16/01/10

Começando com o pé direito
















O gol marcado pelo Herrera aos três minutos deu a impressão de que o Botafogo estrearia com uma fácil vitória no campeonato carioca...
...mas foi apenas impressão.

Menos de três minutos depois o Macaé já empatava e logo em seguira, virava o marcador. Aí a impressão foi outra: A de que o pesadelo de 2009 não havia terminado...

Graças a Deus que hoje foi a "noite das impressões" e o GLORIOSO marcou mais dois gols ainda no primeiro tempo, confirmando a vitória na primeira rodada do estadual (3 a 2 - Herrera, Lúcio Flávio, Marcelo Cordeiro).

Já que estou falando tanto de impressão disso e daquilo, quero deixar as minhas e gostaria de saber se os amigos concordam ou não:

* Tudo bem que foi a primeira partida, mas continuo achando que  a zaga será a dor de cabeça em 2010. Se o tal do Leandrão já deu uma baita dor de cabeça para os nossos defensores, nem quero imaginar o Adriano, Fred e até o Dodô;

* Um lado direito formado por Alessandro e Fahel é pedir para passar sufoco lá atrás e não oferecer perigo na frente;

* Que partida do Lúcio Flávio, hein? Tomara que nesse ano ele resolva jogar assim não só contra os times pequenos, mas principalmente nos clássicos;

* E o Herrera? Putz, não é a toa que sou fã do futebol argentino e uruguaio. Os caras tem sangue de verdade e a entrega deles em campo é muito mais empolgante;

Mas vocês querem saber qual foi a maior "impressão" que eu tive na vitória alvinegra?

Amigos, me desculpem...
...o Wellington Jr. não ser relacionado sequer para o banco de reservas é algo grave. Não sei os motivos e o que leva o Estevam Soares a não dar uma oportunidade para o rapaz, mas que fique bem claro: O grande prejudicado acaba sendo o Botafogo.

Pode até ser que ele não vingue o que eu acho, porém, só saberemos - um dia - quando tiver três ou quatro chances consecutivas. Mas estranhamente ele nunca é relacionado, mesmo realizando ótimos treinamentos durante a semana.

Repito o que venho escrevendo desde o ano passado: Tem caroço nesse angu!

De toda forma, não quero concentrar as poucas linhas da primeira partida do Botafogo no ano em um assunto chato e/ou polêmico.

Hoje é dia de comemorarmos a vitória, independente das dificuldades e problemas apresentados pela equipe. As virtudes serão enfatizadas. Entre elas, a garra e o surpreendente preparo físico (para o pouco tempo após as férias).

Enfim, qualquer análise técnica ou tática seria precipitada, pois só teremos mais argumentos quando o time for ganhando conjunto, tempo de bola e mais condicionamento. Enquanto isso, vamos somar o máximo de pontos possível para que asseguremos a nossa vaga na semifinal da Taça Guanabara de uma vez.

O próximo jogo será contra o Friburguense no Engenhão.

Vamos lotar o estádio, torcida botafoguense! Esse novo grupo (apesar de algumas peças antigas) merece a confiança e apoio. E olha que ainda tem a estreia do "El Loco" por vir, hein!?

Valeu, Fogão!  Um ótimo início!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 3 x 2 Macaé

1- Jefferson: Sem culpa nos gols sofridos. Fez uma defesa antológica no final do primeiro tempo - 7,0

2- Alessandro: Teve trabalho na defesa e não soube aproveitar os buracos nas costas do lateral adversário.  - 4,5
 
3- Antônio Carlos: Apenas normal. Não "fedeu e nem cheirou"... - 5,0

4- Wellington: Boa partida, ganhando a maioria das divididas e antecipações. Só cometeu um erro - 6,5

5- Leandro Guerreiro: Nitidamente sem tempo de bola - 5,0

6- Marcelo Cordeiro: Elemento surpresa no ataque, mas precisará de cobertura na defesa - 6,0

7- Herrera: Gol, bola na trave, correria e muita luta...tudo isso na primeira partida com a camisa do Botafogo - 7,0

8- Fahel: Só faz faltas e nada mais. É o "anti-futebol" em forma de gente - 4,0

9- Jorge Luis: Sentiu a estreia e não mostrou o futebol que tanto mereceu elogios durante os treinos da semana. É novo e merece o voto de confiança, pois dá pra perceber que tem bom toque de bola - 4,0

10- Lúcio Flávio: Surpreendeu positivamente a maior parte da torcida, pois correu, dividiu bolas, lançou, brigou...e ainda marcou um gol e deu as assistências para os outros dois gols botafoguenses - 7,5

11- Eduardo: Nada demais... 4,5

12- Edson: Pouquíssimos minutos em campo - Sem nota

13- Diguinho: Um pouco mais de tempo do que o Edson e conseguiu irritar com duas bolas perdidas por puro preciosismo - 4,0

14- Caio: Incisivo, driblador e veloz. Esse muleque vai dar caldo e bastaram os 30 minutos em campo para eu ter uma certeza: É bem melhor do que o Jobson (anotem isso!) - 6,0

Estevam Soares: Não adianta...eu não perdôo essa sacanagem que ele está fazendo com o W.Jr. e Rodrigo Dantas. Tirando isso (além das insistências em Fahel e Alessandro), até que armou a equipe de maneira interessante, explorando a velocidade e contrataques - 5,5

25 comentários:

valadao disse...

para primeira partida fora de casa ate que esta bom.Concordo com algumas notas...mas o Diguinho quis mostrar serviço,gosto de jogador que nao tem medo de zaqueiro...Caio uma grata surpresa..Estou doido para WJ entrar,pelo que vc fala parece o Kaka,um craque...bom veremos...tambem nao gosto do ES..
saudaçoes AV.

Marco Aurélio disse...

Concordo quanto a W.J. que merece ter uma chance, e o faltoso Fahel que é míope, mas o El Loco Alessandro correu o campo todo e sofreu a falta que originou o gol do LF. O pior foram os minutos finais, de novo não!!! Para de pegar no “pé” do Alessandro, o cara corre o campo todo, até no tempo “técnico” o cara ta correndo(sabe-se la pra onde). LOCO ALESSANDRO, o deixa quieto 

Unknown disse...

Com certeza esta zaga se não melhorar vai da muita dor de cabeça. Que partida do Lúcio Flavio hein? (nota 9,0). Se tiver essa regularidade no decorre do ano Herrera e Abreu vão ta bem servidos. O Herrera me surpreendeu se movimentando muito e finalizando (nota 8,5). Nota negativa da partida: O tal de Fahel e Eduardo, pelo amor de Deus qualquer um é melhor de que esses dois.
Bom final de semana e SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

Gil disse...

Fala Rodrigão,

ES nota zero!
Como você já falou, não relacionar o WJr é sacanagem! Ninguém consegue ser pior que o cone do fahel. Quantas faltas esse cara faz por jogo? Só sabe ir no corpo e peito dos adversários! Até quando dribla mete a mão no peito de quem está na frente ou lado.
O empresário desse cara é muito poderoso!
Eduardo é o mascarado de sempre! Quando perde a bola (preciosismo) não combate e fica de lado para o adversário e que se vire o próximo companheiro. Fez isso várias vezes!

Nosso meio campo não pode ter cone fahel e mascarado eduardo!

Que o amarelo do lento flávio jogue assim contra os grandes, como bem lembrou o Antônio!

Herrera vai nos dar muitas alegrias! Viram o lançamento de peito, para o lento flávio, no gol do Marcelo Cordeiro? Antes já havia acertado o travessão.
Quanta diferença para os mulambos do chinelinho e lagosta!

O ES precisa mudar esse meio de campo para proteger o Alessandro e melhorar o toque e saída de bola.

E VIVA O NOSSO GLORIOSO!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

q q o fahel ainda faz ai?

W JR!!!!

Vinicius Fernandes disse...

concordo com o valadão...
pelo que voce fala o wj joga igual kaka

Rodrigo Federman disse...

Valadão, o W.Jr. está longe (muito longe) de ser um Kaká. Qnd falo dele, comparo aos Fahels da vida, cara. Aí, juro, não consigo entender o que ele faz longe até do banco.
Sobre o Diguinho, tudo bem, é cedo e merece ser mais observado. Mesmo assim, ele desperdiçou duas bolas e o pouco que fez não vi nada de tão diferente que permita que ele fique no banco e o Rodrigo Dantas nem relacionado.

Marco Aurélio, o Alessandro é completamente maluco. Aliás, eu já o elogiei várias vezes, pois com toda a sua limitação técnica, ele ao menos não se esconde (isso é uma verdade). De toda forma, não dá mais para vê-lo com a camisa do Botafogo!rs!
Do Fahel então...prefiro nem mais comentar!eheheh!

Neilson, o Eduardo até que é bom tecnicamente, mas não jogou nada. Teria que entrar em último na "fila de preferência e briga por posição". Já o Fahel, amigo...a torcida botafoguense não deve entender nada de futebol, pois esse cara é uma unanimidade negativa!hehehe!

Fala, Gil! É verdade...acho que o empresário do Fahel é mais forte até do que o do Emerson!rs!
Esse cara é um estrupício. É um perigo para o próprio Botafogo, já que não sabe fazer outra coisa além de falta! Em qualquer clube sério, o Fahel já estaria muito longe, Gil! Não tem explicação para isso!
E esse Caio, hein!? Esse vai dar caldo!

Anônimo, para essa íngua sair do time, infelizmente teremos que torcer por uma contusão. Caso contrário, todos nós continuaremos fazendo essa pergunta até o final de 2011, quando vence o seu contrato.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, então a resposta (minha opinião) que dei para o Valadão tb serve para vc, companheiro!
Leia lá e se tiver qualquer comentário adicional a fazer, esteja a vontade!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Até quando vamos aguentar Fahel, Alessandro e Eduardo... não tem condições esses caras com a camisa do Botafogo... acho que Diguinho e o Caio vão dá o que falar, só espero que fiquem pelo menos até o fim do ano. Tomará que a Lady tenha tomado vergonha na cara, e jogue alguma coisa essa ano

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, teremos que aguentar até o dia em que nossos dirigentes e treinadores baterem na mesa e não aceitarem as imposições dos "parceiros" nas escalações dos titulares.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa noite Rodrigo e amigos que visitam este ótimo site.
Acho que o Botafogo, além de uma diretoria séria e que ouça a torcida, precisa de técnico pulso firme, que não cede para qualquer imposição de quem quer que seja. Não dá para ficar colocando péssimos jogadores como titulares enquanto tem jogadores melhores no banco ou até mesmo não relacionados para a partida, e que realmente valorize as categorias de base do clube, pois só escutamos promessas e valorização e nada acontece. Se o técnico imposse sua vontade, seria outra coisa. Imaginem só o Luxemburgo ou o Murici Ramalho no Botafogo?
Abraços e Saudações Alvinegras!

Anônimo disse...

O comentário anterior foi do Ivan.
Esqueci de colocar o nome.

Rodrigo Federman disse...

E aí, Ivan! Obrigado pelos elogios ao CB, cara!
Bom, eu odeio "as pessoas" do Luxa e Muricy, mas inegavelmente são técnicos que não aceitam imposições.
Eles até escalam os seus indicados, mas não aceitam de terceiros e/ou que não sejam de seus "interesses" tb!
O ES é apenas mais um a abaixar a guarda e aceitar escalações dos "parceiros".
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Concordo que Fahel é muito ruim e nem sequer devia ser reserva, mas acho que os 'juniores' ainda não estão à altura de serem relacionados (talvez à exceção de um meia devido à imnesa ruindade de Fahel). Falta traquejo e sentido coletivo, sobretudo do Caio. O Wellington também fez muita asneirada na defesa...

Abraços Gloriosos!

Paulo Nacif disse...

O Campeonato Carioca está inchado de time pequeno ruim. Para um time grande perder, só com muita zebra mesmo.

Considero o Campeonato Carioca como uma pré-temporada. Momento certo de fazer os ajustes, e ver quem serve ou não para continuar no plantel.

Jogadores como Welington, Fahel, Alessandro e Eduardo quando não conseguem se destacar contra esses timinhos, é porque lhes falta muito futebol mesmo.

Está na cara, que caso, esses caras continuem como titulares, os trabalhos da equipe serão prejudicados em outras competições.

Jorge Luiz não foi bem no jogo, ficou perdido em campo.

Apesar de pouco tempo em campo, Caio foi bem melhor, mostrando habilidades e criando oportunidades de gols.

Herrera muito bom.

E o Lúcio Flávio..... quem diria! Correndo, dividindo, servindo bem e marcando gol. Espero que continue assim!

Sds botafoguenses!

Edmo disse...

Não estou certo se foi para a Bola de Prata, mas numa destas eleições no ano passado, 3 jogadores do Botafogo receberam as piores notas entre todos: Emerson, Eduardo e ... Fahel!!! O primeiro está fora, os outros dois começam o ano Titulares, ou seja o nosso time continua UMA GRANDE PIADA.

Sergio Di Sabbato disse...

É inexplicável, inaceitavel e irritante não dar uam chance ao WJr e insistir na permanência do fahel no time, ou melhor, no elenco. Esse cara junto com o eduardo, alessandro não tem a menor condição. A defesa é uma M, só temos zagueiro fracos e o meio-campo com fahel e eduardo é de uma estupidez gigantesca. Enquanto tivermos técnicos que escalam o time por imposição de empresários, seremos obrigados a nos irritar com os M de sempre. Abs e SB!

Wendell disse...

O nossa zaga é muito ruim... Vou discordar, o Wellington não jogou nada, e de quebra pode abrir uma papelaria, tomou cinco canetas!!! AC muito lento, perdeu todas na corrida. Temos que melhorar e muito nesse setor.
O ES é maluco, no segundo tempo colocou Eduardo de cabeça de área e adiantou o Fahel, para que contratamos outros meias??? Utilizar o Fahel, destruidor, na armação é sacanagem!!!

Anônimo disse...

BOM DIA RODRIGO - DEPOIS DE UMA NOITE SOSSEGADA ALGUNS PITACOS DA RODADA DE SÁBADO E DO GLORIOSO - O BANGU COITADO VAI CAIR DE NOVO - TIME RUIM- O AMÉRICA VAI TER QUE MELHORAR MUITO - O MADUREIRA MANTEM O PADRÃO DE TODOS OS ANOS - VOLTAÇO IDEM - ANOTEM BOAVISTA É PERIGOSO - E O VASCO COM TODA SINCERIDADE TEM QUE MELHORAR MUITO - TÁ BOM FOI APENAS O PRIMEIRO JOGO.
GLORIOSO COMEÇOU RÁPIDO 3 MINUTOS UM GOL E LOGO DEPOIS TOMOU O EMPATE E A VIRADA E DEPOIS VIROU DE NOVO - OBSERVEI QUE NÃO HOUVE UMA PRECIPITAÇÃO QUANDO PERDÍAMOS POR 2 X 1 - VI TAMBÉM LF MANDANDO O TIME SE ADIANTAR UMAS 2 OU 3 VEZES PARA PRESSIONAR NO CAMPO DO ADVERSÁRIO - ALIÁS NÃO VIA O LF JOGAR ESSE BOLÃO A MUITOS ANOS - QUEIMEI A LÍNGUA NA HORA DA FALTA DIZENDO QUE DALI ELE NEM BOTAVA NO GOL - BEM FEITO PRA MIM - GOSTEI DESSE MARCELO NA LATERAL - MAS VAMOS TER QUE ARRUMAR A COBERTURA - NO MANO A MANO OS NOSSOS ZAGUEIROS LEVAM A PIOR - NA FRENTE SEM COMENTÁRIOS E SE EL LOCO VIER COM A METADE DA VONTADE DO HERRERA SERÁ EXCELENTE.PORTANTO ACREDITO QUE SE ARRUMARMOS UMA PROTEÇÃO MAIOR A ZAGA - LG TAVA MEIO FORA DE SINTONIA - MELHORAR A PROPRIA ZAGA E DER UNS OUTROS AJUSTES INICIAIS PODEMOS TER UM BOM CAMPEONATO - OBSERVAÇÃO IMPORTANTE O CAIO PODERIA TER DEFINIDO O JOGO SE EM VEZ DE CHUTAR DESSE A BOLA AO OUTRO QUE ESTAVA AO SEU LADO - DIGUINHO QUERENDO SER O MAIORAL - CALMA - JOGA A BOLINHA DELE QUE MELHORA MUITO - FAHEL ARGHHHHHHH - RENATO PODE TER MUDADO EM TUDO NO CAMPO A MESMA COISA - QUINTA TEM MAIS - DOMINGO ESTRÉIA EL LOCO - 40 MIL NO ENGENHÃO - EU VOU - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Fala, Rui! Tudo bem que possa até faltar "alguma coisa" aos juniores, mas não dá, amigo....mesmo sem esse "algo", qualquer um deles é melhor do que o Fahel. Então, pq continuam de fora e o Fahel dentro? O Caio é garoto e foi fominha naquele lance em que tentou colocar por cima do goleiro, mas a habilidade e domínio de bola dele me chamaram atenção. Essas qualidades ele parece ter infinitamente mais aperfeiçoadas do que o Jobson, por exemplo, que tb era "fominha". Concorda?

É verdade, Paulo! Precisamos ter calma, pois o campeonato estadual é um perigo. Nós lembramos muito bem o que o VS fez no ano passado e depois o fiasco no restante da temporada, né?

Foi sim, Edmo! E uma outra informação: Nos dois últimos anos o Fahel foi um dos três jogadores mais faltosos do Brasileirão. Só isso já bastaria para ele estar longe se o Botafogo fosse escalado por merecimento e técnica...não por "amizade e imposição".

Fecho contigo, Sérgio! Enquanto essa política continuar, passaremos as mesmas raivas dos últimos anos. E o pior é que após as partidas, os treinadores costumam elogiar esses jogadores tão criticados. É claro...para amenizar frente os "parceiros", né?

Wendell, sei lá...eu vi um bom primeiro tempo do Wellington (e nem sou fã dele), com exceção para o segundo gol do Macaé, onde ele foi vendido. Já o AC, fraco, lento...Falta entrosamento e só então poderemos avaliar a sua contratação, mas por ontem, nada diferente do Juninho!heheheheh!
Já o Fahel....desisto, cara...

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Marcos!
Hahahaha...amigo, estou rindo pq eu vivi a mesma situação: No lance da falta, eu gritei (para a tv)..."sai daí, LF...seu merda"!
No segundo seguinte lá estava ele guardando a bola na rede do Macaé!rs!
Quinta-feira infelizmente não poderei assistir, pois estarei em SP.
Aliás, até poderei, desde que alguém me socorra e informe algum lugar em SP que passe os jogos do campeonato carioca no pay-per-view!rs!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia a todos, voltei !!!
Parece que vai melhorar um pouco o time, mas ainda é cedo para falar, agora temos ataque de verdade e com categoria ou seja atacantes que sabem jogar.... agora o resto ta precisando treinar e muito....
Agora o fael é sacanagem , o empresário dele é muito bom, garante o contrato e poe ele para jogar...
Abraços a todos....
Alex - Juiz de Fora - Mg

Sérgio Henriques disse...

Rodrigo, não tenho esta esperança toda no WJ, na seleção ele foi bem "mais ou menos" como LD o que leva a crer que tem que tentar sorte é no meio mesmo.

Também não gostei do Fahel, Eduardo e Jorge Luiz mas, vi o Alessandro merecendo uma nota um pouco melhor que a dada. Dele não dá pra se esperar muito, mas ele deixou menos furos na defesa que o Marcelo Cordeiro e ainda sofreu a falta do gol de empate. daria um 5,5.

O time precisa melhorar o sistema defensivo, tá muito fraco ainda... na frente acho que LF, Herrera e Loco pode dar o que falar.

daniel disse...

*Só pra constar, o Jorge Luiz na base jogava de MEIA, e não de atacante(aliás, no primeiro gol ele deu um lindo toque de primeira pro Lucio Flavio cruzar pro gol do Herrera)

* Welington Jr. está à anos-luz de um Kaká, mas é nosso único jogador na seleção sub-20, conseguiu vaga no time titular canarinho mesmo improvisado de lateral, é cria alvinegra, além de ser inadmissivel ele sequer ser relacionado pro banco de reservas com o meio campo que o Botafogo tem, afinal, O KAKÁ NÃO JOGA NO BOTAFOGO, não é amigos? O Welington Jr. está sendo preterido por nomes como Fahel, Eduardo e Diguinho

* Aliás não só o WJr., acho que o Rodrigo Dantas e até o Renato Cajá seriam opções melhores que Eduardo e Diguinho

* entra ano e sai ano, nossa defesa continua ridícula... todo time campeão começa com um sistema defensivo sólido(vide São Paulo tri brasileiro)... que drible foi aquele que o Welington levou?!
Perdemos o Diego, nosso melhor zagueiro, e o que ja não era muito bom tende a piorar...

Rodrigo Federman disse...

Bom dia, Alex! Tb acho que é cedo, mas no ataque eu aposto. E além da dupla que será titular, aposto nesse Caio, cara! Muleque abusado e que se bem orientado, dará samba!
No mais, o time continua fraco (especialmente a zaga).

Sérgio, pode até ser que o W.Jr. não dê nisso "tudo", mas o "mais ou menos" dele já não é MUITO SUPERIOR ao Fahel? É isso que questiono, cara.
Não tô dizendo que o W.Jr. é craque...só digo que pior do que o Fahel ele não é. Portanto, pela lógica, mereceria mais oportunidades.Concorda?

Tô contigo, Daniel: Por mais que melhore o entrosamento, nossa zaga é MUITO fraca! Wellington, AC e FF (já que não acredito que o Alex Lopes ganhe oportunidade) são limitadíssimos! O Diego daria uma amenizada, mas o Botafogo não soube negociar...

Abs e SA!!!