26/08/08

Ele merece uma camisa comemorativa



No primeiro lance do clássico - do domingo passado - em que o Túlio foi focado pelas câmeras de tv, fiquei assustado: Uma imensa "bola roxa" ao redor do olho.

Perguntei ao meu irmão se ele havia reparado alguma dividida de bola que eu tenha perdido ou algo parecido. Ele não soube responder, e só agora - atrasado - fiquei sabendo do real motivo.

O Túlio teve um choque no treino de sábado, mas o hematoma só apareceu no domingo pela manhã. Justo no dia do jogo contra o Vasco. O Pior não foi só o "roxo", pois o próprio jogador disse que a sua visão ficou comprometida durante a partida, mas que ele não poderia deixar de ajudar o Botafogo, tamanha era a importância do clássico.

Assim que o juiz apitou o final do jogo, o olho do botafoguense lacrimejava de tão inchado, enquanto ele dava entrevista para uma emissora de tv.

No futebol brasileiro de hoje em dia, os jogadores chegam nos clubes e já se acham donos dos territórios. Não criam laços com as cores, histórias e torcedores. Qualquer unha encravada e/ou caspa no couro cabeludo é motivo para não entrar em campo, alegando desculpas esfarrapadas. O mais absurdo é que geralmente são avalizados pelos departamentos médicos, que tratam uma simples dor de cabeça como se fosse algo muito grave.

Oras, jogador de time grande recebe muito bem, e nestes casos, toma-se uma aspirina e vai pra "guerra", amizade...

E aí eu volto ao Túlio...

Ele não teve uma dorzinha de cabeça e/ou unha encravada. Teve um olho inchado pulsando e lacrimejando, além da visão afetada. Mesmo assim, pediu para enfrentar o Vasco!

Ah, isto tudo porque o Túlio é reconhecidamente um jogador identificado com o Botafogo, ou seja, poderia usar este vínculo como álibi para não atuar.

Pelo contrário: Demonstrando profissionalismo e acima de tudo, respeito pelo Botafogo, fez questão de ajudar o time no que fosse possível.

Há como não aplaudir um atleta que diz - e prova - ser botafoguense de coração?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

É um exemplo.
Mas deveria ser mais comum, acho que já foi mais comum.
As atitudes do Túlio não são nada demais, não são nada que um jogador direito, identificado com o clube e com aquilo roxo não faria.
Só que ninguém faz, por isso ele é diferente.

Eu já falei da vez que eu joguei com dor de barriga, por amor ao clube, no caso à escola?

Não poderia contar, pois não sou um poeta de tal magnitude. Talvez Homero, ou Tolstoi conseguissem relatar esse épico.

um abraço Rodrigão e viva o Túlio.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Foquinha! No futebol atual, que é digno se destaca! O que era para ser algo natural e "ítem de série" passou a ser considerado "artigo de luxo" e "para poucos".
O fato é que o Túlio é "digno" e "artigo para poucos mesmo". Ainda bem que estes "poucos" somos nós, botafoguenses!
O Botafogo agradece ter o Túlio na sua gloriosa história!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Phoquinha, você aprendeu a mentir quando?
Realmente, nos dias atuais, o Tulio merecia, não só uma camisa comemorativa, mas tambem um calção, um meião, uma chuteira e até uma cueca comemorativa. Alem de uma tintura roxa, para os torcedores passarem ao redor do olho esquerdo, com os seguintes dizeres: ´´Seja como o Tulio, ame o Botafogo mesmo com o olho roxo.``
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Antônio, excelente! hehehe!
Mas é bem por aí mesmo. Enquanto uns usam faixinhas aqui, brinquinhos ali, pulseiras acolá, etc...o Túlio só usa o coração em campo! E o dele é como o nosso: Alvinegro e com uma estrela solitária no centro!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ah, Antônio, você não sabe por quantas provações este Phoquinha-Ulisses já passou.
Já joguei todo quebrado e já tive até mesmo fratura durante um jogo: Eu driblei um cara que parecia o João Gordo antes da redução de estômago, aí ele caiu em cima da minha perna. Fui direto pro hospital, gesso na canela.

Eu nunca minto, apenas me equivoco de vez em quando.

Um abraço.

Saulo disse...

O Túlio, merece sim uma camisa comemorativa. Além de ser botafoguense, ele é um exemplo de profissionalismo, respeita o clube e a torcida. Temos que aplaudir esse jogador, que tem raça, vontade de vencer, determinação e amor ao Botafogo. Isso vale de exemplo também para os outros jogadores. Valeu Túlio!

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, pelo "naipe" do seu marcador, imagino o nível da peleja, hein? risos!

Saulo, pura verdade! E pensar que até pouco tempo atrás, muita gente pedia a cabeça do Túlio, tratando como se fosse um qualquer...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Então somos iguais. Já joguei, certa vez, contra um time de mulheres. Festa de fim de ano na emprêsa. Perdemos de 4 a 1. Depois desse jôgo, as mulheres nunca mais foram as mesmas e os homens continuam pedindo revanche até hoje... Como não haviam reservas, fui expulso 3 vêzes. Mas, sempre em nome do futebol e honrando as côres da emprêsa.
Êsse jôgo já tem 24 anos. Exatamente o tempo que tenho com minha esposa, que, na época, era zagueira do time feminino.
Tá vendo como não é só o Tulio e você que se desdobram pelo clube?
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Antônio, e eu pensei que só o Túlio merecia uma camisa comemorativa do Botafogo, hein!?
Tô vendo que vc e o Foquinha estão na fila tb! heheheh!
Brincadeiras à parte, eu não canso de repetir: O Túlio é foda!

Abs e SA!!!

Gil disse...

Rodrigão, já havia comentado e repito: qual jogador deixaria de assinar um melhor contrato com um rival para ficar no time de coração?!?!?!?

AH!!! TÚLIO É MAL PEGA UM PEGA GERAL OI!!!!!

Quando essa camisa for lançada já sei quem será o primeiro a compra-la!!!!!(kkkkk)

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Gil!
Já conversamos muitas vezes sobre o Túlio e cada hora que leio, vejo ou ouço notícias deste porte, fico mais convencido de que realmente temos razões e motivos de sobra para gritar o nome desse cara.
Ah, se um dia a camisa for lançada, não tenha dúvidas, amigo...estarei em primeirão na fila! rs!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tulio é phodda!
Com "ph" e dois "d" de Toddy!

Anônimo disse...

Com certeza o Túlio já tem um lugar de destaque na história do nosso Botafogo e com certeza terá a camisa comemorativa. Ele é aquele tipo do jogador que é profissional mas ama o clube, algo meio amador. Outro dia estava lendo sobre jogadores do passado, e li sobre o Neivaldo, um excelente ponta direita que o Botafogo teve no final da década 50 e na de 60. Pois o Neivaldo, num jogo decisivo contra o Vasco em 58, se contundiu no primeiro tempo, e no vestiário o médico mandou ele tirar a chuteira para iniciar o tratamento, mas o Neivaldo disse que não ia tirar, pois se tirasse nã conseguiria calçar a chuteira de tão inchado que estava o pé e ele tinha que jogar o 2º tempo. É bom lembrar que naquela época ainda não podia haver substituições. Voltou pro segundo tempo e foi um dos heróis do jogo. Pura prova de amor ao Fogão. O que o Túlio fez também é. Tive o prazer de conhecer o Neivaldo quando ainda morava no Rio e gostava de assistir partidas de futebol na praia de Copacabana. Como seu filho jogava, e jogava bem, sempre ouvia histórias do Neivaldo sobre o Botafogo. Grande sujeito, pena que já não estejamais entre nós. Esse mereceria uma camisa comemorativa. Grande abraço e saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Hangman, para não termos mais dúvidas: Túlio é foda e phodda!rs!

Sérgio, eu tb acho que ele está na nossa história. E tomara que ainda possa levantar uma taça e coroar tamanha dedicação.
Pô, bons tempos, né? Bela história e imaginando este exemplo que vc deu do Neivaldo, me dá uma tristeza comparando aos acéfalos e mercenários de hoje em dia.
Putz...

Abs e SA!!