03/12/09

A torcida não pode ser criticada



Donize, o "Pantera" original, visitou (junto com o Carlão, goleiro reserva na campanha vitoriosa de 1995) os jogadores do GLORIOSO na quarta-feira para passar força e vibrações positivas ao grupo, que decide o futuro do clube no próximo domingo, contra o Palmeiras.

Nesse momento, todo incentivo é válido. Aliás, não tenho dúvidas de que isso será feito durante os 90 minutos da partida, pois o torcedor não deixará o Botafogo "na mão", independente de concordar ou não com a atual gestão do clube. A prova maior de que os jogadores podem contar conosco, está na boa procura por ingressos. Pelo que tudo indica, teremos o Engenhão lotado no final de semana.

Eu fiz a colocação acima, porque concordo e respeito o "pedido de apoio", feito pelo Donizete à torcida:

"- O Botafogo é um clube grande, então a torcida tem de lotar. O apoio em alguns jogos tem sido aquém do que o time merece. Como pode no meu tempo colocar 100 mil no Maracanã e agora não botar 40 mil? Temos de encher o estádio e torcer pelo nosso clube".

Mas justiça - com a torcida - seja feita, "Pantera", o seu comentário precisa ser corrigido em um ponto: Em minha opinião, o apoio na maioria dos jogos tem sido ALÉM do que esse time merece.

Isso é um fato e não pode ser contestado.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Thomaz disse...

Fala Rodrigo! Eh bem verdade que o time atual nao tem nem muita qualidade nem muita vibracao, o que meio que mata a vontade de ir ao Engenhao ver os jogos. No entanto, sabe que eu ateh concordo com o Donizete.

O comentario do Donizete toca num assunto que acho crucial para o futuro do Botafogo: a falta de envolvimento maior dos torcedores com o clube. O Cruzeiro, como vc bem mencionou como exemplo de estrutura, assim como outros grandes como Gremio e Internacional tem excelentes planos de socio-torcedor. Jah o nosso plano eh uma piada.

Um plano socio-torcedor que tanto facilite quanto de descontos na aquisicao de ingressos e que, alem disso, de direito de voto direto (ao inves dos votos serem restritos aos socios-patrimoniais) ajudaria a fazer com que os torcedores ficassem mais envolvidos com o clube. Acho que seria otimo abrir a caixa preta de GS e permitir nos tivessemos de fato uma voz (ao inves de dependermos de uma repercucao na midia acerca dos cartazes que levamos aos estadios).

Rodrigo Federman disse...

Fala, Thomaz! Realmente não dá para negar os inúmeros problemas e vacilos que atormentam o dia a dia do (e no) Botafogo, mas eu acho que dizer que a torcida anda devendo é uma injustiça, pois em minha opinião, a média baixa de público se deve exclusivamente à péssima qualidade do elenco, que não empolga o sujeito a sair de casa.
Mas veja bem, eu falo do elenco/time de futebol. É claro que eles representam o clube Botafogo, mas analisei friamente, entendeu!?
Temos como um bom exemplo, o próprio Unimed FC.
Qnd estava mal, a torcida não comparecia tb. Bastou o time demonstrar vontade, garra e respeito e a confiança voltou. Agora a torcida deles tem feito a diferença. Mas foram os jogadores que motivaram essa reação. E quem faz isso no Botafogo!? Isso que é brabo!
Abs e SA!!!

Thomaz disse...

Rodrigo, concordo que o time nao empolga e que faz muito sentido a torcida nao ir aos jogos--gastar dinheiro para ver o Botafogo jogar mal e, muitas vezes perder, eh uma sacanagem! Mas eu tambem acho que se a torcida (e nao as organizadas) tivessem voz (voto) dentro do clube, ainda que o time fosse ruim, o pessoal participaria mais. O que me mata eh que nos nao temos voz na contratacao dos profissionais do Botafogo e ainda temos que torcer por eles porque eles sao o Botafogo.

Meu ponto basicamente eh: se eh dificil torcer por incompetentes, eh ainda mais dificl torcer por incompetentes que nos sao enfiados goela abaixo.

Discordo da direcao quando eles tentam culpar a torcida por nao apoiar. Isso eh querer o bonus sem ter que arcar com o onus. Se eh para responsabilizar a torcida pelos insucessos do time, que deem tambem a torcida responsabilidade na montagem do time. Minha refleccao eh que um plano socio-torcedor que de direito a voto no clube seria uma forma de aproximar a torcida da montagem do time. Imagine como nao seria se nos pudessemos votar pela saihda do AS.

andré rj disse...

Rodrigo, o próprio SPFC com todos os seus recentes títulos, não tem sua torcida tão participante assim ao longo do campeonato. Teve um jogo contra o Sto André no 1° turno em que foram 5000 pessoas... E estamos falando de um time que é hexacampeão brasileiro, 3 deles seguidamente nos últimos anos... Mas como eles sempre chegam na reta final, a torcida deles comparece, muito mais por esse motivo. O perfil do torcedor botafoguense é totalmente diferente de qualquer outro clube do Brasil. Somos exigentes. Mesmo o unimed fc fazendo péssima campanha, eles tem o Fred e o Conca e nós temos o que??? Há quanto tempo o Botafogo não contrata um jogador de impacto, que chame a torcida? Maicosuel não vale, pois foi um achado. Caramba, isso é marketing puro!!! Mas parece que a diretoria do Botafogo não gosta desse tipo de coisa, que chame torcida, venda produtos oficiais aos montes, só pode. O reflexo é esse mesmo, afastamento da torcida e tudo mais. Acho engraçada essa imagem que querem colar da "torcida que não vai a estádios"... Montem um time decente, diretoria, e vocês verão resultado.

Saudações

André Lira

Alberto disse...

Nunca vi a torcida e os torcedores do Botafogo tão desanimados como estão agora. Até eu ando muito desanimado com esse timeco sem vergonha e essa diretoria ridícula e incompetente. Motivos não faltam. Perder o carioca mais uma vez, da mesma forma rídícula dos últimos dois anos, contratar jogadores para se valorizarem na "vitrine Botafogo" e se desfazer deles em menos de três meses, mantendo as malas e mais malas que somos obrigados a aguentar no time titular, contratar treineiros sem personalidade e vinculados a empresários, recontratar o amarelão do LF, demorar três anos pra contratar um goleiro de verdade, manter a ameba do Alessandro na lateral direita, e como "presidente" e líder do time, montar uma verdadeira zaga de bonecas e o ataque mais inofensivo do brasileirão, nunca dar chance para a prata da casa e os jovens formados em casa (cadê o Wellington Junior???), renovar o contrato do Chinelinho para o ano que vem, isso sem falar do Fahel e outras nulidades, que tem contrato de longo prazo, não acreditar na torcida e montar uma palhaçada como aquela do jogo do Avaí, e mais um milhão de motivos pra querer dar muita porrada nesses merdas desses dirigentes e jogadores (a maioria!), mesmo não sendo uma pessoa violenta e não tendo a menor vocação para brigas e incitação à violência. Desculpe o desabafo, mas é (mais) um ano para ser esquecido. Mas vamos ser otimistas e encher o Engenhão no domingo, vamos cantar hinos e letras em homenagens ao time guerreiro que temos, e no final do jogo comemorar extasiados a permanência na primeira divisão, na séria A! E ano que vem começa tudo de novo...

Thomaz disse...

Pois eh, acho que o comentario do Donizete foi bem respondido. "Como pode no meu tempo colocar 100 mil no Maracanã e agora não botar 40 mil?" Ora, o time que a direcao montou eh fraco e nao empolga. Tudo que queremos eh um time competitivo. Se a direcao nao sabe como montar um, entao nos deveriamos ter o direito de mudar a direcao.

Alberto disse...

Thomaz, tudo que gostaria agora é de termos o direito de mudarmos esses dirigentes sem vergonha e incompetentes, e antes que o Botafogo acabe de vez, que é o que eles estão querendo. Mas sendo sincero, e fazendo uma auto-crítica (não uma crítica alta, como fazia sempre um amigo de futebol), para conseguirmos isso a torcida teria que participar mais, fazer alguns protestos, levar mais faixas aos estádios, e eu mesmo, reconheço, participo muito pouco. E com o estado atual de desânimo que se instalou entre a maioria dos torcedores, fica difícil mesmo.

Rodrigo Federman disse...

Thomaz, é isso ai! Infelizmente a torcida botafoguense tem sido tratada com desrespeito, pois a sua opinião não serve como parâmetro para nada (opinião de quem "manda" no clube), mas na hora que o "bixo pega", sempre é convocada para ajudar. Fácil, né?
Por fim, foi o que vc disse no seu segundo comentário: Tudo o que queremos é um time competitivo. Assim, tenho certeza de que a torcida voltaria em peso aos estádios!

André, muito bem lembrado! Para as outras torcidas é moleza, pois sempre têm um ou outro bom jogador e time. Já o Botafogo, putz, é um camping de refugos e bixados! Enquanto o Fla tem Adriano, o Unimed tem o Fred e até o Vasco tem CA, nós temos Reinaldo.
Eu adoraria ver o que os molambos e tricoletes fariam se passassem por uma temporada ridícula como essa nossa. E tô contigo: O Maicosuel não conta (ele seria o único de levar torcida atualmente), pois foi um achado de pura sorte.

Alberto, perfeito comentário! Não está sendo fácil e o botafoguense, ao invés de ser cobrado, mereceria prêmios, pois aguentar esses refugos e essa temporada ridícula ("venda" do estadual, eliminação da CB para o Americano, briga para não ser rebaixado) não é para qualquer um!Tem que ser muito forte mesmo!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Completando o meu comentário anterior, Alberto: Acho que o mais correto a fazer agora, é apoiar os 90 minutos no domingo e criticar, cobrar e vaiar o que passamos em 2009, independente do resultado da partida contra o Palmeiras.
Abs e SA!!!

Alberto disse...

Beleza Rodrigo, concordo 100% com você. É torcer os 90 minutos e meter uma sonora vaia de meia hora depois do jogo, independente do resultado. Mas, infelizmente, a gente sabe que não vai acontecer isso. Vamos ganhar o jogo e comemorar como se tivessemos ganho o campeonato. Um abraço.

Alberto disse...

Rodrigo, porque você não coloca um chat no seu site? Seria mais fácil pra gente conversar. Se quiser posso te ajudar, pois trabalho com informática e desenvolvimento de sistemas e aplicações web. Taí uma coisa que seria legal, estava comentando com o Thomaz que a torcida participa muito pouco, como é o meu caso. Seria legal ter um site onde a torcida pudesse participar mais, um site mais interativo. Topa o desafio? Vamos pensar em fazer um site assim?

Thomaz disse...

Pois eh Antonio, seria bom ter mais faixas como a faixa amarela e aquela do Loucos pelo Botafogo. Mas ainda que nos fizessemos tanto barulho que isso afetasse a politica em GS, nao acho que isso afetaria a politicagem que acontece por lah.

GS tem uns cardeais decidindo pelo futuro do clube e muito pouca transparencia. Ainda ontem, aqui no Cantinho, o Rodrigo falava do Montenegro sendo chamado pelo AS e MA para falar com os jogadores. Ora, o Montenegro lah dah palestra motivacional? Isso parece mais uma tentativa da diretoria de apaziguar setores descontentes dentro do clube...

Thomaz disse...

Eita, o Cantinho vai virar o forum de debate da verdadeira torcida (fora organizadas!) do Botafogo! rsrsr

Rodrigo Federman disse...

Fala, Alberto! Cara, eu só acho que isso que falamos após a partida, pq "ai daquele" que começar o coro...a "torcida vendida" é bem capaz de iniciar uma batalha para "proteger" e "blindar" a super diretoria!
Pô, achei a sua sugestão muito legal, cara! Só confesso que não sei como fazer isso no Blogspot. Aliás, em nenhum lugar, pois sou péssimo em informática! ehhehe! Se for simples e vc puder ajudar, agradeceria imensamente, amigo!Valeu!

Thomaz, eu faço ideia da "palestra motivacional" que o Montenegro deve ter feito...heheheheh!

Abs e SA!!!

Alberto disse...

Rodrigo, sobre o site, se quiser trocar mais algumas idéias, me manda um email. Aí a gente vai conversando sobre o assunto e te coloco o que, na minha opinião, seria interessante colocar no site.

albertorcf@gmail.com

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Alberto, blz!! Valeu, amigo! Mandarei o e-mail assim que eu chegar em casa, de noitinha, pq aí conversamos sobre o assunto (que me interessou bastante)!Valeu!
Abs e SA!!!