
Algumas torcidas organizadas do Botafogo prometem ovacionar o técnico Cuca, amanhã, no Engenhão.
Nem mesmo o fato do Cuca estar atualmente no rival "Unimed FC", faz com que a maioria dos alvinegros esqueçam os dois anos e meio do treinador à frente do GLORIOSO. Apesar da falta dos títulos, os botafoguenses voltaram a ser respeitados e donos do futebol mais bonito do país nos últimos anos.
Estou bastante curioso para ver a recepção da galera alvinegra e a cara do Cuca ao ouvir o seu nome, sentado no banco do "Unimed FC".
O André já tocou neste assunto ontem e eu dei a minha opinião pessoal: Se eu estivesse no Engenhão neste domingo, aplaudiria quando o nome do Cuca fosse anunciado no estádio.
E você, amigo? Concorda que o ex-treinador mereça a homenagem, mesmo comandando um rival do Botafogo?
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:
Quem é que vai querer ir nesse jogo!?
Vai tá vazio... infelizmente!
Abs,
Vinícius!
Desculpe-me, amigo, porque gosto de si, mas isto é uma verdadeira obsessão! Tudo isto é absurdo! Sugiro que vá ao Engenhão aplaudir o Cuca e aproveite para se mudar de sua casa, com "armas e bagagens", e vá viver com o Cuca!
Eu considero mesmo que esta postagem é uma ofensa ao Botafogo e desestabilizadora do jogo de amanhã.
Rui Moura
Olha, eu nem aplaudia e nem vaiava. Eu quero é aplaudir os jogadores do Botafogo se fizer uma boa partida e sair com uma vitória. Temos é que vencer essa partida de qualquer jeito se quiser ficar numa posição privilegiada.
Valeu e até mais.
Vinicius, tb não acho que lotará, mas se eu morasse no RJ, ADORARIA ir neste jogo. Aliás, em todos os jogos, independente da fase do time.
Rui, meu amigo.
Respeito a sua opinião, até pq, já conversamos muitas vezes sobre o Cuca e eu sempre defendi (gostei) o treinador e vc o contrário. O que é de direito dos dois.
Mas de repente vc não me compreendeu bem, Rui...
Não é obsessão pelo Cuca. Até pq, já escrevi aqui mesmo no CB que não gostaria de te-lo de volta ao Botafogo. Não pelos próximos dois anos (PELO MENOS), até que o vínculo treinador x clube seja um pouco desfeito, para que numa futura próxima passagem, os dois lados trabalhem mais racionalmente ao invés de passional.
Obviamente não viverei com o Cuca (rs), até pq não há mulher (muito menos, homem) capaz de me tirar do lado da minha esposa, mas sim, Rui, eu repito: Se eu estivesse no estádio amanhã, aplaudiria o Cuca. Mas deixo claro (nem precisava): Torcida mesmo é pelo Botafogo. Amanhã, o Cuca derrotado me deixará feliz, afinal, a minha paixão (nossa) é o Botafogo.
Agora, eu - pelo menos - reconheço que alguma coisa de boa ele fez pelo clube e como não saiu em atrito e/ou falando bobagens, quero guardar os bons momentos do ex-treinador no GLORIOSO.
Isso é muito feito na Europa. Recentemente o Zenga foi jogar em Milão e a torcida da Inter o homenageou por serviços prestados (e ele era o técnico adversário). Não comparo a história do Zenga com a Inter à do Cuca com o Botafogo. Apenas ilustro que sim, é possível e aceitável que eu (e outros que pensem assim) aplauda e tenha um carinho especial pelo técnico/homem Cuca durante a sua passagem pelo Botafogo.
Saulo, obviamente o aplauso deve ser para os jogadores alvinegros. Somos botafoguenses e isso é mais do que normal. Inclusive para aqueles que eu particularmente não gosto: RS, Gil, Felicio, etc...
Eu apenas disse que em vez de vaiar o Cuca como se fora um super-inimigo, persona non grata, seria aceitável alguns aplausos ao seu nome.
Agora, toda e qualquer reação neste caso específico é mais do que aceitável, natural e digna de ser respeitada!
Abs e SA!!!
Querido amigo, confesso que o 'cuquismo' exacerbado e incompreensível da torcida botafoguense me colocou em rota de clolisão emocional com o Cuca. Racionalmente, não o desejo. Emocionalmente, até que eu sempre achei que ele tratou bem o Botafogo e, por isso, merecia consideração - mas já não suporto tanta submissão ao homem, e às vezes com argumentos imbecis em bocas de pessoas que até nem são. Além de que o homem nunca provou nada em nenhum clube; a arte do Cuca agradar é porque 'chora', e em português corrente diz-se que "quem não chora não mama". E eu detesto os que querem 'mamar'. E além disso pôs os botafoguenses num humilhante chororô nunca visto na sua gloriosa história. Mas a torcida botafoguense - como todas, aliás - usa dois pesos e duas medidas. Continuam dizendo mal do Zé Roberto, que diz bem do Botafogo em todo o lado; desancaram no André Lima e desculpam o Cuca em caso semelhante (declarações de amor ao São Paulo e ao Fluminense); rendem-se ao mau carácter do Dodô (alguns até pedem o seu regresso... ainda!)e nunca aplaudiram o Quarentinha, o nosso maior goleador e botafoguense ferrenho até ao seu último suspiro, só porque ele não comemorava os gols que marcava achando que era obrigação fazê-los; submetem-se ao histriónico e egoísta Túlio Maravilha que nunca privilegiou o Botafogo quando quis sair, mas não apreciam a clareza racional do Ney Franco quando afirma que "um dia que sair do Botafogo espero deixar títulos". Isto é, o Cuca é desculpado por si por fazer 'política' ao submeter-se ao Fluminense, mas não ouço elogios à frontalidade do Ney, que nunca sabujou ninguém, ao contrário do Cuca, e assume claramente que um dia sairá do Botafogo - e não precisou de fazer falsas juras de amor. Os fracos é que utilizam esse argumento imbecil. Os fortes assumem-se frontalmente, são claros e lúcidos. O Cuca nunca foi: por exemplo, pôs a bomba do Zé Roberto por duas vezes na mão da diretoria - e a diretoria caiu na esparrela; por exemplo, saiu do Botafogo e durante uma semana andou publicamente a boicotar o trabalho do M. Sérgio - como é típico de uma pessoa mau carácter.
Com todo o respeito, chega de Cuca! Tanto mais que nunca provou nada em lado nenhum - nem quando um dos clubes que treinou foi rebaixado, nem quando dirigiu a melhor equipa do Brasil, nem quando transferiu o seu horrível peso psicológico para a equipa do Botafogo, nem quando foi para o Santos e espero, sinceramente, que muito menos consiga com o Flu - clube brasileiro com o qual menos simpatizo.
Respeito obviamente as opiniões dos outros, mas este assunto tira-me do sério e os outros também têm que aceitar que eu considere algumas das suas opiniões francamente débeis e prejudiciais ao meu Botafogo. Nem o grande Garrincha esteve acima do Botafogo, então porquê esta paixão tresloucada pelo Cuca?... Nem o Garrincha foi defendido deste modo!... Bolas, assim até que eu começo a acreditar que a estúpida crónica do Nelson Rodrigues sobre o Botafogo tem um fundo de verdade!... Espero que não, porque foi esse mesmo Nelson Rodrigues que um dia escreveu uma crónica com o título "Tudo é FlaxFlu - o resto é paisagem". Ele que fique com o flaxflu e o Cuca com o que quiser, menos com o 'meu' BOTAFOGO!
Desculpe-me estes desabafos, mas é-me já insuportável que os botafoguenses dêem 'tiros nos pés', sejam 'pais cegos' e ainda queiram o homem de regresso um dia. Espero que esse dia jamais chegue! Diz-se popularmente que 'chapéus há muitos'; eu direi: "treinadores há muitos e... melhores!"
Prometo que não voltarei a comentar comentários seus sobre o Cuca.
Abraço grande com Saudações Gloriosas!
Grande, Rui!!!
Hei de confessar que muito deste seu desabafo - extremamente sincero e lógico, deixo bem claro - é exatamente como eu penso.
Principalmente no que diz respeito aos antigos ídolos (de verdade) e que nunca tiveram os devidos reconhecimentos por parte dos botafoguenses.
Esse é um fato.
Mas é aquele negócio, opinião é pessoal. Uns pensam de uma forma, outros, diferente.
Por exemplo, eu adoraria o ZR de volta. Assim como não vejo o CAM tão "ruim" como grande parte dos botafoguenses.
Outro exemplo: Reconheço que o Túlio Maravilha nos menosprezou e mesmo assim o adoraria de volta. Enfim, o tal do coração, qnd fala mais alto é fogo! Não que ele tenha razão, mas é difícil controla-lo, concorda?
Mas é isso, amigo. Um debate deste nível com pessoas como vc (inteligentes, cultas, educadas e botafoguenses) é sempre muito legal. É um prazer!!!
Fortíssimo Abs e SA eternas, Rui!
Se eu fosse ao Maracanã hoje, Rodrigo, eu não vaiaria o Cuca. Mas também não o aplaudiria. Porque, como viúva consternadíssima que sou, não ficaria bem aplaudir o falecido, né mesmo?
Considero o Cuca um dos dois maiores treinadores que o Botafogo teve nos 50 anos que acompanho o Glorioso. O outro é o João Saldanha - e não o "vencedor" zagallo. Porque a virtude primeira de um grande treinador é a mesma que valorizo em qualquer pessoa: o caráter.
Abraço
Tutuca Zamagna
Tutuca, concordo em absoluto com o que vc disse sobre o caráter. E digo mais: Se hj tivessemos que aplaudir um treinador (pelo demonstrado nas equipes), seria mesmo o Cuca, que foi ofensivo, enquanto o NF, burro como nos tempos de Flamengo. Aliás, começo a desconfiar que esta é a constante na sua carreira de treinador!
Abs e SA!!!
estou abismado com tamanha contundência no comentário do rui.
primeiro, acho que pessoas são passíveis de erros e se os reconhecem, são dignos.
assim fez o túlio maravilha, que errou ao sair daquela forma do clube, mas que foi muito claro e incisivo ao dizer, posteriormente, que errou e disse, ainda, que gostaria de voltar no tempo para refazer o mal feito.
túlio se tornou um botafoguense nato. estou aqui relativamente perto dele e busco acompanhá-lo sempre que posso e vejo a rota de colisão à qual ele se submete com a torcida do vila nova ao se declarar apaixonado pelo botafogo.
quem conhece a paixão da torcida do vila sabe dizer o que representa isso.
sobre o zé roberto, não falo mal de seu caráter. falo em campo. ele não estava rendendo nada e por isso sempre o critiquei. e, se uma pessoa não está rendendo em campo, deve ter bom senso em suas atitudes fora dele, coisa que o zé não tinha.
se jogar bola, pode fazer o que quiser fora de campo.
pelo sim, pelo não, não gostaria de tê-lo de volta.
por fim, sobre o cuca x ney franco, este último está mostrando a que verdadeiramente veio. é incoerente e mexe mal.
como treinador do fluminense, odeio o cuca, única e exclusivamente pelo fato de ser treinador desse clube.
mas, com seus reconhecíveis defeitos e suas notáveis virtudes apresentadas quando era treinador do botafogo, tenho muito gosto por ele.
não vejo isso como uma submissão ao homem ou ao treinador.
se no engenhão estivesse, aplaudiria o cuca de pé.
não sei nem se alguém virá aqui para ler este comentário que estou fazendo, porque o post já está passado.
mas fica aqui minha opinião sobre isso.
abraço!
Fábio, eu li e concordo!
E o Cuca provou hj que é sim, melhor treinador do que o NF.
Se ele tomar um banho de sal grosso, vai longe, pois falta-lhe sorte (e mais controle emocional).
Ao menos é corajoso e foge do convencional dos treinadores brasileiros, que por sinal, são horríveis na grande maioria.
Abs e SA!!!
Postar um comentário