06/03/24

Saímos na frente
















O Botafogo venceu o Bragantino por 2 a 1 e levará a vantagem do empate para a decisão da semana que vem no interior paulista.

Pelo futebol apresentado, resultado bom. Isso porque, nem todo mundo é o Aurora e a goleada do GLORIOSO diante dos bolivianos mascarou uma suposta excelente partida. Definitivamente não foi. O resultado elástico aconteceu principalmente por conta da fragilidade do adversário.

Hoje, diante de um rival nitidamente melhor do que o da semana passada, o Botafogo não conseguiu ser sombra daquele visto na goleada. E isso, porque o Bragantino também é um time apenas ok. Bem treinado, mas sem nada de excepcional.

Com o Botafogo visivelmente nervoso pela pressão de fazer um bom placar na ida, o jogo ficou amarrado sem grandes oportunidades com o alvinegro pouco inspirado e os paulistas raramente especulando algo no ataque.

E quanto o primeiro tempo se arrastava para o final, um golaço do Junior Santos...
...e, de novo, a proeza de sofrer gol minutos depois.

Na volta do intervalo, sem mudança tática, o desenho foi o mesmo do lado botafoguense: Jogo fraco e bola no Junior Santos para ver se ele conseguia encontrar um coelho na cartola. 

E não que é encontrou?

Outro golaço quando o Bragantino já assustava mais e em alguns momentos até demonstrava estar mais próximo da virada.

Com o placar favorável, os comandados do Fábio Matias terminaram o confronto estourando as bolas e satisfeito com a vantagem.

Vencemos, mas lá em Bragança será bem mais complicado. Apesar do empate nos favorecer, precisaremos jogar muito mais do que o mostrado nesta noite de quarta-feira. Se repetirmos a atuação, o risco será enorme.

Mas, enfim...por ora, vamos comemorar o primeiro passo que foi dado. Porém, conscientes de que não foi um bom futebol (apesar da vitória).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

higor disse...

Péssimo jogo. Tirando os golaços do Jr Santos, o ataque inteiro esteve mal hoje. Boas partidas do Barboza, Damian e obviamente, Jr Santos. E dá agonia ver o Gatito no gol e o Halter na zaga.

Rodrigo Federman disse...

Higor, gostei da entrada do Danilo também. Alias, não entendo ele ser barrado para o Gregore. Fora isso, concordo: Partida ruim do Botafogo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em Libertadores 1x0 é goleada (infelizmente mas é assim) então foi bom. Pra mim, o mais importante apesar do nervosismo escancarado, foi e tem sido a motivação sendo recuperada, parece em definitivo. O Barboza na defesa hoje foi muito bem e tomara que esse seja o de daqui pra frente. Nem vou falar dos outros nem do Fábio Matiasmas não dá pra deixar de escrever o nome do Jr Santos.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, foi bom vencer. Aliás, é bom sempre. E pela partida do time, saímos no lucro. Mas eu não achei bom levar só um gol para SP não. Teremos que jogar muito mais. Algo que até agora só aconteceu na mascarada goleada diante de um amador Aurora.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No 1º tempo o Botafogo se apresentou com mais disposição do que com organização, ainda assim sem “contar” com a presença de Tchê², Eduardo e T. Soares.
E com dois jogadores sem participar das ações de meio de campo, qualquer jogo fica mais complicado, além de não ter dado velocidade à bola quando as chances apareceram.
O gol, um golaço, saiu aos aos43 nos pés daquele que mesmo faltando em alguns momentos um pouco mais de lógica de jogo, batalha muito; entrou na área driblando e marcou.
Logo a seguir, em uma falta cometida pelo próprio Jr. Santos, um cruzamento na área e a zaga sofreu mais um gol plenamente evitável e assim terminou a 1ª etapa.
No 2º tempo o Botafogo voltou com M. Freitas no lugar do Tchê² e continuou sem produzir de forma satisfatória; aos 19 mais duas substituições, D. Barbosa no lugar do Gregore e Marçal no lugar do Hugo.
Aos 27 mais um golaço do Jr. Santos; recebeu um lançamento do Barboza, dominou e tocou no D. Suárez que cruzou rasteiro e a bola subiu no domínio do Jr. Santos e ele de virada fez mais um que deu a vitória. Aos 32 entrou Kauê no lugar do muito ruim T. Soares e aos 47 Ponte no lugar do Suárez.
Um jogo fraco do Botafogo na organização e desequilibrado pelo Jr. Santos, como costumam fazer os grandes craques, o que ele não é e pouco importa nesse momento.
Observações:
Na defesa, Gatito e Halter não passam segurança alguma; D. Suárez parece ser um lateral apenas de marcação; Barboza não tem técnica, mas não pipoca; Hugo teve trabalho e se comportou razoavelmente bem.
No meio de campo, Gregore me pareceu bem perdido na marcação, embora sem se esconder; Tchê² muito improdutivo e sem a disposição que já apresentou em outras jornadas; Eduardo se escondeu mais uma vez.
No ataque, T. Soares perdeu todas as disputas e cada vez mais distante dos gols; Savarino poderia ter sido mais acionado e como não foi, pouco apareceu.
Dos que entraram, M. Freitas fez aquele joguinho de sempre; D. Barbosa se apresentou para o jogo e obviamente melhor que o Gregore; Marçal não comprometeu e Kauê não apareceu, Ponte entrou quase no apito final.
F. Matias: Achei antes do jogo que a escalação inicial foi boa, o que não se confirmou na prática.
Analisei pela saída do M. Freitas do time titular e esqueci do D. Barbosa que tem feito jogos bem aceitáveis.
Nas substituições, acabou por ser conservador, talvez por falta de opções, mas acabou vencendo.
E para terminar, o Jr. Santos, mesmo sem ser craque, mostra que time que tem quem desequilibra pode chegar mais longe, mesmo que o coletivo não ajude.
São 7 gols em 9 marcados na Libertadores, não é pouco.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa análise, Marcio. E as mudanças do FM só me fazem ter mais certeza e remar contra a maré dos eufóricos: Nosso elenco é muito desequilibrado em sua montagem..
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, é estranho falar para outros torcedores que o time jogou, aí eles vem com quatro pedras nas mãos e xingando. Acham que somos menos botafogueses do que eles. Mas jogou mal mesmo! Tantos passes errados, meio de campo sem criar quase nada, um Eduardo e Tiquinho apagadíssimos e de novo outro gol de cabeça sofrido logo após marcar. A paixão pelo clube não pode cegar a realidade. Feliz com o resultado, mas o time ficou devendo.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, exatamente. E na verdade, o time deve desde o segundo turno do ano passado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e o fato do F. Matias ter sido conservador eu acredito que vai além até da própria falta de opção, pois o momento obriga que o Botafogo vença e ganhe confiança.
Ele, verdade seja dita, não está com a conversa de que é inicio de temporada, que chegou jogadores novos e nem que está com jogadores fora de combate e que poderiam até serem titulares nesse momento.
Me parece um técnico mais objetivo.
SA!!!

Tiago Almeida disse...

Volancia do Botafogo vai ser Allan e Gregore do meio do ano pra frente os dois são melhores que os volantes atuais

Rodrigo Federman disse...

Tiago, sou mais o Danilo ao Gregore. E gosto do Tchê. O Allan está em um futebol sem qualquer competição e sequer sabemos como chegará.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ao menos ele não parece ser adepto do desculpa para tudo e qualquer coisa.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Qualquer técnico lúcido hoje escalaria o Botafogo assim: Júnior Santos + 10. O adversário travou o time, que não soube sair da marcação, mas esqueceu de Júnior Santos. Estão arrogantes, o técnico do adversário garantiu que lá em SP eles vencerão e se classificarão. Espero que FM faça a leitura correta do próximo jogo, crie o ferrolho e dê o bote correto.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus! Hoje não tem como tirá-lo do time. E olha que todos sabem que não sou fã do nobre ponta! Mas hoje ele está em fase abençoada. Deixa assim!
Abs e SA!!!

Damião disse...

Espero que para a partida de volta, que vai ser uma pedreira, o técnico FM, entre com o Danilo Barbosa ao lado de Gregore ou Marlon Freitas, este de segundo volante, saindo Tchê Tchê, que não vem rendendo o futebol que apresentou no primeiro turno do brasileiro. E para o segundo tempo, dependendo do resultado, o FM dê mais uma oportunidade a Kauê, que vem se destacando. De resto, é torcer para que o time esteja em noite inspirada e traga a classificação em sua bagagem. Vamos lá fogão!...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Damião. O Danilo não pode ser reserva nesse time. Tem muito mais poder de marcação.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

O Fernando Diniz abriu mão de tchê tchê no São Paulo o Cuca colocou na reserva do Atlético MG
Eu não vejo ele como titular.
Acredito que é questão de tempo perder a titularidade.
Acho ele um jogador comum.


Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, eu acho ele muito bom.
Abs e SA!!!