26/08/08

Enquete: Titulares nas duas competições



Amigos, vocês lembram do que eu falei no final do comentário sobre o resultado da enquete passada?

Pois é, naquela altura havíamos chegado ao G4, mas eu disse que adoraria falar sobre o resultado da pesquisa desta semana do posto G2. Não deu! Por causa de dois minutos não alcançamos a meta em questão. Aquele gol do Vasco ainda não desceu totalmente redondo...

Tudo bem, nada de desespero ou maiores lamentações, afinal, continuamos no grupo de cima e apenas dois pontos nos separam do G2. Além disso, se olharmos de forma mais otimista, reduzimos a vantagem para o líder. Hoje o Grêmio tem 7 pontos de frente, quando na semana passada tinha 10.

Vamos para cima deles.

Sábado enfrentaremos o Náutico no Engenhão. Temos tudo para conseguir uma nova vitória. De repente o GLORIOSO amanhece a segunda-feira que vem no "tal G2". É possível!

Mas antes teremos o jogo da volta pela Sul-Americana.

A vantagem (3 a 1) construída na primeira partida permite que o Botafogo atue com mais calma diante do Atlético MG, no Mineirão. Agora, apesar dos recentes sucessos contra os mineiros, não será fácil. Até porque, nunca é fácil ganhar do Atlético em Minas Gerais.

Sim, amigos. Jogamos no domingo, voltamos à campo amanhã e depois estaremos novamente em ação. Essa será a rotina do Botafogo. Pelo menos enquanto formos passando de fases na competição sul americana. E convenhamos, pode ser cansativo e tal, mas a nossa torcida será para que o time jogue o máximo de vezes possível, pois é sinal de que estaremos em bom momento.

E foi justamente esse "corre-corre" o assunto da enquete que encerrou nesta terça-feira. Em questão, como o Botafogo deveria administrar as duas competições no segundo semestre? Força máxima? Times mistos? Reservas? O resultado, agora...

Foram 48 votos computados no total, e a imensa maioria (39 – 81%) disse que o Ney Franco deve partir com o que tiver de melhor em todos os jogos. Seja no Brasileirão ou na Sul-Americana. Eu penso da mesma forma!

Sei que é cansativo e também sei que não entendo "bulufas" de preparação física. Mas vou falar como torcedor e leigo: Não acredito que jogar duas vezes por semana seja algo desumano. Ainda mais se considerarmos que estamos falando de atletas profissionais, que recebem bem e vivem (com toda assistência possível) "do" e "para" o futebol. Diante disso, se eu fosse o treinador, iria com o time titular sempre que possível. E já incluo o jogo de amanhã, contra o Galo.

Dos 9 votos restantes, 7 (14%) acreditam que a fantástica recuperação no Brasileirão permite com que sonhemos com o título nacional. Assim, força total por aqui e reservas na Sul-Americana.

Eu ainda acho difícil, mas não nego que a esperança na taça do campeonato brasileiro aumentou. Entretanto, a Sul-Americana dá respaldo continental e um bom dinheiro para o nosso falido cofrinho. Sem contar que esta competição é disputada em "mata-mata" e tiro curto. Ou seja, se jogarmos para valer e usarmos o fator campo, as chances são grandes. Principalmente porque hoje eu sinto uma atitude bem diferente daquela derrotada em Buenos Aires.

Duas opções receberam 1 voto (2%) cada: "time misto nas duas competições" e "titulares na Sul-Americana e reservas no Brasileirão".

Destas, até entendo a segunda. Pelo menos a pessoa que votou tem uma competição em mente e como preferencial. Agora, respeito, mas não concordo com quem acha que devemos utilizar time misto nos dois torneios. Isso é abdicar (ou facilitar) da força máxima em uma frente e praticamente um sinal de que não acredita na conquista de nenhuma. A não ser que ela ache que o Botafogo tem um elenco tão acima da média que nossos times mistos seriam fortes o suficiente para as duas consagrações. Com todo respeito, mas é delírio!

Resumindo a enquete, os torcedores (maioria) querem que o time titular seja escalado sempre. Talvez (e neste caso, falo por mim) pelo fato de acreditarem que temos um elenco – que não é maravilhoso – suficientemente bom para brigar de igual para igual com qualquer adversário. Seja no campeonato nacional ou no continental.

Para variar um pouquinho, agradeço novamente a participação dos amigos, já convidando todo mundo à nova pesquisa, no ar pelos próximos sete dias.

Como o assunto desta terça-feira foi a "suposta" chapa da situação (que foi desmentida por uns e confirmada por outros...) que concorrerá nas eleições do Botafogo em novembro, pergunto: Qual(is) área(s) deve(m) receber uma atenção especial do próximo presidente do Botafogo?

Obs: Obviamente, todas as opções são importantes e merecem cuidados, mas qual delas é a mais crítica ou vital neste momento?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
eu fiquei um pouco preocupado com o jogo contra o vasco.
achei que foi um recado direto pra mim dizendo: o elenco não é bem o que você está pensando...
matutei, matutei e mudei meu voto.
é... eu tinha votado na opção vencedora e mudei para a segunda colocada.
só que pra fazer valer minha opção, votei duas vezes na opção que realmente quero... hehehe
entendeu a lógica?

mas veja bem: acho que podemos mesclar alguns times na sulamericana.
agora, por exemplo, com vantagem, poderíamos poupar alguns.
fico imaginando se o jorge henrique mata a pau no jogo e um olheiro resolve o levar embora, logo na última semana da janela...
bom, mas isso é um detalhe para este confronto.
em se tratando do campeonato inteiro, acho que a gente tem que ser inteligente e jogar de acordo com a situação.
o primeiro jogo, entramos completo. e no segundo, dependendo do resultado, mesclamos...

entendeu? hehe

abraço!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,

meu gamão vai perdendo no pacaembu pros mulambos... ê gama...

mas vim aqui outra vez para dar uma boa notícia:

é que o vila está impossível, meu amigo.
vitória fora de novo, em pleno castelão, contra o ceará.
vamo subir.

mais uma vez, um tal de túlio marcou um gol.

final: 2 x 1 pro tigrão.

abraço!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
mais uma vez aparecendo por aqui para dizer aos amigos botafoguenses que um outro ex-botafogo está sendo idolatrado em goiânia e vocês não adivinham quem é...
o max... isso mesmo...
olha, ele vem catando tudo, até vento.
vai entender...

abraço e prometo que não encho mais o saco por hoje... hehehe

Anônimo disse...

Poxa, ninguem compartilhou da minha opinião: Time misto nas duas competições.
Explico: Com a quantidade de jogos, com certeza teremos diversas contusões, cartões amarelos, vermelhos e etc... Assim sendo, fica muito difícil manter um mesmo time o tempo todo em duas competições.
Mas, ao que tudo indica, não teremos problemas, pois o possante Rodrigo Sá está chegando para acabar de vez com os gols sofridos nos finais de jogos, com os passes errados, com as falhas de marcação, com a falta de gols dos nossos atacantes...
Ah! Êle é jogador(?) tambem? Desculpem, pensei que fosse um pai-de-santo.
Rodrigo, como sei que voce gosta muito do Gil, descobri no blog do Nilton Severiano uma definição exemplar para o ´´enceradeira``: Segundo o Nilton, Gil é um triatleta: Pedala, corre e... nada!
Abraços e saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Não sei, mas acho que o Glorioso combina muito mais com um militante de esquerda, João sem medo, do que com alguem vindulado ao DEM, João Pedro...por falar em esquerda, Triguinho é o ponto mais fraco do time...a cegueira continua??? Sem falar no Gil...

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Fabião, entendi! Vc fez a média então!hehe!
Cara, eu até acho que vc tem razão em muito do que falou, mas eu temo por exemplo, construirmos um bom resultado no RJ (como este diante do Galo) e pouparmos jogadores chaves na volta e de repente, perdermos a classificação. Temo que isso não implique em uma nova crise, entendeu? Realmente é uma situação delicada. O negócio é torcer pro JH jogar o suficiente para passarmos de fase hj e que chegue logo a segunda-feira, dia 01/09.
Cara, eu acompanhei o jogo do Gama. Putz, mas o time é fraco, hein!? Ah, e o Túlio...o único que pode fazer frente ao K.Pereira lá pelo prêmio do Globoesporte. E digo que além do Max (que eu sempre gostei), tem um outro que era ídolo do Vila, passou e nos encheu de raiva no Botafogo, voltou ao Vila e retornou à idolatria: Wando! Putz, isso sim é notícia bombástica! heheheeh

Antônio, eu só acho que o nosso elenco é limitado e poupando nas duas competições, corremos sério risco de sairmos nas duas. E mesmo com a contratação deste super volante, que já nem estava atuando mais pelo Paulista de Jundiaí! hehehehe
Cara, eu vi essa do Gil e morri de rir!!! Sem dúvida nenhuma se o Botafogo o mandasse para a China, era medalha de ouro garantida no triatlon.rs!

Edmo, concordo contigo, cara. Conversamos ontem. Acho que passou da hora de testarmos o Luciano Almeida de volta à posição. E o Gil? Bem...como ele mesmo falou em uma entrevista para a rádio após o Cruzeiro ganhar o camp. mineiro: "Só não vale dar o c#!"ehehehe!
Esse cara é horrível!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
como já passou a noite, então apareço outra vez por aqui... hehehe

a definição do nílton severiano para o gil é ótima: triatleta. hahahaha

mas olha, sobre seu comentário, sem essa de crise. se perder na sulamericana, não acho que venha a ser como foi no ano passado. aquilo é passado.

rodrigão,
o time do gama realmente está feio que dói.
a luta é pra não ser rebaixado mesmo.
e torço demais para isso porque, assim sendo, teremos um 2009 de arrebentar.
cara, o bezerrão está lindo, lindo.
só não vai ser mais lindo do que o engenhão.
é um estádio de primeira linha.
vocês vão ver.

sobre o wando, ele joga muito no vila. já jogava antes de ir pro botafogo, e joga muito agora outra vez. em goiânia, todos não entendem como ele não fez sucesso no rio, mas, obviamente, agradecem por isso porque ele está matando a pau.

é isso então...
dependendo do resultado do primeiro jogo, time misto no segundo, e sem essa de crise por favor, gama se mantendo na série b e vila subindo pra série a... hehe

abraços

Anônimo disse...

Devemos encarar as duas competições para ganhar, portanto, força máxima nas duas competições. Agora, realmente concordo com os que dizem que nosso elenco é limitado, isso ele é, principalmente na parte ofensiva. Não tenho visto o Túlio Maravilha jogar, mas confio nos relatos do Fábio e com certeza, o Túlio seria muito útil no ataque do Fogão. O Triguinho realmente não está bem e não vejo muita opção para nossa lateral esquerda. Estou aqui tentando me lembrar de um bom lateral esquerdo que o Botafogo teve nos últimos vinte anos e não me lembro. Alguém me socorra, mas depois do Rodrigues Neto, não tivemos nada muito bom. Ganhamos vários títulos, mas lateral esquerdo de qualidade, não lembro. Talvez o Jeferson, sei lá. O Junior Cesar é razoável, mas em 06, foi reserva do Bill no Carioca. Não lembro de nada razoável. Fomos campeões sem bons laterais esquerdos, e logo na posição que tivemos o melhor lateral esquerdo de todos os tempos, além de sempre termos tidos bons jogadores, como o fantástico Marinho Chagas. ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, seja bem vindo de novo (risos)!Cara, tudo bem. Sem crise, mas vc não acha se poupássemos o JH (por exemplo) hoje e fossemos eliminados pelo fraco Atl.MG, mesmo com vantagem podendo perder por até um gol, seria uma bomba? Até pode ser que para nós, não. Mas a imprensa cairia louca para nos afundar na crise e ainda não acho que os jogadores estejam no apogeu psicológico para administrarem! Portanto, eu ainda iria com força máxima sempre! heheheh!

Sérgio, concordo contigo! Titulares sempre que possível!
Amigo, o lado esquerdo é o mais crítico e realmente não é de hj! Até qnd fomos campeões do Brasil tínhamos a lateral esquerda como o ponto fraco. O Jr. César de 2006 (carioca) não vingou, mas acho que o melhor (ou o menos pior) nesse tempo todo foi mesmo o Luciano Almeida. Mas aquele do primeiro semestre de 2007.
Pelo menos eu não consegui lembrar de outro nome! Até o próprio Jeferson era contestado a beça. Como o Renato, em 90. Volta Nilton Santos! hehehehe

Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

Pessoal, quero lembrar a vocês que o ano todo tem jogo domingo e quarta. Exemplo:
No começo do Carioca se joga a semana inteira exceto quando começa a Libertadores.
Depois acaba o carioca, daí vem Brasileiro e Copa do Brasil.
Quando acaba a Copa do Brasil, tem jogo do Brasileirão segunda e quarta e assim por diante. É inevitável. Porque no mês de Julho, quando tinha brasileiro a semana toda ninguém falou de poupar jogadores????

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, eu tb acho que não é nenhum martírio jogar 2x por semana!
Abs e SA!!!