5 milhão por mês! É bizarro!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, esse tipo de declaração do L. Castro apenas ajuda aos jogadores a se sentirem ainda mais cansados; diferentemente do JJ, repito, que disse que dia de correr era domingo e que descansar era no dia de descanso. Ou algo semelhante.
Eles que gostam tanto de falar que da parte humana do jogador e que de fato existe, deveria também escolher melhor o discurso para que este afete positivamente a parte emocional; claro que resguardando quem de fato precise de um maior cuidado físico.
Chegando mais à frente, outras partes da entrevista me chamaram ainda mais a atenção:

“Normalmente os nossos pontas são pontas que se desgastam muito ao longo do jogo. São pontas que têm de fechar e o nosso jogo pelo corredor é muito profundo e que exige muito deles. Então a troca dos pontas poderia em determinado momento ser feita. No meio-campo, o Gabriel Pires estava com cartão amarelo e vindo de uma lesão, portanto, sabia que era um jogador que estava em risco(…)”

“(...)E sabíamos que a bola parada também iria existir mais a partir do momento em que estávamos em vantagem no jogo, que o Athletico teria mais bola parada. E nós com o Marlon Freitas ao invés do Lucas Fernandes iria dar mais altura a equipe.”

“(...)O Athletico jogou mais pelo lado do Júnior Santos e do Di Placido, pelo lado esquerdo, em termos ofensivos(…)”

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/05/18/luis-castro-lamenta-falhas-defensivas-do-botafogo-em-derrota-para-o-athletico-pr-segunda-etapa-sofrivel.ghtml

Ele afirmou que os pontas se desgastam muito, pois descem para marcar, obrigando a uma substituição, e que o A. Paranaense atacou mais pelo lado direito do Botafogo; que pelo meio de campo G. Pires estava amarelado e vindo de lesão e que o A. Paranaense em desvantagem no placar iria utilizar-se da “bola parada” e com o M. Freitas teria mais estatura.
E mesmo de posse de todos essas informações, os possíveis cenários do jogo, esperou pacientemente sofre o 1 º gol para efetivar as substituições.
Se sabia que o G. Pires estava amarelado e vindo de contusão, porque não voltou do intervalo com a substituição feita?
Se sabia que o adversário se utilizaria da “bola parada” e por isso precisava aumentar a estatura da equipe, por que não voltou do intervalo com o M. Freitas no time?
E se o adversário atacou mais pelo lado do Jr. Santos e Di Plácido e os pontas se desgastam muito porque precisam descer para marcar, me parece claro que quem deveria ser substituído era o Jr. Santos e não o L. Henrique, que estava melhor na partida, tendo feito até gol.
Eles, os estudiosos, afirmam que o jogador leva uns 10 minutos para “entrar” no ritmo do jogo; o gol do A. Paranaense saiu por volta dos 15 minutos.
Ele procedeu as substituições imediatamente após o gol sofrido, M. Freitas substituiu ao L. Fernandes e foi jogar de volante, Tchê² passou a jogar adiantado e Eduardo substituiu ao G. Pires.
Ou seja, mexeu completamente no setor mais importante do time e não por acaso sofreu o empate logo que imediatamente, em uma bola onde o meio de campo não se fez presente.
Continuo esperando o momento em que nas entrevistas questionarão essas falas do L. Castro, pois ele tem as informações e erra na tomada de decisão.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio! Ou seja, ele reconhece que o seu esquema até pode ser útil em determinados casos, mas sobrecarrega demais. E outra: Não deve ser usado sempre, independente de adversário, tipo do jogo, etc. O cara é limitadíssimo! E irritante!
Abs e SA!!!

João disse...

Após o jogo desse sábado, as donzelas terão o próximo jogo contra o fraquíssimo time do Loco Abreu apenas na quinta-feira, tendo cinco dias de descanso. Depois pega o irregular América-MG em casa. Quero ver qual será a desculpa em caso de resultados negativos.

Rodrigo Federman disse...

João, os guerreiros não estão mais aguentando. Bravos lutadores.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, caso o "REI DAS DESCULPAS" esfarrapadas, o TDM LC, treinasse GARRINCHA e o JAIRZINHO, provavelmente eles teriam que ajudar os laterais alvinegros a marcarem os adversários. Acredito que os dois o mandariam para aquele famoso lugar, rsrsrs.
A cada dia que passa mais dou razão aos meus patrícios quando contavam quem era essa figura patética conhecido como BORDUEGA.
Pelo bem do nosso BOTAFOGO, cheguei a torcer para que desse certo, mas aguentar a petulância desse cara é FLÓRIDA. Haja paciência meu amigo.

Marcio disse...

Sem esquecer que ele pode fazer cinco substituições durante a partida.
Isso permite até que nessa de poupar, faça apenas em um e no máximo dois nomes entre os onze iniciais, chegando a possibilidade de descansar mais cinco jogadores pela metade de um jogo ou tempo menor.
Os jogos não são aleatórios, todos têm data marcada no calendário e não seria impossível fazer um escalonamento.
Não estou dizendo que a aparte física não seja complexa, mas gostaria de saber porque jogadores em posições e exigências diferentes, capacidades físicas particulares, precisam ser poupados todos em um mesmo jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, e já adianto que acabei de escrever o post de amanhã. Continuaremos debatendo sobre o dito cujo! rs

Marcio, pois é! Mas não, nós não sabemos nada de futebol. Aliás, o mundo não sabe. Só ele, afinal, já venceu uma vez o Real em plena Madri.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo e por falar em não sabermos nada de futebol, ontem no confronto City contra o R. Madrid, em determinado momento alguém que comentava disse:
Grealish faz o x1 ou algo semelhante, mas garanto que pronunciou o "x1".
Você imagina alguem explicando ao Garrincha, lembrado pelo Jota, como fazer o x1.
X1 parece modelo de carro de formula 1.
Anota essa no caderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, já vi aquele narrador gordinho chatissimo e sem graça do Sportv falando isso uma vez. E agradeço aos céus em não fazer ideia alguma do que isso significa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Lucas Fernandes:

"Nosso time desligou um pouco. A gente meio que deixou acomodar pela vantagem de 2 a 0. Sabemos que é um resultado muito complicado. Não podemos diminuir o ritmo desse jeito."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/05/17/lucas-fernandes-critica-postura-do-botafogo-apos-vantagem-deixou-acomodar.ghtml

L. Fernandes ficou em campo até mais ou menos 15 minutos do 2º tempo.
Gostaria de saber quais ações ele tomou dentro de campo para tentar trazer o Time para a postura adequada?
Se muito, observei apenas o Adryelson fazendo alguns gestos de reclamação.
Há muito o Botafogo não tem de fato uma liderança dentro de campo, ter a faixa de capitão não necessariamente significa que o escolhido é o cara.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Se o time desligou e o técnico não percebeu ou não soube como tentar fazer algo, não posso elogiá-lo.
Abs e SA!!!