18/05/25

Empate ok (sem tempero)
















O Botafogo arrancou um empate de 0 a 0 com o Flamengo, permanecendo ali no meio da tabela de classificação.

Diferente de boa parte da torcida, eu concordei com a escalação/formação tática do início. Por um simples motivo: Limitação da qualidade e opções do elenco. Ainda assim, não quer dizer que precisaríamos jogar tão recuados e com três volantes em linha, isolando por completo os atacantes.

Durante os 25 minutos iniciais, não vimos a cor da bola. Mas, ao menos, o sistema defensivo estava ligado e impedia que, mesmo com posse de bola, o adversário criasse chances reais. Pelo contrário, exceção feita a uma grande defesa do John, o Botafogo foi quem mais chegou perto de um gol.

Coisas do futebol.  E diante do apresentado nos 45 minutos, eu diria que foi "menos ruim" do que eu imaginava. Não me refiro à partida do Botafogo. Essa, realmente ficou aquém. Mas eu esperava um Flamengo bem mais forte e pressionando. 

O empate estava ok até então. Mas que fique claro: Não quer dizer que tenha sido bom.

Para variar, na volta do intervalo, o Renato Paiva manteve o estatuto de não mexer, mesmo vendo que o seu time poderia (e deveria) atuar melhor, explorando os espaços do rival. Só foi tirar o inapto Rwan Cruz aos 21 minutos para a entrada do Nathan. Ou seja, desperdiçamos quase 70 minutos com um jogador a menos, pois me desculpe quem tem esperança....Rwan Cruz não é atleta de futebol. E quem o indicou por R$50 milhões merecia ser preso!

A partida continuou bem parecida. De um lado, o Flamengo com posse de bola, mas em uma noite bastante atípica, atuando mal e errando mais do que o normal. Do outro, o Botafogo marcando e esperando brechas. E assim, até tivemos algumas chances, mas esbarramos em uma noite ruim do Igor Jesus e, claro, na limitação de todos os outros atacantes do elenco.

E ainda assim, no frigir dos ovos, o GLORIOSO acabou controlando mais a posse de bola e deixando os adversários nervosos. 

Deu uma ligeira impressão de que poderíamos, com mais tranquilidade e na base do último suspiro, buscar os três pontos. Infelizmente, faltou qualidade no complemento das jogadas.

Resultado final aceitável e justo pelo apresentado por Botafogo e Flamengo.

Agora é descansar o elenco e focar na decisão da Libertadores.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Assisti ao jogo.
Em resumo e meio que manifestando concordância com o que você publicou, Rodrigo, um sistema defensivo MUITO eficiente e uma indigência em termos de ataque… Ok, estamos com umas peças imprescindíveis no departamento médico, mas…, sigamos.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, é isso! E, tipo, acho que equilibramos bem o jogo porque, principalmente o adversário, esteve uma noite péssima! Isso deu uma nivelada boa no confronto.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tipo assim, jogamos como um time que não esperava vencer. Entramos com medo. Não dá pra ter medo. Claro, estádio lotado com torcida contrária, lógico que as iniciativas seriam mesmo deles.
De qq forma, fizemos um jogo "aceitável" pelas condições.
John e a dupla de zaga interna myo bem, principalmente pra mim o David. Tá me parecendo uma gratíssima surpresa..joga sério, é seguro. O Jair tb tá mto bem mas precisa aprender a passar melhor a bola. O Alex pra mim tá mto bem. Pela experiência tem jogado com técnica. Allan, dá mesma forma, foi importantíssimo na luta ali no 1/2 campo. Ajudou bastante ao Gregore. O Gregore sempre mto bem jogando sério e parwmos por aí em termos dos melhores. Tava pensando como é importante tee 3 jogadores experientes em.campo pra esse tipo de jogo nervoso. Nesse caso a trinca Alex, Allan e Marçal.
Enfim, menos mal que obtivemos um empate fora de casa.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, eu nem achei que entramos com medo. Acho que foi perdido mesmo. E sem orientação do treinador para sair daquela pressão. Quanto aos experientes, concordo que precisa haver a mescla, mas eu detesto o Marçal e acho que ele entrou com aquela soberba típica, com toquinhos perigosos e desnecessários próximo da área.
Abs e SA!!!

Damião disse...

Hoje o Renato Paiva, digamos, parou o Flamengo, mas se tivéssemos o Savarino ou o Arthur, ou os dois, o Botafogo poderia ter vencido, porque o Rwan Cruz não é jogador nem pra ficar no banco. Infelizmente, as contusões têm atrapalhado, e muito, o já limitado time alvinegro. Vamos torcer pela classificação na Libertadores e Copa do Brasil, pois o Brasileirão deste ano está cada vez mais distante . SA!

Tiago Almeida disse...

David Ricardo é elite,joga sério e sabe sair jogando,quem não ver potencial nele é cego

Rodrigo Federman disse...

Damião, o problema é que mesmo com todos os jogadores, eu realmente não vejo muito mais a ser tirado do time com o Paiva no comando técnico.

Tiago, falar em elite é precipitado. Acho que ele tem sido uma grata surpresa e tem tudo para crescer muito.

Abs e SA!!!