24/09/09

Classificação encaminhada (mas a vitória não convenceu)



O Botafogo venceu o Emelec por 2 a 0 (Renato e André Lima) no Engenhão e deixou bem encaminhada a sua classificação para as quartas-de-finais da Sul-Americana, semana que vem, contra o mesmo adversário, no Equador.

Questionado no final do jogo, o técnico Estevam Soares falou sobre o bem que a vitória pode fazer ao time na competição internacional, mas também no Brasileirão, onde o GLORIOSO só tem uma alternativa para o domingo, diante do Vitória: Vencer.

E aproveitando o nome do nosso próximo adversário, eu gostaria de falar rapidamente sobre a vitória de hoje a noite...

Meus amigos, não quero ficar com a imagem de "reclamão", mas apesar dos 2 a 0 no Emelec, eu confesso que continuo muito preocupado com o nosso futuro no campeonato brasileiro.

O time equatoriano é muito ruim, e mesmo assim o Botafogo - com a equipe titular - penou para criar oportunidades de gols e/ou apresentar um futebol capaz de tranquilizar a sua torcida. Na verdade, foram dois gols em jogadas aéreas, pois com a bola no chão, continuamos órfãos de talentos.

Quantos lances perigosos nós tivemos na primeira etapa?

Tirando o gol do Renato, eu só me lembro de uma jogada do Jônatas, que foi prensado no momento da conclusão. E no segundo tempo, fora o gol do André Lima? Uma bola na trave (chutada pelo Ricardinho)...
...e nada mais!

Em compensação, mesmo "sem querer jogar" e levar o "melhor resultado possível" para casa, o Emelec assustou no primeiro minuto de partida e também teve um bom contrataque no segundo tempo, após um erro do Gabriel.

Por falar no lateral esquerdo, ele não repetiu as duas últimas apresentações. Mas eu pergunto aos amigos do Cantinho Botafoguense: Foi só o Gabriel que ficou devendo nos 45 minutos iniciais? O que foi o lance bizarro do Wellington e Emerson no começo de jogo? O que foram as várias corridas disconexas do Thiaguinho? Os sumiços do Lúcio Flávio? A falta de condicionamento físico do Jônatas e Renato? E as caneladas e "saltos mortais" do André Lima?

Muitas perguntas?

Pois é! As fiz porque eu não entendo a razão de alguns torcedores pegarem no pé do Gabriel assim que ele erra a primeira bola. A cada toque, vaias ao jovem alvinegro.

Eu desconfio que esses torcedores são os mesmos que aplaudem o Reinaldo em todos os jogos. O Gil e o Fábio me enviaram mensagens concordando com a desconfiança...

Enfim, ainda hei de entender o que passa na cabeça de uma parte da arquibancada botafoguense.

Voltando ao jogo, faça-se o registro do gol de cabeça do Renato...
...após cruzamento do Gabriel!

E foi só...durante 45 minutos.

O 1 a 0 era perigoso, pois apesar da fragilidade do Emelec, eles certamente atuarão com outra postura na semana que vem, diante da sua torcida.

Diante desse quadro, o Botafogo voltou com a mesma formação e futebol lento e sem criatividade (excetos alguns lampejos do Jônatas). Aí, quando o time pede mudanças, vemos que a qualidade - que já é pouca - cai absurdamente...

Qual a utilidade do Ricardinho? E do Fahel?

Aliás, hoje a vitória pode ter sido "sem sal", mas como o ânimo sempre é diferente nestas ocasiões, confesso: Não xinguei o Fahel.

Calma, amigos! Eu só não xinguei porque estava relaxado com os 2 a 0, pois depois do primeiro toque na bola dele, eu rolei de tanto tir: Um cruzamento horrível! Em seguida, um chute torto em que a bola passou muito longe da trave. De novo, ri muito. Por fim, um toque errado que fez o Alessandro se matar e não evitar a saída da bola.

Esse é o Fahel, que depois dos dois gols do GLORIOSO, me proporcionou os momentos mais "alegres" (para não dizer engraçados) da noite.

Mas que fique bem claro: Não faço questão que esses momentos do Fahel sejam repetidos em outras partidas!

Bom, vitória é isso aí...
...garantia de uma noite de sono "menos tensa"! Pelo menos até domingo...

E que venha uma nova vitória...diante do Vitória!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 2 X 0 EMELEC


1- Jefferson: Uma saída em falso que não comprometeu em nada. Continua invicto em três partidas - 6,0

2- Thiaguinho: Esforçado, porém, afobado - 5,5

3- Juninho: Jogou sério e ganhou todas as bolas na defesa. Ainda subiu com inteligência ao ataque, fazendo, inclusive, a jogada do segundo gol do GLORIOSO - 7,0

4- Wellington: Se enrolou em alguns lances - 5,0

5- Leandro Guerreiro: Presente em todos os setores do campo, arriscando bons chutes no segundo tempo - 7,0

6- Emerson: Quase entregou um gol, mas foi importantíssimo ao nos salvar do empate (quando ainda estava 1 a 0) - 5,0

7- Renato: Lento como o Reinaldo. Pesado como o Reinaldo. Pelo menos é bom na bola aérea e só por isso, entre ele e o "chinelinho", fico com o Renato (e isso não é elogio) - 4,5

8- Jônatas: Enquanto tem fôlego, é o melhor do time. Quando "morre", torna-se perigoso, pois erra passes e não consegue recuperar as bolas - 5,5

9- André Lima: Volto a fazer gols, ok! Agora, não aguento mais vê-lo tentando cavar faltas e/ou reclamando da arbitragem. Está torrando a paciência... - 5,0

10- Lúcio Flávio: Apagado no início. Melhorou no segundo tempo, quando recuou um pouco para buscar mais a bola - 5,5

11- Gabriel: Errou quase todos os lances que tentou no primeiro tempo, mas acertou o cruzamento no gol do Renato. Saiu porque sentiu as vaias (injustas) da torcida - 4,0

12- Alessandro: Pouco acrescentou... - 4,O

13- Ricardinho: Essa indicação/contratação o Estevam precisa explicar direitinho - 2,0

14- Fahel: Bom...o "pupilo do professor NF" é isso aí: Uma merda! Pelo menos me fez rir com três lances bisonhos (isso porque a vitória estava garantida): 2,5

Estevam Soares: Insistir com Ricardinho e Fahel é um erro quase imperdoável - 5,0

15 comentários:

Anônimo disse...

Como é ruim esse time do Botafogo, esse é um dois piores times da historia gloriosa do Botafogo... é capaz desse timeco perder para o Emeleque lá, basta jogador um pouco serio que ganha desse timeco do omisso, é muito fraco esse time!
No Brasileiro só uma luz divina pode nós salvar, pq temos o pior time da competição.

Luciana Moraes disse...

Amigo Rodrigo uma luz no fim do túnel:Emerson pode estar com as malas prontas para ir pra Portugal!KKKKK!Meu sonho se realizando!Que fique por lá comendo bacalhau com os portugas e não volte nunca mais.Só a saída dele já será um reforço para o Fogão.Sds.

Fernando Gonzaga disse...

fiquei puto com as vaias para o Gabriel...pô deixa o cara em paz...de fato ele errou passes no começo, mas depois acertou um cruzamento que ninguém foi capaz de fazer, para o Renato abrir o marcador...

se a gente demonstra um pouquinho mais de vontade, dava pra aumentar a vantagem sobre esse time horroroso do Emeleca...

abraço!!

Botalição disse...

CONCORDO C/ VC RODRIGÃO. VENCERAM...MAS NÃO CONVECERAM!
NO DOMINGO,TERÃO QUE MOSTRAR O QUANTO ELES QUEREM TIRAR O GLORIOSO DA ZONA DE REBAIXAMENTO.

FIQUE C/ DEUS GRD ALVINEGRO E BOA SORTE!
S A

Edmo disse...

Triste constatação: nosso jogador 'melhorzinho' no momento era terceiro ou quarto reserva no seu time de origem e dele foi simplesmente 'dispensado'...falo do Jonatas...ah e estou começando a sentir 'pena' do Fahel de tão ridiculo que ele está se tornando, devia ir pra serie C ou D onde os jogos não são transmitidos.

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!
Mais uma vez, preciso na sua análise. Olha, amigo, dificilmente veremos uma vitória convincente deste time daqui até o final do ano. Digo isso porque acho que eles não conseguirão fazer coisa melhor do que isso que agente anda vendo... O time é fraquíssimo, lento, não tem laterais à altura e a coisa tá indo naquela do "vamo que vamo". A constatação é triste, amigo, e ainda vamos sofrer muito com esses caras. A rigor, como você disse, estamos vivendo de bolas aéreas, por realmente ser o único meio de chegarmos ao gol adversário e pela incapacidade técnica deste time por não conseguir chegar com qualidade no ataque. Até minha filha de 9 anos constatou a ruindade que é esse time assistindo a partida comigo. Ela disse simplesmente: "Pô pai, porque eles erram tanto "toque" (passe) na bola?" Eu ri muito quando ela disse isso. Naquele chute do Fahel então, nós dois caímos na gargalhada...

Saudações

André Lira

andré rj disse...

Amigos, abaixo, texto de Arthur da Távola, recitado ontem no intervalo do jogo por Edson Celulari:

SER BOTAFOGO

"Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar. É apreciar claras definições e alternativas extremas: a do branco e do negro. É ser súbito, safo, seguro de si. É saber o que quer e querer o que sabe.

É ser estrela, solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar. Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, varar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho.

É insistir e crer onde os fracos desistem. É sobranceira, guerra, gorro, rasgo, Biriba, Carlito Rocha, Macaé e superstição. É adorar o embate para torrar e moer a emoção.

Ser Botafogo é clarão do alto da montanha, é esquina carioca, atrito, vontade de "saldanhar" a opressão, é águia, água-forte, firmeza, mais ciência e fúria que pausa ou vacilação.

Ser Botafogo é "garrinchar" a vida com a elegância de um Nilton Santos e as peraltices de Quarentinha. É gostar de peleja, vitalidade, capacidade de decidir, autenticidade, batida de limão, filé com fritas, passear na chuva, sanduíche de mortadela, filme de heroísmo, goleiro valente, contrastes intensos; é curar gripe com alho, mel e agrião.

Ser Botafogo é saber discordar da desconfiança. É deprimir-se e recolher-se até voltar a labareda. Aí é bater de frente, olhar firme, detestar receio, medo, pântano, mentira e derrisão. É conhecer o risco e ousá-lo e tudo fazer com categoria e vontade de viver. É vencer.

Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar. É faca, fato, feito, festa, furor. Queimadura.

Ser Botafogo é buscar a forma nobre de competir e saber empunhar a estrela da vitória maior. É fazer da vida festa e furacão; flor e labareda; esperança e realização."

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, concordo que o nosso time seja bem ruim e ainda corra risco no jogo de volta, bem como muito perigo no Brasileirão. Mas acredite, existem times piores no campeonato nacional. E falo sério!heheheh!

Luciana, apesar das últimas partidas aceitáveis dele, depois de tudo o que passamos com o Emerson, que ele vá logo para Portugal! E leve consigo os ipatinga boys! ehheheh!

Fernando, tem "algo muito estranho" nessa perseguição ao garoto. Existe interesses e interessados nessa vaia exclusiva ao Gabriel e paciência de "jó" com Thiaguinho errando tudo tb no outro lado! É a mesma torcida que aplaude o "ídolo" Reinaldo...

Valeu, Botalição! E que os jogadores não entrem em campo no domingo achando que jogarão contra o novo Emelec. O time do Vitória é bom e exigirá 10x mais do Botafogo. E aí que veremos a cobra fumar!

Edmo, só fico tranquilo pq desde que foi anunciado, eu falo que o Fahel tem futebol de série C. Eu o vi no ano passado e me assustei qnd o NF o indicou ao GLORIOSO! Esse cara é bisonho! Aliás, é mais do que bisonho! hehehhe!

Fala, André!!! Pois é, amigo...depois de suarmos para vencer um adversário ridículo como o Emelec, fica a constatação de que sofreremos muito ainda em 2009! E pelo andar da carruagem (e reforços), 2010 não será diferente...
Haja remédios, hein!?
Ah, e até a sua filhinha enxergou o óbvio. Só os gordos e o Omissão não notam isso! Pq será,né?! heheheh!
Caramba! Que texto lindo! Procurarei o vídeo na internet, já que não assisti a partida pelo Globo!Valeu, cara!

Abs e SA!!!

João Pedro disse...

Cara tu num é reclamão não, ou então eu sou tbm, com esse futebol de ontem o Botafogo não ganha do Vitória, os caras parecem q corre não querendo chegar na bola, o time não tem armação e alem de tudo isso falta uma torcida de verdade para o Botafogo pq (não todos, a maioria é séria)os caras vaiam o Gabriel por 1 jogo ruim e aplaudem o Reinaldo chinelo...

Acho q só quem faz umas coisa dessas são esses elementos da torcida do Botafogo.

Valeu.

Anônimo disse...

Emerson, do Botafogo, pode ir jogar em Portugal... tchau já fez as malas ?

Rodrigo Federman disse...

João Pedro, penso dessa forma! Uma torcida (parte dela, sejamos justos) que vaia o Gabriel, mas aplaude o Reinaldo, merece realmente o time que tem!
Graças a Deus que eu não aplaudo o chinelinho e nem vaio o Gabriel por causa de um erro. Sendo assim, eu não mereço esse time horrível!!rs!

Anônimo, eu ajudo a arrumar as malas com o maior prazer! eheheh!

Abs e SA!!!

Fabiano disse...

Concordo plenamente com tudo que vc disse! Esse "time" do Emelec foi o pior adversário que o Botafogo pegou este ano, era pra ter ganho de 5x0 no mínimo!
Notas:
1- Jefferson: Sem trabalho nenhum -sem nota

2- Thiaguinho: Me irritou muito! Me desculpem os críticos, mas prefiro o Alessandro - 2,0

3- Juninho: Partida séria e sem problemas com o ataque do Emelec - 6,5

4- Wellington: Parecia nervoso em alguns lances e quase se enrola junto com o Emerson no 1 lance da partida - 5,0

5- Leandro Guerreiro: Pra mim o melhor em campo, disposição e raça de sempre - 7,0

6- Emerson: Quase entregou um gol mesmo, mas está jogando com seriadade nos últimos jogos - 5,5

7- Renato: Apesar do gol, muito fraco e sem folego - 3,5

8- Jônatas: Não é possível um jogador profissional não aguentar 90min de uma partida! Pode até saber jogar, mas não é jogador pro Botafogo. Tentou lançamento de trivela, chute a gol de trivela e até escanteio de trivela! Quem ele pensa que é, o Gérson? - 4,0

9- André Lima: Nunca ne enganou, Botafogo trocou o Wellington "cai cai" Paulista por outro "cai cai", assim não dá! - 4,0

10- Lúcio Flávio: Pelo menos tem se esforçado nas partidas, atuação razoável - 6,0

11- Gabriel: A torcida tá pegando no pé injustamente, deixa o garoto jogar com tranquiliade poha! - 5,0

12- Alessandro: Pouco acrescentou mas ainda é menos pior que o Thiaguinho... - 4,O

13- Ricardinho: Péssimo jogador, ainda perdeu um gol no final- 2,0

14- Fahel: Eu não achei nenhuma graças nos lances bizarros dele, eu xinguei foi muito! - ZERO!

Rodrigo Federman disse...

Fabiano, é isso aí! Se o Emelec disputasse o campeonato carioca, correria sério risco de rebaixamento! O Botafogo não pode se iludir com o resultado de ontem, pois além do adversário ser fraquíssimo, continuamos com os mesmos erros e problemas de toda a temporada!
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Mude imediatamente a nota do Fahel para ZERO senão jamis visitarei seu blog. Decida-se entre Fahel e Loris. Abraços.
P.S. Me escolha.

Rodrigo Federman disse...

Hahahahahahahah!
Loris, pô, não precisa nem do "ps"! hehehheeh!
Mas não tem como dar 0 pro Fahel depois de ontem, afinal, no meio daquela partida chata e sonolenta, ele foi o único a me proporcionar momentos de risadas! ehehhehe!
Abs e SA!!!