18/03/24

Mexeu cedo, mexeu bem
















O primeiro tempo do Botafogo ontem foi tão ruim, que o Fábio Matias sequer esperou 45 minutos para tirar os péssimos Hernández e Emerson Urso do jogo.

Questionado sobre as alterações, respondeu:

"- Não vejo problema de mexer no primeiro tempo. Se o jogo te entrega isso, e você precisa mexer para ganhar profundidade ou controle, não vejo problema. Utilizamos todas cinco substituições porque acredito que precisamos. Estamos muito habituados ao habitual. Era um jogo que precisava da mexida. O grupo entendeu bem, e eles têm que entender dessa forma. Se tem que ser feito, tem que ser feito".

É isso mesmo! Se o atleta não está rendendo ou se empenhando, tem que sair logo. Mantê-lo em campo só prejudica o time. Tanto é verdade, que as duas mexidas deram resultado na postura, agressividade e os dois gols da virada...
...justamente marcados pelos dois que substituíram o uruguaio sem sangue e o mamífero carnívoro de pequeno porte.

Aliás, insisto: Não temos elenco pronto (por mais que alguns insistam nessa tese). 

As carências ainda são muitas.

Só não vê quem não quer.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Marcio disse...

O que deveria ser encarado com naturalidade, acaba por ser motivos de elogios; tudo porque em ocorrências como essa, surgem comentários sobre o técnico não ter "preservado o jogador" e outras coisas semelhantes.
Há jogos em que todos os 11 jogadores deveriam ser substituídos e como a regra não permite, saem os piores entre os piores.
Essa atitude do Matias, mais do que uma necessidade dentro do jogo, foi uma comunicação muito forte para todos os outros jogadores do elenco.
Jogar mal está dentro do contexto, ficar passeando dentro de campo é inaceitável.

Mudando um pouco de assunto, farei uma referência ao D. Suárez, que segundo li por aí, fez um jogo bastante fraco ontem.
De fato ele não apresentou um futebol consistente até o momento; entretanto, não descarto a possibilidade de ter sentido o forte calor que que fez ontem.
A sensação térmica chegou a 62,3° pela manhã...
Ele vem de muitos anos jogando na Europa e está por aqui uns 30 dias, mais ou menos, ou seja foi uma novidade tamanho calor.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Algo que elogiamos e que deveria ser normal no futebol. Só que os professores têm suas teorias e quando um faz o que deveria fazer (como o FM), logo chama atenção. Quanto ao lateral direito, pode ter sentido calor...mas o pouco que vi até agora não me fez ver nada tão diferente do Di Plácido, por exemplo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sobre o D. Suárez, cabe questionar que tipo de lateral ele é, se é marcador e apoiador ou se é apenas marcador.
Os caras estão "errando" desde o Sarávia... Algo está errado nessa avaliação.
Ontem houve quem o avaliasse, frisando que foi mal e não recebeu a ajuda do D. Hernández...
Só que o Jr. Santos, que joga por aquele lado, já afirmou que o Matias ordenou que ele não desça tanto para acompanhar o lateral e que seja mais atacante.
Deste modo, provavelmente o Matias não deve ter ordenado ao D. Hernández para ser auxiliar do lateral uruguaio.
É preciso entender como pensa o futebol o interino F. Matias e entender como ajustes podem ser feitos ou se o jogador de fato não serve.
SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Marcio, e olha que eu gostava de Saravia! Para mim, o melhorzinho de todos esses.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Os corajosos professores fazem isso, quando fazem, de tirar um jogador no primeiro tempo, quando a coisa tá muito feia e pode pegar para o lado deles e o atleta é daqueles que não tem um nome badalado ou muita moral no grupo. Difícil acontecer com o medalhão. O Abalado vem enganando há muito tempo e só sai, quando sai, nos últimos minutos da partida. Mas, ele é o cara. No futebol brasileiro tem isso: "ah, o cara está mal, mas a qualquer momento ele pode decidir o jogo". Balela. Outro jogador que parece fazer hora-extra é o Tchê-tchê. Esse jogador é talentoso, mas parece aqueles burocratas de repartição, que vão ao trabalho e ficam fazendo hora, esperando apenas o fim do expediente para vazar. Empenho zero.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, não concordo tanto. O Tiquinho não sai porque os reservas imediatos são Janderson e Matheus Nascimento, cara. Erro crasso de planejamento. E com essas opções, sou muito mais o Tiquinho sem vontade e as duas pernas do que os outros citados.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Não vi o jogo, apenas os melhores momentos e comentários de pessoas confiáveis em que atribuo credibilidade.
O medíocre adversário merecia pelo menos 2x0 no primeiro tempo. Fomos salvos por Gatito e por Júnior Santos.
O time que começou está cheio de jogadores de 3ª e 4ª divisão, tem que haver um limpa geral.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu também não vi, mas olha que ao meu conhecimento, disseram que muito mais do que 2 a 0 no primeiro tempo, tamanho o domínio do Sampaio Corrêa! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu vou em uma linha um tanto diferente e acho que determinados jogadores, os ímpares, não deveriam ser sacados realmente.
E isso me faz lembrar, mais uma vez, da final da Copa do Brasil em 1999, onde precisando vencer por um a zero, Gilson Nunes inventou de tirar o Bebeto do jogo.
Especificamente sobre o atual time do Botafogo, entendo que não tem jogador diferente e portanto qualquer um pode ser substituído.
O caso do T. Soares se explica muito mais pelos reservas do que por suas atuações ruins e apáticas; contudo, não acho exagero tentar o Jr. Santos mais centralizado, aproveitando o momento especial pelo qual tem passado.
Em resumo, há casos e casos e a cada um deve ser analisado separadamente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu acho que nesse momento mágico, "improvisar" o JS também pode sair pela culatra. Não é a posição que ele rende mais e fica plenamente confortável. O risco de voltar a ser o verdadeiro JS é grande! Tipo, a carruagem virar abóbora antes da meia-noite. rs
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Ontem ficou provado que o Danilo Barbosa é um excelente zagueiro e o Lucas Valter ainda não provou nada contratação.essa solicitada por Thiago Nunes.
Tchê tchê passeou em campo o Diego.hernandes e o segovinha foi duas bolas foras.
E o Hugo continua marcando de longe o adversário.
Esse damian tá devendo.

Salomon disse...

Rodrigo,acho que com volta de L.Henrique e Jefinho,caso Tiquinho precise ser substituído,JS pode eventualmente jogar de centroavante.
Abs

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, devendo mais do que todos esses, só o superestimado setor de scouting. Rs

Salomon, eu sinceramente não consigo ver o JS de centroavante.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E vamos no grupo D na Libertadores.
LDU (EQU)
Junior Barranquilla (COL)
Universitario (PER)

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio , achei um grupo chatinho.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, esse grupo mão permitirá que o time jogue em marcha lenta, ainda mais que nos jogos de volta, dois serão fora de casa; sem contar que tem a LDU lá no morro.

Rodada 1:
Botafogo x Junior Barranquilla
Rodada 2:
LDU x Botafogo
Rodada 3:
Botafogo x Universitario
Rodada 4:
Botafogo x LDU
Rodada 5:
Universitario x Botafogo
Rodada 6:
Junior Barranquilla x Botafogo

Entendo que a meta inicial é chegar aos 12 pontos, já que com essa pontuação a classificação é mais do que provável.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O jeito é somar todos os pontos possíveis nos primeiros 4 jogos.
Abs e SA!!!