27/04/25

O Sava tem que jogar livre















Palavras do técnico Renato Paiva, após a grande vitória de ontem:

"- Fomos profundos com um lado com Matheus e por outro lado com Cuiabano. E na tal confusão do Savarino sobre jogar como 10 ou não, ele joga livre. Savarino joga livre e ponto. Savarino é o único que não tem que ocupar essas zonas. Desbloqueia jogo, joga livre. Não posso prender o Savarino em sistemas táticos, a não ser para missões defensivas. Quando Savarino joga de ponta, mas por dentro. E isso foi uma crítica que se faz a minha forma de trabalhar. Primeira oportunidade do jogo contra o Estudiantes, que Artur cabeceou, sabe quem cruzou? Savarino. Sabe onde ele estava? Na esquerda, aberto. Não pode prender o Savarino. Tem que deixar andar, e a equipe depois faz o resto. É um 10, criativo, desbloqueador de jogo".

É isso! 

Que tenha sido uma discreta confissão de que reconheceu seus erros até então, quando, para fazer andar o "Projeto PK", o Renato Paiva simplesmente tirava a liberdade do próprio Savarino, fixando-o em um dos lados.

É muito desperdício.

O venezuelano dentro desse elenco, é diferenciado. E atleta assim precisa (e deve) jogar "sem função tática" (entre aspas, deixo bem claro). É o cara que precisa ter liberdade total pelos setoroes, pois é quem vai tirar coelho da cartola para o bem do time.

E ontem, não sei se os amigos também repararam, deu para perceber um semblante leve no Savarino durante o clássico.

Algo que não era perceptível até então ao longo da temporada.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ele não jogou sobrecarregado, o time o ajudou se movimentando o tempo inteiro. Houve variações táticas durante a partida, hora ele subia pra ponta, hora ele voltava para meio. Demorou muito pro Paiva perceber que ele precisa ficar solto, por isso do semblante feliz, ele não tem posição.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Marcelo. E consequência disso tudo: Savarino muito bem!
Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Melhor tarde do que nunca! Jogador de qualidade não pode ficar preso a experimentos, quer botar o PdP é com o RP desde que não mexa nas peças chave, que ficou provado que não funcionou nos jogos anteriores

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Jorge! O Savarino não pode ter que se preocupar com função tática defensiva antes de ter liberdade para criar e atacar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se no Grande Botafogo, com Didi, Nilton Santos, Amarildo, Zagallo, Paulo Valentim, Amoroso e tantos mais havia o esquema de jogo do time e outro do Garrincha, não pode segurar o Savarino em uma posição e cercado por um mar de normalidade.
É isso.
Sou pelo craque, no caso, o melhor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio. Se hoje, é quem temos com mais capacidade de algo diferente, que tenha liberdade total.
Abs e SA!!!