07/05/12

Mobilidade com chutões?


















Explicação do técnico Oswaldo Oliveira para a substituição do Loco Abreu pelo Herrera:

"- Simples e claro esta substituição. Qualquer pessoa que acompanha sabe. Loco é um jogador de área, pouca mobilidade. Naquele momento com 10 tínhamos que ter mais mobilidade. Tirei o Abreu e coloquei o Herrera que tem mais velocidade e mobilidade para fazer a função".

Eu ainda acho que naquele momento com 10 jogadores, seria melhor ter mantido o Loco, tirado o Elkeson e colocado o Jadson para fechar o lado direito...
...ou até mesmo o Herrera ao lado do próprio Abreu, sei lá...

De que adiantou a mobilidade do Herrera, se nenhuma bola chegava - sendo tocada - pelo chão? Que culpa teve a pouca mobilidade do Loco, se o Botafogo fez ligações diretas - os famosos chutões de olhos fechados - durante os 90 minutos? Não seria melhor ter tentado corrigir esse "problema"?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rogério.Muito lúcida e lógica sua deduçao.Concordo integralmente com você.Até agora eu nao entendo o porquê de o técnico OO,o qual admiro muito,nao ter processado tais substituiçoes.A história do jogo teria sido outra.
Outra constataçao:o Elkesson nao está jogando nada e só tem prejudicado o time.Sendo assim,é preferível vendê-lo por uma boa oferta.Sds gloriosas.Enio.

Sergio Di Sabbato disse...

Como disse o JIM no Botafogo em Debate: "O OO é candidato a novo professor Pardal". Abs e SB!

Anônimo disse...

Prezado Rodrigo.Perdoe-me pelo lapso de memória ou possível desconcentraçao pela vergonhosa derrota do Fogao,ao tê-lo chamado de Rogério.Cordiais saudaçoes Botafoguenses.Enio.

ari dias disse...

Puto, puto, muito puto com o time e com o OO, que na minha opinião foi fundamental pra nossa derrota. concordo com quem já disse que o Lucas tava marcado pra ser expulso, e mesmo assim o nosso bravo "professor" manteve o cara.
Depois do segundo gol poderia tirar até o Loco, pois a bola não chegava nele mesmo, mas arrumaria o time pra segurar o 2 x 1, perderia o jogo mas não o campeonato.
SALVE O LOCO ÍDOLO.

Corneta disse...

Qualquer outra coisa, menos o que ele fez...
Jogando mal, totalmente anulado pelo time da série c e o cara nos enfia Horrera e o cortador de grama humano...
Ele não passa de um "profeçô", metido a intelectual...
Chamá-lo de burro é ofender o bichinho...

Rodrigo Federman disse...

Enio, sem problemas, caro amigo! rs. Pois é, me estranha o OO, que ganha 400 mil apenas para isso, não ter percebido e ainda tentar sair como o único a pensar diferente.

Sergio, pra mim já é!

Ari, o OO foi o grande/maior culpado pela derrota com goleada.

Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

E o OO foi complacente com a tática dos chutões pra frente. Posso afirmar isso pela entrevista do AC ao fim do 1º tempo: "estamos tentando as bolas altas diretas pro Loco mas não estamos tendo sucesso. É um cara alto lá na frente e recorremos à ele pra sair jogando".

Significa que isso é "treinado" e aceito! FORA OO! 5 meses e não consegue ver jogo e treinar time. Já deu!

Rodrigo Federman disse...

Corneta, ele errou e não admite. Isso me dá ainda mais raiva.

Bem observado, Kbça. Ou seja, é aquilo que venho dizendo: É um Joel Santana da classe A, empolado.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como comentei aqui quando contrataram esse tecnico,é fraco,ganhou um brasileiro com o time do corinthians e acho que ate minha avó no comando ganharia e tambem achar que ficou no Japão 6 anos e ganhou titulos,tambem não vou achar que tenha experiencia mundial,portanto para mim é fraco e está demostrando isso nas horas que precisamos dele...é muita pose para pouco modelo...

Rodrigo Federman disse...

Alex, e mesmo na "encantada" invencibilidade, eu tb achava o trabalho apenas razoável. Muitos empates para ser considerado bom. E agora, perde quando não pode. Com o agravante dele ter contribuído diretamente com a goleada sofrida.
Abs e SA!!!

Newton disse...

Rodrigo e amigos do CB,

Este ano tenho evitado criar polêmicas, as famosas cornetagens, em relação ao treinador, aos jogadores e tudo que envolve o Botafogo.

Mas está difícil, muito complicado mesmo, ficar quieto após a vergonhosa apresentação de ontem.

Lembrando um passado recente e sombrio, na era Joel Santana, constatamos a ineficiência e a falta de qualidade de um esquema tático decadente cuja característica principal era o chutão defesa-ataque, sem trabalho da pelota no meio-campo, a zona que exige habilidade e pensamento. O flamengo deste ano que o diga.

A seguir, o Caio Júnior mudou o padrão. Lembra disso? Depois, por falta de leitura das partidas e de sensibilidade nas substituições, a casa caiu e a vaca foi pro brejo.

Acredito que estamos na semana futebolística mais importante do ano para o Botafogo. Exatamente isso. Se sairmos da Copa do Brasil, não haverá clima para o Brasileirão. O Estadual já era!

Mas voltando ao assunto do time, constato que retrocedemos. Ontem, o Botafogo mostrou toda a fragilidade, tanto tática (não teve meio-campo e o Andrezinho faz falta) como física, pois os jogadores do Unimed além de mais talentosos, são mais fortes, nos encurralando em nosso próprio campo.

Qual a evolução tática do time da era Caio Jr. para OO?
Por que tanta diferença nas atuações contra vasco e fluminense?
Por que alguns jogadores não foram testados (Brinner, Jéferson)?

O OO tem mais serenidade e passa mais segurança aos jogadores. Mas Caio Júnior me pareceu melhor preparado no quesito "tática com ofensividade". E foram jogos do Brasileirão. Os 23 jogos invictos foram ilusórios.

Embora estejamos numa semana importante, não consigo mais admitir medo com falta de habilidade, muito menos em decisão. Amarelou de novo! Até quando?

Que o Botafogo passe pelo vitória. Para isso, vai ter que pensar o jogo, trabalhar a bola e marcar melhor, muito melhor.

Se isso não acontecer, a chapa vai esquentar e temo pelo Brasileirão.

Revolta, indignação e vergonha.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Newton! Cara, seus questionamentos e observações se parecem demais com as minhas. Legal mesmo. Eu juro que tb questiono se o trabalho do OO é tão superior ou diferente do Caio Jr. E juro tb que não tenho essa certeza. Aliás, hj eu acho que não.
Nem quero pensar na hipótese de um escorregão na quarta, pois se isso acontecer, a nossa temporada acabará no início de maio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É muito facil, treinador colocar culpa na expulsão do lucas,a falta de mobilidade do loco e não admitir o proprio erro...nas substistuições,e estava nitido o que ia acontecer ...só não viu quem é BURRO, treinador !

Newton disse...

Rodrigo,

O Botafogo de Caio Jr., no início, foi ofensivo em vários jogos do Brasileirão, com vitórias importantes contra São Paulo, Cruzeiro, Ceará, Avaí e outros. O problema foi a pressão por resultados no final. Mas também não digo que ele é o ideal para o Botafogo no momento.

Entretanto, a estatística do OO é apenas regular, pois em 23 ou 24 jogos, todos do carioca, temos 12 vitórias. Foram 5 ou 6 clássicos ao todo, se não me engano. Regular, essa é a palavra.

Também não vejo essa evolução toda como muitos da imprensa comentam.

Além disso, temos hoje uma Andrezinho-dependência em lances ofensivos (tabelas principalmente). Que ironia meu Deus, somos dependentes de um cara que joga uma partida e se recupera por três partidas. Falo isso porque o Elkeson é nulo (conjunto vazio, não pertence ao conjunto dos jogadores reais). E é irritante vê-lo jogar. Haja palavrão cara!

De positivo, a presença marcante do Felipe Gabriel, muito melhor do que o Éverton, aquele ala esquerdo que saiu.

Mas o que dizer da nossa defesa? Se você tiver chance de observar o golaço do Fred ontem (mais uma vergonha), observe o que fazem AC e FF. Lembra daquela brincadeira chamada "estátua". Isso aí! E o vacilo se repete, incessantemente.

Erros grosseiros que precisam ser corrigidos. Em momento algum (nos 23 jogos) eu percebi uma mudança no modo que o Botafogo marca, especificamente na defesa. Por exemplo, a ala Azevedo é uma avenida. Muito se falava que o problema era o Cortês, mas não é isso que tenho percebido.

E cá entre nós, o Deco é um excelente jogador, mas a liberdade que o cara teve ontem foi incrível. Veremos se o Inter, na quinta-feira, vai deixá-lo livre.

Contudo, para tudo isso, não é necessário um currículo internacional, por exemplo, um cara com Pós-Graduação no Japão. Basta enxergar um pouco além. Até nisso o unimed está melhor.

Realidade triste. Precisamos de competência.

Abraço e Saudações Alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Alex, e se não tivessem esses dois pontos, a culpa cairia no nosso colo. Tenha certeza disso.

Newton, mais uma vez, disse tudo. Estou de pleno acordo. Não acho que o Caio Jr. seja o ideal ou melhor do que o OO (acho duas tranqueiras), mas ao menos - durante um período - o time chegou a empolgar. Já o atual, foram dois bons jogos e por enquanto, nada mais. E os dois treinadores equivalem nas desculpas irritantes. Nesse ponto, nenhuma diferença. Só acho o OO mais arrogante.

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Porque será que eu NUNCA defendi OO nem me entusiasmei como uma grande parte da torcida o fez - sem nenhuma razão - nas primeiras semanas?...

Por mim, ciclo fechado até se jogar futebol com consistência.

Abraços (pouco) Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Somos dois, meu amigo Rui!
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Rodrigo,
Isentar o OO de culpa na derrota é tentar cobrir o sol com peneira. Eu acho que ele errou feio quando:
- Mandou o FG jogar de LD quando, entre o 3 meias, era o único c/ alguma lucidez
- Não teve bom senso (ou humildade) para fechar o time, após a expulsão de Lucas, sabendo que a partida era de 180 minutos.
- não teve coragem para escalar o FM, no lugar do Elkeson ou maico, tanto faz.
Agora no tocante à substituição do Loco, ao meu ver não tem como ser contestada. Dúvido que que se encontre algum profissinal do futebol que critique essa substituição. As circunstâncias da partida após a expulsão, pediam mobilidade e velocidade, coisas que o Loco não têm.
Agora eu fico muito triste quando eu vejo parte da torcida do Fogão fazer coro com a flapress, e crucificar o lucas. O lucas foi imprudente e acabou prejudicando o Botafogo, mas no futebol foi um gigante. Era com seu apoio pela direita que o Boatfogo ainda criou alguma coisa e isso com a obrigação de marcar o sobis já que o Renato nunca chegava fazer a cobertura. Enquanto o Lucas esteve em campo o sobis não rendeu.
-

daniel disse...

Na minha visão as substituições eram simples:
1) Gabriel no lugar do Abreu após o 2x1. E após o 2x1 porque o gol saiu segundos após a expulsão. Primeiro por não termos reserva pro setor(ontem nem o Zen), e o garoto já jogou improvisado por ali, além de ser o óbvio nestes casos(jogar com 1 a menos) sacar o centroavante, ainda mais um de pouca mobilidade. Com isso manteria o FG no meio, dando o primeiro combate no Deco e no TN.
2) Jadson no lugar do Elkeson. Além da pífia atuação do camisa 9, que por si só já justificava sua saída, Jadson seria mais um pra fechar o meio, setor que com certeza estaria cansado pelos jogadores voltando de contusão, e liberaria o Maicosuel de ter que voltar pra marcar.

Time plantado na marcação, Maicosuel e FG seriam os homens de frente, e com 3 volantes. Poderíamos até achar um gol no contraataque com o Renato chegando de surpresa por exemplo.

Mas do jeito que ficamos expostos(só OO não viu), mais 10 minutos de jogo sofreríamos a maior goleada da história desse clássico.


Abs!

Rodrigo Federman disse...

Meduna, só discordo de uma possível entrada do FM no time. Esse não deveria jogar nunca mais. Quanto ao Loco, não fui só eu ou alguns torcedores. Vários jornalistas esportivos tb criticaram a sua saída para a entrada do Herrera, mantendo o mesmo esquema e maneira de jogar. Se essa mudança tivesse alguma lógica ou sentido, deveria ser alterada a forma de jogo. Por isso acho que o OO errou várias vezes.
No caso do Lucas, eu tb concordo contigo. Já disse que ele é razoável e não tem bola para ser titular absoluto. Mas tb não o coloco como grande culpado. Principalmente porque não vi metade das faltas que o árbitro marcou.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

o Gaciba disse no Sportv que ele não teria dado o primeiro cartão pro Lucas. Ele achou exagerado

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu não teria tirado o Abreu. O deixaria lá na frente para prender dois ou três marcadores e apostaria em alguma arrancada do Maic. Eu teria substituído o Elkeson pelo Jadson e colocado o Renato improvisado na direita, mantendo o FG no meio.

Anônimo, eu não dou crédito ao que falam esses comentaristas de arbitragem, mas o Gaciba falou o correto dessa vez.

Abs e SA!!!

daniel disse...

Ridrigo, acho que Renato não ia dar conta do Sobis, ainda mais voltando de contusão. Não tem velocidade pra isso. Poderia até manter o Abreu e sacar o Elkeson de cara - até pelo péssimo desempenho do meia - mas eu entraria com o garoto Gabriel pela lateral, com orientações bem simples: - Só marca. Não precisa subir. Jogue como um zagueiro.
Aliás mais ou menos como o Alessandro jogava, um zagueiro pela direita.

Abs!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, ou de repente, até a saída do Elkeson para a entrada do Brinner, fechando com 3 zagueiros. Enfim, o OO só não poderia fazer o que fez.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É Rodrigo, estou desde de cedo observando os comentários pós jogo e por incrivel que pareça hoje em todos os post, viram o mesmo jogo,MENOS O OSVALDO QUE ESTÁ NO JAPÃO.....E TAVA MESMO,rsrsrs...
Na boa quase todas as opiniões falaram que o lucas ia ser expulso, devido como o juiz estava marcando tudo contra,as substituições erradas, era para recompor a lateral com o gabriel ou o jadson, o deco jogou sem marcação nenhuma , o elkeson horrivel e para finalizar a atitude soberba desse treinador...
Parabéns a todos aqui , que pelo menos somos humildes e reconhecemos os meritos do adversario e os erros do nosso time.
COPA DO BRASIL É OBRIGAÇÃO !!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Alex. E quem deveria reconhecer que esteve mal, é incapaz de fazê-lo, preferindo inventar desculpas e justificativas nada convincentes.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E que me deixa puto, que ele ganha muito bem mesmo e nós aqui ficamos com ulcera, xingando,brigando, discutindo,dor de cabeça ...e os profissionais não sentem nada....isso que doi...e nós somos o que ??

Rodrigo Federman disse...

Alex, para essa gente, existem dois tipos de torcedores: Os panacas (nós, que infelizmente sofremos) e os conformados, que aplaudem tudo sem o menor senso critico.
Abs e SA!!!