05/03/10

Nem sempre temos todo o tempo necessário




















Palavras do Joel Santana sobre a pressão da imprensa e torcida pela efetivação do Caio no time titular do Botafogo:

"- Ele vai ter o momento de ser titular absoluto. É questão de tempo, vamos amadurecendo. De repente acontece uma precipitação com um jogador desta idade, mas que tem muita personalidade. Temos conversas diárias para ele se manter tranquilo. Estamos preparando uma estrela. O Neymar no ano passado também era assim".

Meu comentário: Quem sou eu para dizer que o "macaco velho" Natalino está errado?

Eu discordo, mas respeito o fato do treinador botafoguense ainda não achar que é o momento de efetivar o Caio.

Concordo, porém, quando ele diz que existe o perigo de "queimar" um talento nato por causa de decisões precipitadas e que o atacante precisa se afirmar aos poucos.

Quanto à isso, de pleno acordo com o Joel.

Só faço duas observações, que são determinantes para eu pensar que passou da hora do Caio ser titular do GLORIOSO:

1- O rapaz já provou que não treme contra time grande, tem estrela, talento, é "bocudo", não se intimida e segundo o próprio Joel, tem bastante personalidade (e eu vejo maturidade também).

2- Tenho receio de por conta do processo de "preparação" do Caio, só possamos aproveitar o seu futebol por pouco tempo...

Explico: O Vasco tem o Coutinho (mais jovem do que o botafoguense), que mal começou a jogar na equipe profissional e já vai para a Europa. O "Unimed FC" descobriu e passou a efetivar o Wellington, que também está negociado com um clube do velho continente.

Tanto o Vasco como o "Unimed FC" precisarão descobrir novos talentos, pois infelizmente o "mercado" (sempre feroz) veio e levou duas joias raras.

E quem garante que já não tem um monte de gente de "olho" no Caio? Quem garante que ele vira o segundo semestre em General Severiano?

Por isso eu acho que se o rapaz é fera, bota em campo...
...enquanto ele ainda veste a nossa camisa.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Unknown disse...

Eu realmente espero que o Caio não se transforme em um Maicosuel ou Jobson da vida... sinceramente, estou cansado de ver os garotos saíndo com mais facilidade do que entraram ou se envolvendo em algum escândalo pelo Glorioso.

Mais uma pergunta: porque diabos, porque satanás, porque lucifer, etc, estão descaracterizando o Engenhão? Tampando os escudos do Botafogo? Que m*rda é essa?

SAN

Thiago disse...

Também acho que o Caio esteja merecendo demais a vaga de titular, já que no nosso Botafogo A não há ninguém tão eficiente (Botafogo B não passou por testes).

Porém, acredito que o Joel esteja utilizando a estratégia correta. O garoto é novo e tende a amadurecer mais, valorizar mais o proprio trabalho. O ideal é fazê-lo assumir a responsabilidade aos poucos até que ele esteja não só preparado psicologicamente, mas também fisicamente
(tendo visto que por conta de seu fisico, ele sofre bastante com a marcação).
No Botafogo já passamos por experiencias com Júlio Chester e Renan, quando estes, muito jovens assumiram o time titular e após as falhas, começaram a ser questionados. O primeiro se queimou bastante por sinal (Copa do Brasil).

Cabe a nossa diretoria Fajuta, se virar pra segurar o moleque bom de bola! Ao invés de contratar Viniciuss Colombianosss, Equatorianoss, Peruanos...

Anônimo disse...

Caraca rodrigo to cansado de ouvir Que o Botafogo é sempre o fudido tem diunheiro pra nada...Agora dos mulambos eles nao falam nada é so botafogo que é o quebrado nessa historia a midia bota o flamerda acima do barcelona e real madrid!

Rodrigo Federman disse...

Esse é o meu maior medo, Asura: Com o destaque no Carioca, o Caio "suma" na metade do ano.
O Engenhão, aliás, o Stadium Rio, não é nosso! heheheheheeh!

Thiago, concordo com o que vc escreveu, mas como comentei no texto (e acima para o Asura), eu temo pela saída precoce do Caio.
O que deve ser feito, vc disse muito bem: A diretoria precisa fazer o impossível para manter o atacante, assim que as primeiras propostas chegarem.

Anônimo, é normal, afinal, o Flamengo foi criado pela mídia! E foi "imbutido" nas cabeças dos mais "fracos" pela mídia!

Abs e SA!!!

Roger disse...

Eu concordo com o Joel e acho que o Caio deve entrar aos pooucos mesmo.Considero um bom jogador e muito inteligente. Mas na minha opiniao eu acho que o Coutinho joga melhor que o Caio, alem de ser mais habilidoso. O Caio é um jogador rapido, mas eu percebo que ele algumas vezes se atrapalha com a bola e perde algumas jogadas. Outra coisa, o Coutinho ja vem atuando desde o ano passado no profissional do vasco.Eu teria mais confiança hoje em botar o Coutinho para atuar o jogo inteiro do que o Caio.Ate porque o time do vasco ja tem uma base e uma formaçao tatica definida, e assim sendo, fica facil para os jogadores atuarem nas suas devidas posiçoes e cada um sabe o que tem que fazer em campo.No botafogo, tivemos uma reformulaçao, e tem muitos jogadores contratados que ainda nao atuaram, mas aos poucos o Joel esta dando uma definiçao tatica, haja visto que conseguiu melhorar um pouco a defesa. Mas o time ainda peca nas armaçoes de jogadas, fica dificil o Caio atuar no meio de jogadores que ao meu ver, sao pessimos.O joel usa o Caio como estrategia, mas vai chegar um dia que isso nao vai funcionar mais.O que o botafogo precisa é ter um time formado, para que cada um saiba o que fazer dentro de campo, nao ficar dando chutoes para os atacantes se virarem la na frente. Por isso o Caio nao é titular.Esse negocio de Caio defende, caio ataca, caio arma jogadas, caio cruza, daqui a pouco o Caio vai virar ate goleiro.Fica dificil fazer isso durante os 90 minutos.

Rodrigo Federman disse...

Roger, eu tb acho a linha de raciocínio do JS razoável. O problema que vejo, é que o Botafogo nunca consegue segurar seus talentos por muito tempo e tenho medo de que em breve aconteça o mesmo com o Caio, sem que ele nos dê alegrias constantes. Por isso acho que qnt mais aproveitarmos o seu talento, melhor.
Tb não vejo essa diferença toda entre ele e o Coutinho. Aliás, o Coutinho só começou a ser efetivado de verdade nessa temporada e outra: É ainda quase 2 anos mais jovem do que o Caio. E por isso parabenizo o treinador vascaíno, que não perde tempo (já sabendo que a partir de julho o garoto vai pra Inter) e o coloca em campo, pois é infinitamente melhor do que as outras opções do elenco. E acho que o mesmo se aplica ao Caio no Botafogo.
Abs e SA!!!