24/04/25

Rolando Lero lusitano
















Palavras do horrendo Renato Paiva, após a derrota de ontem:

"- Essa equipe (campeã da Libertadores) já não existe, mudaram muitos jogadores. Então isso é passado, estão sempre fazendo comparações quando os jogadores já não estão, nem sequer o treinador. As coisas mudam, e nas mudanças sempre há momentos de adequação. E estamos nesse momento. Juntar os jogadores novos que chegaram e tentar fazer que o time jogue dentro das características deles. Inclusive, saíram não só titulares, mas também suplentes".

O que é maior: A cara de pau do treinador com essa declaração ou a vaidade do Textor, que não assumiu até agora que errou (e continua errando) no planejamento)?

Jhon, PONTE, DANILO, Barboza, Telles; Gregore, Marlon, Savarino, MATHEUS, ARTHUR e Igor Jesus.

Dos onze que começaram o jogo de ontem, sete que eram titulares e conquistaram o Brasileiro e Libertadores do ano passado. Sendo que, dos quatro outros (em letras maiúsculas), três também eram do elenco de 2024, ou seja, não há o que falar de entrosamento, etc.

Quanto ao elenco, ok. Isso realmente mudou demais. Mas não justifica o time titular parecer um bando em campo, saindo do céu ao inferno em apenas quatro meses.

Essa é a primeira contradição.

A outra, quando ele fala que está buscando que os atletas atuem dentro de suas características...

Porra, o próprio Paiva já não afirmou que sabe que o Savarino é "10"? E que essa história de tentar usar o PdP como armador é história para boi dormir? Quantas foram as vezes - nessa temporada mesmo - que o RP tentou e viu (ou deveria ter visto) que são insistências burras e irresponsáveis?

Ah, mas tá tranquilo...o Textor garantiu que a temporada agora começará para valer em junho...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

higor disse...

As coletivas desse cara são piores que as do Luis Castro.

JrNelson disse...

Rodrigo, o "gajo" treinador Renato P. já sinalizou vai morrer abraçado com as idéias dele mesmo que leve o time pro buraco... Já vimos esse filme num passado não tão distante com outros professores.... Acho muito improvável o Botafogo seguir em frente nesta Libertdores, se acontecer o pior melhor já ir se preparando para pelo menos se manter entre 10 e 12 lugar no brasileirão e olhe lá..... E outra coisa, Pode ser que o sorrisão do John depois da falha bisonha tenha sido de nervosismo, mas retrata bem nossa atual e medonha fase!

Marcio disse...

Disse o Paiva: "(...) Juntar os jogadores novos que chegaram e tentar fazer que o time jogue dentro das características deles(...)"

Como está tentando fazer com que os jogadores joguem em suas características se ele, Paiva, afirmou anteriormente que:

"(...)O treino é muito no sentido tático, no sentido de ensinar, não de ensinar, de passar o jogo ao jogador, de fazer o jogador compreender aquilo que nós queremos(...)"

"(...)A minha visão do jogo tem muito a ver com a questão posicional, o jogo posicional que eu bebi quando estive em Espanha, quando estive em La Masia(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/apos-estagiar-com-guardiola-renato-paiva-revela-inspiracao-no-barcelona-para-estilo-no-botafogo-sentido-mais-posicional-de-sermos-protagonistas/

Disse o M. Martins:

"(...)Sabemos que o Renato chegou há pouco tempo, está colocando as ideias dele, estamos tentando o máximo possível entender, já estamos entendendo(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/matheus-martins-renato-paiva-esta-colocando-as-ideias-dele-no-botafogo-estamos-entendendo-mas-precisamos-entender-vencendo-para-voltar-a-confianca/

Está muito claro que ele está tentando colocar as próprias ideias de jogo em um time que já tinha uma muito bem definida.
As falas dele, Paiva, sobre as suas preferências e a do M. Martins não deixam dúvidas!
Obviamente que técnico algum trabalhará da mesma forma, mesmo que tenham ideias de jogo parecidas; entretanto, a lógica deveria apontar para a manutenção do estilo vencedor e mais à frente, com maior tempo de trabalho, passar a implementar gradativamente as suas ideias.
A outra parte da sua fala, "(...)Essa equipe (campeã da Libertadores) já não existe, mudaram muitos jogadores. Então isso é passado, estão sempre fazendo comparações quando os jogadores já não estão, nem sequer o treinador(...)", demonstra a vontade de fazer esse passado recente vitorioso ser esquecido... Vai comparar com o quê para saber se está bom ou ruim?
Como faz um técnico do Real Madrid em cada disputa de Champions, vai refutar as comparações em um clube com 15 conquistas?
E chegando mais à frente, as contratações feitas se basearam em qual premissa de jogo?
Em resumo, quando uma turma ou boa parte dela vai mal em uma avaliação, o docente tem bastante responsabilidade no ocorrido; não basta apenas afirmar, como a direção faz, que o Paiva é bom e os jogadores precisam melhorar a performance.
Ele pode até saber muito de futebol na teoria, mas é preciso questionar se ele está sabendo aplicar os seus conhecimentos nos treinamentos ou se o que ele deseja está além da capacidade dos jogadores escolhidos.
E mais, o cara fala que estagiou com Guardiola e na "La Masia"...
Apenas como lembrança, o Domènec Torrent, que foi auxiliar do Guardiola no Barcelona, Manchester City e Bayern, fracassou de forma retumbante quando passou pelo rival.
Entre conhecer o trabalho do Guardiola e conseguir repeti-lo há uma distancia gigantesca.
Na boa, não vislumbro caminho para esse time com o comando do Paiva, pois mesmo sem L. Henrique e Almada, não pode jogar pior do que Juventude, Mirassol, Ceará e Vitória, que estão longe de ter o investimento que tem o Botafogo.
Fora Paiva!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Higor, muito piores!

Jr.Nelson, exato. E o JT, vaidoso que é, não vai assumir a culpa. Logo, ele não fará nada até que a situação se torne totalmente insustentável.

Marcio, eu vislumbro um caminho com a continuidade do Paiva sim: Ele é esburacado e leva a um precipício, amigo!

Abs e SA!!!

Klaus disse...

1) Perdemos o maestro do time que era AJ e sua comissão técnica.
2) Perdemos dois craques (Almada e LH).
3) Perdemos JS,, que foi decisivo no primeiro semestre de 2024.
4) JT torrou muitos milhões de dólares contratando barangas que ninguém queria e o tal "futuro craque" Jean.
5) Ficamos 3 meses sem técnico, sem planejamento, perdendo tudo, destruindo o moral do time e da torcida, gerando descrédito geral.
6) Por fim, JT inventou esse fracassado Paiva, que só não rebaixou o Bahia porque foi demitido.

O que mais poderíamos colher em 2025? Isso que estamos vendo. E o pior estar por vir.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, e mesmo assim, tem muita gente aliviando ainda o scout e, principalmente, o Textor! Tem até os que falam que o planejamento não foi de todo errado como "muitos insistem em provocar".
Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

O inoperante RP e seus comandados realmente não merecem meu descarrego de raiva e frustração, mas os quadrúpedes que os contrataram

Marcio disse...

Rodrigo, a manutenção do Paiva no comando é apenas uma tentativa, ridícula, de mostrar que há um planejamento.
E me admira não haver um jornalista questionando o Textor sobre o equilibrio necessário entre os objetivos organizacionais e individuais.
Qualquer gestor sabe que uma falha nesse equilibrio traz insatisfação e por consequência uma queda na produtividade.
Como foi feita a comunicação interna sobre os objetivos na temporada?
Os jogadores sabem o quanto conquistar títulos traz de valorização; o Textor não deveria ter tirado essa possibilidade dos jogadores na Supercopa e também na Recopa.
Havia tempo suficiente para contemplar todos os interesses.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Jorge.

Exato, Marcio. O que fizeram nesse ano é digno dos tempos do Botafogo e seus amadores.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O planejamento é tão bom que os pedidos de "férplei" arrefeceram...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, daqui a pouco aparecerão aqueles que dizem que isso foi pensado estrategicamente pelo JT. rs
Abs e SA!!!