07/09/23

Só não vacilar














O desempenho do Botafogo comandado pelo Bruno Lage caiu.

Os números, consequentemente, também. 

Ainda assim, segundo levantamento do GE, se mantiver o percentual de agora até o final do Brasileirão, o Botafogo será o campeão.

Historicamente, nunca houve um vice que tenha somado 75 pontos. Pontuação que o GLORIOSO pode alcançar mantendo os 57% de rendimento no campeonato nacional.

Ou seja, temos margem para melhorar...
...e o título continua dependendo unicamente do Bruno Lage não inventar e nem atrapalhar (como fez, por exemplo, no clássico contra o Flamengo).

Que tenha servido de lição.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Gernaldo Silva disse...

Bem relativo isso, tendo em vista a qualidade dos adversários que estão na briga. Ambos capazes de ter rendimentos bem superior e superar os 75 pontos. portanto, prefiro deixar esses malabarismos estatísticos para os influenciadores.

Ao meu ver, o Botafogo terá que ter um desempenho bom nas próximas rodadas para assim, conseguir tranquilidade e fazer com que os outros desanimem.

Estou confiante de que levaremos o título, mas sem essa de manter a média bem medíocre do BL.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, é apenas informação baseada em dados históricos, o que não significa que é uma regra.
Abs e SA

Marcio disse...

Rodrigo, vou copiar o comentário que fiz aqui no seu Blog no último dia 4.

Apenas vale como observação no campo do “se”
O Lage tem um aproveitamento no brasileiro de 57%; 12 pontos ganhos em 21 disputados.
Se mantiver esse aproveitamento, ganhará mais 27 pontos e o Botafogo terminará o campeonato com 78 pontos.
O Palmeiras, perseguidor mais próximo, tem 41 pontos e aproveitamento de 62%.
Entretanto, para chegar ao final com 79 pontos e líder, precisará ganhar 38 pontos em 16 rodadas a serem disputadas, um aproveitamento de 79%
Precisará no mínimo de 12 vitórias e 2 empates em 16 jogos. Até agora tem 11 vitórias em 22 rodadas.
Ninguém pode acreditar que seria possível o Botafogo manter o alto aproveitamento, ainda mais que todos estão correndo para buscar os seus objetivos, o que coloca também uma eventual arrancada em um nível alto de dificuldades.
Obviamente que são números rasos, frios, e o “se isso e aquilo” dá margem para várias afirmações.
Nos últimos 5 jogos, A. Mineiro, Fluminense e Palmeiras ganharam 10 pontos; Fortaleza, Grêmio, Goiás ganharam 9; Botafogo Flamengo, Vasco e Red Bull ganharam 8.
Basta ao Lage fazer o óbvio, ele “apenas” seguir o aproveitamento dos seus perseguidores mais próximos.

Claro que esse meu comentário não tem nada de mirabolante e é raso, conforme escrevi.
Apenas como diferença, tentei fazer uma "análise" do desempenho das equipes dentro deste campeonato e não dos anteriores, embora estes não possam ser descartados.
A certeza que tenho é de que o Botafogo não precisa pensar no que já foi feito no campeonato e nem se preocupar com a última rodada, deve se preocupar exclusivamente com o próximo jogo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio. Não podemos continuar arriscando jogar apenas para empatar fora de casa. O quanto antes decidirmos, menos riscos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Justamente, Rodrigo.
Há também um outro detalhe importante no futebol; muitos falam em possibilidades de determinada equipe arrancar no campeonato, como dependesse apenas de vontade...
Além disso, há muito do clube tal tem elenco, baseados apenas nos nomes dos componentes e não pelo que de fato estão jogando, individualmente e coletivamente.
Um exemplo prático é o Real Madrid dos "galácticos", Ronaldo, Figo, Zidane, Beckham, Raul, Cambiasso, Solari, Roberto Carlos...
Um timaço no papel e que ficou somente no papel, já que não venceu os títulos que se anunciaram quando da formação da equipe. Ganhou menos do que poderia e deveria.
Futebol se faz com entrosamento e equilíbrio entre os jogadores; é preciso que as qualidades sejam complementares.
O Botafogo tem capacidade para retornar rapidamente ao seu melhor jogo, até porque o problema não está em jogar mal e sim nas escolhas feitas pelo Lage na forma de jogo e escalação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Esse é o X da questão.
Abs e SA!!!