
Recados aos tricolores (especialmente, o pseudo-comandante, Renato Gaúcho): O Botafogo aceita sugestões para criar o seu quarto uniforme e dar uma nova possibilidade do "Unimed FC" tentar vencer uma partida.
Amigos, ninguém cala esse nosso amor! NINGUÉM CALA! Por mais que o Renato Gaúcho, com a mais mesquinha das atitudes, tenha tentado enervar o Botafogo, ao exigir que o clube de terceira divisão entrasse com o seu uniforme reserva, só para prejudicar a nossa sadia superstição, afinal, o único clássico que havíamos perdido (contra o Flamengo), estávamos com a gloriosa malha alvinegra. Agora, nem assim! Vencemos o "Unimed FC" de branco, preto e até preto com branco.
Por falar em Renato, alguém se lembra que quando eles perderam (com os reservas) por 3 a 1, o treinador falou que nos encontraríamos na frente e aí sim veríamos quem era o melhor? Pois é, Renato. O Botafogo venceu! Três jogos seguidos contra vocês e somos sim, os MELHORES! Nada pode ser menor do que o "Unimed FC".
Que jogão! Teste para cardíacos! Ainda estou sem voz!
O Botafogo deu mais uma aula de disposição, comprometimento e sentido coletivo. Digo mais: Apresentou um esquema tático bem definido e soube administrar as horas certas de atacar e defender. O que mais exigir desse time, humilde, porém brioso? Méritos para os jogadores, dirigentes e principalmente, pro Cuca.
O treinador botafoguense é único, ídolo mesmo. Não é exagero pela emoção da vitória, mas desde que o Cuca assumiu o Botafogo, disputamos todos os títulos pra valer. Assim, é ÍDOLO! ÍDOLO! Não ganhamos? É verdade, mas esse trabalho sério e honesto dará resultado, porque a justiça tarda, mas não falha. O Cuca mais do que nunca merece este título, que tenho certeza, virá com muito sacrifício e sofrimento, típico do GLORIOSO.
E quem diria que mesmo saindo de campo vencedor, ainda fomos prejudicados? Dois jogadores expulsos (sendo que a do Jorge Henrique foi justa), nenhum do "Unimed FC" e vários minutos de acréscimo? Tentaram, mas não são merecedores.
Logo que eu vi o Washington se preparando para cobrar o pênalti, falei com o meu irmão: "Ele vai perder, porque o time deles é só vaidade pessoal e nada de coletivo". Se o cobrador oficial é o Thiago Neves, porque deixar o Washington cobrar justo numa final? Só para ele ser artilheiro? E é aí que vencemos a partida. Quando percebemos que temos uma equipe mais humilde, mas que o objetivo é único e o pensamento é coletivo. O "Unimed FC" é a imagem e semelhança do seu treinador.
Até o momento, as equipes não tinham assustado as metas adversárias. Entretanto, estava nítido que o Botafogo tinha um padrão definido e um repertório de jogadas, enquanto o "Unimed FC" alçava bolas aéreas o tempo todo. Aliás, a única jogada que eles têm.
Antes do apito final do primeiro tempo, Alessandro quase deixou uma pintura no Maracanã. A bola caprichosamente explodiu na trave. Uma mostra de que algo bom estava reservado para o GLORIOSO. Era a explicação que eu encontrava.
Com Leandro Guerreiro no lugar do Túlio (que se sentiu mal no intervalo), o Botafogo voltou pra segunda etapa ainda mais postado e tentando os contrataques, sempre explorando a velocidade do Jorge Henrique, que hoje foi muito bem. Percebendo que precisava de mais força ofensiva, o Cuca começou com as suas e sacou o Zé Carlos e pôs o Fábio. Na hora, gelei, pois acho que o Zé estava bem e não seria a hora para tal mudança. Mas é aí que temos que reconhecer que temos um técnico diferenciado...
O Botafogo não perdeu sentido defensivo e continuou com a mesma tática. Depois, Triguinho sentiu e teve que ser substituído. Quando pensei que o Cuca entraria com o Eduardo, ele novamente surpreendeu, colocando o Túlio Souza. Mais um ponto para o comandante alvinegro, que deu um nó (outro, né?) no seu freguês, Renato Gaúcho.
E o jogo continuava estudado, com as duas equipes se respeitando e sem arriscar em lances isolados, quando entrou em ação o homem do apito. Só tem uma palavra para classificar a expulsão do Alessandro: SACANAGEM! Não foi falta e estávamos melhores no momento. Sem contar que o Thiago Neves fez cinco infrações duríssimas no primeiro tempo e só levou um cartão amarelo no finalzinho. E depois tivemos o Conca, Júnior César, etc...
Aí sim ficou emocionante e nervoso. Com um a menos, nos fechamos na zaga e que o Wellington Paulista, Fábio e Jorge Henrique se virassem. Tudo ficou mais complicado porque o "maestro", Lúcio Flávio, não esteve bem na partida, deixando-se marcar facilmente pelo adversário.
Explorando o tricolor todo na frente, tivemos um escanteio e no seguimento do lance, o "motorzinho", Jorge Henrique, encontrou Fábio livre na área. Eu gritei: "Chuta, chuta". A bola saiu lenta e sem direção. Eu colocava as mãos na cabeça, quando de repente apareceu um botafoguense todo desengonçado e empurrou (do seu jeito maluco) a bola para a rede dos "bambis cariocas".
Suspense...
Renato Silva, quem diria, foi o autor do gol do título da Taça Rio.
Amigos, depois de um péssimo 2007, o zagueiro seria dispensado no início do ano (ao lado do Alessandro) e a torcida se alegrava. Cuca entrou em ação e bancou, contra tudo e contra todos, a permanência dos dois. Parece que ele sabia que dariam a volta por cima.
Eu não posso ser hipócrita e confirmo que nunca gostei do Renato Silva. Da mesma forma, fico tranquilo, pois sei que sempre o elogiei quando jogou bem (principalmente no último jogo, contra o Flamengo). Hoje, bato palmas e grito o nome do Renato Silva. Bato palmas e grito o nome do Alessandro. Bato palmas e grito (muito alto) o nome do Cuca!!!
Os últimos minutos foram de muita pressão, com Castillo atuando como o Saci Pererê, devido a uma contusão. Uma mostra do time de guerreiros que o Botafogo conseguiu formar em 2008. Ah, e ainda teve o Jorge Henrique expulso, no final do jogo.
Em suma, mais uma vitória épica do GLORIOSO. São sete clássicos, com seis vitórias e uma derrota, que mesmo assim só aconteceu porque nos roubaram. Aliás, estaríamos comemorando o título estadual hoje, se aquele episódio não tivesse acontecido.
Agora veremos o Flamengo em mais dois domingos. Dificuldades serão inúmeras. Pressão também. A mídia "parcial" voltará com tudo. Mais uma vez teremos que redobrar o esforço e dedicação, pois o próximo adversário é grande (o que o "Unimed FC" não é) e tem o "apoio de terceiros". Para piorar, no primeiro jogo da final, não deveremos contar com o Castillo, Triguinho (machucados), Alessandro e Jorge Henrique (expulsos). Separem as maracujinas, amigos.
No final das contas, este é o ano do Botafogo e certamente o melhor está guardado. Não será mole (longe disso), mas temos que ter confiança! E eu confio muito no Cuca e neste grupo! EU CONFIO MUITO!!!
Só para finalizar: Nada pode ser menor do que o "Unimed FC".
Chupa, Renato! Chupa Renato! Chupa Renato! (sim, três vezes, afinal, foram três derrotas em três jogos).
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
Botafogo 1 x 0 "Unimed FC"
1- Castillo: Cresce em decisões. Atuou com uma perna no final da partida - 7,0
2- Alessandro: Quase marca um golaço e foi expulso injustamente. Boa partida - 6,5
3- Renato Silva: Fez o pênalti no Washington, mas anulou o atacante durante toda a partida. Ainda foi premiado com o gol do título. À duras penas, começa a ganhar confiança plena da torcida - 8,0
4- André Luis: Forte, raçudo e que não brinca em serviço - 7,0
5- Túlio: Fazia uma boa partida, até sair no intervalo, após passar mal - 6,5
6- Triguinho: O jogador que teve mais espaços no primeiro tempo, mas não teve calma para explorá-los com mais inteligência - 6,5
7- Jorge Henrique: Uma partida que dá mostra de que voltará a ser o "motorzinho" de 2007. Correndo, driblando, lutando... - 7,5
8- Diguinho: Em poucas palavras: O craque do campeonato - 8,0
9- Wellington Paulista: Hoje não deixou a sua marca, porém foi visto em todas as partes do campo. Um guerreiro - 7,0
10- Lúcio Flávio: Deixou-se marcar facilmente pelo adversário - 5,5
11- Zé Carlos: No dia que não aparentava tanto cansaço, foi substituído com 20 minutos do segundo tempo. Estava bem na partida - 7,0
12- Leandro Guerreiro: Aquele jogador que atua pro grupo, com muita seriedade e garra - 7,0
13- Fábio: O autor do chute que terminou no gol do Renato Silva. Só fez isso nos minutos que ficou em campo. SÓ ISSO? Valeu muito! - 6,5
14- Túlio Souza: Entrou para fechar o meio de campo pelo lado esquerdo e começa a justificar a sua contratação como um jogador polivalente - 7,0
Cuca: Bancou o Alessandro e o Renato Silva no Botafogo. Deu nó tático no Renato...
Olê, olê, olê, olá, Cuca, Cuca... - 8,0
11 comentários:
We are the champions, my friend!!!
É hoje o dia!!!!Da alegria!!!!Rodrigão, só estou preocupado por que não teremos Jorge e Alessandro no domingo que vem!!!Mas eu tô feliz da vida por que o Fogão é bicampeão e em cima da Flor!!!!!!!
E NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOR!
E É POR ISSO QUE EU CANTO ASSIM, É POR TI FOGO!!!!
Galera, vou colocar aqui talvez a minha crônica mais "puxa-sardinha pro-Fogão":
CINZAS, NERVOS DE AÇO E HERÓIS DE FOGO
Parece história da carochinha, mas eu e mais uns amigos, durante uma conversa pré-final da Taça Rio, dissemos que o jogo seria difícil e daria Fogão!!! Bem, eu acho melhor virar vidente, por que foi isso mesmo que aconteceu!! Um jogo nervoso até o fim, sendo decidido a pouco mais de cinco minutos do fim, mesmo com duas desventuras acontecendo e dando a impressão de que tudo estava perdido. Mas como eu sou brasileiro...
Antes do jogo, a palavra que resumia meu estado de espírito era concentração. Nenhum comentário sobre a partida vindoura ou palpite do placar final. E também me preparando psicologicamente pois no meu subconsciente eu precisaria de nervos de aço para agüentar os noventa minutos. Melhor, os piores noventa minutos da minha vida.... Se levarem em conta o grande clima de tensão!
Realmente, foi só o apito indicar o início do jogo pra eu começar a passar mal de tanto nervoso. Embora o Botafogo tivesse um ligeiro domínio de campo no início, tal arma não se convertia em gols no fundo da rede. Logo o Fluminense começou a aparecer dentro das quatro linhas, com os “talentos individuais”: Cícero, os Thiagos Neves e Silva e o “Coração de Leão”
Aliás, foi graças a ele e ao Renato Silva que a calma que eu já não tinha se esvaiu de vez. Ao talento e inteligência do primeiro e da irresponsabilidade do outro, no lance em que o tricolor invadiu a área e sofreu o pênalti. O próprio quis ter a honra de converter a penalidade e abrir o placar, mas ninguém contava que a bola rapasse a trave e houvesse invasão de área, à qual o juiz deveria prestar atenção e mandar repetir a cobrança.
- Cá pra nós, ainda bem que ele não repetiu!!!!Seria o fim....
Mesmo assim, o castigo não adiantou muito. O Botafogo continuou pecando no toque final e os meus nervos de aço estavam piores que nunca. E quantidade de faltas dos dois times? Era assustador ver como nego era derrubado em campo!!E o juiz ,que de início deixava a porrada comer solta, começou a amarelar por lado dos faltosos. Eu já me remexia feito um louco no sofá, quando Alessandro me surgiu da direita, entortou o Júnior César e mandou a bola na direção certa, prestes e carimbar as redes e a redonda enganou tudo mundo e foi na trave....
- Adivinha quem estava rezando pro primeiro tempo acabar?
No segundo tempo, Túlio passou mal e cedeu lugar ao Leandro Guerreiro. Achei bom, pois poderíamos ganhar com a inteligência do cara! E cadê que o panorama do jogo mudou nos primeiros minutos de jogo?? Faltava boas jogadas, emoção e sobrava nervosismo (sem contar dois pênaltis que o Fogão pediu, o que eu achei desnecessário...era melhor faze-los de bola rolando!). Eu odiava cada segundo de susto que o Fogão dava ou recebia! Nervos de aço, eu precisava bem mais que isso para aturar aquele clima tenso.
Até que o Cícero se infiltrou dentro da área e quase fez. Faltaram xingamentos pra aquela bobeira da zaga!!!!E faltariam mais, por que logo depois ficamos com dez, confirmando o medo que eu tinha no primeiro tempo (ter um expulso no time). E logo veio a pressão apoteótica do Tricolor. Eu já nem estava sentado, só andava de um lado a outro da sala, imaginando o pior ou alucinando o melhor.
- Meu Deus, quando é que vai acabar esse inferno?
Até que o Fogão conseguiu realizar o que eu previra horas antes : num lance Jorge Henrique ganhou a bola, eu já olhei ressabiado; Fábio pegou e mandou a bola pra área, eu rezava pra alguém pegar a bola. Foi quando o Renato Silva, aquele que fez o pênalti no primeiro tempo tocou na bola e empurrou pras redes. Até agora, não sei dizer se eu comecei a chorar, a rir, a berrar. Foi um misto dos três. Entrei em estado de êxtase, finalmente saiu o gol que eu tanto esperava!
Entretanto, o jogo não tinha acabado. E depois de cair a ficha, eu entrei em estado de prece pra droga do jogo acabar logo.Já que houve um gol anulado de Thiago Neves e o Tartá chegou junto com o Castillo. No fim, o Jorge Henrique perdeu a cabeça e foi expulso após um a entrada violenta. Aí, eu já comecei a pensar no jogo de domingo que vem com dois desfalques e ficar preocupado!!
Até que o bandido do árbitro, que tava gostando da pressão no final, decretou o fim do jogo. Se eu fiquei tranqüilo? Isso é outra história, mas eu sou Bicampeão da Taça Rio em cima de time grande (na teoria...risos)!!!Agora não preciso de mais nada!Ver esse time que se reergueu após a derrota da Taça GB conquistando a Taça Rio foi bom demais. Mesmo que para isso eu tivesse que passar no teste do coração!
Castillo, Alessandro, Renato Silva, Jorge Henrique, Túlio, Diguinho, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Zé Carlos, André Luís, Triguinho, Cuca...OBRIGADO POR SEREM OS HERÓIS DE FOGO!!!!
Danilo Julião
20 de abril de 2008
ABRAÇÃO!!SA'S BICAMPEÃS!
Belo texto, Danilo!
Teremos dificuldades, amigo, mas neste ano está escrito que seremos campeões, cara!
Um time de guerreiros! Somos merecedores!!!
Abs e SA!!!
E seremos,amigo!Seremos!
Não é soberba, é certeza!
Como eu disse, heróis de fogo!!!
Sou Botafogo e vou cantar, com muito ogulho, com muito amor!!!
Abração!SA!
Sofrida como é toda conquista de títulos do BOTAFOGO, o que torna bem mais saborosa. Você e Danilo descreveram muito bem o que foi a partida. Só acho que a nota para Lúcio Flávio foi injusta, ao meu ver quem esteve mal foi Zé Carlos.
Outra coisa, por que Túlio sempre pede para sair em jogos decisivos?
Nas outras vezes, Cuca não atendeu hoje sim. Vale Comemorar muito a vitória de hoje, amanhã é feriado.
Saudações Botafoguenses.
Seremos, Danilo!!
É, Ezaú! Sofrido, mas este é o Botafogo, certo? E é muito gostoso vencer assim!
Particularmente eu não achei que o Zé tenha jogado mal. Hoje o achei bem fisicamente (coisa que não via nos últimos jogos) e importante, fechando o lado esquerdo. Sobre o LF, de quem sou fã assumido, acho que faltou ele chamar mais o jogo para si. Ele facilitou demais a vida do seu marcador. Por isso a minha nota, entendeu? Agora, é o que falei na semana passada: O LF, mesmo mal, é importantíssimo e titular absoluto desse time!
No caso do Túlio, parece que ele se sentiu mal, né? Naquela final foi por estar abalado psicologicamente, fora de si. Hoje não. Estava bem, tranquilo, fazendo uma boa partida. Deve, sim, ter sentido algo, pois o Túlio não é jogador que foge da briga!
Vamos comemorar sim, amigo! NINGUÉM CALA!
Abs e SA!!!
Olê, olê, olá!...
Olê, olê, olá!...
Como estamos contentes, Rodrigo!!!
Abraços Botafoguenses
belo texto, Rodrigo!
uma análise perfeita, destacando o que realmente importa: O Botafogo é o melhor time do campeonato. Graças ao Cuca, agora estamos tendo equilíbrio para mostrar isso dentro de campo.
Foi a vitória de um grupo dedicado. E olha só que ironia do destino: os dois jogadores mais marcados pela torcida, Alessandro e Renato Silva, fizeram as jogadas mais perigosas. Um deu um balaço a la Josimar, e bateu na trave. E o outro meteu para dentro das redes.
Foi a vitória da superação!
Abs e SA,
Marcelo Pereira
www.fogoeterno.wordpress.com
belo texto, danilo!
parabéns!
rodrigo e amigos,
uma vitória do heroísmo, contra tudo e contra todos.
concordo que o lúcio não esteve bem e também acho que o túlio não estava.
temi também pela saída do zé carlos e temi mais ainda quando o triguinho saiu machucado.
e quando o larápio tirou o alessandro do jogo?
mas aí é que falou mais alto a fibre e o brio do time do cuca.
sensacional, amigo!
que alegria!
vamos curtir a vitória porque merecemos isso...
abração a todos e saudações botafoguenses!!!
www.snoopyempretoebranco.blogspot.com
Grande, Rui! Meu caro amigo, comemore muito aí em Lisboa, mas guarde forças pq o melhor está por vir! Estou certo disso!
Marcelo, o Josi estava lá na arquibancada!! E vale lembrar que a comemoração do R.S foi alá Mauricio em 89!! Esse é o Botafogo, amigão!
Fabião, esse será o lema do Botafogo em 2008: Contra tudo e contra todos! A diferença para o ano passado é que triunfaremos!!!
Abs e SA a todos!!!
Rodrigão, excelente texto! Queria ter essa facilidade pra escrever também (e tão bem)!
Bom, vc já disse tudo! Só me resta dizer "É CAMPEÂO!"
Abraços, e que venha o urubu!
Fala, Egberto! Valeu, meu amigo!
E pode esperar, cara...estaremos aí no RJ no dia 04/05! E vamos sair vitoriosos e campeões!
Abs e SA!!!
Postar um comentário