Mais de 60 mil vozes contra.
Levar um gol de empate aos 42 minutos do segundo tempo e conseguir suportar o final do jogo sem pressão.
E para completar, ir para a disputa de penalidades com personalidade e voltar classificado.
Se fosse o Botafogo do ano passado, levaríamos a virada nos acréscimos. Ou então, chegaríamos nos pênaltis e perderíamos.
Mas não, se tem algo diferente no GLORIOSO de 2024, é o mental do grupo nas horas adversas. Tanto, que na coletiva após a classificação de ontem, o Artur Jorge falou sobre a questão:
"- Qualquer equipe sente um na parte final, ainda mais na fase eliminatória. Sabemos que o gol mexe, mas a equipe se manteve firme e fria para resolver nas penalidades, que faz parte do que é o jogo".
É verdade. Além de bem com a bola rolando, esse Botafogo está com personalidade e dose de sorte que só os campeões têm.
Que seja a nossa vez.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
14 comentários:
Um acontecimento importante no final do jogo está nas participações do Zubeldia e do Rafinha...
Tentaram arrumar uma confusão para ver se o Marçal iria embarcar e ser expulso e eles tentarem a pressão final com a vantagem de um jogador.
Marçal não embarcou, o jogo esfriou e por consequência o Botafogo conseguiu se arrumar.
E para não ser injusto, os 2023 cobraram as penalidades de forma precisa e me faz questionar o porquê do T. Soares ser o cobrador oficial.
Um outro fator importante é o John ter ido bem nas penalidades, coisa que, segundo as noticias, não eram o seu forte, ou seja, há um trabalho em andamento.
Por último, não custa lembrar que oscilações aqui e ali, esse elenco buscou classificações bastante complicadas.
Na 2ª eliminatória, eliminou o Red Bull Bragantino (1x1) fora de casa com um jogador a menos desde os 6 minutos do 2º tempo, após expulsão do D. Suárez;
Buscou uma classificação improvável na fase de grupos após duas derrotas nas duas primeiras rodadas;
Eliminar o Palmeiras fora de casa e agora o São Paulo.
O que precisa agora é dosar um pouco a intensidade durante os jogos e acerta mais um pouco as modificações, considerando também o lugar de melhor rendimento dos jogadores.
todos essas situações geram muita confiança.
E para terminar, alguns detalhes incontroláveis durante os jogos têm nos beneficiado.
SA!!!
Sim, Marcio! Nesse lance, o Botafogo conseguiu parar o ímpeto do SP e da torcida. Ali, "acabou" o jogo.
Abs e SA!!!
Concordo com a atuação do John nas penalidades (queimei minha língua). Ele foi bem em todas, acertando o canto da cobrança (quase defendeu a do Lucas, se não me engano).
A única crítica que tenho sobre o jogo de ontem é que sofreu mais do que o necessário, dada a diferença absurda de qualidade entre os dois times. O AJ recuou demais ao tirar o Savarino e colocar o Tche Tche, tirando toda a possibilidade de incomodar o SP e aceitando a pressão dos caras. Porém, a crítica pode se tornar um elogio, pois saber sofrer na libertadores é requisito pra se ganhar essa competição. Caso passe pra final, será fundamental que o Botafogo não gere esse tipo de chance pro adversário, ainda mais se for o River, pois a comebol fará de tudo pro campeão ser um argentino esse ano.
Sim, AC. Vi os pênaltis depois e ontem ele foi bem nesse fundamento, que até então, ele tinha retrospecto horrível.
Higor, é justamente o que comentamos no nosso grupo de WA do CB: O AJ tem definido (corretamente) o time titular, mas ainda não entendeu o que tem e como usar de suplentes. Toda mudança ele faz algo diferente e muitas vezes o time "piora". Não acho que seja apenas questão física.
Abs e SA!!!
Sensacional. Foi uma noite inesquecível. Mas só uma coisa me preocupa: a queda do time no segundo tempo, algo
Sobre ontem vale 2 destaques: John foi o herói da classificação. Fez, ao menos, 2 enormes e decisivas defesas que nos teriam desclassificado, além de ter defendido o pênalti fatal.
Marçal questionado bastante, ontem usou da experiência e malandragem pra ganhar tempo e esfriar o jogo e criar aquele tumulto. Foi inteligente ao provocar o treinador e o ex-jogador franguinho de perninhas finas. Ganhou tempo e esfriou o jogo.
Obs: IJ é um lutador, incansável.
Jacob
Klaus, é algo que tem muito do AJ. Ele ainda não entendeu bem as peças que tem no banco e como podem atuar. Todo jogo muda algo.
Possa crer, Pai.
Abs e SA!!!
Pra completar meu comentário acima me chamou mto a atenção um fato e uma ação após a cobrança do pênalti pelo Danilo. Mostra como estava pilhado o time em ganhar e não só em ganhar mas mostrar quem tava ali: o melhor time do Brasil.
O Danilo bate, faz r fica parado, estático, olhando firmemente por uns 5/10" pro goleiro do SP como pra dizer: respeita! Somos o Botafogo!
Me chamou mto a atenção essa postura firme do Danilo (sempre confundo o nome dele com o do Barboza)
Jacob
Legal, Pai! Eu reparei isso hoje de manhã ao rever também. Estava concentrado.
Abs e SA!!!
Gatito deve estar fora da libertadores, certamente será punido com mais de 2 jogos de suspensão. Quem será o goleiro reserva de John? Raul Steffens?
Klaus, é ele que temos! Tomara que o John não receba outro cartão burro!
Abs e SA!!!
A carniça do mal foi eliminada. Preferia o Penarol, sei que será difícil, mas o urubu tem muito mais elenco e em um mês poderia subir muito de produção, principalmente se chegar à final da Copa do Brasil. Agora sabemos o adversário. Jogo difícil, mas somos favoritos.
Certeza, Klaus.
Abs e.SA!!!
Postar um comentário