11/05/23

Um rolo compressor
















A fase é outra.

O futebol também.

O Botafogo não tomou conhecimento do Corinthians, aplicou um 3 a 0 com autoridade máxima e continua 100% no Brasileirão.

Agora são cinco vitórias em cinco rodadas.

Hoje, assim como no domingo passado, outra partida exemplar dos comandados do Luis Castro. Um time vibrante, intenso, sabendo a hora certa de defender e dar o bote e com excelentes participações individuais, além do coletivo, é claro.

Uma aula de futebol.

Merecidíssimo. 

Festa na arquibancada e parabéns aos jogadores e treinador, pois parece que, enfim, resolveram dar as caras. 

E como sempre falamos aqui: Esse elenco (mediano) precisa atuar com raça o tempo todo. No nível dos adversários, é possível beliscar algo legal.

Continuemos assim: Líderes!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Ailton disse...

Maravilhoso! E me desculpem os que discordam, mas notando o posicionamento dos jogadores, a mudança nas aproximações, a postura do time em campo, há um mérito grande no esquema arrumado pelo L Castro. Time todo de parabéns! A gente merece, enfim, voltar a contar as horas pra ver novamente esse time aguerrido e disciplinado em campo. Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Ailton, eu gostei muito! E acho que o time melhorou consideravelmente nos últimos 3 ou 4 jogos. Espero que continue assim, depois de meses de péssimo futebol apresentado.
Abs e SA!!!

João disse...

Baita jogo do Botafogo, ainda fazendo história pelo resultado. Tiquinho Soares e Adryelson são monstruosos, estão jogando futebol de altíssimo nível. E o Segovinha parece que vai ser um bom jogador, impressionante como ele sempre procura o jogador melhor colocado.

Hoje não dá pra falar mal de ninguém.

Anônimo disse...

Uma coisa apenas, Tchê tchê não pode ser reserva. No mais, vamos meu fogão! Abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

João, sim! Partidaça! Eu confesso que não gostei do jogo só do Eduardo (apesar do gol). Achei ele muito discreto. Mas no geral, excelente jogo do Botafogo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, concordo. Foi a minha única "discordância" do LC hoje. Ele tem uma fixação no Gabriel.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Desde o jogo contra o Flamengo o time tem tido atuações intensas, vibrantes, competentes e seguras.
Palavras não traduzem ou eu mesmo não consigo registrar em palavras as atuações desses 2 últimos jogos.
É o time do momento no brasil.
Simples assim.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai! Com o vacilo contra a LDU no meio! Mas os dois últimos jogos realmente foram sensacionais!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um grande jogo e uma grande vitória.
No 1º tempo o Botafogo soube buscou ser eficaz sem ser afoito, trocou passes alternou a forma de marcar e quando começou a tomar conta do jogo, abriu o placar com T. Soares.
Com a vantagem no placar e o jogo dominado, as oportunidades de marcar mais gols surgiram e não foram aproveitadas por causa das escolhas erradas no passe para deixar um companheiro em condições de finalizar e assim a 1ª etapa terminou.
No 2º tempo, sabedor que o Corinthians tentaria buscar o empate, o Botafogo atrasou um pouco a marcação, para buscar um contra-ataque até que na 1ª oportunidade que teve, aos 18 minutos, G. Pires lançou Jr. Santos que estava deslocado pela esquerda e acabou derrubado pelo Cássio dentro da área... Penalidade cobrada pelo T. Soares e 2 a zero no placar.
Depois disso o Botafogo passou a ficar com a bola e a controlou de forma muito boa.
Lá pelos 30, L. Castro procedeu as duas primeiras substituições, Saíram V. Sá e Jr. Santos para as entradas do L. Henrique e M. Segovia.
Aos 35 saiu o G. Pires para a entrada do Tchê², que logo de cara iniciou a jogada do 3º gol, marcado pelo Eduardo, um gol que foi muito bem organizado pelo time.
Daí para frente, o Botafogo controlou o ainda mais o jogo e Perri fez apenas uma defesa mais, digamos, elaborada.
Minhas observações:
A linha de defesa foi muito bem, mas é preciso arrumar a lateral direita. Adryelson, Cuesta e Marçal foram impecáveis.
O meio de campo também esteve bem, mas entendo que o Tchê² está bem à frente do G. Pires e por isso deveria ter iniciado o jogo; Eduardo esteve apagado, principalmente no 1º tempo, no 2º se encontrou melhor no jogo; M. Freitas parece que encontrou o seu melhor jogo, não fez "esforço", pois sempre esteve bem posicionado.
No ataque, um pouco abaixo esteve o V. Sá, Tiquinho e Jr. Santos estiveram em altíssimo nível.
L. Castro...
Parece que de fato ele entendeu que sem resultados não conseguirá chegar ao médio e/ou longo prazos.
Mais do que isso, os jogadores se encontram melhor posicionado, principalmente os de meio campo, o que explica e muito a melhora de rendimento do próprio setor e de todo o time. O jogo é "resolvido" pelo meio de campo. E a última questão está na maior mobilidade dos pontas, a penalidade sofrida pelo Jr. Santos mostra isso. A movimentação confunde a marcação adversária.
Para terminar as observações, escrevo sobre o Jr. Santos.
Quando do seu retorno, escrevi que não achava uma boa e não retiro; entretanto, já que veio, preciso ser justo e reconhecer que está em uma excelente fase e entre os melhores do time neste inicio de campeonato. Tem unido força, velocidade e muita confiança.
Foi um jogo com sobras e muitos pontos positivos.
SA!!!


Anônimo disse...

Assisti somente ao segundo tempo.
Mais uma vez, um grande jogo, em que todos jogaram muito bem. Destaque absoluto para o jogo coletivo.
O que resultará disso tudo? Não tenho a mais mínima ideia, mas que é infinitamente mais confortável começar assim, sem dúvida.
Levi

Enéias Teles Borges disse...

Na janela esperamos reforços, para deixar o elenco mais forte. Por hora está bonito de ver.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, olha que hoje eu gostei muito do Di Plácido também! Vi ele no mesmo nível do Marçal pela esquerda até! Mas concordo total contigo sobre o Tchê não poder ser reserva do Gabriel e com o fato do Eduardo parecer um pouco perdido em campo. Às vezes dá a impressão de que ele ainda não sabe qual a sua principal função e aí fica muito tempo sumido. Mas tem talento a beça e isso acaba sobrepondo. Só que acho um desperdício tratarmos o Eduardo apenas como importante taticamente. Ele é capaz de fazer a diferença.

Levi, essa sensação é boa a beça! hahahha

Enéias, eu não creio em reforços, pois mais que saiba que continuamos sem reservas pro Tiquinho e Marçal e ainda precisarmos de um meia criativo.

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos do CB, mais um boa vitória. O time está virando realmente um ROLO COMPRESSOR. Um bom final de semana para todos e podem SEGUIR O LÍDER, para desespero da maioria dos "comentaristas"???? esportivos, particularmente os ligados à "rede esgoto de televisão".

Klaus disse...

O time ganhou solidez e confiança. Foi uma vitória muito convincente. Estamos no caminho certo. Que noite!

Rodrigo Federman disse...

Jota, é, amigo! As duas últimas vitórias foram atropelamentos! rs

Isso aí, Klaus!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, a situação do Eduardo eu coloco na conta dos ajustes necessários no que diz respeito aos posicionamentos, da mesma forma que entendo ter melhorado os posicionamentos feitos com o Tchê², D. Barbosa e M. Freitas. Tchê², que vinha bem subiu muito de produção e os outros dois que nada apresentavam passaram a apresentar.
O Eduardo em alguns momentos anteriores ficava até mais avançado do que o T. Soares e sempre estava na área para concluir.
Acho que pelo fato do Jr. Santos ter recebido mais liberdade de ação, alterna em tentar ir à linha de fundo e às vezes afunila, acaba por ocupar o espaço pelo meio que o Eduardo eventualmente poderia ocupar.
Veja que no lance da penalidade máxima, Jr. Santos estava na ponta esquerda e o V. Sá entrava como se fosse centroavante.
A hora que o Eduardo encontrar o melhor posicionamento, o Botafogo estará em um patamar ainda mais elevado, considerando a progressão de atuação do time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Precisamos do Eduardo mais decisivo de novo. Ele tem sido mais tático, só que tecnicamente é acima da média. E precisa ter a bola nos pés com mais frequência.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

L. Castro:

"Não vamos nos enganar. Ganhamos, mas não vamos nos enganar. Temos problemas para resolver. Nós não podemos entrar no exagero. Há uma ou outra deposição mais deficitária. Uma coisa eu sei, jogue quem jogar vai dar tudo de si."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/05/11/luis-castro-analisa-vitoria-do-botafogo-sobre-o-corinthians-no-brasileirao.ghtml

É um excelente sinal o fato dele entender que há problemas para resolver, pois a busca pela excelência exige muito trabalho. Trabalho Inclusive para a diretoria sanar as deficiências existentes no elenco.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Já tem um meia esquerda da seleção uruguaia pronto pra se apresmetar

RICARDO SOUZA disse...

Melhor partida do Di Plácido pelo clube

Fatos disse...

T. Soares joga demais.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não conheço o uruguaio. Mas ainda sinto falta de um bom reserva para o Tiquinho!

Sim, Fatos! No futebol brasileiro ele é acima da média.

Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

E vamos para o oeste com respeito, mas com a mesma disposição e aplicação e assim quebrar o recorde de jogos sem perder no início do brasileirão

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Jorge!
Abs e SA!!!