18/10/08

Valeu, Garrincha! Fora, "Pseudo-craques"



Amigos, fiz todo o esforço do mundo para perder o mínimo possível da partida do Botafogo.

Cheguei no aeroporto e saí "voando" para casa. Ufa, praticamente o segundo tempo inteiro para torcer...

Como eu não teria como comentar a partida no Cantinho Botafoguense, pedi ao Fábio que "quebrasse mais este galho". Aproveito e além de agradecer ao amigo, peço mil desculpas!

Fabião, eu juro que se soubesse que seria esse "show de horrores", não te colocaria na "roubada", cara!

Aos companheiros alvinegros, segue a ótima resenha do Fábio:

"A tabela do campeonato brasileiro reservou um momento especialíssimo para o dia em que o Rei do Futebol-Arte completaria, se vivo estivesse, 75 anos de vida: um confronto entre os dois clubes que mais lançaram ídolos para o futebol brasileiro, Botafogo e Santos, dentre os quais, nada mais nada menos do que Mané Garrincha e Pelé.

Antes do jogo, uma homenagem especial do Botafogo ao seu maior ídolo: a colocação do busto de Garrincha, que ficava na sede em General Severiano, no estádio Engenhão, com a presença de toda a família do ídolo.

Na entrada em campo, todos os jogadores estavam vestidos com uma camisa comemorativa, com a imagem do Rei do Futebol-Arte e o número sagrado nas costas. Fora de campo, o técnico que optou por colocar Zárate no banco, também entrou com a blusa do gênio.

Castillo e Alessandro, machucados, desfalcaram o time. Renan e Thiaguinho entraram em seus lugares.

Mas em campo....

O time até que começou bem e, embora o Santos tivesse equilibrado em alguns momentos, o primeiro tempo poderia ter terminado com uma boa vantagem para o alvinegro carioca, se não fosse a falta de pontaria de seu camisa 09, que os comentaristas do Sportv e os jogadores ao final do primeiro tempo preferissem atribuir ao goleiro Fábio Costa.

Boa movimentação de Lúcio Flávio, Thiaguinho e Carlos Alberto marcaram os primeiros 30 minutos da partida e, em três boas jogadas, Wellington Paulista teve boas chances de abrir o placar. Em duas delas (só livro a cabeçada) penso eu que, na verdade, o que ele fez foi consagrar o goleiro santista. Ah Túlio Maravilha...

O Santos também assustou, aproveitando-se dos contra-ataques. Molina e Lima eram os mais perigosos, mas as tentativas santistas também paravam no goleiro.

Lúcio Flávio, por incrível que pareça, vinha bem, quando se machucou e teve de sair. Com a entrada de Zárate, fiquei com a certeza de que o time do Botafogo não sabe jogar com três atacantes, pois o time perdeu mobilidade e, paradoxalmente, poder de fogo.

O pior estava reservado para o segundo tempo, quando vi uma atuação absolutamente ridícula do Botafogo, comandado, do lado de fora, por um técnico perdido, confuso e .... deixa pra lá!

Diguinho, que fez bom primeiro tempo, estava irreconhecível. Jorge Henrique não deu uma dentro. Thiaguinho, sei lá, deve estar pensando na Libertadores de 2009.... pelo Cruzeiro. Aliás, se algum morador do Rio de Janeiro estiver lendo, poderia comprar uma bola e dar pra ele. Eu ajudo na compra.

O triguinhozinho (com "t" minúsculo mesmo, para mostrar o tamanho de sua mediocridade) é um jogador deplorável, absolutamente inofensivo no ataque e perdido na marcação.

Não vou ficar falando apenas das péssimas atuações individuais, pois, pior do que isso, foi perceber que o Botafogo não dispõe de jogadas básicas do futebol, originadas de jogadas ensaiadas e posicionamento tático. E isso é culpa de alguém...

Lamentavelmente, o jogo ainda pregou uma peça para o goleiro Renan, que era um dos melhores do time mas que falhou no gol adversário, o único da partida. Não sei nem se adiantaria dizer que ele salvou o time algumas outras vezes depois do gol...

Porém, mesmo com a falha do Renan e alguns erros de posicionamento do André Luiz, junto a esses dois apenas o Túlio, visivelmente incomodado com a derrota e de quem livro a cara dessa vergonha de hoje no Engenhão.

Que o gênio das pernas tortas perdoem esse bando que hoje vestiu a camisa que ele honrou. Ele, Garrincha, não merecia uma atuação como esta.

Amigo botafoguense, desencane desse time! Não espere nada dele porque ele se esconde atrás dos salários atrasados, quando, na verdade, não é capaz de honrar o manto que vestem.

Fique feliz porque o máximo que eles podem conseguir no campeonato brasileiro é estar longe da zona de rebaixamento...

Paro por aqui.

Renan – Excelente atuação e uma falha decisiva. Nota – 5

Thiaguinho – Fominha e mascarado. Nota 4,0

Renato Silva – O velho Renato Silva... Nota 4,0

André Luiz – Muita garra e se mostra decidido pelo alto. Perdeu uma por baixo, no final do primeiro tempo, para o Lima que me irritou. Mas é um dos poucos que se salvam. Nota 5,5

Triguinho – Zinho, pequeninho e muito ruizinho. Aliás, tudo o que falei é um baita elogio para ele. Nota 2,0

Túlio – Muita vontade, não muito futebol. Fica na média. Nota 5,0

Diguinho – Primeiro tempo nota 7. Segundo tempo nota 1. Média= Nota 4,0

Lúcio Flávio – vinha bem, quando se machucou. Participou de boas jogadas de criação, por incrível que pareça. Nota 6,0.

Zárate – Não por ele, mas o time não joga bem com três atacantes. Ele não fez mais do que se espera de um atacante finalizador quando a bola não chega ao ataque. Nota 5,0

Carlos Alberto – também fez um bom primeiro tempo, mas sumiu no segundo. Ainda assim, espero a explicação de alguém sobre a substituição do Ney Franco. Nota 4,0.

Marcelinho – O "voleio" mostrou sua capacidade. Nota 2,0.

Jorge Henrique – Perdoe o mau uso de seu manto, Garrincha! Nota 3,0

Wellington Paulista – Subiu bem em uma cabeçada, que parou em ótima defesa do Fábio Costa. Em outros dois lances no primeiro tempo, ele consagrou o goleiro santista. Diante disso, é um dos responsáveis diretos pela derrota. Nota 3,5

Lucas Silva – Entrou e ninguém viu. Nota 4,0

Ney Franco – Como falei, espero a ajuda de alguém para entender as substituições que ele fez. O time não tem padrão tático, se posiciona mal e não tem jogadas ensaiadas. O que me resta dele é que suma do Botafogo para 2009. Nota 2,0
"

15 comentários:

Saulo disse...

Não fizemos nada em campo com muitos erros no toque de bola e pouca movimentação. Foi um time muito sonolento, sem vontade nenhuma de ganhar.
A única coisa boa mesmo foi à homenagem para Garrincha. Como que o futebol dele faz falta no Botafogo heim. Que saudades do Mané.
O Ney Franco errou feio quando tirou o Wellington Paulista para colocar Lucas Silva. Era para tirar o Diguinho que estava perdido em campo. Mais um entre tantos erros do Ney que ajudou a piorar mais ainda o péssimo futebol.

Anônimo disse...

Fábio,

Já desencanei deste time sem brio e o mínimo de vergonha na cara!!!
Estava eu no estádio, agora há pouco, quando um cara chega para mim e pergunta:
- Aí, qual é o nome do lateral esquerdo do Botafogo?
Eu respondi, com outra pergunta:
- Você é jornalista?
O cara respondeu:
-Sim, sou!!
E eu não perdoei:
- Devia saber... não vou dizer o nome dele, SE VIRA!!!

Se eu ver aquele cabeça de ET na minha frente agora, acho que mato ele... O time hoje foi sacanagem pura com agente....

Anônimo disse...

Perfeita análise. Foi o mesmo jogo que eu vi, inclusive com a ótima atuação do Renan e a falha no gol. O time é a cara do Ney, apático e passivo.
A substituição do Carlos Alberto deve ser muito bem explicada, Macelinho é sacanagem!!

Ricardo Palhares

Danilo Julião disse...

Galera, foi tão ruim assim?
Caraca...Cadê o Botafogo?
Abraços!SA!

Anônimo disse...

A verdade é uma só os caras tavam sem vontade e isso já era esperado. O que eu não consigo entender é como esse clube que escolhi para torçer está sempre com salários atrasados sempre devendo, cade as verbas de publicidade o clube ganhou um estádio e tudo que se arrecada fica para ele como placas de publicidade, estacionamento venda de bebidas e por ai vai e como em um passe de mágica o dinheiro some. O que falta a esse clube e gente que realmente tenha paixão e honestidade, só assim sairemos dessa pendenga ou seja sempre estaremos devendo!!! o que que me pareçe estar acontecendo nesse periodo e que essa diretoria sabendo que vai sair aproveita para zerar o cofre do clube!! mais uma decepção que a imensa torcida alvinegra terá que aturar.

snoopy em p/b disse...

gabriel,
essa história é longa... na verdade, o clube está em um buraco que vem, no mínimo, de três décadas atrás.
e se tem uma única certeza que tenho a respeito da atual gestão administrativa é a de que ela é composta por pessoas apaixonadas pelo clube. se é honesta, não sei.
me parece, mas não boto a mão no fogo por ninguém.
mas as frustrações que temos acompanhado têm nos indignado. isso é fato!

danilo,
suas respostas por mim:
1) sim. foi tudo isso
2) não tenho a mínima idéia.

ricardo,
tenho a nítida impressão de que não teremos essas explicações.
vaaaaaaaza ney franco!!!

andré,

dá pra imaginar o naipe desse jornalista da fra press, hein? otário!
o triguinhozinho está desesperador mesmo. não agüento mais.

saulo,
concordo com tudo, amigo.

pessoal, forte abraço e saudações botafoguenses!!!

botafogo, eu te amo!

Vinícius Barros disse...

O Diguinho ainda teve a audácia de fazer gestos obscenos para a torcida depois da falta que fez... resultado: tomou um gol e aliás, um belo gol!!!

Quando o Ney coloca 3 atacantes eu já desisto do jogo... isso desde aquele jogo contra o Náutico!!! Ainda fez isso contra o Inter e é claro que nunca vence quando faz isso!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão!!!
Fala Fabião!!!

Mesmo na época em que os salários estavam sendo pagos em dia vimos muitos jogos que faltavam vontade a esses enganadores. Sobrou vontade no time do peixe. JH estava mau posicionado e nas poucas vezes que foi atacante provocou jogadas e perigo ao adversário.
Todos nós concordamos que o LF se omite e não é jogador para decidir, mas quando ele sai ninguém assume o seu papel no meio de campo. Ontem era um dia para o CA fazer isso. Fabião, uma bola, urgentemente só para ele.
Um pouco antes da contusão, acho que é "migué" do LF, ele já havia realizado umas besteiras, começaram umas vais e como todo jogo pegado ele se omite, esse foi mais um e aprendeu com o romário.
Ontem, livro a cara do Renan (mesmo com uma única falha), Diguinho (ele que tenta assumir a posição da camisa 10 e muita das vezes fica sem fôlego para voltar, vide a falta que resultou no gol) e o Túlio (pela vontade, garra, determinação e o que representa para nós torcedores).

Em tempo, concordo com o Gabriel, quando vou ao Niltão ou Estrelão, o estacionamento, que é enorme e cobram 10 pratas fica cheio.

Vendo programa no sportv em homenagem ao nosso ídolo GARRINCHA, tem depoimento de um amigo de infância, de Pau Grande, que disse mais ou menos assim:
“Jogador igual a ele e ao Pelé vai demorar muito a existir. Se fosse hoje ele seria o FENÔMENO. Hoje temos ENGANADORES, pois jogam bem uma partida e outras ou a maioria não”.

Ontem, um casal de senhores sentou ao meu lado e depois de um bate papo antes do jogo comentou que era conselheiro do clube. Contou à politicagem que existe para escalar esse ou aquele jogador e que o empresário ou colaborador mais influente é quem manda.

Rodrigão, Fabião, vou desencanar desse time. Do time, não do clube que tanto AMAMOS, pois chega de arrumar confusão quando venho passar final de semana com a família.
Quando iremos vibrar, sentir orgulho de termos jogadores machos ou machos jogadores e chorar por um título?

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Saulo, o NF é fraco e se agarra apenas à sorte nas partidas!

André, vc fez muito bem, cara!
E agora, com a Libertadores descartada, eu já começava o jogo contra o Ipatinga cheio de reservas: Ferrero, Luciano Almeida, W.Jr., Zárate, etc...

Ricardo, este péssimo treinador conseguiu enganar a torcida no início, graças às vitórias de pura sorte. O time é o retrato do comandante. Ou seja, sem o mínimo de comando!

Danilo, está em recesso. Só volta em 2009!!!

Gabriel, acho que antes de tudo, está faltando profissionalismo no futebol do Botafogo. Desde a sua gerência máxima até o mais humilde dos funcionários. Uma bagunça sem igual!

Fabião, que castigo,hein!?

Vinicius, mas será que o gesto do Diguinho não foi pra torcida do Santos, não? Eu acho muito difícil que ele fizesse pros botafoguenses, visto o bom relacionamento que existe entre a torcida e o Diguinho.

Putz, Gil!
O que mais comentar, amigo?
Perfeito! Vc falou tudo, cara!
Falta vergonha na cara destes pseudo-craques que lá estão!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em 2009 o novo presidente do Botafogo vai ter que mostrar serviço logo de cara com uma demissão em massa, incluindo o Nei.

E a SA? Será que dá?
Eu não desisto nunca, só de vez em quando.

Um abraço a todos.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, eu não acho que "incluindo" o NF. Acho que deveria ser: "Começando" pelo NF!
Abs e SA!!!

= Botafoguenses em Fortaleza = disse...

Rodrigo, eu tô com pouco tempo aqui na internet (vou sair já, já)

O meu post tá no meu blog, passa lá depois.

A verdade é que tô com tanta raiva (me incluo no grupo que esperava um milagre, porque dos jogadores...) que não conseguiria transcrever pra cá.

Abração.

S.A.

Rodrigo Federman disse...

Amigo, eu entendo perfeitamente o seu sentimento!
Tb estou da mesma forma, cara!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fábio, bela leitura do jogo, o que eu poderia acrescentar ao seu comentário? Poderia dizer que houve falta de falta de vontade do time, falta de inteligência do técnico nas substituições, incompetência da diretoria nas contratações, estamos cansados de repetir sempre essas mesmas coisas. Triste, pois numa data tão significativa para todos nós botafoguenses, o time dá um vexame desses. Não pela derrota, mas pela maneira como ela aconteceu ontem e em outras partidas e curiosamente, sempre para times fracos entre os quais eu incluo o Santos. Acho que já não corremos o risco do rebaixamento, porque não testar os juniores, mas isso é uma utopia, pois não agradaria aos nossos "parceiros e colaboradores", parceiros que nos trouxeram verdadeiras porcarias.
Acho que enquanto o Botafogo não investir nas divisões de base aproveitando jogadores (o Renan, mesmo tendo falhado no gol, é um bom exemplo disso) não iremos sair desse buraco. O São Paulo quando contratou o Têle em 90, estava num tremendo buraco. Com calma e critério, investiu nas divisões de base, contratando jogadores desconhecidos mas de qualidade, com extremo profissionalismo, como nós fazíamos nas décadas de 60 e 70. O Resultado em ambos os casos nós já conhecemos. Repito o que disse no Mundo Botafogo: não quero e não gostaria, mas vou recordar o velho, respeitado e temido Botafogo das décadas de 60 e 70 e porque não dizer, de 89 a 99. Grande abraço e saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, que o novo - futuro - presidente atente à este detalhe, que é fundamental: Atenção especial aos garotos da base.
Se alguém conseguir me provar que o W.Jr. é pior do que o Marcelinho e/ou Adriano Felicio (por exemplo), eu fecho este Cantinho Botafoguense.
Abs e SA!!!